Os Poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…
by Mário Quintana
Adoro Quintana e adorei aqui!! Obrigadão pelo carinho e o dia com Tina foi DEZ mesmo! abração ainda praiano,chica
ResponderExcluirChica do Céu, minha adorável amiga, Quintana é meu Anjo/Poeta que fez aniversário agora no final de julho...adorei ler aquele post com a blogueira Tina, fui também no blog dela, estou seguindo, tão espontâneo, uma amizade, um gostar do próximo, dos amigos, foi uma bela cena. Chica, sempre um imenso prazer ter tua presença tão querida neste blog. Carinho respeito e abraço.
ExcluirOwwww amigo, essa tais artes de viver e conviver, acho que morrerei sem aprender de todo...
ResponderExcluirPorém, vamos tentando, e tentando...
Beijos e beijos
http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/
É minha querida amiga Lilly, bem vinda ao clube, eu também, talvez quando estiver bem velhinho, antes de ficar senil rs, mesmo assim acho difícil. O próprio poeta reconhece, mas como tu, eu também, vou tentando, e tentando...Obrigado por tua iluminadora presença, queridsa Lilly. Carinho respeito e abraço.
ExcluirQuerido amigão Jair Machado, estou muito feliz com teu post, pois amo Mario Quintana. Gosto, em primeiro plano, de três poetas. Mario Quintana, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges. Poeticamente, Pessoa e Borges são maiores que o Mario, mas ele mora no meu coração.
ResponderExcluirQue saudade eu sinto do Mario Quintana.
Um abração, meu velho. Tenhas um lindo fim de semana.
Meu querido amigo Dilmar, tinha certeza que já havia comentado teu comentário, mas devo ter sonhado, enfim...Acho que é isso, Mario Quintana me desperta um sentimento, um mistério, palavras, feitiços... comovido me sinto com esta declaração de amor, Mario me comove. Pessoa, acredito que transcende nosso mais íntimo eu e transborda em todos os fantasmas, mitos, dores e estilos em mil pedaços, mil eus; Borges me ajudou a dar sentido nos rumos do que escrevo, porque escrevo, como escrevo, sem falar seu texto...mas Quintana tem um jeito só meu de sonhar, de me rebelar, até de sofrer, e o olhar de anjo, que só os anjos tem, ele via e me contava em poemas. Ele mora no meu coração também. Meu amigo se soubesses o quanto é importante saber destes amores rs, compartilhar palavras, sentimentos, poemas. Na vida real até já convivi com pessoas que falavam poemas, mas se tornou escasso à medida que a vida segue, então este portal surgiu na minha vida, surgiu também um desejo novo, de compartilhar as palavras que tantas vezes me sufocaram, me fizeram chorar, e ter o carinho e compreensão de pessoas que param para ler um poema, obrigado amigo e poeta Dilmar, por este carinho sempre expressado aqui. Carinho respeito e abraço.
ExcluirAcróstico
ResponderExcluirOnde houver pássaro haverá poema
Somente assim o mundo se completa
Pois na mão do poeta existe fonema
Onde ave lê uma mensagem secreta.
E talvez dali deduza melhor esquema
Maior até do que imagina o tal poeta
Algo que, por certo, anuncia um tema
Sem o qual desapareceria esse esteta.
"Onde houver pássaro haverá poema", me pareceu tão poético e positiva esta frase meu caro amigo Jair, senhor de todas as palavras. Fico imaginando teu processo de produção, que me é inquietante, como se estivesse repleto, transbordando de poesia, sentimentos, palavras e opinião para qualquer tema, basta comparecer no teu blog Haicais, limeriques e algo mais e verificar a profícua produção de poemas, onde navegas com tranquilidade sobre qualquer tema. Tua presença além de engrandecer este blog, me faz feliz por já ter provado de teu dom, um acróstico com meu nome, meu presente muito especial que ganhei de ti, obrigado. Carinho respeito e abraço.
