quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ÁRVORES E LIVROS




Sentado a sombra das árvores, junto aos livros que se esparramavam nas estandes. A praça era toda alegria. Livros e àrvores. Nem as crianças que em reunião é só correria e gritaria, estavam encantadas com o contador de histórias, que contava uma história encantada... os livros felizes e satisfeitos ao serem tocados, folheados, comprados (alguns sendo lidos ali mesmo). A lista de livros que possuía, desapareceu. Toquei em tantos. Ah, e o aroma de livros e árvores ? é uma iguaria...como um Proust enlouquecido, as memórias e as histórias e os escritores se confundiam e me transportavam, como um Visconde de Sabugoza (obrigado Monteiro Lobato) dentro dos livros, nos galhos das árvores, por entre as pessoas.
Na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, o pânico de estar entre as pessoas desaparece, pois existe um desejo comum: Àrvores e Livros.
E como um ciranda psicodélica ou um redemoinho de livros...fecho os olhos e consigo ver Mario Quintana, com seu sorriso de Anjo sentado no banco ao meu lado, conversando com Moacir Scliar, sob a mesma árvore em que me encontro. O jardim que adornava toda a praça trazia margaridas, livres e não enlatadas para alívio de Caio Fernando Abreu; Borges suspirava , e de dentro da escuridão de seus olhos emanava uma luz em cada livro aberto...

Entre delírios e sonhos, uma verdade: IVO BENDER, o Senhor das Letras, para minha felicidade fo escolhido a Personalidade Literária, nada mais justo para um homem que dedicou toda uma vida ao teatro, a ensinar teatro e a escrever as mais geniais peças, e o livro de contos mais instigante que li este ano. Parabéns prof. IVO BENDER.

ps. OBRIGADO Amigos, que deixaram seu querido comentário no post anterior, aos que aqui estiveram, aos que gostariam da continuação deste blog, aos amigos...

ps.2 Definitivamente preciso escrever, me sinto melhor, reflito, me descubro e me entrego também, mas nada como uns bons tombos para se valorizar como é bom andar em pé, é o que tento fazer. Achei uma lan e logo poderei deixar meus comentários nos blogs que tanto gosto e nos que vou descobrindo e voltar a fazer o comentário do comentário rsrsrsrsrs...viu Rosana Azul!

16 comentários:

  1. qué maravilloso relato de una feria del libro!

    me encantó, además, el logo...un árbol!

    y, lo que más me gustó, es tu regreso.

    abrazos*

    ResponderExcluir
  2. Eba!! O Jair voltou!! \o/ !!!
    Legal a postagem sobre a feira do livro jair!
    Um grannnnnnnde abraço!
    Tudo de bom e aproveito para desejar um bom fim de semana!
    Beijo azul!
    Ro

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo de volta meu querido... escreva sim, escreva sempre... coloca a alma na ponta do lápis ou nas teclas do computador, põe pra fora o que te angustia, o que te faz morrer e torne isso o que te faz renascer... Muitos beijos de feliz retorno....

    ResponderExcluir
  4. Querido Jair, Jair, qué felicidad volver a verte por la blogosfera!!!!!! Espero de todo corazón que estés mejor y que continúes así!!
    Te imagino en esa feria del libro, un poco árbol, un poco libro...

    Un inmenso abrazo entre hojas escritas por artistas y hojas llevadas por el viento!

    ResponderExcluir
  5. Querida Rayuela, obrigado sempre pela presença e maáveis comentários...já faz algum tempo que 'te conheço', como se fizesse parte de alguma forma de minha vida, não só esta mas de outros tempos, existe a herança genética, mas acredito na herança arquetípica, e acho que é por aí que nossos mundos se encontram, que tuas palavras trazem o sentido dos meus sentidos, profundos, guardados a sete chaves, como 'secretos'...mas minha admiração por tua pessoa passa pelos belos escritos que encontro em teu blog. Gracias por tua existência. Um sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  6. Minha doce e amada poeta e amiga Rosana, então, a vida segue lentamente (nem tão lentamente) seu curso, vasmos nos adptando ao que surge, as pessoas que nos aparecem e as que nos desaparecem, acho que faz parte da vida, a minha sempre foi assim, então guardo os inesquecíveis, que por algum motivo nos afastamos, no coração ena memória. Minha querida, obrigado pela força azul de sempre, dessa tua mão estendida sempre para mim, nos meus piores momentos (e olha que não foram poucos), mas com a graça de Deus, após mais uma tempestade, sigo adiante buscando a paz e harmonia que são necessa´rios para desenvolvermos bem nossos atos aqui na terra. Este por hora é meu objetivo, até... vou mais devagar, pois sabes do meu tempo pra navegação, mas uma vez por semana poderei navegar após sair do trabalho, então acho que ficarei em dia com os blogs que tanto gosto de ler e comentar, quando tenho algo a dizer, e teu blog faz parte deste que não posso ficar muito tempo sem visitar. Obrigado de verdade amiga, por demonstar tamanho carinho por mim, o que só me deixa envaidecido. Um sempre imenso abraço.
    ps. gostou do comentário do comentário amiga ?s...

    ResponderExcluir
  7. Anaís, teu presente bem no meio de um momento, digamos, em crise comigo, foram perfeitas as fotos do México, tanto que ilustrei uns posts meio tristes, mas...que bom que estás aqui, é sempre muito bom 'falar' contigo. Confesso, tenho esta necessidade, é minha válvula de escape, onde coloco minhas dores, neuras, alegrias também, através da escrita. A literatura sempre me fez bem, só vou encarar mais como literatura, como já postei algumas palavras de Jorge Luis Borges, o que escrevo são minhas impressões do mundo (normalmente de meu mundinho egoísta), mas de uma forma alegórica, pois a literalidade da realidade não teria a menor graça, seriam posts muito chatos, mas a metáfora, os simbolismos, histórias com toques mágicos, é o que tentarei daqui por diante (eu acho)...uma coisa que sempre admirei em teu blog é que tuas palavras são vicerais, os textos saem de uma verdade gritante, e o resultado é poético, uma forma de literatura, enfim minha amiga...Obrigado pela amizade e o carinho. Um sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá meu primo amado, até que enfim...espero que esteja tudo indo bem por aí, qualquer coisa, sabe como me encontrar. Um abração meu primo e amigo muito querido.

    ResponderExcluir
  9. oLÁAAAAAA!!!!!!!!!!! GOSTEI SIM... ISSO ESTAVA FAZENDO MUITA FALTA, PORQUE AFINAL DE CONTAS O COMENTÁRIO DO COMENTÁRIO PASSOU A SER A MARCA REGISTRADA DO TEU BLOG!! rsrs E A GENTE ACABA VOLTANDO MESMO PRA VER O QUE TU COMENTOU SOBRE O COMENTÁRIO QUE FIZEMOS!! OBRIGADA PELO CARINHO MEU QUERIDO JAIR...E VAMOS EM FRENTE SEMPRE!
    ABRAÇOS DE MUITA PAZ E MUITA LUZ!! UMA BOA E ILUMINADA SEMANA PRA TI! BJO, RO

    ResponderExcluir
  10. Mercedes, Mercedes minha querida amiga, Senhora de todos os contos...tuas palavras enchem de vida meu coração, de coragem também...tenho aprendido muitolenfo teus contos, muita reflexão, e muito divertimento te ler...a vida segue, aminha também, acredito que agora as coisas ficaão mais calmas, até...enquanto isso cintinuarei com meu exercício de escrever as coisas da alma, da vida, da morte, mas vou tentar buscar uma 'literaturidade' para o que escrevo, não me permitirei ser mais tão pessoal (não sei se conseguirei, mas de escrever não abro mão, é vital para mim). Teus últimos contos estão ótimos, li, só não comentei, mas logo estarei aí pois me é muito prazerozo. Lembra na ediçaõ anterior desta Feira também postei algo, lá se vai um ano...mas não visitei a Feira, foi um delíro e desejo de ter ido, portanto querida Mercedes Mercedes, vou tentar inventar (embora, pareça que tudo já foi escrito). Obrigado pelo carinho de sempre e por este abraço surreal que recebo de ti. Um imenso abraço com aroma de livros e árvores.

    ResponderExcluir
  11. Minha amda poeta, sincronicidade, sintonia total, te adoro Rosana Azul, e sempre obrigado por teus desejos de coisas boas para mim. Um abração em tempo real.

    ResponderExcluir
  12. Jair,

    Concordo com você no tocante a escolha de Ivo Bender como a Personalidade Literária. Quantas lições ele tem dado a todos nós...

    Um abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  13. Meu caríssimo dr. Pedro, quanto prazer em recebe-lo neste espaço...quanto a Ivo Bender, também ahei maravilhoso, bem quando fizeram uma semana comemorativa aos seus 50 anos de teatro, foi onde o conheci pessoalmente, e lhe disse o quanto eu valorizo homenagens em vida (acho que todo mundo), pois se pode pedir a bênção ao criador, pois é isso que o Senhor das Letras é. E Viva Ivo Bender. Um imenso abraço, caro amigo, e perdoa a ausência em teu blog, mas estou a retomar os contatos, e ler mais os blogs que me ensinam e dão prazer ao mesmo tempo, caso do teu blog.

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo de tanto tempo!

    Alvíssaras!!!

    Obrigada por voltares, Jair! Você fez e faz muita falta aqui entre nós. Pode acreditar, meu querido!
    Olha só quantas pessoas te amam! E é de coração e de verdade! Não fosse assim, já se teriam ido...porém, as raízes de verdadeiros sentimentos estão firmes aqui, brotaram sementes e estas, se transformaram em árvores com frutos preciosos!
    Você agora até ganhou um primo seguidor, ora veja!rs

    Obrigada, amado, por visitar-me. Sim, somos as "meninas" dos OLhos de Deus!! Isto é, a Pupila sagrada d!Ele!
    Aproveitemos então, esse Amor que Ele nutre por cada um de nós...

    Você viu meus alunos que lindos? São crianças e jovens muito carentes, filhos de pais separados, e a minha afilhadinha natalina deste ano é portadora de HIV e perdeu a mãe em fevereiro desse ano, com aids... Tenho, como vc pôde ver, um amor incondicional por todos eles!!!

    O amor me move, Jair, mas não mais um amor sem obras! Hoje, graças a Deus eu coloco em prática esse amor, que é o que o Mestre Jesus espera de nós.

    Um grande abraço, amigo!
    Feliz por seu retorno, viu? acolho-o em meu coração, como se vc também fosse um desses meus alunos...
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  15. Minha querida amiga prof. Graça, que enorme surpresa ao retornar ao teu blog para dizer que estamos aqui, que gosto de ti, que não desisti e vou continuar a escrever e viver, então vejo aquelas fotos lindas de tuas crianças, já havia lido anteriormente sobre este trabalho, mas ver os frutos que estas colhendo é maravilhoso. Não é a toa que tu és a menina dos olhos de Deus, ele sabe onde apostar suas fichas...mas tua visita aqui sim, esta me comove, pois passei umas atribulações que não soube controlar, mas se aprende, e tuas palavras naqueles dias foram imoportantes demais da conta, guria. Sabe aquela sensação de que se esta caindo no vazio, pois é, tuas palavras foram como uma mão de Deus, segurando a minha e dizendo, calma filho, tudo a seu tempo, o que é justo é justo (embora saiba que na vida real não é bem assim), mas foi demais minha amiga. Pode ter certeza que se estou hoje de pé aqui, comentando o comentário é que fui ajudado por amigos, como tu.
    Um sempre imenso abraço, e que Deus continue a ikuminar teu caminho que já esta em tempos de cokheita, de frutas boas...

    ResponderExcluir