domingo, 23 de janeiro de 2011

CARMENS 1







As Carmens de minha vida, sempre as tive, tudo começou com Carmen 1...voltava para
casa após férias na capital, na rodoviária recebo a proposta de um casal para fazer a viagem de carro e pagá-los, aceito e outra menina aceita também, era Carmen...acho que começou ali, não foram muitas Carmens, graças a Deus, tenho Carmem 3...As ruas desta cidade, nestes dias ecoam no meu cérebro, atirando-me na ciranda das memórias afetivas, acho que o nada a fazer das férias podem nos levar a isso; humm! tenho de falar para neu psiquiatra, este novo estado de consciência, será um novo efeito colateral dos remédios ? Eu e Carmen na madrugada, meio bêbados, vagando e gargalhando...o riso, este sempre foi um elo com os amigos, ou canditos a...bem, eu e Carmen sempre rimos muito, uma vez ela me disse que éramos amigos nesta nesta vivência terrena, mas no mundo espiritual nós deveríamos pertencer a mesma família, achei uma bela explicação para nossa amizade, feita de risos, respeito e companheirismo. Carmen me apresentou Jung, entre tantas outras coisas. Amizade tem sempre um interesse, no meu caso meu é interesse no que o outro pode me oferecer de comida para meu cérebro, então também posso compartilhar de minha comida... Mas o inexplicável mesmo são os sentimentos que envolve, o gostar daquele ser que chamas teu amigo, acho que é a melhor parte. Acredito que o amor, ou o estado amoroso nos deixa no limite entre consciência e inconsciência, uma zona muito instável, mas acho a mais delirante e interessante. É sempre bom amar. É sempre bom rir.

Divido minha cabeceira com dois livros de Lya Luft, um de poemas e um ensaio, ambos deliciosos, a poesia técnica e sensível e o ensaio revelador, instigante, falando de situações da vida de uma forma viva, dinãmica, inteligente e normal, coisas que até se sabe, mas acho tão maravilhoso quando descubro que já sabia mas que não tinha vista daquele ângulo, ás vezes pode ser revelador...

Bom, já declarei num post passado o quanto eu gosto de Ronaldinho Gaúcho, o jogador de futebol, chegando a fazê-lo candidato a na falta de Pelé (vida longa ao Rei), pois, pensando melhor depois que ele não veio jogar aqui no Sul, acho que ele até queria vir, mas no Rio as chances dele ser candidato a Rei são maiores, bem, continuo amando ele e sempre aguardando o retorno de seu futebol arte e alegre que encanta...

Árvores, para sempre árvores...

13 comentários:

  1. Querido Jair: que bella historia de amistad y sentimientos participados de dos viajeros;
    muchos expertos trataràn de explicar los mecanismos de empatia e simpatia entre las personas, mas la mayor parte de las veces.... es suficiente una mirada y una sonrisa para establecer lazos entre los humanos.
    A propòsito de sonrisa has hablado de una con unos dientes incisivos MUY grandes como lo es la de Ronaldinho que ha dejado la Italia por regresar al Brazil, es un gran jugador , que la suerte adversa no le ha permitido expresarse al màximo en el Milan como lo hizo en el Barcelona.. asì es la vida, dificil hasta para los astros.
    un saludo y un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
  2. Cara, que loco, acabei de postar um comentário no teu blog, e quando vou desligar, volta para ver o post que acabei de publicar, e tu está aqui, que maravilha...seria isso sicronicidade ? Rayuela me diria intuição, mas de qualquer forma amei isso...Pois é meu caro, tenho problemas depressivos (sob controle), mas o sorriso, a sintonia de humor, sempre fortaleceu minhas amizades, ás vezes é só o quie precisa...que deixa instiganto, né ?rsrsrsrs...sorriso, dentes, futebol, Ronaldinho Gaúcho. O momento Barcelona da vida dele foi mágico, desejo que ele retorne, por que é pura mágia a relação dele com a bola, que Deus ilumine o caminho dele. Querido amigo, sairei agora da net, feliz e encantado, com nossa sintonia, essa coisa que amigos tem, pois embora distantes, estamos aqui, agora...
    Grande abraço Blas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... intuição ou não tenho lembrado mto de ti pque anda mto sumido!! Ainda a pouco pensei, tenho que ligar para o Jair, ele está mto quietinho!!rsrs Porém antes pensei em dar uma olhadinha pra ver se tinha algo por aqui e não é que tinha mesmo??!! Já tinhas falado em algum post sobre as tuas Carmens!! Linda e importante são as amizades em nossa vida... Acabei de te enviar um pps sobre as folhas de nossas árvores que na verdade são os nossos amigos. Espero que goste! Um bom domingo pra ti e uma boa semana!
    Beijo azul da Ro!

    ResponderExcluir
  4. Jair, Jair, me ha gustado mucho esta historia tuya! Me has hecho pensar en mis amistades...
    Y ahora, debo decirte algo: amistad, sí! Fútbol, no! :-D
    (ooooooooooodio el fútbol!!!!!!!!!)

    Un grandísimo abrazo... y una sonrisa, siempre!

    ResponderExcluir
  5. Jair querido,
    também andei passeando por uma semana, entre praias e sertão de Sergipe/Alagoas... estou desatualizada de tudo, graças ao Bom Deus... Fotografei inúmeras paisagens lindíssimas, mas lembrei de você e trouxe, entre todas as fotos, duas ou três árvores... Talvez não tão lindas quanto as que você posta aqui, mas verdadeiras e únicas em sua beleza diferente... Mas infelizmente não consigo visualizar seu e-mail para enviar os arquivos, algum mistério do windows ou dos antivírus (esses que nos aprisionam ao mesmo tempo que protegem) não me deixa acessar o endereço disponível no seu perfil. Como minha área não é, especialmente a informática, da qual sou usuária, mas completamente ignorante (Graças ao mesmo Bom Deus), preciso que você abra o caminho para que eu possa te enviar estas tais árvores, caso queira ao menos vê-las... No meu perfil do blog há um e-mail cadastrado, que uso somente para conversar muito, com meu outro amigo querido e hoje muito próximo, mesmo que anônimos um para o outro, conhecido lá no blog (esquisito não é? mas tem funcionado bem). Se você puder me encaminhar um e-mail para o endereço que consta lá, terei o maior prazer em enviar as fotos que tirei para você, com muito carinho. Beijos bronzeados pelo sol de Sergipe, Alagoas e Bahia... estou me sentindo plena de sol e luz... meus olhos ainda guardam as cores dos por de sol que vi entre coqueiros e prais desertas... estou tentando me readaptar ao asfalto após dias caminhando na areia de praias lindas e infindáveis... Fico aguardando... Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa a ausência... morreu a minha avó e eu morri também... ainda não sei que dizer. Estou bloqueada...

    ResponderExcluir
  7. Minha poetinha Rosanazul, este laços invisíveis que nos amarram sem que se perceba, sem que se tenha noção do que ocorre, são os caprichos da vida, e isso é bom, pois somos humanos, temos sentimentos, e de uma forma ou outra é bom quando eles afloram...podemos aprender mais um pouco sobre nós. Essa minha relação com as árvores vem desde a infância, e o teu email (belíssimo) nos dá uma metáfora encantadora das árvores...meu pensamento, então se cruza com o teu, penso na poeta que me conhece mais do que eu permitira a alguém, então a vida faz o maior sentido prar mim. Foi muito bom falar contigo naquele domingo. Um imenso abraço minha poeta e amiga.

    ResponderExcluir
  8. Mercedes, Mercedes, se pensarmos nos amigos que temos e tentar achar onde nos encontramos, com certeza sairão belas histórias, engraçadas, então percebemos que não poderia ser diferente com aquela pessoa, que naturalmente se torna especial para nós...quanto ao futebol, bem, eu gosato, mas este blog não é esportista rsrsrs, é que gosto muito daquele jogador em especial...não te preocupes, neste espaço posso até falar de futebol, mas não é prioridade, tento fazer deste blog, algo poético,terápico, de troca de idéias para nosso quotidiano, tento emlhorar a cada post, é uma busca....um imenso abraço minha amiga.

    ResponderExcluir
  9. Anaís, primeiro perdão pela demora da resposta, que gosto tanto, bem, o meu passeio foi mais singelo, no interior do RS, caminhei junto ao rio Jacui, que banha a terra de meus pais (e minha também), mas tou tanto tempo longe que quase nem me identifico, mas amo aquela terra mesmo assim. Quero estas árvores, e sim, todas, das menores as maiores, todas tem sua beleza única, que é o que me encanta...enquanto te respondo chove muito aqui, acho bela a chuva, mas assusta às vezes...embora minha ferramenta de trabalho seja um computador, também sou bem ignorante, costumo dizer que sou papagaio de pirata, ou de computador, vou decorando e repetindo (graças ao Bom Deus). Sempre gosto desta referência a Deus. Nunca tive o prazer ou o poder de pagar umas férias por este Brasil tão cheio de lugares espetaculares, mas um dia... mandarei meu email, que está no meu perfil. Neste período de aus~encia, ou afastamento do asfalto pude desopilar abraçando algumas árvores, como isso é bom, ainda funciona bem comigo, fazia esta brincadeira ainda pequeno, e olha que lá se vão os anos. Querida Anaís, já estamos no mês dois deste ano, e tou com um pouco de dificuldade em aceitar o inevitável, o tempo passa e logo farei mais um aniversário, isso é assustador, quando não se conseguiu certos objetivos, ou sonhos, ou sei lá, alguma conquista relevante...mas não posso me queixar, meu Bom Deus permite-me acordar todos os dias, e isso é muito bom...um imenso abraço querida amiga.

    ResponderExcluir
  10. Minha doce Dark Angel, sinto muito, por mais que se saiba disso, é muito complicado quando chega na casa da gente. FORÇA.

    ResponderExcluir
  11. Oi Café com Borboleta, sei eu das dores que o amor pode causar, mas Maria Luiza tem um conhecimento mais profundo, ela poderia morrer de amor, eu acho que morreria se não amasse, hoje são meus pais, amigos, árvores, amo estar vivo. Obrigado pela visita e um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo, acabei de responder ao tópico depois deste... da mesma forma que responderei ao que vem depois... ando sumida e atrapalhada, problemas demais de trabalho e olhe que as férias acabaram apenas há duas semanas... Bem, ao menos parece um ano promissor nesta área, bem como nas outras... é só a tempestade que, desta vez, também parece preceder uma bonança muito aguardada... E não se engane, minhas férias viajando foram um presente merecido, mas dado por razões equivocadas... só aceitei porque sabia que merecia e porque não podia roubar da chefinha a primeira e tão desejada viagem "de avião" e uma proximidade com a mãe que ela terá muito pouco ao longo deste ano, se a vida profissional cumprir o que promete... Infelizmente, ou felizmente, nem sempre as concessões que temos de fazer não são as melhores, mas preciso pensar além e sobretudo pensar no futuro desta garotinha que amo mais do que tudo na vida. Beijos meu querido, sempre sem conta e sem calendário.

    ResponderExcluir