terça-feira, 14 de setembro de 2010

SEGREDOS, MENTIRAS E VERDADES


Segredos e mentiras...O que é verdadeiro em mim, se não eu. Quanto tempo levei para entender que o mundo é um só e ao mesmo tempo, são muitos. Os blogs que leio me influenciam, seria falta de personalidade ? Prefiro dizer que não sou radical, sei ouvir, e se me servir, porque não tentar mudar...Outras vezes me inspiram, os poéticos. Mas por último dois falaram coisas que me deixaram com a pulga atrás da orelha...Primeiro foi o blog Canto She, em que nos relatava o motivo do início do blog e as dimensões que foi tomando...eu também, comecei escrevendo para mim e sobre mim, minhas neuras, dores e sofrimentos, muito pouca alegria...chegando a dizer que meu blog era meio terápico ( o que ainda é verdade ), com um pouco de ficção (hoje prefiro metáforas) e meu diário eletrônico, afinal quero participar da evolução da tecnologia. Mas com o tempo, outras pessoas se aproximaram, e começaram a participar, então com o que escrevo, comecei a não não ser tão auto-depressivo, e sinceramente, com os comentários, que entendo como afagos, ajudaram-me a ver beleza em coisas positivas, o que é ótimo para minha saúde mental, espiritual, enfim...embora, continue escrevendo meus posts que só preparo mentalmente e os escrevo diretamente, sem rascunhos, sem...existe uma preocupação, tipo, o que vou passar, existem pessoas que leem...mas isso não inibe o que minha cabeça e meu coração de escrever meus textos, mas tenho de admitir, existe um maior cuidado.
O segundo foi um post do meu querido amigo Edsom Carmo, que teve e tem muita importância para meu entendimento de algumas coisas...bem, o post em questão falava sobre a verdade do que escrevemos e da que vivemos, fiquei muito intrigado, comigo mesmo, pois a pouco havia respondido um desafio para falar coisas de mim, e fui o mais sincero possível, mas faltaram coisas para ser completamente verdadeiro, não menti, mas não falei de outros assuntos, que vivo, que sonho, que quero... E isso me levou a outra reflexão. E este mundo que agora participo, o virtual, até que ponto é verdade o que vivo...tento ser intuitivo, e as palavras tem poder sobre mim, pois encontrei tantas pessoas que me cativaram, quero conhecer, lendo seus blogs, comentando e sendo comentado.
Outra manifestação que ouvi, desta vez ao vivo, é de uma amiga que le meus post, os comentários... ela me questionou sobre agradecimentos que faço nos comentários que recebo, ela disse que não parecia muito eu, então disse, mas sou eu, tenho Deus no meu coração e isso não tenho como evitar...depois entendi o que ela disse, pois tem um colega que ela adora e eu detesto, ela me questionou como falo de amar ao próximo se não conseguia lidar com esta situação...realmente, sou perfeito (o Edson quem disse), mas precisando aparar muitas, mas muitas arestas. Tenho um coração bom, mas sujeito, como qualquer ser humano, a falhas.. Sou um violão e respondo por estímulos, se fores suave, responderei com suavidade... Tenho segredos e mentiras, mas o que sinto é verdade, e quando escrevo é porque fui tocado no coração, senão não faria sentido para mim escrever

ps. Pedro Luso indicou-me um conto de Cesar Cruz, AS VOLTAS QUE A VIDA DÁ, gosteI muito, ele escreve de uma maneirA muito gostosa que quando se começa, se quer chegar ao fim, obrigado pela dica, logo teremos Feira do Livro em Porto Alegre, e não esquecerei deste nome, CESAR CRUZ.

PS.2 Esta árvore é um presente de minha poeta e amiga Rosana do blog Asas da Liberdade, ela me falou que lembrou de mim quando passeava por Florianópolis...OBRIGADO minha amiga, é o presente mais doce e carinhoso que já recebi.

18 comentários:

  1. Querido Jair: en tus escritos logras expresar muchas de las comunes ideas e intenciones que animan a todos nosotros que nos proponemos tener un espacio Blog, creado incialmente a nuestro propio uso y consumo, para aclarar nuestras ideas y pensamientos; proyecto que lògicamente como todas las semillas fèrtiles tiende a crecer y entonces necesitan mayor cuidado y tècnicas de mayor respiro, esto ha sucedido tambien a mi Blog.
    me complace mucho leer estas reflecciones en tu Blog que siempre encuentro en "sintonìa"
    un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
  2. Mas a verdade é que um blog é realmente muito terápico: certas coisas quando apenas ditas ficam vazias, e precisam ser revistas, e remastigadas.

