PRESENTE
Decidi pelo voo itinerante
E ter um coração livre e alado
A viver as clausuras do passado
Esperando algo novo logo adiante.
Abandonei, de vez , a impermanência
E as frágeis construções do cotidiano
Abrindo asas para um novo oceano
E buscando a pura luz da consciência.
Não quero resgatar o que passou.
A chama por si já se extinguiu
E as cinzas restaram do que fiz.
Não busco, tampouco, um amanhã
A chama por si se acenderá
Me basta, hoje, ser feliz.
by Dilson Gimba
Vôo hoje e voarei amanhã ...
ResponderExcluir"Me basta, hoje, ser feliz"...e serei sempre feliz meu rei, com tua nobre presença, com tuas certeiras palavras...como não ser feliz, com um amigo assim, que apesar do meu distanciamento (face falta de net), não te esqueço, não me esqueces meu querido amigo Bratz. Este poema de um amigo chegou em boa hora, o que foi e o que será, não importa muito, mas hoje, hoje eu preciso ser feliz e dividir esta felicidade contigo, meu rei, meu amigo Bratz. Carinho respeito e abraço
ExcluirOlá, meu caro. Seus poemas estão cada vez melhores... E nada melhor do que viver o hoje, não é mesmo? Deixar que os sentimentos bons surjam sem precisar forçá-los é a melhor forma de nos libertar de algumas prisões do passado. Forte abraço!
ResponderExcluirQuerido amigo Hugo R. não imaginas a felicidade ao te encontrar por aqui, já faz algum tempo...este poema não é meu, é de um amigo muito querido, que me presentei de vez em quando com um poema, este achei perfeito para o meu dia, para os meus dias. Já se sofreu tanto, mas passou, a ansiedade é muita pelo dia de amanhã, mas nada disso importa, pois o importante é o agora, é hoje.
ExcluirGosto quando falas em prisões do passado, pois, olhando daqui para meu passado, percebo o quanto fui burro ao achar que amava uma criatura, que me escolheu para ser seu amigo, no meio de tantos, ou seja, eu era uma aposta, e não um amigo de verdade, daí o pior aconteceu, eu me apaixonei, amei, sofri, chorei (parece letra de música da jovem guarda rs), mas é passado, e olhando daqui percebo que me libertei dessa prisão. Tinha até retomado a amizade de uma forma virtual, mas o melhor é não acordar fantasmas, estão mortos, e nada vão mudar, e não mudou, então, pela última vez me desliguei, apertei um botão e nos desconectamos no mundo virtual, e agora para sempre. Muito feliz mesmo, com tua presença meu caríssimo amigo Hugo. Carinho respeito e abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcróstico
ResponderExcluirPorque passado é caminho já feito
Refazê-lo não traz nova conquista
E o futuro, não o tenho, só espreito
Sendo que deste dia-a-dia ele dista.
Então aqui só presente do seu jeito
Nele, nosso cotidiano está na lista
Tarde, manhã, noite e até no leito
E todas as coisas que estão à vista.
Meu senhor de todas as palavras, meu amigo e poeta Jair Lopes nesta caminhada do passado até aqui, tenho de louvar conquistas, amizades, a tua, os poemas que leio e absorvo, da virtuose em ti: “Então aqui só presente do seu jeito”, nos teus mais adoráveis e poéticos comentários que deixaste neste blog, que deixas hoje. Sempre me faltaram palavras para descrever o que sinto quando leio tuas criações, os acrósticos, a palavra sendo desconstruída e remontada, já te falei, acho isso um dom...e estamos a viver hoje, o hoje, nosso tempo, senhor do nosso destino, pois: “E o futuro, não o tenho, só espreito”, então meu amigo, estamos vivos, hoje, agora, este presente de Deus. Carinho respeito e abraço.
Excluir
ResponderExcluir“Não quero resgatar o que passou.
A chama por si já se extinguiu
E as cinzas restaram do que fiz.”.
