quarta-feira, 18 de abril de 2018

A MORTE SEMPRE CHEGARÁ


Imagem relacionada

Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe, sonho meu
Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe, sonho meu...

...assim diz uma música de D.Ivone Lara, a grande dama do samba, que fez a passagem dia desses, aumentando a qualidade musical dos céus, com mais uma morte de artista. Às vezes acho que tenho mais mortos que amo, que os vivos. Boa parte de minha família mais velha não existem mais, deixando-me uma imensa saudade, uma lacuna que não pode ser preenchida. Desliguei a televisão contabilizando no mínimo 200 mortes no pouco tempo que assisti um telejornal. A morte é nossa conhecida, chegando cada vez mais perto, com os anos ou um mero capricho de um acidente ou doença. Em alguns lugares ela faz lar, e devora vorazmente, avidamente vidas inocentes, que por infelicidade estavam lá, no Oriente Médio, na África Negra, na Latino América do Sul...nos hospitais, nas estradas, nos presídios, nas favelas, nas escolas, no Rio de Janeiro, no Brasil inteiro morte, morte morte morte morte morte morte, morte...eu também já estive bem próximo dela, podia sentir seus olhos negros e frios bulinando minha alma, me fazendo sentir calafrios, mas no fim passava por mim, deixando um arrepio e o medo que alguém amado fosse a vítima, e assim foi meu avô, meus tios, minha tia adorada, um irmão, sobrinhos que nem cheguei a conhecer, e a perda mais dolorosa, foi quando ela levou meu pai. Não é de estranhar esta visão da morte, ela é fato e é lenda, mas deixamos de existir...lembro um final de ano em que compartilhava com amigos, lá na Deutschland do sul do Brasil, ficando eu e uma amiga encarregados da trilha sonora, após os fogos do Réveillon...foi uma playlist bem diversificada, mas dentro dos gostos dos que participariam de nossa festa de fim de ano… a festa estava ótima, éramos poucos, mas o suficiente. Algum tempo depois, ainda na festa, mas sentados, brindando e conversando, rindo muito até que alguém se deu conta de nossa trilha sonora, e chegamos a uma conclusão, nossos artistas, cantores, cantoras, estavam todos mortos, rimos, pois mais algo nos uniu além do gosto musical, nossso ídolos estavam todos mortos, no entanto suas obras estavam vivas dentro de nós...estamos todos vivos, os amigos daquele réveillon...A morte sempre chegará, sabemos dela ao nascer, pois nascemos para viver, crescer, amar, viver e morrer, estamos todos condenados a isso...mas enquanto estamos vivos vamos pra vida, e pedir em sonhos que traga para perto de nós o amor.
Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe, sonho meu
Sonho meu, sonho meu
Vai buscar quem mora longe, sonho meu
by D. Ivone Lara

4 comentários:

  1. Olá, velho amigo Jair!
    Estou de volta para uma breve visita. Vejo que ainda tentas arrancar do peito o sufocante enredo que nos persegue noite e dia. É irremediável tentar estancar essa hemorragia. A morte faz parte da vida, infelizmente. Lamentar as desnecessárias, as inúteis, as precoces, isso sim, dói demais! Estou contigo neste seu post. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Vitorio Nani, quanta felicidade por tua saudosa e nobre visita, confesso que não espero comentários nos posts que tenho postado por aqui, tou sem muita credibilidade, talvez, mas enfim...este é um tema que não temos como escapar rss. Amei teu comentário que percebe a minha indignação e ao mesmo tempo, minha resiliência com este tema. Mas fiquei muito tocado com a morte de d. Ivone Lara, a sambista, onde lembrei os tantos mortos que gosto ou gostei, e que a saudade bate forte quando lembro destes entes queridos, e de artistas que também padecem como todo ser humano, sem esquecer a forma, o motivo, ou o tempo em que perdemos pessoas que tinham tanto a oferecer ainda. Somos egoístas, amamos demais os nossos, para aceitar com tranquilidade determinadas perdas...mas assim é a vida, e sonhamos, e queremos viver...obrigado Vitorio, muito obrigado, naõ é um post negativista, deprê como pode ser entendido pelo título proposital que coloquei, ninguém não vai nem começar a ler, achando que é lugar comum, e é, mas cada um tem sua maneira de ver, o que pode ser alterado conforme a situação, conforme o amor que temos...existem tantas formas........mais uma vez, obrigado meu bom amigo, pela visita, pelo comentário. Faz tempo que não sinto o que senti hoje ao abrir meu blog, como é importante um comentário, fizeste um blogueiro muito feliz. carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Gostei do texto e pensei muito a respeito.Muitas parentes que amo já não estão entre nós e isso dói muito,é uma luta diária pra superar isso mas temos que seguir,né amigo.
    Abraços queridão.

    ResponderExcluir