sexta-feira, 29 de abril de 2011

BLUES DA PIEDADE

CAZUZA


Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo, derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com caras de abortadas
Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo
Que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas mini-certezas
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia
Pra quem não sabe amar, fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem.
Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar os blues
Com o pastor e o bumbo na praça.
Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade

15 comentários:

  1. Olá amigo Jair
    Suas escolhas são ótimas. Adoro Cazuza.
    Bom fim de semana
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Essa música é demais. Adoro. Aliás, adoro quase tudo do cazuza, mesmo a fase "azul e amarelo", que é bem triste, óbviamente, pela época da vida dele em que foi gravado o disco. Cazuza é meu bluzeiro predileto desta terra, debochado, descontrolado, mal humorado e sem paciência com a hipocrisia e a mediocridade humanas, mas com letras tão lindas e verdadeiras... Adoro de verdade. Você sempre escolhe os melhores meu amigo. Plagiando a Rosana, mas por motivos auto explicativos, hoje te envio Beijos Azuis!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jair, Jair, aunque es un "blues", cantar siempre es bueno para el alma...

    Que tengas un fin de semana lleno de felicidad y serenidad! Un grandísimo abrazo y..."vamos cantar o blues da piedade".

    ResponderExcluir
  4. Jair

    Vi o seu comentário no blog da Anaís e vim aqui conhecer o teu canto. :-) E descobri que você também é fissurado em música... e curte o Fela Kuti! Viva! E o Richard Bona, conhece? Adoooro.

    E viva o Cazuza também. Não tive como não lembrar do infame Bolsonaro na parte do "essa gente careta e covarde". Só que desse eu não tenho piedade não...

    Beijo,
    Deb.

    ResponderExcluir
  5. Que legal!!!! Meua amigos se encontrando pelos caminhos da net!!!! Bem vinda Deb, pra ajudar a dar forças a esse meu querido Peter Pan... jair, lembra o que precisa para poder voar com os meninos perdidos????? Pensamentos felizes!!!!!Beijos meu garoto da Terra do Nunca....

    ResponderExcluir
  6. Prof Elian, meu querido amigo, adoro abrir o blog e te encontrar por aqui...tive um findi maravilhoso com meus pais, e agora já retomo mminha rotina, quer dizer, tou aguardando um novo setor no trabalho, mas tá tudo bem. UM imenso abraço meu mui querido amigo.

    ResponderExcluir
  7. MInha ácida amiga Anaís, a sensação que tenho quando te leio é de muita verdade, suor, vontade de estar vivo, de dizer, soltar os bichinhos, ser eu mesmo....e Cazuza tem esse poder sobre mim também, berrar quando estiver com dor, ou quando estiver amando, e, silêncio quando preciso me recolher. SExta quando postei esta música, estava acontecendo aquilo no meu trabalho, como um Santiago de Crônica de uma morte anunciada, eu recebi a notícia sobre mim, que todos sabiam, menos eu, embora eu quem pedi para sair de onde estava..e Cazuza sempre escreveu letras para mim, em algum dia elas me dizem mais do que eu cantarolo, e sexta eu queria apenas piedade, queria pedir piedade a DEus, e meu profeta da tinha feito isso por mim, só precisei postar a letra da música. Tua definição de Cazuza é perfeita, o vejo assim também, só não tinha achado todas as tuas palavras (sem paciência com a hiprocrisia e a mediocridade humanas). Gosto demais desse cara, é do meu tempo, e mesmo que não fosse quando conhecesse a obra dele me encantaria com certeza. Teu comentário me enche de alegria, esperança, um sopro de renovação, obrigado amiga. UM imenso e forte abraço. Guardarei teu beijo azul, perto, onde guardo os beijos de minha poeta Rosana, todos no meu coração.

    ResponderExcluir
  8. Mercedes, Mercedes o blues vem lá do MIssissipi, com a dor dos negros norte americanos, com a verdade deles, os sonhos, a saudade, é uma música que mesmo sem eu saber me tocava profundamente (rsrsrsrsrs isso há muito tempo quando ainda era um garotinho). E quem canta seus males espanta, cantemos...meu final de semana não poderia ter sido mais sereno e feliz, estava com meus pais...sempre corro para o colo deles quando estou meio inseguro com o que me acontece de ruím, mas voltei bem, firme e forte para encarar o que vier, estarei bem, em paz comigo e feliz com visitas de amigos, como tu, senhora de todas as palavras, de tantas histórias, de tantas multiplas vidas, pois consegue parir personagens, que me encantam, me atormentam, me fazem refletir, grato pela visita, pelo carinho. UM imenso abraço cheio de inspiração para ti.

    ResponderExcluir
  9. Deb é um imenso prazer recebe-la neste cantinho da blogosfera, grato pelo gentil comentário...agora sou seguidor, mas já conhecia teu blog, e gostava, eu pensava: que mulher louca e lúcida, que texto claro e exato, bom, o blog da Anaís eu amo, gosto daquele estilo dela de dizer o quanto ama, o quanto odeia, isso me fascina e me anima, sem falar que ela, me anima mesmo. Quando li teu texto em que foste assistir um artista e se deparou com a mesmice das mulheres, clones umas das outras, achei tão bom, tão bom...mas não tive coragem de comentar, tremi na base, depois de ler os outros comentários (ótimos), e como tu estavas na casa de uma amiga, aproveitei para dizer para ela que a moça daquele comentário no blog dela era muito boa. Obrigado, adorei tua visita, adoro o afrobeat do Fela, ficaram os filhos, o Richard Bona, não conheço, mas taí uma dica, vou conhece-lo. Muito, muito feliz com tua visita. Um imenso abraço.

    ResponderExcluir
  10. Anaís,minha querida Anaís, veja só, tua amiga, nossa agora está por aqui, genial a blogosfera, encontros de idéias, de pessoas que trazem ou procuram algo, adorei. Adorei também, esta fábula, Peter Pan...tem um livro do Caio o Triangulo das...que tem três contos, e no terceiro lá pelas tantas o personagem diz, que quando criança sonhava com Peter Pan (e introjetava a tadinha da Wendy rsrsrsrs) e só queria abraçá-lo e sair voando (lembrei disso pois tou re-lendo Caio, só pra variar). Tou tendo pensamentos felizes no cyber espaço, o poder que meus amigos tem sobre mim, o poder que tens sobre mim, acho que as amizades se fazem por enes caminhos, do riso, da dor...a nossa foi pela dor do que escrevíamos e sentíamos, hoje é do riso, do diálogo franco,(incrível eu acho, pois para mim estes comentários do comentário (sempre lembro Rosana azul, ela gosta, eu gosto e achamos engraçado o comentário do comentário)) individualiza, pois somos seres distintos e merecemos ser reconhecidos como tal, mesmo na net. Minha amiga Anaís, acabaste me proporcionando um tempo de paz e felicidade, o que precisava, para sair dessa rotina real de vida real, mas o que é real ou virtual ? meio se confunde quando conhecemos os seres que nos identificamos, como se estivéssemos próximos, bem próximos, o que de todo não é mentira, pois já fazes parte da minha vida, meu coração. Um imenso abraço amiga Anaís.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jair! O que dizer quando quase tudo já foi dito??
    Até beijo azul tu já ganhasse nesta postagem!! rsrs snif, snif... (brincadeirinha)
    Sem dúvida, uma bela escolha para o teu post esta música do Cazuza...
    Bem, me resta apenas dizer que és muito querido entre nós (teus amigos da net e fora dela) mas isso tbem já sabes!! rsrs
    Acho que beijos azuis nunca serão demais, então um montão deles para uma semana abençoada e feliz! Obrigada pelo carinho deixado no meu blog!! Apareça sempre, gosto de te ver por lá!
    Meu carinho de sempre, RO

    ResponderExcluir
  12. Oi, voltei! Uma coisinha: Por que tu postou sem imagem?? bj(a)

    ResponderExcluir
  13. putz, escrevi pra caramba e foi pro cyber espaço...amanhã vou num lan descente e te comento o comentário rsrsrsrrsrs minha doce e amda amiga e poeta Rosana.

    ResponderExcluir
  14. Acho bom mesmo!! rsrsr Não vou te dar sossego se não comentar o meu comentário!!rsrs Beijos meu querido jair!

    ResponderExcluir
  15. MInha amada amiga e poeta Rosana, sempre faltará algo a ser dito para mim, vindo de ti, sempre aguardo...os tempos voltam a ser claros, definições, no ambito do trabalho, o que é maravilhoso...hoje quando saí para rua, pensei em ti, pois o dia estava (está) lindo e azul, o céu de um azul de felicidade. Viu, sempre estás comigo, e o céu é testemunha...precisava, quando postei esta letra de música do Cazuza, pedir piedade a DEus, pois estava querendo que DEus desse uma olhadinha onde estava (sei que ele sempre está nos olhando), mas naquele momento me sentia muito mais só que normalmente me sinto, a coisa tava meio complicada para mim, e não consigo separar as coisas, algumas, todas, embora me ache multiplo como um Fernando Pessoa, sou um. Cazuza tem muita influência na minha vida, desde quando o conheci ainda no primeiro disco do Barão, sempre me identifiquei com o que ele dizia (berrava), chamo ele de meu profeta, meu anjo torto, então ele tinha as palavras certas nessa música...mas agora tá tudo bem, tou noutro setor, e tou muito feliz, pois é assim que sei trabalhar. MInha mui amada amiga, sabes que a alegria toma conta de meu coração quando te encontro por aqui, agora já posso fazer outro post. Adorei o termo AMORECER, vou lá comentar um pouquinho.
    ps. OLha só, não acredito em casualidade, mas quando estava procurando uma figura para acompanhar o post, o que gosto muito, achei uma que não tinha muito a ver, então acabou não sedo postado, mas não foi por vontade, como disse, naquela lan falta alguma conexão, sei lá, só sei que não saiu, o que achei melhor, pois queria a força daquelas palavras, sem fantasias, sem figuras, porque estava expressando meu sentimento, o que precisava ouvir, o que precisava dizer. Mas eu adoro uma figura acompanhando, acho que usei todas as fotos que me mandaste, cada qual mais linda que a outra. Bom, este comentário esta quase um post, mas é muito prazeroso "falar" contigo. NO mais , um imenso abraço apertado para ti minha adora amiga Rosana.

    ResponderExcluir