sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"FUNERAL BLUES"


Dedico este post à todos os meus mortos...também à K.(que vive),mas que matou meu coração...dedico ao rapaz sem coração, Enrique Coimbra...

PAREM OS RELÓGIOS, DESLIGUEM O TELEFONE,
EVITEM O LATIDO DO CACHORRO COM UM OSSO SUCULENTO,
SILENCIEM OS PIANOS E COM OS TAMBORES LENTOS
TRAGAM O CAIXÃO, DEIXEM QUE O LUTO CHORE.
DEIXEM QUE OS AVIÕES VOEM EM CIRCULOS ALTOS
RISCANDO NO CÉU A MENSAGEM: ELE ESTÁ MORTO,
PONHAM GRAVATAS BEGES NO PESCOÇO DOS POMBOS BRANCOS DO CHÃO,
DEIXEM QUE OS GUARDAS DE TRÂNSITO USEM LUVAS PRETAS DE ALGODÃO.
ELE ERA MEU NORTE, MEU SUL, MEU LESTE E OESTE,
MINHA SEMANA ÚTIL E MEU DOMINGO INÉRTE,
MEU MEIO-DIA, MINHA MEIA-NOITE, MINHA CANÇÃO, MEU PAPO,
ACHEI QIUE O AMOR FOSSE PARA SEMPRE: EU ESTAVA ERRADO.
AS ESTRELAS NÃO SÃO NECESSÁRIAS: RETIREM CADA UMA DELAS;
EMPACOTEM A LUA E FAÇAM O SOL DESMANCHAR;
ESVAZIEM O OCEANO E VARRAM AS FLORESTAS;
POIS AGORA NADA MAIS DE BOM NOS RESTA.
W.H.AUDEN

Obrigado Eliana pela inspiração...quando vi a capa do dvd 4 casamentos e um funeral na mesa dela, então já começamos a falar do filme, ela me mostrou este poema, eu não lembrava, mas foi escrito mais ou menos em 1936 para uma peça de teatro...Preparava mentalmente um post onde quero contar a história de KIRA, e a passagem de minha vida com a dela, mas não recebi a foto dela (KIRA era uma cachorrinha)...Minha terapeuta falou-me da importância das relações reais, só que para mim, o relacionamento que mantenho com as pessoas que conheci e conheço através deste blog é real, enfim...mantenho relações "reais"...

Deixo aqui minha indgnação ou sei lá o que, mas senti muito pela banda FRESNO a vaia que receberam por abrir o espetáculo do grupo Bon Jovi (não sou muito chegado), contiunuo insistindo que a banda FRESNO vai nos surpreender muito ainda (espero não morder a língua), eles ainda farão o "disco" perfeito...

Perder quem está vivo,ou quem nem se chegou a ter, ou quem nem se chegou a conhecer...saudade do que não existiu, ou saudade do que estaria por vir...às vezes desejo de não ter coração, mas tenho, e sinto...

AMOR IGUAL AO TEU
EU NUNCA MAIS TEREI
AMOR QUE EU NUNCA VI IGUAL
QUE EU NUNCA MAIS VEREI

AMOR QUE NÃO SE PEDE
AMOR QUE NÃO SE MEDE
QUE NÃO SE REPETE
música da Marisa Monte e um titã, na voz da banda Cidade Negra que assisti (foi num tempo que era feliz e não sabia, éramos jovens estudantes de direito, saímos direto da aula para o espetáculo na Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, e uma colega de aula era a rainha da festa, e K. estava presente).

a foto é uma queimada, um funeral da natureza...

18 comentários:

  1. gran poema el de Auden! y gran película las Cuatro bodas y un funeral!
    no conozco a la banda Fresno, aquí no la conocemos,trataré de buscar alguna música en la web.

    y por suerte tu corazón late, así pude conocerte.

    besos*

    ResponderExcluir
  2. Jair,
    obrigada pela visita e pelo carinho... ando meio desregulada emocionalmente nas últimas semanas, como você bem pôde ler... essa frase "Perder quem está vivo,ou quem nem se chegou a ter, ou quem nem se chegou a conhecer...saudade do que não existiu, ou saudade do que estaria por vir...às vezes desejo de não ter coração, mas tenho, e sinto", descreve perfeitamente meus sentimentos atuais. Vou acabar ficando repetitiva, dizendo que sempre me encontro em algo do que você escreve, mas enfim, é verdade, e nada posso fazer sobre isso. Espero algum dia poder me encontrar em palavras mais felizes. Afinal, como dizem, novamente retorcendo as palavras alheias, a esperança deve sempre ser cultivada, até o momento em que os olhos se fecharem para o eterno... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. un corazòn que late por sus queridos, por los que ya no estàn, es la parte humana que encontramos siempre por estos lados
    un saludo
    un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
  4. Un post muy especial que invita a reflexionar con melancolía y a sentir con esperanza... Quizás por esta razón siempre es un placer pasar por tu blog!

    Un gran abrazo, ya sabes, lejano-cercano!

    ResponderExcluir
  5. "Perder quem está vivo,ou quem nem se chegou a ter, ou quem nem se chegou a conhecer...saudade do que não existiu, ou saudade do que estaria por vir...às vezes desejo de não ter coração, mas tenho, e sinto.."
    Isso aí diz muito... Mto bom teu post, parabéns uma vez mais meu querido poeta!
    Hoje só consegui chegar até aqui...
    Te desejo uma feliz semana Jair, recheada de beijos azuis,muita paz e luz!!
    Meu carinho, RO

    ResponderExcluir
  6. Querida Rayuela é sempre um imenso prazer ter tuas palavras neste cantinho...coração, intuição, palavras, estamos vivos e deu-se nosso encontro neste mundo virtual, que é bem mais real que a minha patética realidade, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Anaís, entendo este teu sentimento, essa identificação...sabe, tem uma poeta, que cada poema que leio dela, me vejo, costumo dizer que ela me traduz...e suas palavras chegam em minha alma, então entendo, e fico feliz que alguém trouxe à tona algo que sentia, mas não conseguia expressar...serás sempre benvinda, e se te servir algo dito neste canto, bom proveito. É, eu tento, mas tenho um pé, ou os dois pés, ou metade do corpo numa tristeza que dói, então ter este blog tem me ajudado nisso também, com tua visita, com teu blog, que gosto muito...tenho sorte, muita sorte, veja que pessoas maravilhosas vem aqui...e sou eu quem agradece a visita e comentário tão carinhoso, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Blas, que ótimo vê-lo aqui...gostei muito do teu último post. Sofrer desse mal, "passione", e quanto mais o coração aberto está para amar, mais dolorido fica...não tenho muita coisa, além deste blog, que hoje é como um pulmão sobressalente, que preciso respirar...então, a razão não tem muita chance aqui, mas a paixão, a emoção, o sentimento, estes não tenho medo de expor aqui, às vezes é melhor não "dar nomes aos bois"(é ditado aqui), mas fico sempre muito feliz com tua visita, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mercedes, Mercedes tenho esta sensação às vezes, daí tento não viajar, mas te sinto muito perto também.... e teus contos são bons demais...um imenso abraço, amiga.

    ResponderExcluir
  10. No comentário da Anaís ela cita este trecho, e é bem a minha cara, de sonhar, de desejar, de não saber o que esperar, e depois sofrer...acho que por isso não tenha me apaixonado pra valer ainda, crio muita ilusão, espectativas que não existem, pessoa que nem sei se existe de verdade, apenas sinto, e isso pode morrer comigo. No comentário ao comentário da Anais falo de uma poeta que tem a estranha mania de me traduzir, essa poeta és tu...um imemso abraço, minha poetinha.

    ResponderExcluir
  11. EXTREMAMENTE POÉTICO! Desde a foto (e o fechamento perfeito, revelando a verdadeira intenção da foto apenas no fim), a dedicação e a maneira que a inspiração chegou. Jair, achei um saque de gênio, incrível. Divulguei no Twitter, porque, sei lá, eu SENTI. Parabéns. E "rapaz sem coração" agradece muito.

    P.S.: sobre as coisas que escrevo, os sentimentos... tudo faz parte de mim. Posso não ter coração, mas as emoções ficam registradas em cada parte de meu corpo. Eu me lembro das sensações proporcionadas, da dor, do carinho, de tudo. Então eu só jogo isso no computador.

    ResponderExcluir
  12. Enrique, meu rapaz sem coração, mas com tanto sentimento...fiquei muito, muito, muito...com teu muito querido comentário, OBRIGADO. Acho que sou muito assim também, embora o coração seja meu termômetro para as coisas que escrevo, ou reescrevo poemas alheios (sempre com créditos). Como não tenho muito tempo na internet, embora trabalhe com, tento sempre montar meus post no pensamento e gosto de "psicografar" o que bolei, claro, as citações copia-se...gostei do "jogo isso no computador. De certa forma faço isso também. Muito obrigasdo pela visita, volte sempre, te visitarei, grande abraço

    ResponderExcluir
  13. JAIR,

    GRATA POR SUA VISITA E COMENTÁRIO!ADOREI O SEU BLOG, MEUS PARABÉNS!!!

    TE SIGO!ÓTIMA POSTAGEM!

    BEIJOS,

    RMOON

    ResponderExcluir
  14. Reggina Moon, que prazer imenso...faz algum tempo que visito teu blog, é muito bacana e tem uma das coisas que mais gosto, POESIA...seja bem vinda, e grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jair
    Obrigado pela visita. Para todo problema existe uma solução, basta acreditar e ir à luta.
    Se cuide
    Abração

    ResponderExcluir
  16. Um Fim de semana abençoado e azul pra ti!
    Meu carinho,
    Ro

    ResponderExcluir
  17. Elian obrigado pela visita e comentário encorajador...maravilha tuas férias...garnde abraço.

    ResponderExcluir
  18. Minha poetinha, Deus te ouça e os anjos digam amém, porque esta semana foi mágoa sobre mágoa...mas com tua luz azul tudo ficará melhor, obrigado sempre pelo carinho, um imenso abraço.

    ResponderExcluir