sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESAFIO ACEITO, DESAFIO CUMPRIDO


Aceitei um DESAFIO de meu amigo Edson Carmo, pessoa que conheci virtualmente e aprendi e aprendo a cada dia, cada post, a respeiá-lo mais e mais, pois o que ten dizer é muito sábio...enfim, devo falar dem mim, seis coisas que ninguém saiba ou poucos saibam, lá vai:

1. Desde muito cedo tenho uma certa conciência das coisas, desde muito cedo sempre quis entender o meu próximo, mesmo que isso às vezes me anulasse (tá correta esta palavra?); lembro que aos 5 anos ingressei na escola e embora estivesse morrendo de medo, sabia que não podia desapontar meus pais, então me fiz de forte e fiquei nas aulas, embora por dentro chorasse e implorasse para voltar para casa;

2. Desde muito cedo comecei a entender que algo muito maior que o mundinho que eu criava, que o tamanho do pátio, da rua, da cidade, exercia uma grande influência nas pessoas, e com minha avó aprendi a orar, a invocar uma força que não se via, mas se confiava, desde muito cedo se faz a presença de Deus em minha vida...lembro que na adolescência desisti de participar de movimentos "comunistas", pois eles não acreditavam em Deus, bem, eu não acreditava, Deus estava em mim. Acho que foram os primeiros "amigos" que decepcionei e não me senti mal por isso;

3. Tenho medo de não amar e não ser amado novamente, tamanho foi a decepção que sofri na faculdade, já se passaram mais de dez anos, e, apesar de ter amenizado, confesso, não superei...isso tem atrapalhado demais minha vida, ao mesmo tempo que desejo, no mesmo instante penso que não quero mais sofrer de amor (meio brega, mas é isso);

4. Ansiedade, eis meu maior defeito, problema, doença (preciso de ansiolítico)...e neste estado me indispus com pessoas bem legais, pois com isso meu ciúme acelera, as contradições me gritam aos ouvidos, então tenho de revidar, tenho de falar, e no caso, a blogosfera, tenho de deixar meu comentário (fiz isso com Edson Carmo), que nem sempre é um comentário feliz, que pode não agradar quem o recebe...não que eu ache que se deva só falar das flores, não, se for falar dos espinhos, preciso estar tão consciente como quando falo das flores;

5. Dos amigos, acredito ser o bem mais precioso que sou agraciado nesta passagem pela terra, sou intenso, verdadeiro, de fé, mas como diz O poetinha Vinicius "que seja eterno enquanto dure.." No longo caminho que traço até então, fiz muitos, mas muitos amigos, pessoas que naturalmente atraí ou fui atraído e se formou uma amizade tranquila e feliz, mas o tempo, senhor de todos os destinos, se encarrega de me levar para outro lugar, para estudar, trabalhar, me afastando desses amigos, ou eles precisarão seguir suas vidas em outros lugares... não os esqueço, mas é difícil para mim manter contato a distância (com a blogosfera estou reaprendendo a conservar os contatos). Conheci pessoas maravilhosas que gostaria muito de ver, abraçar, mas... mas os verdadeiros e eternos são aqueles que apesar do tempo, da distância, quando nos encontramos é como se este lapso não existisse.

6. Desde muito cedo acho que criei um mundinho paralelo ao meu real, onde era poeta, queria ser um astro pop universalmente popular(rsrsrs), mas é verdade, mas tenho consciência que isso não passou de um delírio, embora tenha atrapalhado o andar da carruagem de minha vida...gosto demais de música, sou um músico frustrado, um crítico frustrado, tenho algumas frustrações em minha vida, mas estranhamente, apesar dos surtos suicídas, não perdi minha fé na vida, se não... (VIVER É MUITO BOM)

PS. Roubei esta imagem de um blog a muito tempo atrás, gosto de árvores, especialmete esta que uso para me representar, tão tenho uma boa foto (não existe rsrsrsrsrsrs).

