quarta-feira, 16 de março de 2011

PARA SEMPRE CAIO FERNANDO ABREU




DIÁLOGO
Caio Fernando Abreu

A: Você é meu companheiro.
B: Hein?
A: Você é meu companheiro, eu disse
B: O quê?
A: Eu disse que você é meu companheiro.
B: O que é que você quer dizer com isso?
A: Eu quero dizer que você é meu companheiro, Só isso.
B: Tem alguma coisa atrás, eu sinto.
A: Não. Não tem nada. Deixa de ser paranóico.
B: Não é disso que estou falando.
A: Você está falando do quê, então?
B: Estou falando disso que você falou agora.
A: Ah, sei. Que eu sou teu companheiro.
B: Não, não foi assim: que eu sou teu companheiro.
A: Você também sente?
B: O quê?
A: Que você é meu companheiro?
B: Não me confunda. Tem alguma coisa atrás, eu sei.
A: Atrás do companheiro?
B: È.
A: Não.
B: Você não sente?
A: Que você é meu companheiro? Sinto, sim. Claro que eu sinto. E você, não?
B: Não. Não é isso. Não é assim.
A: Você não quer que seja isso assim?
B: Não é que eu não queira: é que não é.
A: Não me confunda, por favor, não me confunda. No começo era claro.
B: Agora não?
A: Agora sim. Você quer?
B: O quê?
A: Ser meu companheiro.
B: Ser teu companheiro?
A: È.
B: Companheiro?
A: Sim.
B: Eu não sei. Por favor não me confunda. No começo era claro. Tem alguma coisa atrás, voc~e não vê?
A: eu vejo. Eu quero.
B: O quê?
A: Que você seja meu companheiro.
B: Hein?
A: Eu quero que você seja meu companheiro, eu disse.
B: O quê?
A: Eu disse que eu quero que você seja meu companheiro.
B: Você disse?
A: Eu disse?
B: Não, não foi assim: eu disse.
A: O quê?
B: Você é meu companheiro.
A: Hein?
(ad infinitum)

(In Morangos Mofados)

16 comentários:

  1. Olá Jair
    Caio Fernando foi (é) um dos maiores escritos do Brasil. Li esse livro e amei.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Jair, Jair, no conozco a este escritor, pero creo que me gustaría mucho!!
    (Te cuento un secreto: con frecuencia tengo este tipo de diálogos con mi suegra, jajajaja)

    Un graaaaaaaaaaaaan abrazo!

    ResponderExcluir
  3. dialogo en circumducciòn, interesante!
    a veces me suceden a mi tambièn este tipo de diàlogos..
    un saludo

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro poeta, para sempre mesmo...
    Um estilo diferenciado...

    "No século XX não se ama. Ninguém quer ninguém. Amar é out, é babaca, é careta. Embora persistam essas estranhas fronteiras entre paixão e loucura, entre paixão e suicídio. Não compreendo como querer o outro possa tornar-se mais forte do que querer a si próprio. Não compreendo como querer o outro possa pintar como saída de nossa solidão fatal. Mentira:compreendo sim. Mesmo consciente de que nasci sozinho do útero de minha mãe,berrando de pavor para o mundo insano,e que embarcarei sozinho num caixão rumo a sei lá o quê, além do pó.O que ou quem cruzo entre esses dois portos gelados da solidão é mera viagem: véu de maya,ilusão,passatempo.E exigimos o terno do perecível,loucos".
    (Caio Fernando Abreu)

    Parabéns pela postagem Jair, muito boa!
    Meu carinho de sempre!
    Beijo azul! RO

    ResponderExcluir
  5. Querido Jair, parece até que você adivinha...
    Esse pema é perfeito para descrever o meu momento atual. Uma ciranda completa de desencontros com hora marcada.
    Obrigada por mostrar em palavras algo que assisti em atitudes e me deixou completamente confusa... Beijos agradecidos.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido prof. Elian, Caio será para sempre meu escritor, meu anjo do apocalípse, meu senhor das palavras...faz muito que o leio e releio e sempre encontro algo novo para eu entender, refletir, rir e chorar; Morangos Mofados foi meu segundo livro dele que li, a esta altura meus amigos dos anos 80 já o apreciavam, éramos verdadeiros fãs. Pra minha felicidade já o li em teu blog, o que só confirmou de eu estar no lugar certo. Um imenso abraço e obrigado pelo carinho e visitas.

    ResponderExcluir
  7. rsrsrsrsrsrsrs...Mercedes, Mercedes adoro este teu senso de humor, me encanto com teus segredos contado a mim. Gosto muito deste texto, já mantive um Diálogo nessa linha também, mas não foi com minha sogra, pois não a tenho, mas com K. que nunca entendeu Caio, para minha decepçaõ. Um imenso abraço, e agradecido sempre pelas visitas.

    ResponderExcluir
  8. Pois é Blas, nossos relacionamento internéticos, ás vezes fica um !diálogo" meio assim, né ? O que para mim é uma forte sintonia, embora distantes, em mundos distintos, somos companheiros. Você é meu companheiro...Um imenso abraço, e sempre feliz com tuas visitas.

    ResponderExcluir
  9. Minha amada poetinha, obrigado pelo presente deste texto do Caio, que diz tanta coisa, nos coloca em xeque, e nos leva para aquele mundo das reflexões, das nossas decisões, dos amores que se tem ou se teve, a vida e a morte, lado a lado. E quando apaixonados não entedemos ? Entendemos sim, só que a emoção sobrepõe a razão, entãõ parecemos perdidos e naõ entendemos nada. Você é minha companheira. Um imenso abraço e fico aqui feliz da vida e azul.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jair tudo bom? Obrigada pela visita no blog e adorei seu cantinho aqui. Não li ainda Caio acredita? Mais um forte sinal que há muita coisa boa nesse mundo esperando pela gente.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Querida Anaís, Caio é assim, fuciona comigo também, por isso o tenho na cabeceira, sempre, tou com o meu favorito, TRiangulo das Águas, se bem que toda obra dele é favorita para mim...gosto especialmente deste Diálogo, pois é como dizes uma "ciranda completa de desencontros com hora marcada". Acredito, como a Rayuela em sicronicidade, nada é por acaso, estamos de alguma forma sintonizados, de-me teu ombro e te darei o meu, sem programações, apenas sensações, sentimentos, que amigos, como gêmeos acabam por saber de alguma forma o que o outro esta precisando. Fico muito feliz que Caio de alguma forma colocou palavras em que vives, e sinceramente, espero que se resolva...enfim, querida amiga este é um mundo do qual jamais sairei, o mundo do Caio é meio louco, mas me encontrei e me perdi em sua literatura, e me sinto bem, por isso, para sempre Caio. UM imenso abraço.

    ResponderExcluir
  12. OLá bela Prity, seja sempre bem vinda, como descobri o caminho do teu blog, podes me esperar por lá. 'e meio louco pra mim, nos conhecemos ao vivo, então falo do blog e tu dizes que tem um e agora do real para o virtual. O mais legal é que sempre simpatizei contigo, meus colegas dizem que sou meio chato, mas se gosto, gosto mesmo. Valeu Prity, um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  13. jair,

    Adorei a poesia, como disse, me traduziu em palavras uma situação recém acontecida... Vou procurar pelo poeta e, certamente, me encantar com outros textos. Obrigada por me apresentar. Você, assim como a Deb do "sexo e as mulheres" (vale à pena visitar) sempre me apresentam textos, músicas e artistas que grudam e nunca mais vão embora... A cada dia que passa adoro mais estes meus amigos da blogsfera... quanto conteúdo e pessoas e quantas pessoas com tanto conteúdo podemos achar e amar por aqui... Beijos meu querido.

    ResponderExcluir
  14. Querida Anaís, estes três últimos dias me foram uma prova de fogo, nada que não se consiga apagar, mas em se tratando de meu trabalho, aí eu piro, ´não está tudo resolvido, mas encaminhado...já fui no blog "sexo e as mulheres' e é muito interessante, para as mulheres e homens (como eu) que adoro as mulheres e quero mais é entende-lás, pois já é meio passo para entender o mundo. Eu também, descubro afinidades que lógicamente seria impossível, mas a blogosfera acabou com as "distâncias" e meu coração é maior, pois entram pessoas que se instalam perfeitamente nele, como tu, amiga Anaís. E em relação ao Caio, que amo tanto, fico tremendanebte feliz em levar a alguém um pouqinho de seu legado, e quando se quer saber mais, é uma espécie de compromisso cumprido,comigo mesmo de levar Caio para sempre...Beijos sem fim e sem calendários II.

    ResponderExcluir
  15. Caio tem "pensamentos rasgantes", que traduzem o que existe lá no fundo de nossas almas...
    Bjs, querido amigo! <3

    ResponderExcluir
  16. Dá uma olhada lá:

    http://milenaornelas.tumblr.com/

    (copiei teu diálogo,tá?)

    ResponderExcluir