sexta-feira, 10 de julho de 2009

ESCREVER: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO ?


Desde quando escrevo ? Já faz muito tempo, nada genial, algo quase terápico...Ontem na tve um especial sobre a Semanna da Arte Moderna; viajei no programa, lembrei de quando conheci a história da Semana, no antigo 1º grau, dos versinhos que escrevia quando bem criança...da paixão que descobri pelo poetas do Romantismo, suas vidas, amores e mortes precoces. A literatura brasileira foi o que sempre me salvou nas cadeiras de Português.

Houve um tempo em que busquei tentar entender o que escrevia e o que queria escrever, talvez pensasse em seguir uma carreira de escritor, profissão que sempre admirei e respeitei, mas o que saía era normalmente muito pessoal, então desisti de buscar um "profissionalismo".

Faz algum tempo que tou tentando "fazer" um blog, este é meu terceiro, os outros deixaram de ser gratuítos...meus textos, além de continuarem pessoais, os chamo de post, by Zeca Camargo; e tento manter uma estética minha(risos). Bem, outro dia li que o escritor português José Saramago questionava os supostos erros gramaticais e ortográficos nos textos colocados na Internet, vide blogs. Ele dizia que nunca se escreveu tanto, que é ótimo, e nunca se escrevera tão mal, o que não é bom. O que não é bom ? Até entendo o que ele quer dizer, eu não sei usar direito as abreviaturas dos internautas, por exemplo, que se usa muito...mas se esta aparecendo mais textos...

Não vejo como erros, prefiro dizer que é uma transgressão, como foi na Semana de Arte Moderna, e transgredir é preciso...existem muitas linguagens, acho que a Internet proporciona esta transgressão nos dias atuais, então: escrever é preciso, viver não é precisoo, parodiando Fernando Pessoa.


ps.: ontem também vi A Grande Família, numa homenagem genial ao Rei Roberto Carlos.

6 comentários:

  1. Com essas páginas na internet, todos querem ser um pouco escritores, fotógrafos, e talvez músicos também. Myspace e orkut são ótimos exemplos. Os jovens, por exemplo estão ficando cada vez mais 'cool'

    Confesso que eu mesma tenho sentido grande vontade de fazer um curso de fotografia. Tudo culpa da vida on line.

    ResponderExcluir
  2. adorei amiiigo! e aí, como anda? saudades.

    abraços, apareça por lá ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Jair! Obrigada pelo elogio ao meu texto. Eu também estou na tentativa de manter o blog, já que nunca me habituei a publicar os textos antigos e os novos. Mas pra mim está sendo uma forma legal de exercício despretencioso. Fico muito feliz quando alguém gosta. Vou acompanhar o seu também. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. De fato, Jair, seu texto se enquadra na proposta Pq tenho um blog? Se autorizar eu coloco ele na lista de participantes.

    Abraço e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Apesar, dos pesares... bencao... (teclado sem acents e triste...)


    Shisuii

    ResponderExcluir
  6. Olá Jair
    Também participei nesta iniciativa e estou a tentar ler os outros textos, até porque me parece um exercício interessante, que nos faz pensar: afinal, porque é que temos um blogue?
    Acho as suas razões perfeitas, um blogue é também para espevitar a nossa vontade de escrever. Agora, não desista.
    Quanto a José Saramago, conheço bem a obra dele, e não parece ser a pessoa mais indicada para criticar estas transgressões. Ele deve ser dos escritores que mais transgride as regras gramaticais, pelo menos na pontuação. E temos todos esses maravilhosos escritores lusófonos que criam novas linguagens em cada livro. Por isso...
    Bjs
    Teresa

    ResponderExcluir