ExcluirQuintana é um mestre nas analogias poéticas ... adoro ...
ResponderExcluirBeijão
Meu rei, meu querido amigo Bratz, estou em falta contigo lá no teu blog, mas não te esqueço e te encontrando aqui fico sempre feliz na tua presença. Mário é perfeito nisso, suas frases, tiradas, realmente um mestre em analogias poéticas. Carinho respeito e abraço.
ExcluirQuintana sem duvida é o melhor entre os melhores...
ResponderExcluirBeijos...
Eu não tenho como não lembrar sempre de Quintana quando penso em poetas, até hoje não tenho tanta consideração pela Academia Basileira de Letras, por não ter colocado Quintana entre os imortais, mas ele não precisou da academia para ser imortal, sua obra está aí, aqui, mais viva do que nunca. Sempre um imenso prazer te-la aqui, minha querida. Carinho respeito e abraço.
ExcluirBoa noite, Jair.
ResponderExcluirUm maravilhoso poema, sem dúvida.
O pássaro é liberdade, a poesia pega carona em seu voo.
Bela e linda escolha.
Saudades de você.
O que houve?
Tenha um lindo fim de semana de paz.
Beijos na alma.
Minha doce poeta Patricia, perdão pela ausência..."o pássaro é liberdade", acho que simbolicamente voar é a maior expressão de liberdade. Amo poesia, acredito que ela vá salvar o mundo, me salvar. Quintana tinha o dom, o encantamento, o feitiço com as palavras, via como ninguém esta vida que passamos à toa, e ele nos dizia em poesia. Saudade, sentimento estranho para quem se conhece na net, mas eu sinto também, aliás, neste "nova" forma de existirmos com a internet, me despertou sentimentos que para mim seriam impossíveis, mas os sinto hoje, como saudade, afeto, amizade, já tive até uma platonice, mas já passou. Minha querida poeta Patricia, estou sem net, e a que tenho acesso bloqueia tudo, ou quase tudo, e teu blog está bloqueado, sei que estou em dívida contigo, pois gostei de te conhecer, me encantei com teus poemas de amor, cutucou uma parte de mim que estava adormecida, pois o amor, este amor romântico me machucou muito em um tempo passado, e teus poemas me despertaram uma sensação de fracasso romântico, o que na verdade sou...eu gosto muito de teus escritos, são criativos, inundados de sentimento. Conto isso para te dizer que tua existência em minha vida não foi banal, te conhecer balançou uma estrutura minha que achei já estar firme, esquecida...me perdoa a ausência, eu vou, aliás, leio teus poemas lá no Helder, mas travei, e tenho medo de escrever alguma bobagem, o meu inconsciente pode me pregar alguma peça. Fico muito feliz em saber de ti, que tu existe, e que me procura, me quer próximo, e isso não tem preço para mim, sempre tão arredio, sempre fugindo das pessoas, obrigado minha doce poeta e amiga Patricia. Tenho saudade também. Carinho respeito e abraço.
ExcluirBoa noite, Jair.
ResponderExcluirUm maravilhoso poema, sem dúvida.
O pássaro é liberdade, a poesia pega carona em seu voo.
Bela e linda escolha.
Saudades de você.
O que houve?
Tenha um lindo fim de semana de paz.
Beijos na alma.
Boa noite, Jair.
ResponderExcluirUm maravilhoso poema, sem dúvida.
O pássaro é liberdade, a poesia pega carona em seu voo.
Bela e linda escolha.
Saudades de você.
O que houve?
Tenha um lindo fim de semana de paz.
Beijos na alma.
Meu bom amigo Jair:
ResponderExcluirQuando leio Quintana, sinto um poeta que entendeu a vida de uma maneira única, que falava da solidão, da bondade e da felicidade com a mesma tranquilidade que falava na sua doce prometida – a morte.
