segunda-feira, 14 de maio de 2012

NÃO, A VIDA NÃO É ASSIM


Esta é uma Senhora Árvore da Ilha Grande, presente de minha amiga Anaís, existe coisa mais linda que uma árvore (tá bom, pode até existir mas esta beleza gigante é algo que me fascina. Obrigado Anaís do Blog Sózinha na Madrugada).

Sempre foi assim, o pouco que conseguia me era tirado. Até um pirulito, aparecia sempre uma mão para arrancá-lo de minha boca. Sinto um pouco de tristeza, mas aceito resignado a parte que cabe deste latifúndio...mas que parte me cabe?
Ainda bem  que tem o Sol, este sim, ninguém me tira, nem fazendo sombra, mesmo que ele não apareça, eu sei que ele está lá. Pronto a me abraçar, me aquecer o coração e faze-lo alegre e não triste.
Como sempre me vêm aquele menino que eu era. Tímido. Quieto. Mas com os olhos e o pensamento vivo. Lya Luft tem razão, crianças pensam. E como eu pensava. Às vezes me confundia, como faço ainda hoje. Acho que passei do limite e penso demais. Sofro demais. Olho demais, vendo o mundo passar, cada vez mais rápido, na minha frente...mas me restou o Sol, este sim curador de todos os males. A tristeza nem chega perto, apenas me espreita pelas frestas do frio.

8 comentários:

  1. Meu amigo, replico aqui a resposta às suas palavras na última visita. Que bom que gostou da árvore... pensei em voc6e no momento em que a vi....
    "Jair meu querido... eu te amo sem nem ao menos te conhecer... conhecer???? essa palavra é uma paródia de compartilhar espaços... nossas almas se conhecem, certamente há eras... nada na vida é por acaso e os karmas são todos interligados, vivamos na mesma cidade ou não, dividamos o mesmo espaço por 5 minutos ou não, fazendo catarses de alegrias ou tristezas, seja pessoalmente, seja virtualmente... você faz parte da minha vida e das minhas noites, sejam elas alegres ou tristes...Não preciso tatear ou olhar para saber que você está sempre por perto. Obrigada por me ouvir e entender... quando nem eu mesma consigo, muitas das vezes..."