    Shisuii

    ResponderExcluir
  3. Querido poeta Jair,
    É por essas e outras que gosto do teu blog e do teu jeito simples, sincero e verdadeiro de "SER"... E como já disse o poeta: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"...
    Lembre-se sempre: És LUZ!
    Não pensei que ia gostar da minha árvorezinha desfolhada! rsrssr É um sombreiro esperando a primavera para renascer... Realmente lembrei de ti sim, porque sei que gostas de árvores e particularmente esta me chamou a atenção...
    Obrigada pelo carinho Jair...
    Um beijo azul no teu coração que acredito ser azul!
    Obrigada tbem pela tua visita e comentários no meu blog.
    Ro

    ResponderExcluir
  4. Secretos, mentiras, verdades...Así es el ser humano. Creo que lo más importante es poder comunicarse con otros seres humanos, intercambiar ideas, sensaciones, sentimientos...¡Y tu blog es un lugar perfecto para estos intercambios!

    Un abrazo, y continúa con tu blog!

    ResponderExcluir
  5. estoy de acuerdo con mi amiga Mercedes.
    no todos los blogs deben ser necesariamente literarios. es válido todo aquello que nos resulte enriquecedor.
    y para mí, sos poeta.

    (cómo hago para regalarte un árbol?)

    besos*

    ResponderExcluir
  6. Jair,

    Li todo texto e só quero dizer que és uma pessoa muito linda e verdadeira.

    Obrigado por sua amizade!

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo Blas, és um amigo que sempre, de certa forma disse-me palavras que contentaram meu coração...são dúvidas que sofro e processo e escrevo, porque não tenho muita coisa na vida que permita dizer o que sinto.E as pessoas afins que encontro, entendem e respeitam e até acham o contrário, mas é tudo muito enriquecedor...acho que amizade passa por isso. Valeu meu caro Blas, serás sempre bem vindo neste blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Prof. Shisuii, uma amiga disse uma vez que eu ficava remoendo (até hoje não entendi se essa crítica era positiva ou negativa), mas sinto necessidade de tentar me auto esclarecer, e a reflexão acho que é um bom caminho, tudo para poder dormir em paz...mas acho mais apropriado agora, rever, remastigar... Grande abraço e obrigado pela presença.

    ResponderExcluir
  9. Mimnha poetinha, amei a árvore desfolhada, ao mesmo tempo que sinto pena da coitadinha toda desnuda, sei que é recomeço, avida e suas nuances...e ela assim nos permite conhecer um pouco mais profundamente, seu esqueleto (que é belo). Tu sabes que a reciproca é a mesma, pois teus poemas tem a mania de falar do que sinto, até parecendo que conheceu e conhece o que se passou e se passa em meu coração. Meu coração é azul e feliz por ter uma poetinha que fala tão bem ao ouvido dele, grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Mercedes, Mercedes, entendo ser o mais acertado, uma forma de saber que não se está só, com intercâmbio, com palavras, então descobriremos sentimentos, afinidades com pessoas distantes mas que farão parte de nosso quotidiano... e como diz o Blas, acabamos criando uma sintonia. Por que o que falta é comunicação entre os seres, e fico muito feliz por achares em meu blog este espaço para intercâmbio. Eu preciso escrever, e com este afago, mais estímulo tenho. Muito obrigado Mercedes. Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Rayuela, fiquei tão feliz com nossa sintonia quando viajavas para casa de teus pais, e entrou no meu blog (acredito em intuição, deveríamos usar mais ela, ou permitir que ela se manifeste mais livremente..). As palavras podem ser sonoras, poéticas, boas, leves, loucas...tu és a maga da poesia - continuo lendo teu blog, quero descobrir e entender mais a magia de LA MAGA. Grande abraço.
    ps. Olha, adoraria receber uma árvore tua de presente, sou apaixonado por elas... a Rosanazul me mandou para meu email, que tem no perfil...

    ResponderExcluir
  12. Jair, adorei o conto... realmente a vida dá voltas, mesmo que nem todos sejam tão radicais na hora de revidar...... escreva o que quiser e como quiser. É sempre uma boa leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Jair, não tenho escrito nada. Estou estressada c/ tudo, q bom q tu consegues!Abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Jair! Quando puder dá uma passadinha lá por casa pra ler a minha "Loucura e solidão"!
    Muitos beijos azuis hoje molhados da chuva que cai por aqui...
    Uma semana feliz pra ti! Meu carinho, Ro

    ResponderExcluir
  15. Meu bom amigo Edson, eu que só tenho a agradecer tua atenção e carinho...e muito feliz por achares isso de mim...mas busco minha verdade a cada dia quando acordo. Grande abraço meu amigo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  16. Anaís, acho que já disse que é belo teu nome...é muito bom mesmo este conto, que está no blog Veredas do Pedro Luso...Muito bom te receber, grande abaraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi Jéssica, sei que estás atarefada estudando, te desejo muita sorte, que tudo de certo...és uma menina que admiro muito, e sei que tu surprienderás a qualquer momento. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Minha poetinha, até parece que nos comunicamos por telepátia, tou bolando na minha cabeça meu próximo post, e falarei da minha eterna solidão...E hoje é o dia da Árvore, 21 de setembro, estes seres que podem ser gigantes e que gosto tanto. Grande abraço.

    ResponderExcluir