segunda-feira, 28 de março de 2011

INVENTEMOS UMA NOVA PASSAGEM

by Rosana Souza

O VENTO QUE PENETRA

O vento afasta as nuvens
e claridade retorna. Quando
a julgamento é lúcido, as
dúvidas desaparecem.

I Ching

Foram três dias horríveis, relato o terceiro e último desta catástrofe que é minha vida. De tudo o que sempre preservei e preservo é minha família, meu pai e minha mãe (meus irmãos sabem se virar) e meu trabalho, que é meu ganha pão, o motivo, junto de meus pais de eue ainda estar aqui. Tenho amigos da boglosfera bem fiéis, que cobram mesmo, e de alguma forma meu surto de três dias ficou meio suspenso, se não fosse assim, não seria eu, talvez um outro eu do momento...Viva Fernando Pessoa.
Às vezes não se pode lutar contra, mesmo aquelas coisas que somos contra, então, nos unimos, foi o que fiz, e para minha surpresa funcionou muito mais rápido que da outra forma, meu inimigo que está no poder rsrsrsrsrs...isso é Cazuza, ajudou-me, claro que não falou comigo, como eu fiz ao fazer tal pedido, limitou-se a mandar uma mensagensinha eletrônica, poupou-me de ter de ouvir sua voz. Sempre tento, usar metáforas, imagens poéticas (no que não sou bom, como minha amiga RosanAzul, minha poetinha), então boa parte disso tudo é mentira, ou história para ter o que por no blog.
Joguei o I Ching e O Vento Que Penetra é o hexagrama 57, o que é muito generoso para o que eu perguntei "As forças do mal se dispersam, como as nuvens empurradas pelo vento", isso acalmou minha alma, pois acabo de dar um salto no escuro, estou fechando um ciclo, para abrir outro, fugir não adianta, ficar muito menos...sou assim, reconheço, sei de minhas limitações e minhas neuras, embora não seja um neurótico, lendo Jung encontrei algumas definições no livro Tipos Psicológicos, e não sou um neurótico, apenas problemático "O Sucesso está no esforço constante, orientado numa única direção". E Deus me proteja.

15 comentários:

  1. Querido Jair: un saludo, como siempre llenos de vida tus post, que combinan realidades de vida y de la blogosfera; el libro de los Ching (transmutaciones) Jung con sus tipos de personalidades; cosas que leo con interes; creo yo tambien ser un poco problematico..
    un saludo cordial
    Blas

    ResponderExcluir
  2. Ora que belo mix! Jair, Jung, Pessoa, Cazuza e Rosanazul rsrsrs e quem não tiver nenhum probema que atire a primeira pedra!!!
    Jair meu querido, tudo de bom pra ti e sucesso!!
    Ficou legal a imagem, obrigada!
    Um beijo azul com meu carinho de sempre! RO

    ResponderExcluir
  3. ops...probema não dá né?! Problemas...

    ResponderExcluir
  4. Querido Blas, fiquei mais feliz que das outras vezes que aportou por aqui, não esperava mesmo, achei que El Bolero havia acabado com nossa amizade, mas dane-se o bolero, quero meus amigos perto de mim, falando línguas diferentes mas a mesma língua, a mesma busca. é uma das coisas que me atraem em teu blog são as citações, filósofos, escritores...nfim, que um dia li, que leio, que tenho alguma ligação ou lembrança. Eu só sou complicado, um pouquinho, mas nada que os "amigos" não entendam e perdoem. Um imenso abraço meu amigo.
    ps. Tou me preparando para encarar Eric Fronm...

    ResponderExcluir
  5. rsrsrsrs...só faço citações aos que me inspiram, me tocam, me fazer ver as coisas do angulo que não conseguia e isso é maravilhoso. Um imenso abraço minha amada amiga Rosana, a poeta.

    ResponderExcluir
  6. Estaremos sempre aqui para saber como está a decorrer o fecho do ciclo.
    É imperativo mudarmos o caminho, se o que percorremos não está a resultar. Cair e tornar a levantar. SEMPRE.

    Abraço, beijinhos e um grande sorriso pra si, amigo Jair :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Jair
    Somos todos problemáticos, em mais ou menos grau. O importante é não desistir nunca, é acreditar sempre que tudo é possível.
    Obrigado por suas visita e comentários, sempre tão gentis.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. I Ching y JUng...me gustan mucho.

    y también se abrirán portales.

    mil besos,Jair*

    ResponderExcluir
  9. My sweet Dark Angel, eu também aguardo, pois estou fechando um ciclo, mas continuo suspenso, aguardando o outro momento, já que o meu está decidido...mas que demais tê-la por aqui, pois aqui sempre serás bem vinda, uma visita e deixando um sorriso, não posso querer mais de Deus. Sabe, muita coisa começou a fazer sentido depois deste blog, dos seres humanos belos de alma que encontro, dessa troca de energia boa...e a vida segue seu curso ou seguimos nosso caminho, e é o que estou a fazer, após levar mais um tombo (palavra meia estranha, né?) e levantar e seguir, sempre, sempre...Um imenso abraço cara amiga.

    ResponderExcluir
  10. Meu querido prof. Elian, eu que agradeço a cada visita e carinho teus...eu acho que faço parte daqueles problemáticos em maior grau rsrsrsrs...essa parte do acreditar é a mais difícil para mim, mas eu insisto, com palavras tão carinhosas de incentivo, eu consigo acreditar, eu desejo, eu quero o que me é possível. Eu só quero é ser feliz, ter paz interior, estar bem, para poder fazer o que mais se quer, VIVER. Um imenso abraço meu querido amigo prof. Elian.

    ResponderExcluir
  11. São esses portais que busco, pois sei que ao atravessá-los possivelmente encontrarei o que busco, mas enquanto isso, em saber dessa possibilidade é um sopro de vida para seguir adelante, enquanto aguardo este momento mágico, deliro com poemas de amigos, textos, palavras, sintonias...um imenso abraço amiga Rayuela.

    ResponderExcluir
  12. Jair, Jair, hagas lo que hagas en la vida, espero que siempre continúes con tu blog y nos transmitas con la misma pureza todas tus sensaciones y todos tus sentimientos!

    Un abrazo gigante.
    PD.- Jung es revelador...Me gusta mucho.

    ResponderExcluir
  13. Mercedes, Mercedes fico agradecido sempre com tua visita e sinto-me muito contente com tuas palavras de carinho, de estímulo...juro que tento ficcionar meus relatos, mas vivo isso e tenho de ser honesto comigo...essa minha busca às vezes parece meio utópica, mas não desisto, quem sabe...neste blog exercito também esse equilibrio, quer dizer, o que deveria ser equilibrado, razão e sentimento (agora enquanto escrevia, passou por aqui Ju uma amiga, muito amada e deu-me um beijinho, por que eu reclamava dela e dizia que meus amigos virtuais/reais eram distantes, mas muito próximo seus carinhos, teu carinho). Mas sou eu mesmo, ou vários deles num só que sou eu...quando iniciei leituras despretenciosas de Jung, foi a conclusão que cheguei:revelador. Um imenso abraço amiga dos mil humores.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, faz um tempinho que não deixo comentários aqui no seu cantinho, meu provedor estava com vários problemas. agora tá tudo resolvido e passei pra dar um olá.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá minha amiga Eugenia, muitp feliz com tua visita...tou de olho nos teus post sempre, e saibas que é sempre muito bem vinda neste cantinho da blogosfera. Um imesno abraço.

    ResponderExcluir