"Minha alma tem o peso da
luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita,
prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem
o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma
ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o
imaterial peso da solidão no meio de outros."
Por
vezes as forças acabam, parece realmente que se acabam, não
restando nada, senão entregar-se, ao nada, ao fim, ao
adeus...mas a alma não aceita o fim, pois ela sabe a hora
de dizer adeus e não permite que atalhe caminhos, então
ela de dentro para fora emite sua luz de socorro que o universo
responde, encaminhando sinais e saúde, amigos e palavras. Para
baixo todo santo ajuda e o pensamento se torna cego e preguiçoso,
se deixando afundar, mas as mãos estendidas durante a queda,
interrompem a chegada ao fim, onde ficaria bem mais difícil
reagir. Em plena queda livre agarro-me aquela mão que
conseguiu chegar perto, e deixo de cair livremente no espaço
do poço, sendo suspenso, como um colo aquecido e protetor,
fazendo dormir e sonhar e flutuar e sair do poço e acordar
com a alma lavada, leve e viva. Olho para dento do poço que
acabo de deixar e percebo que estar vivo e reagir, mesmo que triste,
mesmo que alegre, as coisas são o que são, não
se tornam menos ou mais perigosas em detrimento a meu humor, e aos
poucos recupera-se a respiração e acontece a mágica
do amadurecimento...da nada adiante chorar ou enfiar a cabeça
no chão, temos alma livre e o corpo responderá a esta
liberdade, respeitando nosso tempo, nossa força, nossa alma.
Clarisse, para mim, é uma referência de sabedoria.
ResponderExcluirMeu rei, meu amado idolatrado salve salve amigo Bratz, estava buscando algo que me revelasse o que sinto hoje para escrever um post, nos últimos tempos me permiti deixar levar por uma tristeza que misturava sentimentos e o lado prático da vida, que não andava bem, na verdade continua a mesma coisa, mas sinto-me renovado e disposto a enfrentar este inimigo que não é só meu, mas de todo mundo...então escrevi posts tristes, muito tristes e recebi amigo e palavras que me ajudaram a sair do poço e resolver os problemas acordado, ciente, maduro e com sabedoria, e Clarisse para mim também, é referência de sabedoria. Sempre dando pulinhos de felicidade com tua iluminada presença meu querido amigo Bratz. Carinho respeito e abraço.
ExcluirLindo ,Jair! E temos sempre que arrumar forçar e não nos deixar ficar no fundo do poço! abração, lindo fds! chica
ResponderExcluirChica do Céu minha adorável amiga, a tua presença é força, é luz, é uma mão estendida, fazes parte desta pequena vitória em minha vida, não nascemos para o fundo do poço, só precisamos conseguir forças e eu arrumei querida Chica, eu arrumei, obrigado. Carinho respeito e abraço.
ExcluirO fundo do poço é sempre o começo da subida, da volta a tona... desistir jamais, faz parte do ser humano a luta pela sobrevivencia... é ir em frente... sempre...
ResponderExcluirUm otimo fim de semana...
Abraços...
Verdade querida Frida, já estive algumas vezes por lá, mas sempre consegui sair com a ajuda de amigos, de palavras, de orações...e faz parte da caminhada, o importante é não desistir, obrigado querida amiga.
ExcluirCarinho respeito e abraço.
A alma do corpo não é dissociada
ResponderExcluirAmbos seguem unidos por um fio
Uma alma sem corpo não é nada
Um corpo sem alma é saco vazio.
Alma pode tocar aquilo que sente
Corpo acompanha onde alma vai
Se um ou outro continua ausente
Aquele que atrás fica o outro atrai.
Talvez até o juízo final mais além
Seguirão os dois juntinhos assim
Sem que nunca os separe alguém.
Não é nenhum consórcio chinfrim
Tampouco conveniência também
É então vitalício contrato até o fim.
Meu querido amigo Jair Lopes, meu senhor de todas as palavras e conhecedor das entrelinhas da minha vida, e não é diferente este soneto lindo que me deixas como comentário. Fico feliz com tua presença, e feliz por ver nas tuas palavras um complemento, não só para o post, mas para mim, para meu entendimento, como falas no soneto, a alma e o corpo se complementam, escrevi muito por intuição, pensei até que poderia estar muito equivocado nesta colocação, onde minha alma salva meu corpo, mas não, não me equivoquei, pelo contrário, me libertei um pouco mais, me encontrei um pouco mais...tuas palavras afirmam o que escrevi e senti, que amigos e palavras me socorreriam, obrigado meu amigo Jair Lopes. Carinho respeito e abraço.
