sexta-feira, 29 de junho de 2012

MEU MELHOR LUGAR NO MUNDO



Acordo todas as manhãs agradecendo a Deus por acordar e sentir alguma dor, afinal estou vivo, e cair embaixo do chuveiro frio, atestado final de que estou vivo. Estamos no inverno aqui no hemisfério sul. Olho minha cama desarrumada e aparentemente  quentinha, mas existe o Sol lá fora e estou curioso para saber a reação de meu corpo neste louco frio gelado, aqui dos pampas. O vento minuano ainda não assobiou.
Como um autêntico fá, seguidor dos extintos The Smiths, saio com meu casacão pesado, as botinas e careca; faço sempre questão de raspar a cabeça no inverno, também para me sentir vivo.
Ultimamente não tinha muita sorte no contato com as pessoas, tenho encontrado ou não encontrado os que pertenciam a minha tribo, tribo que há muito se desfez, tenho saudade (fazíamos teatro amador)...Hoje minha tribo é dos que escrevem, por isso vivo na internet (ou tento), aqui sim, pode-se ser o que quiser, ou...
Tudo andava  normalmente, após viajar alguns minutos de trem urbano, estava no meu melhor lugar do mundo, o Gasômetro, que fica na capital de meu Estado, o RS, Porto Alegre, que é banhada por um rio ou lagoa chamado Guaíba. Sentei-me como de costume embaixo de minha árvore, digo minha, porque a vi pequenina, e sentava ao seu lado e conversava. Hoje já uma imensa árvore, linda, que se balança no doce balanço da brisa que vem do rio ou lagoa. Faço minha prece e fico ali, em silêncio, aguardando a benção de Deus, aguardando minha paz interior, esperando que o amor caia na minha cabeça e não me mate, apenas me acorde.
Lembro que estou ali para esquecer uma maldade que vi nos olhos de alguém que não ama a humanidade, bem, não sou eu, pois apesar  de não acreditar mais no ser humano, tenho um carinho pela humanidade, pois é uma forma de gostar de mim também.
Já perdi a noção do tempo, só sei que tem um Sol sobre minha cabeça e a lembrança cruel daquele olhar. não se precisou  dizer palavras,os olhos expressavam todo o ódio do mundo, do dia, da noite, da vida, de quem estivesse por perto. Não conseguia entender tamanha frustração, sim, só um ser frustrado alimentaria tanto ódio, tanta maldade desncessária, não que a maldade seja necessária, mas se não há motivo, então porque o mal olhado ? diria minha falecida vó.
Apesar do vazio de minha alma, a ausência do amor em meu coração, a solidão que se instalou em minha vida como uma sombra, eu não quero o mal do próximo, pelo contrário, preciso que o outro esteja bem, assim é menos algo para me preocupar e todos ficam bem, mas acho que só eu penso assim, não, aqueles olhos tenho certeza que não...
Mas estava ali no meu lugar favorito do mundo, justamente para me energizar, me purificar de todo o mal olhado, de todo ódio, de toda falte de amor.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MEU DIÁRIO ELETRÔNICO PÚBLICO



Li este termo 'diário eletrônico público" ( ou algo similar) numa resposta a um comentário sobre um conto do blog do Humberto Dib, diga-se de passagem um ótimo criador de histórias curtas...achei o termo muito apropriado a algo que faço, ou seja, o que público em meu blog. Embora sempre use muita metáfora, 'criações e delírios', existe muita coisa de um Jair supostamente verdadeiro, ou avatar ? Mas no final das contas são meus dedos guiados pelo cérebro e o coração, ou o contrário...que são os escritos postados aqui.
Exagerei um pouquinho no remédio hoje pela manhã,  um rivotril a mais, para não pensar, ou só pensar o objetivo, tou no trabalho, então trabalho (agora tou na hora do almoço, guardei 30 mim para postar isso que escrevo).
Não quero mais ter de entender as pessoas, todas, do mundo e as que me cercam, não por amizade ou querer, mas por obrigação, apenas me manterei em silêncio e reponderei suavemente ao ser provocado. De uma coisa eu sei, ou não sei, que Deus deve estar preparando algo muito legal pra mim, porque o pior a cada dia se mostra mais concreto e cruel - dispensemos o drama, e como diria Cleyciane em seu blog, não sei se pagão ou evangélico, DEUS É MAS SATANAS É MENAS.
O final de semana promete muita, muita chuva, e quero estar na casa junto de meus pais, acho que é o único lugar do mundo que me sinto realmente bem, pois tenho certeza do amor deles por mim, do resto já nem sei...

Tou relendo ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA ? do meu para sempre Caio Fernando Abreu, e como sinto falta à medida que leio, dele, da sua obra, que é de cabeceira, das suas metalinguagens, imagens criadas que sempre me fascinaram desde o primeiro livro que li dele, e dos personagens, vejo tanto neles o que tenho em mim, na minha imaginação...uma coisa eu sei, ler Caio Fernando Abre para mim se tornou um ritual, acentuado quando a Lua e o Sol, em suas casas,  ficam escondias atrás das nuvens que vem do norte semeando versos ao ao vento.

ouvirei Amy o resto da tarde, bem baixinho, como minha dor, porque mostrarei meu sorriso  direi bom dia boa tarde boa noite e agradecerei.

AMÉM.

terça-feira, 12 de junho de 2012

NÃO PRECISO DO SEU AMOR




Não Me Mande Flores
DeFalla

Não me mande flores, pare de bater no interfone
Não preciso do seu amor
Pare de me torturar, não ouse me ligar
Não preciso do seu amor

Eu não amo você
Só amo você
Eu não amo você
Eu não amo

Seu olhar implorante, suas caras de amor
Não preciso do seu amor
Sua roupa combinada, jamais vai me conquistar
Não preciso do seu amor

Eu não amo você
Só amo você
Eu não amo você
Eu não amo

terça-feira, 5 de junho de 2012

O MEDO E O TEMPO



Tenho medo dos caminhos que não segui
das escolhas que não fiz
dos desencontros.

by Herculano Neto


Às vezes avida nos leva por caminhos e situações inimagináveis, nos deparamos com pessoas que preferiríamos nunca ter encontrado, mas não vale a pena falar disso... quero falar das pessoas que tem coração e que corre sangue nas veias, sangue do bom da vida. Como diz\ia o poetinha Quintana, uns passarão, eu passarinho. Devemos viver, mesmo que o dia areça não permitir, mas só árece, pois se chegamos a este dia, então, vivamos.
Tenho tido pouco tempo e dinheiro para postar no meu blog, lan sai caro e ando muito cansado também, na verdade esgotado, nem tanto fisicamente, mas meu psicológico tem trabalhado bastante, e graças a Deus, meu médico e a mim mesmo, tou levando numa boa, o que em outros tempos, poderia ne levar ao suicídio rsrsrs...
Tenho visitado os blogs de sempre que adoro, e descoberto outros que fatalmente entrarão para esta lista, que universo imenso a blogosfera, é uma longa viajem, é como se estuvesse num trem e vendo paisagens, corers, formas, palavras, palavras...como as amo e como as necessito, para ouvir, falar, cantar, descobrir, meditar, refletir, intuir, sentir, interpretar, sonhar...Tenho comentado em alguns blogs, outros apreciado muito. E neste mundo virtual/real vou tentando viver esta outra forma de vida que é a mesma que tento fora da net, ou dentro dos meus sonhos...então sigo adelante, com meu trabalho honesto e tentando não deixar de acreditar na raça humana, o que está muito difícil