by Rosana Souza
Viver é todo dia partejar
a vida.
(Ela nasce com cabeça grande demais,
muitos braços
- às vezes sem pernas.)
Abro meu ventre,
minha alma se arreganha
como uma parturiente
em sofrimento.
Dar à lua dói.
Faço isso todos os dias,
exposto como num palco:
aquele bonequinho
sou eu
num mundo que vou montando.
Mas nem tudo me assusta,
nem tudo me prende:
posso abrir algumas portas,
posso fechar outras, posso
escolher o sexo
e a cor dos olhos de cada momento.
Lyz Luft - Múltiplas Escolhas
É público e notório o amor que tenho por esta mulher, Lya Luft, e este poema, acredito que resume um pouco, ou tudo, o que passei e passo (estou no inferno astral)neste simbólicos três últimos dias. Meu pai, minha mãe, meus amigos reais/vituais, meu trabalho, e, o milagre da VIDA toda manhã.
ps. Entrelaças teus braços em meus abraços, confunda tuas raízes com as minhas, vivemos então de dois em um, fortes cresceremos, nossos filhos, nossos frutos, a VIDA explodindo por todos os poros, toda fotossíntese. Bela foto, né ?
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
la vida es un parto, y todos los días parimos vida.
ResponderExcluirentrelacémonos en abrazos, como el árbol de rosana.
mil besos*
Querida Rayuela, estou conseguindo uma tradução melhor, então meu entendimento é melhor de teus textos mágicos, encantadores...eu tenho segredos que não posso me revelar...é assim que vejo e sinto também, partejar(adorei este termo que li primeiro com Lya Luft), todos os dias, a na verddade a cada instante do estar vivo. Meu maior medo, meiomaior desejo...entrelar-me em abraços...achei lindo demais está foto de nossa amiga Rosana, e mágico é esta nossa troca, muito obrigado Rayuela pelo carinho, pela presença...um imenso abraço.
ResponderExcluirQuerido Jair, um lindo poema... viver é encarar cada dia como um novo desafio, pois cada dia é único! Abrir e fechar portas faz parte do show!!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho da postagem da foto! Eu sabia que ias gostar!! Gostei também do que disse a nossa amiga Silvia. Que mesmo distantes, nossos pensamentos se encontrem e em energia possamos nos sentir abraçados pelo carinho da amizade carinhosa e sincera que nos une!
Um beijo azul com meu carinho de sempre!
RO
la magia de el nascimiento, del perdurar de la vida, poetica;
ResponderExcluirun saludo cordial
Blas
Olá meu amigo
ResponderExcluirObrigado pela atenção e carinho de sempre. Quanto ao poema, todos os momentos difíceis que passamos, se soubermos aproveitá-los, certamente sairemos mais fortalecidos.
Grande abraço
Minha amada amiga e poeta Rosana, a dama dos azuis, quero que sempre saibas, que tua presença me faz bem melhor o dia, ou, os tempos em que vivo. Tua foto é o máximo, eu acho tão intrigante nosso nascimento como dos outros seres vivos, as árvores, e esta foto me traz muito o crescimento, o fortalecimento, senão não sobreviveríamos, e estas raízes unidas, entrelaçadas, como se fosse uma colonia, unidas para sobreviver, assim deveríamos ser... A Rayuela, (gosto do nome Rayuela) tem algo muito especial (como nós rsrsrsrs...), é verdade, ela esta me trazendo ares, tão próximos a mim, que antes, embora sempre admirasse, eram distantes, mais distantes que os rocks ingleses que gosto, e de certa forma somos do Sul, meio distante demais das capitais rsrsrsr(Eng. do Hawaí, a banda que não existe mais)...e o melhor disso tudo, para mim, é descobrir isso que tu dizes "amizade carinhosa e sincera que nos une". Obrigado por existir minha amiga.
ResponderExcluirpUm gingantesco abraço.
Meu querido amigo Blas, a poesia tem mais efeitos sobre mim que a bebida, embriago-me, descubro-me, aprendo a ver o mundo de outro ângulo, os poetas são muito sábios, e Lya Lyft, além de ser minha contemporânea, consegue transmitir uma sinceridade em seus livros, mesmo os de ficção, os de poesia então...e isso se dá por toda uma vida, que pode durar bastante, a eterna mágia do nascimento, e aqui estamos. Um imenso abraço caro Blas.