Falava com a sabedoria de quem não apenas passou pela vida; mas deixou que a vida passasse, que rolasse e que esperneasse... E seguia ele com suas musas, com seus sonhos e quem sabe com seus devaneios...
E que delícia são seus poemas que falam de tudo, de uma maneira translúcida, com uma deliciosa ironia e um sarcasmo ferino! Mas assim era ele; dava a impressão de que brincava com a vida.
Ótima essa sua homenagem, veio bem na hora dele, estamos comemorando!
Minha querida amiga Tais, ele faria aniversário de vida 31 de julho se não me engano, eu amo Quintana, e não tenho problema algum em postar algo dele aqui, tanto que já o fiz mais de uma vez, também, sua obra é tão relevante...este teu comentário está maravilhoso, praticamente uma aula de literatura, mas com o toque e estilo Tais Luso. Ele se refia assim, sobre a morte,a prometida, o que nos é verdade. Quando adolescente ainda (lá vem reminiscência rs), fiz teatro amador no grupo Verso Explícito, e fizemos um recital de Mário Quintana, onde estive bem próximo de sua obra, imagina, aquele pique juvenil, a sede, a fome de saber, de conhecer, descobrir, brincar, e tudo isso com Mário Quintana, tive uma adolescência privilegiada quando penso no que vivi, apesar. Minha querida amiga, sabes do prazer e alegria que sempre te recebo aqui, pois tuas palavras sempre brilham e refletem em meus escritos, obrigado, ou nas postagens como esta. Carinho respeito e abraço.
ExcluirOla caro amigo,parabéns pela bela postagem.Achei linda demais...... e....obrigado pelo carinho e felicitações.Grande abraço.SU
ResponderExcluirObrigado minha amiga cantante, Suzane, Mário Quintan merece sempre nossa lembraça, e mais uma vez, parabéns pelos cinco anos de bloguer, e que permaneça a nos cantar e encantar. Carinho respeito e abraço
ExcluirMuito bonito =)
ResponderExcluirE a 1ª frase, mais verdadeira impossível =)
Beijocas
"Os poemas são pássaros que chegam"
ExcluirObrigado Cláudia por tua presença. Carinho respeito e abraço.
Boa tarde, gosto de ler Quintana,
ResponderExcluirO poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente
Fernando Pessoa
Meu bom amigo A.Gomes, de além mar, tens um ótimo gosto de leitura...Acredito que Pessoa seja o poeta dos poetas, e amo sua obra imortal. Quintana é meu anjo/poeta. Obrigado pela presença. Carinho respeito e abraço.
ExcluirQuintana é grande! Sua conjugação de palavras é sublime!
ResponderExcluirUm post muito bonito e esta última imagem é fantástica!
Abraço
Quintana é grande. Obrigado Rui por usares uma palavra que se manifesta em teu blog, em cores, em vida, em fotografias, l, também não resisá encontro posts muito bonitos, também não resisti a esta imagem dos pássaros voando em dupla, um casal ? realmente uma imagem fantástica. Carinho respeito e abraço.
ExcluirEu adoro Mario Quintana... adoro mesmo... nos tempos das agendas fisicas (de papel) por tres anos seguidos eu tive a AGENDA POETICA dele, delicioso!
ResponderExcluirQue prazer recebe-lo por aqui...adorei a forma que falas, nos tempos... meu Deus, ainda tenho a agenda física, quer dizer que sou de tempos passados ? rs.Fazemos parte do clube, adoramos Mário Quintana. Carinho respeito e abraço.
ExcluirMário Quintana era um sábio! Prazer em conhece-lo! Obrigada pela visita em meu blog! Seja sempre bem-vindo! Boa semana! :)
ResponderExcluirAbraço
Concordo, gosto muito das frases de efeito dele, era praticamente filosofia pura, mas com o toque poético e sarcástico dele. Seja sempre bem vida, eu adorei teu blog, e tou indo sempre por lá, e o prazer é meu em tê-la por estas bandas. Carinho respeito e abraço.
Excluir