sexta-feira, 15 de junho de 2012

MEU DIÁRIO ELETRÔNICO PÚBLICO



Li este termo 'diário eletrônico público" ( ou algo similar) numa resposta a um comentário sobre um conto do blog do Humberto Dib, diga-se de passagem um ótimo criador de histórias curtas...achei o termo muito apropriado a algo que faço, ou seja, o que público em meu blog. Embora sempre use muita metáfora, 'criações e delírios', existe muita coisa de um Jair supostamente verdadeiro, ou avatar ? Mas no final das contas são meus dedos guiados pelo cérebro e o coração, ou o contrário...que são os escritos postados aqui.
Exagerei um pouquinho no remédio hoje pela manhã,  um rivotril a mais, para não pensar, ou só pensar o objetivo, tou no trabalho, então trabalho (agora tou na hora do almoço, guardei 30 mim para postar isso que escrevo).
Não quero mais ter de entender as pessoas, todas, do mundo e as que me cercam, não por amizade ou querer, mas por obrigação, apenas me manterei em silêncio e reponderei suavemente ao ser provocado. De uma coisa eu sei, ou não sei, que Deus deve estar preparando algo muito legal pra mim, porque o pior a cada dia se mostra mais concreto e cruel - dispensemos o drama, e como diria Cleyciane em seu blog, não sei se pagão ou evangélico, DEUS É MAS SATANAS É MENAS.
O final de semana promete muita, muita chuva, e quero estar na casa junto de meus pais, acho que é o único lugar do mundo que me sinto realmente bem, pois tenho certeza do amor deles por mim, do resto já nem sei...

Tou relendo ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA ? do meu para sempre Caio Fernando Abreu, e como sinto falta à medida que leio, dele, da sua obra, que é de cabeceira, das suas metalinguagens, imagens criadas que sempre me fascinaram desde o primeiro livro que li dele, e dos personagens, vejo tanto neles o que tenho em mim, na minha imaginação...uma coisa eu sei, ler Caio Fernando Abre para mim se tornou um ritual, acentuado quando a Lua e o Sol, em suas casas,  ficam escondias atrás das nuvens que vem do norte semeando versos ao ao vento.

ouvirei Amy o resto da tarde, bem baixinho, como minha dor, porque mostrarei meu sorriso  direi bom dia boa tarde boa noite e agradecerei.

AMÉM.

6 comentários:

  1. Muito obrigado, Jair, pelas suas palavras sobre o meu blogue.
    Cada um faz o que sente com o seu cantinho, no meu jamais escrevo histórias reais, mas gosto muito de blogues que mostram o coração do autor, aberto, puro, livre... como esse aqui.
    Deixo-lhe um grande abraço e bom final de semana.
    HD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido HD, obrigado por atender meu pedido e visitar-me, obrigado. Muito feliz com tuas palavras sobre meu blogue, e ele é meio assim mesmo, tem minha alma, que é uma espécie de vida comparando com a net (divaguei)...realmente escrevo o que sinto, não necessariamente realidade, mas tem uma boa, grande porção dela, como disse, também gosto de inventar, meus delírios, é um mixto de coração + cérebro. Sempre gostei de tuas raras aparições por aqui, teus raros comentários me confundiam e me excitavam ao mesmo tempo, lembro de um pseudo-conto chamado OSMOSE e tu brincou perguntando se era real ou delírio, na verdade eram os dois, achei uma lesma na cozinha e enquanto 'cruelmente' rsrs derretia ela com sal, me vieram aquelas palavras, que se confundiram com o que estava sentindo durante aquele dia, aquele bicho, e minha sempre tentativa na busca de uma literatura (barata?rs).
      Estive meio cansado na última semana, estava só em meu setor de trabalho, com alguma ajuda eventual, acabou comigo, mas estou normalizando e podendo ler meus blogues favoritos e os que sempre surgem (mundo maravilhoso da blogosfera - como tu disseste, cada qual em seu canto inventa e conta e escreve, e isto me interessa). Valeu. Meu carinho, meu respeito e meu imenso abraço caríssimo Dib.

      Excluir
  2. Mi querido Jair, Jair, pienso como Humberto: mis historias son inventadas, los personajes no existen, y si existen, yo les provoco una metamorfosis para no reconocerlos. Admiro por lo tanto a quienes, como tú, dan a su blog la posibilidad de ser un diario electrónico público. Pero hay algo más importante que das a tu blog: ALMA.
    Una sonrisa y un inmenso abrazo electrónico, querido Jair, Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes mui querida amiga, até teu comentário aqui é inusitado e gostoso...adorei a metamorfose caso saia algum personagem de teus contos rsrsr. Olhando para trás, percebo, sinto que o que estou inventando, que as pessoas que tou me comunicando, é verdadeiro e real, como disse acima, busco uma literatura rs, mas não abro mão de minha história. contada por mim, e como disse Borges, bastante enfeitada para não ficar muito chata, pois a minha vidinha, que gosto tanto é meio chata, tipo, nada faço nos finais de semana, senão dormir e fugir deste mundo que não é meu, das pessoas que não são e nunca serão minhas. Este blog não me deixa ser só, é meu amigo. E adoro fazer o comentário do comentário, como dizia Rosana Azul rsrs, é meio terápico. Quanta felicidade enche meu peito com tuas palavras, e as do Dib e de Rayuela, não sei onde vai dar isso, mas quero seguir, pois me sinto bem, me sinto prestigiado, o que não ocorre na vida real. Tenho medo de ter criado um outro ser ao escrever este blogue, mas são meus dedos que teclam, é meu cérebro que pensa e é meu coração que sente, então posto tudo aqui, neste amigo, neste meu blogue. Tou retomando minha vida internética, finalmente comprei um nootboock, e estou na fase do namoro, sou meio lerdo para estas modernidades, se bem que o que pretendo agora está sendo útil, testarei meu cérebro , vou estudar para ver se melhoro minha vida financeira, meu trabalho é ótimo, apesar, adoro o que faço, mas não há reconhecimento em grana, não importas o quanto tu trabalhe, não tem plano de carreira, tenho curso superior e continuo recebendo o salário de quem não tem o primário completo, mas tudo bem, é só estudar e passar para algo melhor, ou que pague o justo (acho que justiça é uma palavra fora de moda no mundo).
      Minha querida Mercedes, Mercedes meu respeito, meu carinho e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  3. mi querido jair, yo también pienso como los amigos humberto y mechita (mercedes).
    nada de lo que escribo es sobre mí, y si alguna vez lo es, son reflexiones, preguntas, pensamientos.
    pero tu forma de utilizar este medio para expresar tus pesares o tus alegrías, bienvenido sea! yo no sabría manejarlo de esta forma! cada cual a lo suyo, verdad?
    abrazo virtual, jair, pero muy muy fuerte!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayuela, minha Maga das Palavras, como sou grato a ti, não sabes o quanto me descubro ao ler-te, como fico feliz com teus poemas que me encantam, adoro recitá-los em voz alta, não consigo escrever em español ainda, mas tou lendo cada vez melhor, bom, a pronuncia é outra coisa, enfim...Amei receber um email teu sobre um dos comentários que fiz no teu blogue, não esperava, pois quando escrevo é o que sinto e tento interpretar, dentro de mim, do que vivo, do que sinto, mas tuas palavras são tão fortes, as imagens que crias me fascinam, às vezes tenho vontade de comer teus escritos, de tão gostosos que são rsrsrs. Minha vida só se enche de alegria, recebendo vistas assim. Deus é muito bom comigo. Tou retomando minha leituras, e logo estarei por aí, neste teu blogue tão mágico. é isso, tu consegues, com as palavras pura magia, é o que sinto quando estou lutando na leitura de teus escritos, bom, luta também tem no blogue da Mechita, mechita rsrsrs e no blogue do Humberto. Que mais poderia querer, um bloguinho inacabado como o meu, ter seguidores tão abençoados e queridos, e comentaristas que me fazem querer escrever, seguir, viver cada vez mais. Meu carinho, meu respeito e meu imenso abraço

      Excluir