quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"AQUELE QUE ME VÊ PASSAR"


Está chegando o Natal, sim, já é final de ano, já começaram as propagandas de Natal, dizendo quanto vale. Sendo que estas datas muito comemoradas, pra mim não faz muito sentido, ou, o sentido que tenho não condiz com o resto. Pra começar é a época do ano em que fico mais sensível, pois é, muita gente fica assim também, me deixando mais tranquilo, não sou o único. Choro por qualquer bobagem, mesmo os comerciais de tv...Dito isto, digo que passou meu pequeno surto depressivo, refletido muito no meu último post, que apesar de confuso, velhos queridos amigos e um novo, visitaram e carinhosamente me afagaram com seus comentários.Neste ano e meio deste blog, muita coisa aconteceu, experitmentei diversificados e intensos sentimentos, pessoas distantes de mim, conseguiram estar e permanecem dentro de mim, no coração,e isso é uma bênção...Estou em constante processo de crescimento e amadurecimento, e´o que busco, juntamente com a felicidade tanto sonhada, mas preciso colocar os pés no chão, abraçar uma árvore (isso faço por puro prazer), e vivenciar meu presente, não longe do espaço virtual, que a cada dia me encanta mais, ao mesmo tempo que me preocupa, mas tenho de começar a viver, como se fosse uma terapia junguiana,(este blog é meio terápico para mim), é chegado o momento...estou muito isolado deste mundo real, continuo trancado em casa aos finais de semana, e durante a semana é trabalho e casa, sei que não tá legal quando as pessoas que conheço perguntam por onde ando...quero dizer também que aprendi e aprendo muito com os blogs, cada qual, cada dia descubro um que não conhecia, e os que já conheço continuam me surpriendendo, seja pelo humor, amor, inteligência, espiritualidade...Não desistirei do blog porque é como um filho, e um filho não se abandona, mas vou tentar ser mais presente em minha própria vida, vou me recolher um pouco para lamber minhas feridas, minhas dores, meu consciente. Não estou triste, não estou alegre, acho que tou normal (diria minha amiga Carmen, por sinal faz muitos anos que não a vejo), tenho de recuperar estes amigos, senão quem irá no meu velório rsrsrs(brincadeira, o surto já passou)...são tantas coisas a serem ditas, que não encerraria este post nunca, então para concluir por hoje, deixo um poema que me traduz:

Aquele que me vê passar,
com meu olhar distante
quer saber o meu pensar
da minha alma navegante.


Aquele que me vê passar
quer acompanhar meu passo
mas não tem asas de voar
e eu, perco-me no espaço...


Aquele que me vê passar,
não sabe o meu sentir
pensa que eu vivo a sonhar
e que sonhar é se iludir.


Aquele que me vê passar,
não sabe da vida o sonho
que o melhor da vida é sonhar
e é só por isso que eu sonho...


Rosana Souza

--

18 comentários:

  1. Que lindo poema meu amigo e vejo que estás bem melhor agora...Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Eugenia, foi rápido, já passou, agora É bola pra frente e continuar tentado ser feliz, tentando, tentando...obrigado pela visita, grande abraço.
    ps. naveganto por teu blog vi umas fotos, são teus filhos ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Jair
    Realmente o Natal, é uma data bastante triste, principalmente para as pessoas mais sensíveis. Eu também não gosto, acho uma festa muito injusta.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Meu querido profº Elian, que bom recebê-lo neste blog...tento dismistificsr este sentimento que até então tenho com Natal...mas tiveram bons um dia em minha vida, talvez lembre demais das vezes que não foram tão boas,,,, mas enfim, tenta-se sempre aprender, qui sá até melhoerar, um imenso abraço.
    ps. adorei o mini-conto do Caio, demais teu blog, acho a obra do C.F.aBreu muito agora, ainda.

    ResponderExcluir
  5. Querido jair,
    Só passei a curtir essa coisa de natal, com árvore cheia de luzinhas piscando, enfeites pela casa e os benditos presentes escondidos até quase o dia amanhecer, pra dar crédito ao Papai Noel, desde que a minha Miúda (minha filha linda, emprestada, mas filha do meu coração) entrou na minha vida e mais ainda depois que A Chefinha nasceu.... desde lá, são uns dezesseis natais menos infelizes, já que as crianças conseguem fazer até as datas mais tristes virarem dias de festa... meus natais, atualmente, são a espera para ver o sorriso de felicidade, descabelada e de pijama, da minha Chefinha querida correndo em busca dos presentes do cara de vermelho e esperando a irmã (Miúda, já com 18 anos, mas sempre Miúda) chegar, para distribuirem juntas os presentes da família.... A vida mudou, a família mudou, hoje levamos os presentes da nossa árvore para a árvore da casa do pai, pra esperar a Miúda chegar, mas mesmo assim, ainda são 25 de dezembro menos inóspitos e tristes... Minhas filhas são a maior alegria da vida, talvez as únicas que realmente valham à pena... Eu sempre detestei o Natal, até ter filhos. Não recomendo filhos como terapia pra ninguém nem pra nada, filhos são presentes repletos de responsabilidades e senãos, mas são, primordialmente e inexoravelmente, presentes de Deus. Viva sim meu amigo. Viva bem e seja feliz.

    Que bom que gostou do meu PS lá em casa... a casa é sua. Agradeço a visita e te convido a voltar sempre. Bom que consegui te deixar um pouquinho mais feliz. Estou descobrindo a cada dia, que a melhor coisa desta troca de visitas e comentários carinhosos ou não, é a melhor coisa da "blogsfera".

    Muitos beijos.
    Fique bem.

    ResponderExcluir
  6. querido Jair, creo que debemos repartirnos entre los amigos que podemos tocar y abrazar y los que abrazamos virtualmente.un poco de cada cosa.sino es demasiada abstracción.
    terapia junguiana decís? creo que Jung es un grande.
    y, en cuanto a lo que decís de las fiestas de diciembre, a mí me ponen de muy mal humor, no las aguanto, me pongo bastante mal en esos días en que la hipocresía suele aflorar por doquier.

    y me alegra saber que estás "normal", como diría esa amiga tuya que deberías recuperar.

    un gran beso*

    (y por supuesto! un blog no puede abandonarse!)

    ResponderExcluir
  7. Esta casa estará sempre de portas abertas para ti, Anaís...Sempre foi meio complicado o Natal para mim, meio trauma de infância...lembro que um Natal, eu ainda menino (faz muito tempo rsrsrs)passávamos por um período difícil, éramos muitos para o salário de meu pai, lembro que ná época meus amiguinhos e eu sonhávamos com o "forte apache", acordei no dia de Natal e tinha um pacotinho na minha cama, imaginei que como não daria mesmo para comprar todo o "forte apache", meu pai daria meia duzia de homenzinhos (mesmo criança, logo me desiludi de papai Noel, ledo engano, era uma chinela "havaiana", eu precisava de uma, mas foi visível minha decepção, bem...era uma bobagem, mas para criança tudo é muito sério, acho que desde então meus natais são tristes, não pela falta de presente ou de papai noel, mas um profundo vazio que toma conta de minha alma, meu coração. Mas assim como aniversários, que ficavaextremante mal, quero mudar isto, quero estar com meus pais, meus irmãos (meus sobrinhos, que são lindos e que gostam muito desse tio aqui)...realmente Anaí, acho que filhos,sobrinhos, as nossas crianças nos permitem essa alegria fulgás, mas tão bela, um sentido para o natal, para o menino Jesus, enfim...busco, eu quero a felicidade, mas acho que devo exercitar, neste Natal vou respirar fundo e mergulharei na festa de Natal com minha família. Acabo de fazer uma espécie de exorcismo, um trauma que não tenho mais, mas ainda é um período muito triste para mim, apesar...muito grato pela visita e comentário, e por permitir que eu fale de coisas meio tabu até então para mim, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. llegan las fiestas de navidad y ya desde Octubre comienzas a ver arboles, luces y promociones, un perìodo de gran consumo material y anìmico en cuanto la soledad pesa màs que en otras ocaciones;
    gracias por pasar por mi Blog, que tu sabes es una terapia para descargar la mente que remolinea ideas e inquietudes; blogs que se vuelven parte de nuestra vida;
    en Napoles se dice: I figli son piez di core! -como los hijos son pedazos de corazòn-
    asi tambien los blogs y esto no lo sabe la gente que nos ve pasar.
    un saludo
    Blas

    ResponderExcluir
  9. Querido Jair, si me permites un consejo, deberías salir al exterior, no para tener contacto con el consumo y la hipocresía, sino para disfrutar de la naturaleza. A mí la naturaleza me reconcilia con un mundo que con frecuencia no me gusta mucho. Y si es en compañía de un buen amigo, mucho mejor!
    Un gran abrazo bloguero!
    PD.- La poesía es realmente bonita.

    ResponderExcluir
  10. Natal... estou na mesma que tu... ainda mais depois que a minha mãe se foi, já não é mais a mesma coisa e nunca mais será...
    Quando eu era criança (isso tbem já faz mto tempo) rsrsrs lembro que essa época tinha perfume, um aroma diferente no ar... as cigarras cantavam muito e a jabuticabeira que tinha no quintal da minha casa ficava carregada... era uma delícia... depois quando já era adolescente e até mesmo adulta, ajudava minha mãe a fazer as bolachinhas para natal... eram tantas coisas, tantos detalhes, hoje nem tenho mais vontade de montar o pinheiro, a cada ano que passa algo se distancia...mas enfim, não devemos lamuriar não é? Vamos então agradecer a Deus pela nossa vida e tentar fazer o "nosso natal" um pouco melhor este ano, ao menos tentar...
    Jair meu querido amigo e poeta, gostei da surpresa da postagem do meu poema! Obrigada pelo carinho, fiquei feliz por teres gostado.
    Deixo aqui meu carinho com beijos azuis e meu desejo que tenhas uma boa semana! RO

    ResponderExcluir
  11. Oi amigo blogueiro. Estive sumida...
    Tb não gosto muito no Natal. Sempre aumenta ainda mais o meu desejo de que meu pai ainda estivesse vivo, perto de mim. Lembro dos meus natais quando criança...
    E ver filmes na TV mostrando a família toda sempre feliz e sempre perfeita tb me frustra...
    Enfim.... sempre passa depois.

    ResponderExcluir
  12. Rayuela, estive fora uns dias, voltei...fiz longas caminhadas sob o sol, entre as árvores, no campo..tomar folego para continuar, apesar do Natal, das tempestades. Jung já fiz algumas leituras da obra dele, leio como litertura, mas me encanta. Revi amigos, nesta pequena viajem, mas pensei muito no blog, nos meus amigos, em ti...talvez nunca deixe de ter um blog, porque hoje é o melhor de mim, onde me doo de verdade, onde ainda posse ser eu completamente, ou me buscar, me entender, me ver refletido em outro blog...enfim, sempre muito feliz com tua visita, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Blas, sempre muito bom te ter aqui, e é um prazer visitar teu blog, sempre tão instigante, culto...é um período meio dificil para mim, pois só se pensa em "comprar", esquecendo o verdadeiro sentido do Natal...o blog se tornou uma extensão minha, um filho que necessita de cuidado, carinho, afago...e afago é uma visita, um comentário. Muito obrigado Blas, grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Mercedes, Mercedes...voltei após uns dias no campo, e tu tens razão, caminhei por áreas verdes, e as árvores, a natureza enfim, realmente reacarrega as energias, põe os pensamentos em ordem, desacelera o coração, que bate de ansiedade por alguma coisa que nunca se sabe bem o que é, mas que pode acontecer a qualquer momento...o poema é do blog Asas da Liberdade, também acho lindo o poema, estranhamente me traduz. Um imenso abraço

    ResponderExcluir
  15. Minha poetinha Rosanazul o Natal é um período nolstálgico, e quando sentimos falta de pessoas queridas que não estão mais conosco, então estas datas parece que perdem o sentido afetivo em nosso coraçaõ, o passado , ou passados, pois já foram tantos Natais, mas que bom que guardas lembranças felizes, e isso é um tesouro...seguimos adiante, pois é assim, sempre tentando, sempre buscando, uma forma exata de se encaixar e comemorar, sempre tentando ser feliz...teu carinho com beijos azuis, naõ mereço tanto, mas recebo e os guardo feliz da vida, um imenso abraço, minha poetinha, que conhece muito bem os sentimentos que povoam meu coração...

    ResponderExcluir
  16. CaféComBorboleta seja bem vinda de novo, e sempre...o post de 6/8/2010 dediquei a ti. ´e isso, encontrei a palavra, FRUSTRAÇÃO, é a sensaçaõ que tenho com relação ao Natal...feliz com teu retorno e, da Maria Luiza, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  17. Entrei hoje pela primeira vez. Gostei do que encontrei. Ao Jair, criador, digo que sua criatura é linda, bem feita, rica de coisas belas! Parabéns. À Rosana, minha amiga virtual, cuja amizade é mais solidificada que uma rocha, deixo meu afeto e minha admiração, como sempre foi e será. Amo você, linda moça! Um beijo de sua Rachel

    ResponderExcluir
  18. Mmeu Deus, como não tinha comentado este comentário (adoro quando a Rosana se refere assim 'comentário do comentário'). Perdão pela demora do comentário ao comentário rsrsrsrsrs, mas só fico todo bobo, como um pai fica quando o filho é elogiado. Muito Obrigado.. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir