terça-feira, 5 de outubro de 2010

"PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM"



NOTURNO

O AÇO DOS MEUS OLHOS
E O FEL DE MINHAS PALAVRAS
ACALMARAM MEU SILÊNCIO
MAS DEIXARAM SUAS MARCAS
SE HOJE SOU DESERTO,
É QUE EU NÃO SABIA
QUE AS FLORES COM O TEMPO
PERDEM A FORÇA
E A VENTANIA VEM MAIS FORTE.

HOJE SÓ ACREDITONO PULSAR
DAS MINHAS VEIAS
E AQUELA LUZ QUE HAVIA
EM CADA PONTO DE PARTIDA
HÁ MUITO ME DEIXOU
HÁ MUITO ME DEIXOU.

AI, CORAÇÃO ALADO
DESFOLHAREI MEUS OLHOS
NESTE ECURO VÉU
NÃO ACREDITO MAIS NO FOGO INGÊNUO
DA PAIXÃO
SÃO TANTAS ILUSÕES PERDIDAS NA LEMBRANÇA.

NESTA ESTRADA SÓ QUEM PODE
ME SEGUIR SOU EU, SOU EU...

música de Graco e Caio Silva na voz de FAGNER.

PS.Ouço The Cranberries, acho comovente a voz da Dolores...

ps.2 Perto do Coração Selvagem é o título de um livro da Clarice Lispector, não sei se sou o selvagem, o coração, indomável e infeliz, ou...estarei eu muito longe ?

ps.3 Esta verdejante árvore é um doce presente que recebo da Rayuela, é uma "gingko bilobo"...tantas memórias, brincadeiras em cima, ao redor, mas sempre as árvores. Às vezes chego pensar que fui concebido por meus pais sob uma árvore, a árvore do amor...não sei desenhar, só árvores...

22 comentários:

  1. Olá Jair
    Essa música faz parte das minhas memórias. Estava na faculdade quando ela aconteceu. Uma das melhores interpretações de Fagner. Valeu.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. adoro la voz de Fagner...
    voy a escucharlo debajo del gingko...
    gracias a vos, Jair

    besitos*

    ResponderExcluir
  3. Elian que prazer recebê-lo aqui neste cantinho...meu segundo nome é o primeiro teu sem w e sem y. Concordo, abandonei o Fagner depois das "borbulhas", como ele cantava, né? E faz parte das minhas memórias também...(memórias, não só memórias...Pitty). Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oh Rayuela, eu que te agradeço...não é linda esta árvore ? A letra dessa música do Fagner ainda é meio emblemática para mim. Sempre agradecido por tuas visitas. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  5. E não são as sobras das arvores o lugar mais acolhedor? Pena que o coração humano se rebaixou, sem respeitar a sombra fresca de um pomar... e não aprendeu com ele a doar seus frutos...

    Shisuii

    ResponderExcluir
  6. E não aprendeu prof. Shisuii ainda a respeitá-la...o que estamos fazendo com a natureza, acho as árvores meio símbolo, quando falo de "verde", das possíbilidades delas, de crescer, nos dar frutos, sombra, amor...acho que é muito sério o que está acontecendo com o planeta, enfim...muito, mas muito bom mesmo é ter tuas palavrs neste cantinho, obrigado e um grande braço.
    ps. acho que isso que fazemos no cyber espaço, vendo, lendo, comentando nos blogs é uma espéie de doação de frutos, né ?

    ResponderExcluir
  7. olá, moço amigo, cheio de cultura...sua postagem me encantou!Quem não gosta de Raimundo Fagner???

    Jair, eu sempre soube do teu valor, meu querido, sempre o admirei muito, sempre o considerei muito culto, sempre acreditei em você!

    Sua alma é muito bonita, amável...

    Ah, mas então já descobriu meu outro blog, né?rs
    que bom! Ele é um Projeto Educacional edevez em quando mesclo as postagens com algo assim.

    Sim, sou poeta, poetiza, escrevo de tudo um pouco, mas não gosto muito de publicar não.

    Mas sabe, amigo? Ultimamente tenho recebido tanto incentivo, tantos elogios, que acho que estou 'começando a rever meus conceitos'...rs...oque vc acha?..

    Se quiser, pegue o poema, utilize-o, publique, sinta-o, se te faz bem!

    Ele é a minha vida, o meu retrato. E esse Amor que falo nele é amor humano, amor de gente, amor carnal, pois o Amor Maior eu já possuo e chama-se Jesus Cristo!

    Abraços, lindo jovem. Fique com Deus, e juízo sempre!

    Profa. Graça

    ResponderExcluir
  8. Profª. Graça, ou melhor, poeta, e das melhores...realmente fiquei encantado com teu soneto, se tem mais, nos mostre, o mundo precisa de poesia, eu preciso...palavras são combustível para minha vida, e quando juntas formando poesias, então sou todo feliz...rs, estou mais para jovem senhor, embora uma alma atormentada, às vezes, mas bem infantil e querendo sempre brincar. É, só me falta o amor carnal, pois o Dele tenho. Grande abraço e Deus nos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. A árvore "Ginko Biloba", é uma árvore lindíssima. Tenho uma árvore mais pequena na minha varanda, costumo tirar umas folhas e fazer chá. Mas, que chá saboroso.
    Esta árvore é considerada um fóssil vivo, devido a ser incerta a existência desta árvore no seu estado selvagem. É muito resistente às bactérias, a vírus e às radiações. Sobreviveu à explosão da bomba atómica, em Hiroshima, foi a única árvore que começou a dar folhas na Primavera seguinte. Para além de ser vistosa pela verdura e formato bonito das folhas, retarda o envelhecimento do cérebro e melhora a circulação.

    Lumena

    ResponderExcluir
  10. Viva, muito feliz com tua honrosa visita...este belo presente que compartilho no blog me encantou de tal forma, e agora, Lumena, sinto-me poderoso, encantado por tê-la, e, por saber que não é só bela, é riquíssima, é forte e alimenta e faz bem para o ser humano, que infelizmente não trata bem destes seres vivos e verdes. Obrigado pela visita e por me trazer mais conhecimento, assim como fazes no teu blog. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá querido Jair! Linda postagem... Adoro Fagner e gosto muito desta música... afinal, "são tantas ilusões perdidas na lembrança"...
    Adorei a árvore, a folha é linda!
    Meu desejo que tenhas um maravilhoso fim de semana Jair.
    Meu beijo azul com carinho, Ro

    ResponderExcluir
  12. Hola Jair! vine porque te extraño!
    buen fin de semana.

    besitos, desde la luz del gingko*

    ResponderExcluir
  13. Repito: quando falei de "povo" em meu site, usei de minha arma principal, que dá NOME ao blog: IRONIA. É meu jeito de escrever, faz parte do contexto todo. E a pseudo-democracia joga no "nós", mas que nós é esse? De que "nós" VOCÊ faz parte? Pensa nisso também.
    Sobre seu post, cara, eu adorava uma goiabeira que tinha na minha rua, onde cresci jogando Gameboy Color (pokémon Silver, enquanto meu amigo jogava pokémon Gold). Meu coração é pouco selvagem e rebelde, mas meu cérebro toma lugar dele (meu coração não existe, na verdade, mas tudo bem! AHUAHUAHAUH).

    ResponderExcluir
  14. Querido Jair,
    As árvores são símbolos de vida. Elas dão-nos tudo, sem nada receber, por elas existe a vida, sem elas não existiria. Usámo-las em nosso benefício, para nos aquecermos, para respirarmos, para termos a sensação de calma, para termos a percepção de beleza paisagística. Mas não as protegemos das intempéries, ateiam-se fogos nas florestas, deitam-se abaixo pela estética das cidades, um sem número de atrocidades para nossas conveniências.
    O respeito por todas as formas de vida e valorização delas, acaba por ser um reflexo daquilo que somos. Não é verdade? Adoro árvores, tal como o jair. E sou capaz de ficar horas a apreciar a natureza, em silêncio, a sentir-me parte dela, porque o sou.

    Um beijo enoooorme, e muito sorrisos para si, amigo jair!! :)

    ResponderExcluir
  15. Rosana, minha poetinha...deliciosamente beijado por teu beijo azul, tive um findi muito gostoso, valeu tua energia azul, grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oh. Rayuela como eu não poderia ter um findi tão gostoso como tive, com tua saudade, achei tão fofo...te digo mais na carta que te escrevo, grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Meu rapaz Enrique Coimbra, desculpa se não entendi a "ironia", mas o que gostei mesmo foi ler o que um jovem, bem jovem, de uma geração que até então não achava muita coisa...faz uma crítica contundente de um tema que tá mexendo ainda com a cabeça dos brasileiros, povo ou não (na verdade a "pseudodemocracia", como dizes é que iguala tudo, quem votou a favor ou contra, enfim...). Gostei mais ainda de tua visita, e também ter uma história com estes seres grandes e verdes...Cara tem um pé de goiabeira onde moro atualmente, não tive coragem de subir ainda, acho que a idade, rs...grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. As árvores são seres especiais mesmo, e esta me deixou muito feliz, com as visitas, com tua visita minha doce Drak Angel...respeito, acho uma palavra chave para o começo das soluções deste problemas que nos parecem sem solução...acho que se aprender-mos a respeitar a natureza como se deve, seria o começo da solução para que a raça humana não pereça, não desapareça...muito, mas muito feliz com tua visita e teus sosrisos, que me fizeram falta, mas fui lá no teu cantinho buscar. Minha amiga, que coisa boa, mais algo em comum, adoramos árvores...um imenso abtraço.

    ResponderExcluir
  19. Me ha gustado el conjunto de tu post! Aquí ha llegado el otoño, las hojas de los árboles se están secando, llueve y hace mucho viento...Ver tu árbol tan verde me ha traído a la primavera!

    Un gran abrazo, Jair!

    ResponderExcluir
  20. Mercedes, Mercedes...muito doido isso pra mim, aqui é primavera...nem queira saber, esta árvore é muito especial mesmo, foi um presente daqueles...no post anterior, era outra árvore, um outro presente daqueles, e pelo estado dela rsrsrsrs, acho que Rosana, a poeta e fotografa tirou aquela foto no nosso outono. Eu gosto dessa estação, acho meu pele de cobra, sabe, as folhas secam, caem, as árvores ficam desnudas, chuveu bastante no meu outono, mas vem, vem...vem isso que me dizes que esta árvore faz lembrar, verde (aqui pode ser seperança, pela cor)...e se te levou a primavera, e te fez feliz, agnhei o dia, um imenso abraço.
    ps. Mercedes, achei nosso papo meio surreal...

    ResponderExcluir
  21. Olá querido Jair! Passando para te desejar um fim de semana todo iluminado e feliz!
    Muitos beijos azuis! Saudades de ti!
    Ro

    ResponderExcluir
  22. Obrigado minha poetinha, o mesmo desjo para ti. Desculpa, estou em falta contigo, mas por problemas técnicos (te expliquei na carta, digo, email, recebeste ?Grande abraço.

    ResponderExcluir