quinta-feira, 12 de abril de 2012

BUFFET DE SORVETE


Meio dia.
Sentado no mezanino, observa através da imensa janela de vidro, por onde se via a calçada. Era uma cidade com árvores na calçada, e uma praça do outro lado da rua, com uma imensa diversidade de plantas e cores... Como quando chegou o outro na porta, também de vidro. Como se chovesse com sol e arco-íris, uma visão de delírio. MIró ? Dali ? Era só o aperitivo, antes do início daquele almoço.
Dois únicos clientes, no mezanino, entre risos e falas. Os dois últimos inocentes, que amavam poesia e comédia, terror e música, cinema e teatro, futebol e televisão.
Era quente, mas não mais verão. Talvez um pouco tarde. Talvez um pouco cedo. Não importava muito.
De repente Quintana. Começaram a recitar baixinho...
"Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
Estou triste por que vocês são burros e feios
E não morrem nunca..."
Nunca conseguiram recitá-lo todo, pois no "burros e feios" explodiam em gargalhadas. Era uma espécie de desabafo, aos que passavam na rua, naquele momento, e olhavam desaprovando aqueles rapazes almoçando... também aos colegas do curso tão sério que não admitiam a infantilidade daqueles dois.
Um breve silêncio.
Entreolharam-se e levantaram-se lentamente. Olhavam-se como num duelo de bang bang. Eram somente os dois. Os dedos trêmulos, prestes a puxar o gatilho e... a funcionária do local, olhava incrédula. Aqueles dois, sacaram as colheres e como duas crianças bêbadas, deliciavam-se, servindo-se no buffet de sorvete.

6 comentários:

  1. Jair... esse post deu água na boca... rsrsrsr... beijinhos meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anais adoro sorvetee esta histórinha me acompanhou quase um mês (quanto tempo para sair esta coisinha, né ? - mas é minha). Sempre muito, muito feliz com tua presença.
      ps. Meu sempre imenso abraço.
      ps.2 Estive no teu blog, e falei na postagem de Solidão do Lenine, que adoro, mas devo ter apertado um botão errado, não sei onde foi parar, mas já volto lá.

      Excluir
  2. Mi querido Jair, Jair, esta vez me gustaría que me dijeras que esta deliciosa historia (y no sólo deliciosa por los sorbetes...) fuera real! Hay color, hay sabor, y hay unos personajes que se ríen un poco de sí mismos y del mundo... Los ejercicios más sanos que podemos hacer!

    Me has llenado la mañana de energía positiva! Gracias!

    Un buffet de inmensos y dulces abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes, minha qierida amiga tua presença na minha vida me faz tão bem...bem, este continho tem um pouco da tudo, até coisas de verdade, mas tem citações de Caio Fernando Abreu com 'Aqueles Dois" um conto de que fizeram até um filme, que fala de dois colegas de trabalho que se tornam amigos e isso cria uma inveja nas pessoas, que os acusam de homossexuais, o que não são ou não fica claro no conto (para mim não são, acho uma história de amizade, como meu continho quer fazer) e acabam sendo demitidos, ele já abria um questionamento que hoje é cada vez mais evidente - a homofobia. A parte verdade é que já almocei uma vez num buffet de sorvete...o poema 'burros e feios' é de Mário Quintana, meu poeta-anjo, e que foi recitado num grupo de teatro que participava, e todos repetiam o "burros e feios", não para os poucos que íam assistir, mas para os que não ligavam e ainda falavam mal do grupo Verso Explícito, até hoje gosto do nome.
      Fico feliz demais com tua observação e mais feliz com a energia positiva. Fiquei com medo de parecer algo caricato e feio, que bom que vês calor, sabor e rir de si mesmo, fazia muito na época da faculdade, e tinha um amigo que tinha muito isso, às vezes éramos um pouco infantis para a idade, mas fazer o que né ?
      Gracias Mercedes, Mercedes, agora sinto que ele ficou leve, era tudo que queria.
      ps. Meu sempre imenso abraço cheio de cores, sabores e risos.

      Excluir
  3. oh, Jair, me hiciste sonreir en un día no muy bueno para mí! quiero una cuchara! gracias, amigo!


    abrazos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayuela, minha maga das palavras e de meus sentimentos em tua poesia, também passei por dias piores que os de hoje, vide os posts anteriores, e apesar de ter achado meio, meio quando postei, agora percebo nas tuas palavras, da Mercedes, Mercedes e da Anais que trouxe coisas boas, alegria leve, tão necessária para seguir-mos adelante. Gracias amiga, pelo carinho e respeito para com esta pessoa aqui, que como todo mundo só quer ser feliz.
      ps. Meu sempre imenso abraço, querida amiga Rayuela.

      Excluir