Emily Dickinson
Vejo-te melhor no escuro,
A luz me é desnecessária -
Meu amor ppor ti é um prisma
Que o violeta ultrapassa.
Vejo-te emlhor pelos anos
Que entre nós fazem curvas -
Do mineiro, basta a lâmpada
Para que a mina se anule.
E bem melhor te verei n tumba:
Suas estreitas galerias
Acesas serão - e rubras - com a luz
Que tão alta para ti tenho mantido.
Que utilidade há no dia
Para quem, em sua treva,
Um sol possui tão imenso
Fadado a apirar no Meridiano continuamente ?
by Emily Dickinson - tradução by Ivo Bender
Ivo Bender
De novo a morte na minha vida. No livro que não consigo me desgrudar a quase dois meses, poemas de Emily traduzidos por Ivo, na introdução Ivo comenta entre outros motivos da poesia dela, a morte, que segundo ele não há nada de tétrico ou deprê, mas uma visão lúcida e lúdica do que todos, sem excessão, nos encontraremos um dia. Ela fala da finitude com a naturalidade que deveríamos encarar, mas... E a frase de minha amiga ficou martelando em minha mente, daí senti o que às vezes sinto, que é o medo da morte, não a minha, esta tenho tido ao longo desses anos muita conversa com Deus, ele me entende me perdoa, senão, acho que já teria partido, pois Ele sempre acende a luz da vida em meu coração, o que faz com que não desista, deste equívoco que achava de minha vida, mas como diz minha amiga, eu só preciso me organizar, não só economicamente, mas principalmente, nas escolhas dos caminhos que surgem .
Desde que o conheci tenho falado de Ivo neste blog e que formou minha tríade que me tocam profundanmente, além da literatura, que é Caio Fernando Abreu e Lya Luft. Vejam só, além deles terem em comum meu amor por eles, ambos tem sua obra ligada a uma grande paixão minha, que é o Teatro. Bom, nisso o prof. Ivo leva certa vantagem, pois tem mais de 50 anos trabalhando nesta arte, que por sua vez, no papel é Literatura...e ambos me permitem ser mais eu de verdade, que o que gosto ou sonho não é loucura, são as dúvidas que temos intimamente, ou nem tão íntimo, às vezes na superficie de nossas vidas no cotidiano.
Resta-me agradecer a Deus por ter conhecido a arte destes seres incriveis, bem como tê-los conhecido, ou visto, como é o caso de Lya, que vi quando estudava, adolescente ainda; depois Caio, também adolescente e fazendo teatro, ainda esta tatuado em minha alma aquele doce olhar do criador ouvindo sua criação através de mim. E Ivo, um senhor encantador, que conheci, não faz muito tempo, mas desde então minha paixão adormecida pelo teatro reascendeu tornando este homem a terceira peça fundamental em mim, completando assim minha tríade, tão necessária para minha existência não passar in albis aqui neste planeta
errei: FADADO A PAIRAR NO MERIDIANO CONTINUAMENTE ?
ResponderExcluirOlá amigo Jair
ResponderExcluirAdorei receber sua visita, e como sempre, cheio de palavra carinhosas que muito me emocionam. Obrigado pela visita.
Grande abraço
Querido prof. Elian, a felicidade é sempre minha na tua visita retorno...demorei para ver teu retorno no blog, e, como sempre uma imagem quem me chmaria a atenção. Seguimos. Meu carinho meu respeito meu abraço.
ResponderExcluirQuerido, adorei o blog. Prometo que vou dedicar um tempo melhor para ler com calma os posts (que são muito legais).
ResponderExcluirEste é recém o quinto dia que estamos em diária convivência e estou adorando te conhecer um pouco mais todos os dias.
Incrível como em palavras conseguimos expressar melhor nossos sentimentos, e vi eu mesma em alguns posts aqui. Muuito legal.
Estou adorando!
Querida Ju, estas vendo com quem tu estás convivendo, sou complicado né ? mas sou sincero, e está sendo um prazer conhecê-la...eu também tenho essa relação com os blogs, às vezes parece que foi escrito para mim, e isso eu acho mágico e gosto muito, é o que me mantém na blogosfera. Mas tu é uma gracinha, uma garota que promete muito de bom na vida. É um prazer poder conviver contigo, e são muito poucas as pessoas que sou obrigado a conviver que realmente gosto. Meu carinho meu respeito meu abraço.
ResponderExcluir