segunda-feira, 21 de março de 2011

NUM REPENTE DE LUZ E TEZ


(...) Como um Bolero de Ravel, disse F., lentamente, minimalista mesmo, mas pulsando. Fraco mas respirando. Mais profundamente e a cada instante e mais mais mais(...) De onde estava apenas observei, continuou (...) A vida não começa lenta assim, o gozo, o parto, tudo é traumatizante, ou quase..Tá mais para para o final apoteótico do Bolero, claro. O fim do Bolero é o começo ou recomeço. Porque o amor é o começo. Lentamente, imperceptível. Não, mas daí pula para o fim, a tempestade, a escuridão clara. A cegueira que vê. Mas a vida é o Bolero do começo ao fim. Desculpa, não é isso que queres ouvir, né? Onde andei. Com quem. O que fiz. Não precisa baixar a cabeça, só tou tentando entender o que queres que eu diga(...)

Neste final de semana, entre um sono e outro assisti um programa de tv que apareceu Maria Bethânia, que para mim transcende uma cantora, acho ela uma entidade que encarnou aqui neste planeta para cantar, e recitar poemas. Sua dignidade está além da realeza,sua simplicidade é de cortar a alma, de pés descalços, cabelos longos, dignamente envelhecidos e a anfitriã deste programa Regina Casé é outra entidade em forma de gente, o programa parece uma bagunça, muito samba, mas é encantador, acho que nunca antes na história deste país ouve um programa de auditório em que metade das pessoas é negra...engraçado, mas é verdade quando digo que pela primeira vez em minha vida me vejo na televisão, pois parece que aqui no Brasil só tem branco, mas enfim...como falei, entre um sono e outro...

VERSO CURTO

angústia naõ corre
pula

e a gula engole
a dor duma vez

ou risada sem
pavio
a barragem do rio
explode
num repente de luz
e tez.

CUTI do livro NEGROESIA, Antologia Poética

10 comentários:

  1. Olá Jair
    Concordo pelanemente com o seu comentário sobre a Bethânia, ela é uma diva. Quanto à mistura de raças no Brasil, o nosso fator de colonização foi cruel e acabou privilegiando a raça que menos contribuiu para isso.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Jair, entre uma panela e outra, com um pé na cozinha e outro na sala, também assisti o programa da Regina Casé!! rsrs Muito legal mesmo!
    E assino embaixo as tuas observações...Bem acordada!!rsrs
    Gosto muito do bolero de Ravel...
    E assim vamos levando a vida Jair, tentando aprender e/ou acertar o passo na Dança do Universo... entre um sono e outro...!!
    O meu carinho azul de sempre pra ti!
    Beijos e abraços!!
    RO

    ResponderExcluir
  3. me ha gustado esta entrada sobre Maria Bethania, aunque no la conozco mucho, he escuchado algunas canciones famosas, conozco mejor a su hermano Veloso.
    El Bolero de Ravel sinceramente nunca me ha gustado mucho..
    un saludo y felicidad
    Blas

    ResponderExcluir
  4. que vivan la negritud, María Bethania,Regina Casé,la vida que comienza abrupta! y que viva Jair!

    mil besos*

    ResponderExcluir
  5. Jair, Jair, te propongo una idea musical un poco surrealista: el bolero de... María Bethania!!
    :-D
    ¿...No te gusta? Sólo quería hacerte sonreír, jejejee...

    Un gran abrazo blanco y negro!!

    ResponderExcluir
  6. Meu querido prof. Elian, gostamos de coisas parecidas, eu acho genial, chamo isso sintonia, afinidade...apesar do polêmico blog de Bethânia, pra mim ela continua uma DIVA. Tem uma ex-colega, aposentou-se, a Cris, que dizia que até cantando atirei o pau no gato ficava divino com Bethânia, e é verdade.
    ps. Capturei um esqueleto de árvore publicado em post teu, que ainda vou comentar.
    ps.2. Meu querido amigo, não tou no meu melhor dia, mas falar contigo já uma benção, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Minha doce e amada flor azul, minha doce poetinha o que seria de mim sem tua luz, tua voz, tuas palavras...adorei um pé na cozinha e outro na sala, só tu mesmo...eu adoro o Bolero também,e isso nos aproxima mais e mais...acabei de errar o passo na Dança do Universo, e talvez não acerte nunca mais, mas vou continuar tentando...os dias, especialmente hoje, não está sendo nada bom, mas até aí, os dias nunca forma muito bons comigo, já devia ter acostumado, mas continuo pedindo a Deus, e parece que Ele não está afim de me dar nada, senão o de sempre, dor, tristeza, azar, falta de amor...mas tenho tu ainda, espero, porque se não sou abandonado, eu abandono. Minha sina, já te falei disso, sou um tanto descepcionante (preciso falar mais, to te mandando um email). Um imenso abraço, e reza por mim, hoje tou precisando.

    ResponderExcluir
  8. Olá Blas, amo Caetano também, mas Bethânia é algo extraordinário...costumo dizer que escolhemos e somos escolhidos pelo amigos da blogosfera por afinidades, música, literatura, política, enfim...existem momentos de bifurcações nos caminhos e acho que o Bolero é nossa encruzilhada ( o que seria do roxo se todos gostassem de amarelo, né /). Como estamos neste mundo virtual, acho que chegou o momento de continuarmos nossas buscas ou sermos buscados por pessoas afins...me gusta mucho, mucho El Bolero de Ravel. Um grande abraço.
    ps. passarei para me despedir na tua festa...

    ResponderExcluir
  9. Querida Rayuela o prazer é imenso quando passas por aqui, e meu prazer é maior quando estou a me afogar em teus escritos, VIVA RAYUELA. Perdoe-me, estou num péssimo dia, de despedidas, rompimentos, novos caminhos, tou meio confuso, mas acho que isso faz parte de mim...Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  10. Mercedes, Mercedes, não tem como negar, tua criatividade é insana e adorável...amei tua observação no comentário que fiz em teu conto do Espelho...queria dizer inconsciente, mas daí tu disseste. Tu és o máximo. O mundo é colorido, mas blanco y negro é lindo, uma bela combinação. Gracias por vir. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir