sexta-feira, 11 de março de 2011

NEM TODA A POESIA DO MUNDO


by Eliana Pedroso (esta é prova viva que não sei lidar com esta ferramenta chamada computador, meu Deus, não sei como trabalho com isso...a fotografia da árvore, aliás duas árvores em uma é muito linda, e eu consegui transformá-la, nesta imagem que postei, enfim...maiores explicações com a fotógrafa)


No primeiro dia cordialmente nos cumprimentamos, um aperto de mão, ou quase isso. Não houve aperto. Uma mão pálida, mácia e gelada. Pela parte macia meu pai diria que é maõ de vagabundo, e, o estranho é que a minha não chega a ser macia, mas não tem calos, como a dele...bom, eu sou trabalhador. Nunca fomos amigos, e , colegas por pura circunstãncia, naturalmente viemos de mundos distintos, o meu mais pobre talvez (pobre economicamente, mas muito rico em amor, cuidados...), ele, de uma mundo abastado, basta ver o carro com que vem trabalhar, e o cargo é bem superior ao meu. Este é problema. Se queres conhecer uma pessoa, dê-lhe poder, este ditado cai como uma luva para F. , assim o chamarei. Arrogância, vejo em seus olhos, mas consigo ver também uma doçura, algo que é bom, mas que fica lá, trancado, escondido. Os dias começaram agora, temos um longo ano pela frente...(continua).


"Pra onde vai o mundo, pra onde ele vai"...assim começa uma hardcore de uma banda meio punk chamada Replicantes, do tempo em que pogava, bem, mas não é isso, mimha preocupação está além de minha junventude punk, que já passou. Acho que o mundo não vai, ele vem em forma de tempestades, chuvas torrenciais, terremotos, tsunamis...fiquei muito assustado ao ver imagens do que ocorreu no Japão, meu Deus, não bastava a Líbia, acho que o exterminio humano jã começou, aliás começa quando nascemos, mas falo das mortes em massa, genocídio mesmo (caso da Líbia) e catástrofes que poderiam fazer desaparecer uma cidade de milhões de habitantes em segundos. Nossa vida está por um fio, e mesmo assim, não nos importamos, seguimos adiante, juntando dinheiro, comprando o fútil, ignorando o miserável que dorme na calçada, zelamos por nosso filho, enquanto nos lixamos ou falamos mal do filho alheio. Penso que nem toda a poesia do mundo o salvaria, ou salvaria ? Harmonia, equilibrio, fé, porque é tão difícil dar a mão ao próximo e formar-mos um corrente de amor ? Não sei responder, pra mim é muito difícil tocar o próximo, deve ser algum trauma que não identifiquei ainda, parei de fazer ginastica laboral no trabalho, porque tem exercício que se precisa do apoio do corpo do colega, desisti. Acho que os anos de solidão em que vivo, deve explicar alguma coisa, a não ser meus pais, fico muito chateado ao ser tocado. Complicado né ? Talvez isso explique também a falta de namoros, enfim...

ps. Ouço incansávelmente um "disco" do Rei Roberto Carlos, com uma super seleção de músicas dele...como me comovem as coisas que o Rei canta, ás vezes choro, talvez por imaginar, ou saber que os romances que ele canta nas músicas jamais farão parte de minha vida...sabe, tenho esperanças na vida, apesar dos possíveis tsunamis, mas tou pendurando as chuteiras...afe, quanta carência.

12 comentários:

  1. Boa tarde, querido amigo Jair.

    Eu também adoro o Wanderley. Garimpei seu blog, no espaço dele.

    Agradeço-lhe pela honra da sua visita, e pelo belíssimo comentário.

    Estava lendo o seu perfil e achei o máximo, você se definir como todo mundo ou ninguém. Depois, você fala sobre a vida e a morte.

    Acho que todos os extremos que encontramos dentro de nós mesmos, é fruto desse grande antagonismo que é a vida e a morte.
    Isso tudo é uma grande interrogação.

    Gostei muito daqui, e voltarei para ler com mais calma.

    Um grande abraço.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  2. Meu querido poeta...

    O mundo está mesmo passando por grandes transformações e sabemos disso... só não sabemos ainda como tudo vai ficar...
    Enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte, tentando a cada dia sermos um pouco melhor...

    Ei, acho bom voltar a fazer os exercícios, precisamos das pessoas sabia? Por isso vivemos em comunidade menino! rsrsrs Relaxa!! No começo vai ser difícil, mas sei que vai conseguir...
    Velho sim, enferrujados não!! rsrsr Jair, o toque é muito importante... toque e deixe-se tocar...

    Qto as músicas do Rei, tbem gosto... sonhos? Quem não os tem...decepções? Acho que até em maior quantidade... Mas desistir de amar por medo de sofrer? Jamais!!

    "Se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi"... Precisamos fazer e deixar nossos "detalhes de uma vida" A nossa história...
    Acho que esse nome combina bem com teu blog: Detalhes de uma vida...

    Um fim de semana abençoado e feliz pra ti!
    meu carinho,
    Beijo azul!
    RO

    ResponderExcluir
  3. Amigo Jair,

    Cheguei cá e fiquei triste, achei que tinha ficado registado um comentário meu, mas não ficou, malfadada rede virtual, que às vezes tem disto...
    Mas não me importo de repetir o meu agradecimento, pelo apoio e carinho que me tem deixado no meu cantinho. Estou triste ainda, mas um dia de cada vez, é verdade...
    O mundo anda meio escurecido, não sou só eu, ou o Jair...
    Olhando à volta, até dá o medo... medo de viver? Pois, mas é um disparate ter medo de viver...
    Não sei Jair, não sei mesmo... está tudo muito empobrcido de espírito, é preciso fazer o nosso pouquinho para ver no que isso dá.

    Obrigada pela amizade, obrigada por suas mensagens de carinho, obrigada por não se esquecer. Tenha um óptimo fim-de-semana!
    Deixo, como sempre, o meu sorriso :)

    ResponderExcluir
  4. Amapola, tenho andado bem, apesar dos percalços do caminho, das tristezas...mas começando a semana na quarta-feira de cinzas, começando o ano verdadeiramente, estava meio inseguro, passei um feriado muito bom com meus pais e ao retornar para a cidade grande, voltam os medos, aquela vontade de desistir de tudo e todos (o todos é força de expressão, sou um ser só). Havia postado uma música do Djavam que eu adoro, uma homenagem a uma internauta que eu também adoro, uma poeta (como tu), daí lá pelas tantas vi que tinha um comentário novo, abro e tu me aparece, fui logo para teu espaço na blogosfera (como é rápido tudo na internet, né ?) e descubro mais um canto em que existe o que mais gosto, poesia, e a tua é encantadora, tu contas história, logo, adorei, e pretendo ler mais...muito obrigado pela visita e comentário tão gentil. É verdade aquela máxima, quem tem amigo tem tudo, e viva o prof Elian, como eu chamo o Wanderlei, que é um fofo. Enfim, terei um final de semana muito feliz, conhecer alguém para mim é sagrado, sou tão distante de tudo, tento, meio fechado, mas o prazer é maior quando entra mais alguém em minha vida, seja bem vinda. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Minha amada poeta, é sempre muito bom te ter por perto, sentir tua luz azul, e receber tua sabedoria, teus "conselhos" que me soam tão suaves, quase como um convite, acho por que vem de ti, ou a forma como dizes, ou eu que espero que digas alguma coisa...juro, vou tentar fazer a laboral, por ti rsrsrsrsr, e por mim também, afinal os anos chegaram no meu corpo e se agarraram de tal forma que não sei mais o que fazer, plástica?rsrsrsrs, não, laboral. Terei de passar a prova de fogo, sério, tenho problemas com toque, em coletivos é um suplício encostar nas pessoas, não é nojo, é só, sei lá o que é...
    Meu gosto musical é bem misturado, mas Roberto Carlos sempre gostei (exceto a fase do caminhoneiro rsrsrsrsr)e à medida que envelheço, fazem mais sentido ao meu coração suas músicas, mas na forma de sonho...agora quer tu disseste, quem sabe não comece a abrir meu coração para um possível amor, hein ?
    Viu só tua influência em mim, não se espante se o meu blog mudar de nome...
    Te adoro Rosana, minha amada poetinha...um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  6. MY SWEET DARK ANGEL não poderia ter um início de final de semana mais feliz, e mais feliz fico em saber que tua dor acalma-se, como tudo na vida, mas a dor da gente, só a gente sabe, só podemos, os amigos, oferecer o ombro e ser solidário...tenho me preocupado com os caminhos que estamos seguindo, digo nós enquanto humanidade, as guerras, as fomes, as dores, do mundo e a nossa, mas estamos vivos e temos abrigação de viver, mesmo que difícil,mesmo que sofrendo, mesmo que não querendo, temos de viver, insistir, ser teimoso mesmo, como eu...tou tentando, quem sabe o pouquinho de cada um não possa SALVAR o mundo, ou iniciar-mos uma corrente positiva (acho meio Comte, meio chato)mas o termo é esse POSITIVISMO, é nosso pouquinho,e, juntos somos fortes, muito fortes. OBRIGADO pela visita e pelo carinho de sempre, e, pelo sorriso, meu estoque estava no fim...um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, querido amigo Jair.

    Adorei seu texto!!
    Sobre as catástrofes, é um terror...
    Sobre você dizer que não consegue ser tocado por ninguém, além de seus pais, acho que você mesmo encontrará o motivo disso, nas suas reflexões.

    Vença isso, menino! Seja feliz...

    Mesmo de longe, aceite o meu abraço bem apertado!!

    Desejo-lhe muitas alegrias e paz.

    ResponderExcluir
  8. Amapola, continuo navegando em teus blogs e me deliciando com as descobertas, como um Fernando Pessoa, és multifacetada nas artes, o que me é encantador...pois é, sempre me despeço dos amigos com abraço, virtualmente fica mais fácil, mas aceito teu abraço bem apertado, pois sinto que vem do coração. E pra ti um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  9. muy interesantes tus reflecciones sobre la actualidad, catastròfica, podemos solo defendernos con seguir buscando la belleza, la poesia , las flores que brotan luego de las tempestades, la calma luego del temporal
    un abrazo , gracias por acompanarme alla casa de la locura...
    saludos
    Blas

    ResponderExcluir
  10. Mui querido amigo Blas, naõ sei se ainda é o suficiente nos defender buscando a beleza ou a poesia, pois talvez a poesia não nos salve mais...está muito rápido a destruição, não sei se depois da tempestade vem a bonanza, pois pode vir a enchente, o que está ocorrendo demais aqui em meu país...mas não quero ser pessimista, pois fico muito feliz com tua visita, mas acredito e espero as flores brotarem depois do temporal. Valeu, estas tuas imagens positivas acalmaram minha alma...e será e é sempre um prazer acompanhar-te nos teus locos e inteligentes escritos. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  11. hola,mi amigo jair.
    vamos por partes
    primero, espero la continuación de ese relato tuyo que,según parece, viene muy bien.
    segundo, las catástrofes naturales son éso, naturales...el tema es que en un mundo tan densamente poblado los resultados son terribles, arrasadores, desoladores.no podemos contra la naturaleza.
    tercero, comprendo tu decisión de seguir en soledad...a veces la gente nos cansa...
    pero la vida sigue, y seguimos creyendo en la vida.
    no sé si la poesía salvará al mundo, pero ayuda, eso sí lo creo,amigo, la poesía nos ayuda.

    enorme abrazo,jair*

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha tê-la por aqui, fico muy contente Rayuela...bem, como Jack, o estripador, vamos por partes: inspirado por ti e tua mulheres (Lila, Maga...) e Maria Luiza, uma que aparece no blog CaféComBorboleta, tou criando meus (outros eus ?) personagens, que estão entre o real e meu imaginário, ou reais que imagino e tento desenvolver história para minha direção. Já existe K., que simboliza um amor perdido;
    As catástrofes, tá muito sério isso né ? e não preciso ir muito longe lá no Japão, que tá muito triste, deseperador, aqui no Brasil anda uma onda de enchentes, uma coisa muito horrível. Seria a natureza adiantando a seleção natural dos que ficarão para a próxima tentativa de se viver bem no e com o planeta Terra ?;
    Minha solidão, acho que tou tão acostumado, ainda mais depois do blog, onde estou só teclando, mas sei que existem seres muito especiais que me leem, que eu leio, que trocamos idéias, opiniões...então o mundo real, que é importante, não me oferece tantos seres interessantes que encontrei (tu) e que encontro na blogosfera, pessoas que tem coisas a me dizer, que me fazem sentido...e realmente às vezes as pessoas nos cansam...mas o mais importante para que tudo isso de ou não de certo é continuar acreditando, seguindo, tentanto VIVER. E a POESIA, está sim, não sei se salvará o mundo (eu acredito que sim), mas com certeza salva minha VIDA.
    Um gigantesco abraço amiga e muito obrigado sempre, pelas visitas.

    ResponderExcluir