    Obrigada de novo e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Anaís, fico feliz que de alguma forma nos confortamos, rsrsrs chega a ser engraçado, este tertinho escrevi há alguns dias, quando tentava comentar no teu blog e não conseguia...agora quero e preciso do Sol, mas a escuridão sempre fez parte de meus sentimentos trazendo a solidão,a angústia, as dores da alma. Acho que foi o que encontrei no teu blog, algo viceral que permitisse me sentir vivo, que pudesse gritar de dor ou prazer, mas soltar o que me tortura por dentro...
      Aqui fica um amigo feliz, sentindo-se acariciado por tuas palavras, e saiba que é recíproco - não parece dois doidinhos de planetas diferentes se falando ? - esta é a diferença, que permite que eu possa afirmar que tenho uma amiga não tão perto, não tão longe, mas com moradia no meu coração. Estas afinidades emocionais, me fazem sentir existindo, que não sou aquele cara só dentro de casa nos finais de semana, mas que posso interagir, dar um apoio, e ser apoiado, por ti muitas vezes...então minha querida se precisares de um ombro, estarei aqui, já experimentei no teu blog, e posso te garantir que dormi muito mais aliviado, após falar contigo.
      Por isso fica com Deus, usa e abusa do blog, digo porque o meu deixou de ser meu filho para ser meu melhor blog amigo, e de quebra me leva e trás amigos que jamais imaginei ter, e que agora não consigo me imaginar sem. Tou aprendendo ainda, mas nada como um dia após o outro, com uma noite bem dormida no meio. Meu carinho, meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  2. Mi querido Jair, Jair, normalmente todos tus escritos tienen "algo" que me dejan agradablemente pensativa. Y hoy ese "algo" ha sido una frase que has citado: "crianças pensam". No recuerdo casi nada de mi infancia (por desgracia, tengo muy mala memoria, olvido con mucha facilidad), pero sí recuerdo pensar y pensar sobre lo que veía a mi alrededor...
    Somos un poco árboles, echamos raíces, crecemos, y miramos siempre hacia el cielo, buscando el sol...
    Jair, Jair, amigo, siempre un placer necesario pasar por tu blog para recuperar bellas imágenes y profundidad humana. Un inmenso abrazo... sin frío.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mercedes, Mercedes, outro dia conversando com Jaca, um amigo muito querido também, falava do que havia escrito neste post e comentava que por maldiçaõ de Freud, estava retornando cada vez mais para minha infância, isso pelo ciúme dele por eu amar Jung rsrsrs. Na verdade uma outra amiga,a Eliana também me falou uma vez que recordava com ela um fato de minha infância, que parecia feliz, então ela me falou que criamos isso, na época não concordei, mas com o tempo, começo a pensar ser criação do inconsciente, pra aliviar alguma coisa, enfim...mas eu era uma criança que pensava, lembro de tentar entender o que os adultos da família queriam para poder agradá-los e ser uma criança querida por este adulto (parece manipulação, talvez fosse, mas eu era muito pequeno e nem estava na escola).
      Mercedes, Mercedes prefiro ser árvore também, só que devo ficar nos galhos mais altos me iludindo na possíbilidade de seguir, voar quem sabe, mas isso só é possível porque sei que existem raízes que me sustentam, meu porto seguro ? não sei, mas sei que poderei buscar o céu, o Sol com a segurança de um bebê no colo da mãe. Fico sempre muito feliz, já sabes, com tuas visitas, mas tenho um prazer maior de te ler e entender, me esforçar às vezes, mas é tão compensador, pois teus escritos, estes sim, sempre têm muito para me acrescentar, me fazer pensar, refletir...mas tua perspicácia com o que te cerca e o que tu produzes em escrito é algo inspirador e com um talento visível. Obrigado amiga, pelo carinho, por palavras que deixam meu peito estufado, todo bobo e muito feliz, pois sei que vindo de onde vem, meu coração e cérebro sentem o doce saber desta verdade. Obrigado amiga Mercedes, Mercedes.
      ps. Meu sempre imenso abraço, embora aqui abaixo da linha do equador esteja ficando frio, mando-te um abraço carihosamente quentinho.

      Excluir
  3. Respostas
    1. É, eu sei, conheço bem, por isso escrevo, é uma forma de me libertar, e talvez seja uma resposta para teu blog.
      Caro Herculano, muito feliz com tua visita e a perspicácia de tuas poucas palavras, já eu um verborrágico, não me contento, preciso de mais e mais palavras. Muito obrigado por estar aqui e parabens, tens um ótimo blog. Um imenso abraço, e seja sempre bem vindo.

      Excluir
  4. Herculano é econômico por aqui, mas li as poesias do blog e adorei... até roubei uma e postei por aí (com os devidos créditos, óbvio)... me reconheci em cada letra. Mais um amigo que ama as palavras como nós Jair... que bom... que seja bem vindo mesmo, aqui e lá em casa também... Beijos meu amigo querido... logo logo minha seção sumiço acaba... estou refazendo forças para lidar com estas dores tão comuns, mas que nos levam ao nocaute sem fazer a menor força... Então, beijos de luvas vermelhas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anaís, também tou encantado com o blog do Herculano, ele tem uma maneira de escrever, de ver as coisas...tu tens razão, ele parece econômico nas palavras, mas é um amante delas. Tenho andado muito cansado, meu trabalho tem me consumido, saio e não tenho vontade de nada, até as palabras me fogem...lembra, foi numa desas saída do trabalho que corri para teu blog me queixar da vida, isso pra mim é inbro amigo. Que bom que nos cruzamos e nos encontramos no ciberespaço querida amiga. Gosto da imagem'luvas vermelhas' rsrsr. Meu carinho, meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir