Recebi este desafio da blogueira Madi, e para não quebrar a corrente lá vai:
Qual era o medo que você tinha?
Quais eram suas 4 brincadeiras prediletas?
. Brincar com nuvens do céu – ficava deitado no chão,
horas e horas ( o tempo para criança não passa)
olhando o céu, e brincando com as nuvens que se transformavam
no que eu quisesse e sempre me surpreendiam com coisas que não
havia imaginado, era quase mágico, pena que não dividia
com ninguém, pois morava com meus avós.
.Brincadeira
de roda e variantes – ainda com meus avós, havia uma
família evangélica, mesma religião de minha vó,
e começaram a fazer parte das pessoas confiáveis, que
ela permitia que eu brincasse, e para minha felicidade, havia um monte de crianças, sendo o caçula
da minha idade, então todos nos cuidavam...havia um momento
da tarde que todos brincavam juntos,aprendi (já esqueci rs)
todas as cantigas de roda e suas coreografias :...”atirei o pau no gato-to...;se a canoa virou vou
deixar ela virar, foi por causa do fulano que não soube
remar..., passa,passará quem deixou ele passar...”
Fui apaixonado por bolinhas de gude, juntei montes, ganhei montes, perdi montes também.. Gostava do material delas, aquele vidro compacto com variações por dentro, verdadeiros mundos se escondiam ali dentro...acho que transferi esta paixão de criança por bolinhas de gude de vidro, por pedras ou cristais semipreciosos, quartzos e afins.-
Quando voltei a morar com meus pais, já com 6 a 7 anos, nova escola, novos amiguinhos – que demorei um pouco para aceitar,mas desfeito susto, sai jogando futebol pelas ruas, campos, onde houvesse uma bola e outro guri, estava feito jogo – na verdade nunca joguei bem, mas gostava de correr atrás da bola, - continuo gostando de assistir jogos de futebol.
Quais foram seus 4 filmes prediletos na infância ?
1. O FANTÁSTICO DR. DOLITLLE, filma de 1967, ano em que nasci, mas fui assistir numa sessão da tarde e nunca mais esqueci, o dr. que falava com animais e preferia viver entre os bichos do que com seres humanos (sou meio assim, por isso tou indo cada vez mais para o interior do Brasil rs), e sai numa aventura pelos mares para encontrar o Caramujo Cor de Rosa.
2. O BELO ANTONIO, filme de 1960, que assisti numa madrugada qualquer anos depois, após todos dormirem (minha insônia remonta minha infância),com Marcelo Mastroianni e Claudia Cardinale, ambos lindos (eu era uma criança de bom gosto rs) e mesmo com meus 9 ou 10 anos já entendi que ele não era gay e sim impotente.
3. QUASE TODOS OS FILMES DOS TRAPALHÕES, sendo que ia assistir na matiné de domingo em um dos dois cinemas que haviam na minha cidade, eu disse haviam.
4. QUASE TODOS OS FILMES DO TEIXEIRINHA, também assisti na matiné dos cinemas da minha cidade, que não existem mais. Preciso dizer, a cidade que moro hoje, foi onde assisti meu primeiro filme num cinema e era Teixeirinha (um musico regional que atuou em alguns filmes), por ser muito pequeno, foram obrigados a me levar junto, não tinham onde me deixar. Foi onde me apaixonei por cinema.
Qual era o medo que você tinha?
Eu achava que era de escuro, pois após apagarem as luzes não conseguia mais dormir, então era aquele choramingo, reclamação do pai e minha mãe levantando para ver o que era, mas era insônia infantil, então para não atrapalhar o sono dos outros, foi liberada a tv para eu assistir na noite.
Qual era seu desejo de consumo?
Só tive um, por um breve período, queria muito um Forte Apache, mas só consegui alguns homenzinhos, uns indiozinhos e um cavalinhos...
Quais eram os personagens infantis favoritos ?
Aqui deveria fazer uma lista, pois amo desenho até hoje, mas...
Desenhos de super heróis, era apaixonado, havia um em especial que eram desenhos praticamente estáticos,lembro do Hulk, Capitão América, o Princípe Namor (acho que é o avô do Aquaman rs)...
O Urso do Cabelo Duro e Zé Colméia
Zé Buscapé
Pica-Pau, o mais cruel de todos, então esta lista está incompleta....
Comparando as crianças daquela época com as atuais, em seu ponto de vista, qual ponto positivo e negativo
Para mim, basicamente, a inoscencia, as de hoje deixam de ser inocentes bem mais cedo...e um grande problema, que é a falta de educação das crianças fora de casa, na escola, na praças, nos campinhos de futebol, hoje elas são mais violentas, não respeitam os mais velhos de jeito nenhum, mas a culpa não é deles, mas de quem os educa, ou seja, da família. Positivo, as crianças tem muito mais recursos e mais opinião e negativo é que as crianças tem muito mais recursos e mais opinião...
Bloguinho da Madi
Eis uma feliz descoberta, um texto muito interessante, falando de coisas que pareciam distantes de mim, bastou ler a primeira linha e me identificar, e gostar e logo me apaixonar por esta meninasenhora encantadora, com um pique maravilhoso, é mãe, mulher, abandonou a advogacia (o que mais me apaixonou nela), pois quando estava cursando, eu e um amigo sempre falávamos, quando alguém vai abandonar este curso maldito rs...ninguém abandonou...anos depois encontro Madi, com seu jeitinho Madi de ser. Muito obrigado querida Madi, por lembrar de mim.
Obrigado também ao Fael, que até deixou a minha disposição para o desafio, muito obrigado,m mas Madi chegou primeiro.
Quanto a indicar alguém ou outros, não posso, é uma maneira de me proteger, tenho medo de rejeição, não aceitarem, eu ficaria arrasado, muito triste mesmo, então não indico...sou assim, me magoa fácil, por isso o mundo virtual me oferece certa proteção, que na vida real não tenho. Sejamos amigos neste nosso mundo...
Supimposo como diria um amigo blogueiro ... muitas coisas q marcaram minha infância tb marcaram a minha ... bolinhas de gudo, brincar de roda, o filme o Belo Antônio [aí já bem mais crescidinho]
ResponderExcluirBeijão querido e obrigado pelo carinho de sempre ...
rsrsrs...meu rei,meu querido Bratz,é,acho que exagerei no Belo Antonio,mas valeu a lembrança...foi numa sessão de gala,só vendo quando a globo passou para seprecisar minha idade,mas como sou bem retardatário, é uma memória que para mim foi da infância,não existiam pré-adolescência ainda, enfim...amei o termo supimposo, que seja bom rs. Meu querido amigo, sabes do prazer e feliciade que tenho com tua sempre muito bem vinda, é o carinho que me ajuda a prosseguir com esta brincadeira, que é viver neste mundo virtual de bem com a vida. Carinho respeito e abraço.
ExcluirAdorei,Jair!!!E como nasci em 1965, assisti a tudo o que vc citou,hehe...mas a lembrança do Forte Apache foi bem legal,pois era o sonho dos meus irmãos(tenho 2 irmãos homens,mais novos)eles queriam tanto ganhar um que enlouqueceram o nosso pai até ele dar um pra eles...mas tb durou pouco:num acesso de fúria do pai,num dia de traquinagem nossa, ele jogou o forte apache pela janela,voaram soldadinhos e indiozinhos-qdo.os guris chegaram no térreo pra catar o q tinha sobrado, os outros capetas da nossa rua já tinham levado tudo o q acharam na calçada..meus irmãos choraram muito nesse dia...lembrei de tudo isso agora,num lampejo, ao ler o teu relato.
ResponderExcluirObrigada por completar a missão,vc é de fé!
Beijão!
Minha queridíssima Madi,entendo estes lampejos, os sinto também, lendo blogosfera afora rs...quase minis flash backs, viajei no coments e vi a cena...não tem preço o que já vivemos,com nossos queridos e necessários,aqueles que querendo ou não dividíamos tudo, assim éramos educados. Como Marcel Proust, aquele que tinha lembranças em cheiros e aromas, eu tenho com histórias, textos, crônicas, imagens, enfim, isso é o fantástico deste mundo paralelo em que vivemos e somos amigos. Adorei a brincadeira, tive que puxar da memória, e foi ótimo. Obrigado por lembrar de mim e por ser esta blogueira de quem eu aprendi a admirar tanto, tanto. Todo meu carinho respeito e abraço.
ExcluirMuito legal saber um pouco da sua infância. Embora muito mais velho que você, algumas brincadeiras eram comuns.
ResponderExcluirAbração
Meu muito adorado amigo prof. Elian, tenho tanto a te agradecer, tanto, por que tu és uma força de luz de algum lugar distante que quando me atinge não deixa pedra sobre pedra das minhas angustias, dores, frustações e da má solidão (porque eu descobri uma que é boa, e necessária para mim).Neste mundo cruel de falta de amizades, companheirismo, de humanidade,posso dizer que estou bem servido das melhores pessoas, dos amigos de verdade inimagináveis...estou indo para o ano 6 de meu blog e pelo tempo tenho até poucos seguidores (para mim é uma multidão rs), mas é de uma qualidade ímpar, então não tenho do que me queixar, os mais legais transcendem a zona dos companheiros de internet, se tornam amigos com acesso livre no coração,sentimento descoberto por mim, faz pouco, eu consigo gostar mesmo,de verdade, como se fossemos próximos; realmente, eu não acreditava, mas é possível amar através da internet.Obrigado meu amigo, muito obrigado por me deixar usufruir de um tempo teu de tua vida,que Deus sempre nos abençoe (também sou cristão). Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.
ExcluirLegal saber um pouco mais de vc ! Mas cadê a foto de infância Sr Jair ?? hahaha !
ResponderExcluirAbração !
Olá meu querido amigo e fotografo Marcos, vou ficar devendo, não achei rs...que bom que vieste,quando vou no teu blog nunca paro no post do dia, sempre tenho o que olhar, és um ótimo fotógrafo, e fotografia é uma das minhas paixões, menos a minha, tenho poucas e raras fotos,quero transferior a foto que fiz para meu face (sim eu tenho um face - ainda sinto um pouco de vergonha rs),para o meu perfil que não tem nada, mas infelizmente não domino estes malabarismos no computador, mas vou tentar.Valeu meu amigo, muito obrigado pela visita. Carinho respeito e abraço.
ExcluirObrigado pelas ótimas lembranças dos desenhos, Jair. A minha lista tbm é enorme (rs). Abraços
ResponderExcluir