Nada mais saudável, mais feliz do que isso! Resgatar passado, ficarmos pipocando sobre as coisas que não deram certo, só pode virar doença! Otimismo não é uma palavra que eu use com frequência, palavras, apenas. Mudar e tomar novas atitudes é que resolve nossos problemas. Gostei muito desse poema, Jair!
Grande abraço, meu amigo.
Minha querida, minha adorada amiga Tais, também gostei desse poema...é de um amigo muito querido, que vez ou outra me presenteia com um poema, este é especial, acredito que nos diz algo que poderemos fazer por nós, reconhecer o valor do hoje, não se apegar ao passado, mas perceber que o que foi feito ficou lá, só "as cinzas restaram"... Otimismo e positivismo, sempre meio que lutei contra estas palavras, como dizes, palavras, apenas, mas não posso me permitir ser tomado pelo negativismo. É aquela história, minha amiga, todos os dias nasce o Sol, ou não, mas é um novo dia, nova possibilidade para tomarmos nova atitude, que realmente é o que resolve os problemas, que nem são tão problemas às vezes, só precisamos estar com os pés no chão (como é difícil). Tais, querida, muito, mas muito aprendi com tuas palavras durante este ano, atua sensibilidade, teu carinho comigo, tua lucidez nas palavras sempre certeiras para mim, só posso te agradecer esta amizade, esta troca de gentilezas e boa educação, é maravilhoso. Tenho muita sorte de conhecer as melhores pessoas na internet. Carinho respeito e abraço.
Excluir
ResponderExcluirSó por hoje
by Legião Urbana
Só por hoje
eu não quero mais chorar
Só por hoje
eu espero conseguir
Aceitar
o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz.
Hoje já sei que sou, tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar, e nem te convencer
O mundo é radical,
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver, um dia de cada vez,
Só por hoje
eu não vou me machucar
Só por hoje
eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei, a minha vida inteira fora.
Não não não não
Viver é uma dádiva fatal
No fim das contas, ninguém sai vivo daqui mas
Vamos com calma!
Só por hoje
eu não quero mais chorar
Só por hoje
eu não vou me destruir
Posso até, ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi.
Também decido hoje ter "um coração livre e alado". Imagem linda!
ResponderExcluirAbraço!
Olá querida amiga Jussara, sempre uma inspiração tua presença, obrigado...quando recebi este poema de um amigo, que o fez, percebi que por aquele breve momento em que conhecia o poema eu pude ser feliz, por ter encontrado palavras, poesia, harmonia, beleza que falaram comigo muito mais alto, que minha alma escutou, então a cada dia que leio este poema lembro de ser feliz, de estar feliz, assim como a cada dia que nasce...e o poema já começa bombástico: “Decidi pelo voo itinerante / E ter um coração livre e alado...” É um poema inspirador. Carinho respeito e abraço.
ExcluirOlá Jair. Lindo poema. Se fossemos felizes só por hoje seríamos felizes sempre ne? Todos poderiam ser assim. Grande abraço.
ResponderExcluirwww.fernufala.com
Olá sr Fernando dos Santos, agora casado e dono de casa...tens razão meu amigo, é difícil, muito difícil o momento da tal felicidade, mas quem disse que era fácil, nè? O poema deste amigo faz a gente perceber que também é fácil, também é possível. Sempre muito agradecido e feliz com tua carioca presença. Carinho respeito e abraço.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBonito!
ResponderExcluirParece que lá no fundo quer dar esperança. Será?
Beijocas
É realmente bonito Claúdia, boa pergunta, no momento que el nos diz para ser feliz agora, não impórtanto passado ou futuro, há de se pensar isso. Mas também, estar feliz é uma forma de esperança, eu acho, Sempre muito bom falar contigo, amiga de além mar. Me pareceu bnem delicioso aquele queijo. Carinho respeito e abraço.
Excluir