ExcluirAbriu sua postagem com colocações profundas e belas de Clarice Lispector.
ResponderExcluirHá momentos de fragilidade nos quais parecemos afundar. Mas não é fim, e sim caminho. Nem se percebe de onde chega a força, mas ela nos guia à superfície, para novos recomeços. Há a luz de cima, que não nos falta, se cremos. E é ela que coloca mãos amigas em nossas jornadas. Temos missões a cumprir e delas não podemos desistir. Abraço.
Adoro ler mulheres, e Clarice é das favoritas, como Lya Luft, que amo...Clarice tem esta particularidade, colocações profundas e belas e descreve bem o que passo ou passei, já que a vida é um vai e vem de emoções boas e ruins...extrema fragilidade, assim fiquei nos dias em que me vi perdido, de tudo, inclusive de dinheiro...por instantes parecia que seria uma única solução, desistir, mas eu não queria e quase me convenci do contrário, mas como dizes, a Luz de cima, Deus, acredito, ou melhor, tenho muita fé, mas por instantes ela parecia ter desaparecido, mas não, nos posts depres que postei encontrei palavras e amigos e força. Este post é um testemunho de fé, de amizade e de amigos que intercederam diretamente, segurando a minha m ão, quando estava em queda...obrigado Marilene, no teu blog blog também encontro palavras de fé, de força, de coragem para seguirmos, porque os contratempos sempre existirão, precisamos estar fortalecidos e armados de amigos, obrigado. Carinho respeito e abraço.
ExcluirOlá, amigo Jair!
ResponderExcluirLendo sua postagem, senti que sua impotência em determinar um rumo para a vida, parece ser a de todos nós. A vida, enquanto viva a alma, não desiste nunca de entremear momentos frágeis com sopros revigorantes, que somam ensinamentos até o nosso fim verdadeiro!
Lembrei-me dessa verdade: "Aquilo que não é consequência de uma escolha não pode ser considerado nem mérito nem fracasso"
Milan Kudera A insustentável leveza do ser.
Abraços e boa semana!
Meu querido amigo VitorNany, muito obrigado pela presença e comentário e citação maravilhosa, é daqueles livro que deixam sua marca indelével aos que o leem, vi o filme também, lembro que no cinema na minha cidade interiorana de origem - memórias não são só memórias - Pitty...acho que estas palavras podem ajudar e muito em minha restauração. Carinho respeito e abraço.
ExcluirOi Jair
ResponderExcluira verdade é que as vezes a gente não quer mesmo que seja o fim. A alma quer mudanças significativas, mas não tá pronta pra desistir. A vida é uma coisa estranha.
espero que você esteja bem
beijo
beinghellz.blogspot.com
A vida é uma coisa estranha mesmo, mas tão deliciosa ao mesmo tempo e é tão bom estar aqui, vivo. Menina Hellz muito obrigado sempre, por aportar por aqui, por ser minha amiga. , e não, eu não quero que seja o fim, o meu fim. Carinho respeito e abraço.
Excluirvivendo esse contrato até o fim te digo, que bonito!
ResponderExcluirComo assim ? Não entendi, mas obrigado pela presença. Carinho respeito e abraço.
ExcluirInteressante imagem! Sublimes palavras de Clarice!
ResponderExcluirUm abraço e força!
Achei que tinha a ver com o post esta imagem, eu gostei também e Clarice para sempre Clarisse. Obrigado amigo Rui por atravessar o mar e estar aqui. Carinho respeito e abraço
ExcluirBoa tarde Jair \o/
ResponderExcluirVez ou outra nos sentimos no fundo do poço... mas enquanto tivermos fé em Deus,
bons e sinceros amigos e a vontade de prosseguir, conseguiremos enxergar uma luz
e recomeçarmos com muito mais coragem
e motivação.
Beijos ;)
ExcluirQuerida Clau, tuas sábias palavras chegam em mim como alento, como esperança, como um aviso de que com fé em Deus, nada é impossível, sempre estaremos bem, para enfrentar os revezes da vida. Obrigado por mais esta mão que me estende, eu agarro e não estou mais no fim, e´ apenas o começo ou recomeço com muito mais coragem. Carinho respeito e abraço