sexta-feira, 12 de março de 2010

LYA LUFT E O SILÊNCIO DOS AMANTES


Após retornar das férias, devolta a velha rotina de trabalho. Confesso que senti falta dos processos, meu material de expediente. Sobre a mesa de uma colega muito querida, a Bi, vi um livro cujo título chamou-me a atenção ( O SILÊNCIO DOS AMANTES), e a autora mais ainda (LYA LUFT), uma escritora que gosto demais. Já comecei a ler, e no primeiro conto chorei muito, lendo no ônibus, tão belo, e triste, e cruél ..."Um dia vai pousar na grama. Vou abrir a porta e ele vai entrar. Vai me abraçar, sorrir para mim, vai pegar minha mão, e quem sabe pela primeira vez vamos de verdade falar. Ou calar - num silêncio melhor do que qualquer palavra." O conto se chama A Pedra da Bruxa. Conheci Lya quando ainda era estudante, no colégio havia um programa de visita de escritores, e ela era um deles, foi o livro que escolhi para ler "Reunião de Família", infelizmente minha turma tinha de ler outro, tive de ler, era interessante mas não como o dela que abriu uma porta ainda trancada em minha alma...No dia da visita, a conheci e não conseguia parar de olhá-la, com um par de olhos azuis vibrantes, parecia que olhava para além daquilo ali, onde estávamos, me apaixonei, comecei a devorar todos os livros dela desde então...Passado algum tempo fui morar e trabalhar em Santa Cruz do Sul, cidade natal de Lya, e visitando uma Feira do Livro, procurei por livros dela, e para meu espanto a estande em que cheguei a senhora que atendia não me falou como eu esperava, afinal estava na cidade onde nasceu a escritora que influenciou demais na minha vida...Depois conhecendo mais sobre sua vida entendi, ela é dessas mulheres afrente de seu tempo, e numa cidade de origem alemã, pude entender o que ela deve ter passado lá. Mas isso deve ser passado para ela também, hoje uma escritora consagrada...Amo e admiro demais esta mulher. Vou continuar a ler O SILÊNCIO DOS AMANTES.


ps. Não posso deixar de falar sobre um seguidor deste humilde blog, o BLASBLOG, que desde 20 de dezembro do ano passado passou a fazer parte de minha vida, com seus comentários sempre gentis, inteligentes e adoráveis, dando um sentido para meus post, fazendo com que não me sinta tão só na blogosfera. Abrindo uma nova porta para meus sentidos, entendo espanhol, mas vou fazer um curso de italiano. o que não impede de entender o que ele escreve em seu blog PENSIERO LIBRE , do qual com muito orgulho sou seu seguidor.


ps.2 Existe uma cultura do SELO na blogosfera, bem, nunca ninguém me ofereceu um, até entendo, meu blog não usa todas as ferramentas disponíveis (não sei usar), mas um seguidor do meu blog o EDSON CARMO, um cristão que sempre nos conforta alma no seus post ofereceu para 12 escolhidos, e eu não fiz parte dos 12, então comentei no blog dele minha inconformidade, na verdade, infantilidade. Então agora, aqui peço DESCULPAS para ele que é tão gente fina pelo meu ciúme bobo, mas sou assim... tou tentando melhorar, então digo a ele que não posso aceitar o selo dele agora, não quero que seja uma consolação.

5 comentários:

  1. Olá, Jair!

    Não vou arriscar a dizer de imediato qual foi o motivo verdadeiro que me trouxe até seu rico blog.

    Sim, pq são inúmeros, e ao longo do tempo, se aceitar minha amizade, irei te dizendo!

    Quer saber? Um deles pode ser pq sou professora de literatura e amo tb a nossa Lya Luft...e todas as lindas produções dela...

    Mas aos poucos, vc saberá.

    Certamente, não é pelos seus "belos olhos", pq não os conheço, e eu talvez sirva para ser sua mãe...rsrs

    Então, amigo, conte comigo e vamos nessa!

    Possuo dois blogs, e vc poderá escolher entre os dois, se quiser visitar-me e me acompanhar.

    http://botoesmadreperola.blogspot.com

    trata-se de um blog-projeto educacional

    e

    http://anjopratablogspotcom.blogspot.com

    Apareça!

    Parabéns, gostei imenso daqui!

    ResponderExcluir
  2. Talvez o seu comentário no blogue do Edson tenha despertado a curiosidade de quem por lá passa. Os selos são, geralmente, muito apreciados e são aceites com um sorriso de amizade, as amizades que vamos criando pela blogosfera. Eu vim aqui espreitar e fiquei convicta que o seu blogue também é especial, por diferentes motivos. Não se canse de escrever, ainda que pense que ninguém lê, a verdade é que às vezes surgem surpresas.
    Continue com as coisas que gosta e que para si fazem sentido.
    Não conheço a autora desse livro, mas gostei do excerto,talvez vá fazer uma pesquisa, porque não tenho muita cultura de autores do Brasil, a não ser os mais conhecidos...
    Muitos parabéns pelo seu cantinho na blogosfera. Gosto e sei que muita gente gostará.
    Um sorriso pra si! :)

    ResponderExcluir
  3. A descrição do teu perfil, é absolutamente ARTE.

    Parabéns!

    Grande Abraço,
    Lumena

    ResponderExcluir
  4. Olá, olá! Passando para agradecer o seu comment e a sua presença lá no meu cantinho, seja bem-vindo!
    Qto ao meu comment no blog do Edson, eu sempre me empolgo e me desnudo de qq tipo de orgulho , ou vaidade, por lá, ou seja, sou megasincera mesmo que isso mostre alguma fraqueza, mas sim, sou forte e fraca, e certamente tenho muito a aprender e já que se identificou quero te dar as boas-vindas também ao mundo dos que não vieram a passeio nessa vida, a gente "apanha", se decepciona, mas cresce com o aprendizado, né? ;)
    Gostei daqui e tô te seguindo para poder voltar mais vezes.
    Bjo, bjo!

    PS: Ahhhh qto ao seu post o que posso te dizer é que tb adoro essa mulher! Bjks!

    ResponderExcluir