Jorge Luis Borges |
Sou
Sou o que sabe não ser menos vão
Que o vão observador que frente ao mudo
Vidro do espelho segue o mais agudo
Reflexo ou o corpo do irmão.
Sou, tácitos amigos, o que sabe
Que a única vingança ou o perdão
É o esquecimento. Um deus quis dar então
Ao ódio humano essa curiosa chave.
Sou o que, apesar de tão ilustres modos
De errar, não decifrou o labirinto
Singular e plural, árduo e distinto,
Do tempo, que é de um só e é de todos.
Sou o que é ninguém, o que não foi a espada
Na guerra. Um esquecimento, um eco, um nada.
by Jorge Luis Borges
Bela escolha a tua! Gostei de ler! abraços,chica
ResponderExcluirChica do Céu, minha adorável amiga, sempre fui um amante da literatura latino americana, e Jorge Luis Borges fiz muitas leituras quando adolescente, e pouco sabia de sua poesia...agora com minha mãe cega pela diabetes, tento me solidarizar com ela, então lembrei do Jorge, que ficou cego e continuou, ao contrário de minha mãe, tadinha não se conforma e eu fico louco de dor e aflição, então encontrei este poema:
Excluir"Sou o que, apesar de tão ilustres modos
De errar, não decifrou o labirinto"
Minha querida amiga, sempre muito bom receber tua visita que enche de luz minha vida, obrigado.
Caro amigo Jair, postagem oportuna! Grande Borges. Na minha idolatria três figuras estão no panteão: Fernando Pessoa, Borges e Mario Quintana. Falar de Borges é falar de um entre os maiores poeta/escritor moderno - eu, particularmente, considero o maior - Borges escreveu pouca poesia, entretanto, pela envergadura dos versos, dos poemas, do contexto, no todo, é muita coisa. Por outro, os contos e demais escritos - praticamente toda obra em prosa - é poesia da mais alta qualidade. Apenas uma palavra para definir Borges : Gênio.
ResponderExcluirUm abraço. Tenhas um ótimo dia.
Meu querido amigo Dilmar, já conhecia tua tríade de poetas favoritos, também sou apaixonado pelo Quintana, meu anjo poeta, e os Pessoas, ele era um, mas haviam muitos naquele um; e Borges veio me ajudar a trazer palavras que me salvassem da dor de uma cegueira, em que fico de mãos atadas e conhecendo Borges, tou buscando forças para repassá-la para minha mãe, que teve um avc, fraco, mas avc, e a diabetes levou sua visão, o que me angustia por demais, busquei poesia, eu ainda acredito que o mundo será salvo pela poesia, eu serei salvo e minha mãe também. Além do mais, um poema de Borges é pura qualidade.
ExcluirAcredita que conheci a poesia dela através de Vitor Ramil que musicou Manoel Flores Vai Morrer. É um privilégio compartilhar contigo e os amigos, este poema: "Que a única vingança ou o perdão
É o esquecimento." Carinho respeito e abraço.
Tributo a Jorge Luis Borges
ResponderExcluirBorges sabe que nunca fora vão
Que, cego, observou de frente o mudo
Com seu olhar puro, porém agudo
Como a ver nele seu próprio irmão.
Borges, o filósofo que bem sabe
E, por saber, estende seu perdão
A todos que tem merecido então
Pois julgar semelhante não lhe cabe.
Borges, de ilustres modos também
Sábio e engajado como o pinto
Nos textos e linhas não se contém.
E sobre a história tem olhar distinto
Porquanto passa e vai bem mais além
Sem errar, já decifrou o labirinto.
Meu amigo, meu querido Jair Lopes, Borges era um filósofo, um homem das letras, como tu meu amigo, senhor de todas as palavras. A riqueza da obra de Borges vai muito além dos livros dele que li, seus contos fantásticos, surreais como no O Aleph, mas o que sempre ou o que me levou a cultuar este escritor foi a cegueira, percebi que na minha família tem um histórico de cegueira e hoje minha mãe sofre desse mal, culpa da diabetes, mas meu coração não bate mais no mesmo compasso, penso na escuridão que minha mãe esta vivendo, e me dói...como gosto de dizer a poesia salvará o mundo, senão o mundo, minha alma. Borges merece todos os Tributos..."os poetas, como os cegos, podem ver no escuro". Carinho respeito e abraço.
ExcluirMeu amigo Jair, Borges é um luxo! Quem gosta de poesia, tem seus eleitos, e Borges quase sempre figura na linha de frente. Voltou a mil, amigo! Bela escolha, bela postagem com que que nos brindou. Seus poemas calam fundo.
ResponderExcluirGrande abraço!
Minha querida amiga Tais, não resta muita coisa em minha vida que me de prazer, minha mãe, minha maior alegria esta sofrendo e eu não posso fazer nada senão abraça-la e dizer que amo muito e que nunca vou abandona-la. Minha amiga, Borges um dos grandes, cuja obra é imortal, "seus poemas calam fundo" e a poesia me indica, ilumina meu caminho. "Sou oque é ninguém, o que não foi a espada na guerra". Carinho respeito e abraço.
ExcluirOlá Jair!
ResponderExcluireu imagino como você deve ser uma pessoa culturalmente rica e sensível. Isso tá em falta hoje em dia, viu? Considere-se um sortudo!
Sempre muito cativante o que compartilhas por aqui *-*
beijo
beinghellz.com
Querida menina Hellz e eu te imagino maravilhosa, criativa, inteligente, tem um humor que invejo...e fico agradecido por tuas palavras, são palavras de Borges, e estas nunca passam despercebidas por pessoas sensíveis como tu, querida menina Hellz. Carinho respeito e abraço.
ExcluirBorges es absolutamente extraordinario y mágico... Gracias por traerlo este día a mi vida
ResponderExcluirPaz&Misterios
Isaac
Mi Hermano, concordo contigo, é absolutamente extraordinário e mágico e belo. Poemas assim temos a obrigação de compartilhar querido amigo Isaac. Carinho respeito e abraço.
ExcluirUn poema con un maravilloso mensaje... perdón y olvido sanan el alma.
ResponderExcluirUn abrazo.
Sim mi hermano Rafael, perdoar e esquecer aliviam a alma. Obrigado, fiquei muito feliz com tua visita. Carinho respeito e abraço.
Excluir