ResponderExcluirMeu querido prof. Elian, como um prof. da vida, sábias palavras as tuas, embora seja difícil, e ás vezes só percebemos depois...ainda coloco escrever como top of the pops nesta tentativa de aproveitar uma desgraça rsrsrsrs...sempre digo que a poesia consegue descrever com uma beleza um momento crítico e até assustador de nossas vidas, por isso amo tanto os poetas, amo tua porção poéta. Na obra da Lya ela fala muito disso, sobreviver-mos, apesar de tudo, seguir-mos, e se conseguir-mos colher algo que vai nos fortalecer, melhor. É muito bom te ter por aqui. Um imesno abraço
ResponderExcluirJair,
ResponderExcluirGostei muito do seu espaço e dos escritos publicados aqui. Super cultural seu espaço.
Voltarei sempre.
Obrigado pela visita em meu blog.
Abraços
de luz e paz
Jair, Jair, una foto muy linda, un poema muy lindo, y un blog... también muy lindo! (pero esto último hace tiempo que lo sé) :-)
ResponderExcluirTe envío muchas raíces para que te den un inmenso abrazo!
Valeu Hugo, esta casa sempre estará de portas abertas...fico feliz que tenha gostado deste cantinho aqui, pois gostei muitop do teu blog, mais um lugar no cyber espaço onde me sinto bem, com coisas que me interessam, e muito bem feito (não é bem o caso deste aqui, né ?). Um grande abraço e que a luz e paz possam sempre estar em nossas vidas.
ResponderExcluirMercedes, Mercedes linda é tua visita, teu carinho, teus contos...e lindo também estão sendo teus tchaus para mim...adorei este abraço de raízes, bem forte para me sentir aquecido (espero que não sejam carnívoras, senão rsrsrsrs. eu posso come-las rsrsrsrs). Mas a foto da Rosanazul é muito, muito linda. E o poema é de minha escritora favorita, tem tanta sensibilidade, ela tem aquele olhar que percebo nos teus contos, aquilo que talvez fosse trivial para qualquer um, transformam em belos textos, reflexivos, engraçados...um abraço de raízes, antenas, sintonias, bem forte minha amiga.
ResponderExcluirMeu bom amigo Jair Machado,
ResponderExcluirTem surpresa para você no meu blog – um selo de reconhecimento. Passa lá e pegue-o.
Edson Carmo
Y, tal vez el misterio de vivir esté resuelto con esta decisión de parir cada mañana. Bello poema.
ResponderExcluirhttp://enfugayremolino.blogspot.com/
Gracias pela visita SoylauraO, é minha escritora favorita, ela consegue se desnudar e nos mostrar caminhos novos para velhas questões...Um imenso abraço.
ResponderExcluirObrigado amigo Edson, já busquei o mimo e logo tou postando, que Deus sempre te abençoe. Um imenso abraço.
ResponderExcluirmeu amor de tio aqui é a lau muito lindo o teu blog a julia te manda um beijo e disse para mim que te ama muito assim como eu bjuuuuuuuuuuuuuuu alana
ResponderExcluirLau amor da minha vida, minha sobrinha mais amada, depois dos outros, né ? ma~e da bebê mais linda do mundo e que é o xodó deste tio-tio, Julia, que já ilustrou um poste neste blog. Como vocês viajam e nãop me deixam o telefone, eu preciso falar com Julia, ela precisa ouvir minha voz, e eu preciso ouvir a dela. Fico muito feliz que tenha gostado de meu blog, aos poucos os familiares tão descobrindo o blog e um pouco, ou bastante de mim. O que me mantém vivo é o amor dos meus pais, e de familiares, assim como tu minha bebê, mãe da bebê Julia, filha do bebê Rudier, que me adotou como tio, e o tenho como sobrinho. Fiquei muito feloiz com tua visita. Um imenso abraço e mil beijos (como diz Rayuela) para Julia, minha sobrinha e modelo deste blog. Fiquem com Deus.
ResponderExcluir