14 comentários:

  1. seamos
    árbol
    casa
    y
    camino

    yo te abrazo*

    besos,Jair >*<

    ResponderExcluir
  2. admiro esta capacidad de mostrarse "desnudos y mortales" en un mundo en donde luces y colores artificiales tratan de dibujar los àrboles como el que han incluido; poetas y soñadores tratamos de mantener el contacto en este cyber espacio.
    un abrazo
    Blas
    -veo si escribo algo del desafio tambièn-

    ResponderExcluir
  3. Rayuela, as palavras me parecem formar algo uno contigo...como se ao final da ponta de teus dedos seguissem, as palavras, tal a maestria que as conduz...até teu comentário soa-me como poesia. Muito feliz por tua visita.
    ps. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Não sou bom de manter contato, mas aprende-se. Feliz pela visita. Quando eu era bem pequeno e morava com meus avós eu tinha umas brincadeiras minhas de brincar sózinho, tipo deitar no chão e olhar o céu, as nuvens, por horas...ou deitado no chão de bruços, ver o mais próximo possível a terra e seus pequenos seres...ou a que eu mais gostava, era abraçar uma árvore, fechar os olhos e imaginar que éramos um só uma coisa. Gosto muito de árvores.
    ps. Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Jair querido,
    Parabéns pelo ser especial que és...
    Ainda que o céu esteja nublado faça com
    que teu dia seja azul!
    Muita Paz, amor e luz pra ti.
    Beijinhos azuis!
    RO

    ResponderExcluir
  6. Te felicito, Jair! No todo el mundo está preparado para un desafío así...

    Un abrazo lejano-cercano!

    ResponderExcluir
  7. Fazer uma auto-avaliação não é fácil. Mas percebo que se conhece muito bem, Jair, e isso exige muita reflexão sobre si próprio.
    É um músico frustrado porquê?
    Coloque a sua música no blogue, quem o segue vai de certeza agradecer. Além disso, até pode ser um óptimo veículo para algo maior, nunca se sabe :)
    Jair, o importante é nunca desistir, a vida reserva muitas coisas, há que ter esperança e lutar para ser feliz e cumprir objectivos.

    Sorriso pra si, amigo :)

    ResponderExcluir
  8. Minha poetinha RosanAzul, teus azuis fazem o meu dia mais sombrio tornar-se azul como o céu, espantando para longe toda dor e angústia que tenha sentido...guardo no coração teus beijinhos azuis.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mmercedes, Mercedes, gracias pela felicitacion...eram só seis ítens, se tivesse mais talvez o choque fosse inevitável.
    Grande abraço "distante mas próximo".

    ResponderExcluir
  10. My sweet Dark Angel, é, tenho consciência de que me conheço, mais do que gostaria...Não, infelizmente não sou musico e nem crítico, mas gostaria muito, amo música, minha vida tem trilha sonora, vários "discos". Angel, quando falas em ser feliz, acredito, pois lendo teu blogue sinto a alegria que escreves e a alegria dos teus amigos seguidores...confesso que fico com uma pontinha de ciúme(nada de perigo, é da minha natureza)por não poder rir também, pelo menos das coisas que não consigo racionalizar...exceto "enterraços II" rsrsrsrsrrsrs. Viu, teu sorriso me contagia.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. My sweet Dark Angel, perdão errei, a palavra, é "enterranços II" rsrrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  12. Jair, meu amigo! Muito bom o cumprimento do desafio.

    Aqui deixo algo para a nossa reflexão.

    Existe a vida e as situações da vida. A vida é a mesma – sempre bela! As situações nem sempre são... Ninguém pode ser feliz ao confundir situação de vida com vida, mesmo que a situação seja boa ou ruim. Lembre-se: Situações vêm e vão, e o sofrimento consiste em apegarmo-nos a elas. Como continuarei feliz se me apegar à juventude passageira?

    Não pense que você é a situação, você não pode ser o fracasso, nem o sucesso. Você é o espaço onde as duas coisas podem acontecer. Portanto deixe que as situações aconteçam, não toque nelas, não se envolva com elas, não se apegue a elas, pois da mesma forma que se achegaram se despedirão.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  13. Meu Caríssimo Edson Antonio, tens de ser um iluminado, tocas no ponto, quando perguntas - Como continuarei feliz se me apegar à juventude passageira ? -, entendi a diferença que expões entre vida e situação da vida...ocorre que existem situações da vida que interferem diretamente no estado emocional da vida, ou seja, por exemplo, para eu estar feliz na vida, é necessário que a situação de vida ( a saúde) de meus pais esteja bem. Mas, tens razão, não posso me apegar as situações de minha vida que já passaram (Deus sabe como existem coisas que gostaria de me "desapegar"), mas elas estão ligadas a mim de uma forma que deve ter sido muito forte, para eu ainda ter um envolvimento, embora, com o tempo tudo tende a melhorar,ou aliviar, principalmente as coisas do coração...Enfim, fico feliz com tua visita, sempre bem vinda, e que, mais uma vez aprendo e trago novas luzes para meu caminho que segue. Obrigado.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Passei para desejar-lhe um excelente final de semana.

    Seus amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir