quinta-feira, 12 de julho de 2012

A MORTE DE UM GIGANTE


Está muito frio este inverno, acordo e não consigo acordar, então só me resta o banho frio...Sigo minha rotina, desço do urbano e sigo umas três quadras antes de chegar no trabalho, pela rua Brasil, pois tem ou tinha uma mata nativa com uma casa lá no meio, em praticamente neste espaço de quadras que caminho para o trabalho. Sempre me fascinou aquela vegetação densa com uma casa lá no meio, e muitas, muitas árvores enormes. Há algum tempo este espaço foi cercado por uma muro, e hoje estava aberto o grande portão, foi então que eu vi:
Era como um gigante  humano estivesse sendo destroçado, tendo seus membros serrados, mas com o sangue coagulado. Amputado, Tirado um a um seus membros, numa espécie de tortura. Uma imensa clareira se abre. o Sol, mosso Rei, finalmente penetrará aquele espaço que mal conseguia clarear, face as fartas folhas das fartas árvores que ali viviam. Sangue. Terra. Acabou a "floresta". possívelmente um condomínio será erguido, pessoas morarão e provavelmente não saberão que ali houve um massacre, assassinato de gigantes árvores, de seres vivos, sem os quais pouca chance teremos de chegar num futuro...

22 comentários:

  1. Mi querido Jair, Jair, tu post de hoy es desgarrador y tiene la fuerza de la tristeza y la impotencia. Era un gigante con alma, víctima de un cruel asesinato. Es algo que no puedo soportar...Algún día alguien verá que ha sido un error.

    Un inmenso abrazo y gracias por esta lectura que me ha llegado al alma, mi querido Jair, Jair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes tua presença aqui me faz muito feliz e prestigiado, pois te admiro muito...após a publicação fico relendo e vendo os erros rsrsrs, mas é um texto quase psicografado, que fiquei remoendo durante o dia todo, pois foi realmente chocante ver aquilo. Sabemos que na Amazônia não se param de cortar árvores, às vezes chego a pensar não existe mais. Mas foi muito triste realmente ver o que vi, sempre admirei aquele belo espaço dentro da cidade, e imaginava (divagando), quem sabe algum milionário comprasse e tornasse um parque, pura ilusão, e assim caminha a humanidade com passos de formiga, sem vontade. Obrigado querida amiga pela presença neste bloguinho. Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  2. é uma realidade!
    muitas morrem todos os dias!
    muito bom, adorei
    estou seguindo seu blog !!!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda menina Lorena, já li poemas que me interessam no teu blog...e como dizia acima, todo dia, toda hora este seres vivos e verdes e grandes e lindos são destruídos, assassinados, pois são seres vivos. Precisamos de um pouco mais de consciência, senão como nossos filhos, netos..quer dizer, já foi o tempo de acharmos que nossos filhos, netos... devemos nos preocupar conosco, neste nosso tempo, talvez não dê mais tempo então acabará o O2. Muito obrigado por começar a fazer parte de minha vida, pois estarei aí no teu blog. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Sem ter a chance de se defender da soberba tantas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a covardia maior, eles não tem como se defender deste monstro destruidor que é o ser humano, da ganância, pois realmente é um condomínio que será construído naquela que foi uma vez uma "floresta", e a soberba e a ganância é visível nos corretores, negociadores, que como urubus na carniça ficam voando em volta, para ter certeza de seu lucro, não importando se com isso implicará nosso fim ou não. Quanta ganância. Muito obrigado pela presença...estive já no teu blog e encontrei uma nova forma de se expressar com as palavras, que tanto amo, mais um bom blog para ler. Me carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. Vejo esses assassinatos
    todos os dias, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Herculano, não sabes a felicidade que fico quando te encontro aqui, pois conheci há pouco teu blog e já descobri tantas coisas boas ou não (rsrs diria Caetano). Teus poemas são matadores, digo, são muito especiais, já disse minha amiga Anaís. Tens razão, vemos isso todo dia, mas fiquei tão chocado, pois não esperava, tinha esperanças quanto àquele espaço de "floresta"...mas estão acabando com o verde, com minhas tão amadas àrvores. Caro HNeto os teus posts de o que gosto e não gosto nos blogues, ainda continuam na minha mente, não sei que rumo tomar com este meu bloguinho, só sei que escrever é preciso, porque só assim nos encontraremos e encontraremos soluções, quem sabe para o mundo, mas já me dou por satisfeito quando consigo me entender, me encontrar nas palavras que escrevi e nas que não...Obrigado por esta feliz reflexão. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  5. Querido Jair: Has hecho la descripciòn de un proceso de urbanizaciòn de las ciudades che con cemento tratan de cubrir una naturaleza che -por suerte- queda latente- y que muchas veces se rebela a èstas violaciones.
    el post es perfectamente actual en todas nuestras ciudades, que tristeza.
    un saludo y un abrazo
    Blas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Blas, quanto tempo, muita saudade, mas estás aqui e isso me deixa muito feliz. Assim como não existiu planejamento para o surgimento das cidades, hoje apesar de se falar, nada é feito...e o progresso continua, e a Natureza (coitada) é refém disso, pois precisamos de casas para morar, mas será que não estamos pagando um preço muito caro para nosso conforto ? acho que as pessoas, quando digo pessoas aqui falo nas que tem "poder" de compra ou de mando, estas são as perigosas, então a natureza não tem chance nenhuma, então sem mais nem menos temos um terremoto onde nem se cogitava, enchentes, frio demais, calor demais...acho que a Natureza já começou a nos cobrar, e o preço, poderá ser nossas vidas.
      Blas, que bom tua presença, Obrigado.
      Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço, querido amigo.

      Excluir
  6. Nossa, meu querido Jair, que imagem mais forte você apresenta!
    Mas é verdade, estão comentendo uma chacina com as árvores, infelizmente acontece em muitos países.
    Gerar compromisso é também uma das tarefas de um blog, sem sombra de dúvida.
    Un grande abraço.
    HD

    ResponderExcluir
  7. Querido HDib, acho que a tua presença, assim como todos que aqui aportaram são importantes, mas no teu caso, é tanta gente no teu blogue e tua encontras um tempinho para visitar e comentar no meu, fico muito orgulhoso disso, pois estou sempre acompanhando teus contos geniais, criativos...OBRIGADO, acho que se cada um de nós cuidarmos de uma árvore, acho que teremos oxigênio para nós e quem amamos. Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu vim, só para dizer que ainda existo... ando sem palavras, ando ainda, em meio ao limbo de sentimentos desencontrados. Eu vim somente para pedir, que não desista de mim... algumas vezes eu preciso, eu tão forte sempre, preciso sumir, em meio à bruma da minha inexistência, preciso me reencontrar, preciso achar o prumo de novo, este que perdi nos últimos meses, tanto que muitas vezes nem sei se o que o quero reencontrar... ando me sentindo feia e pouca, ando me sentindo covarde e pequena, ando sendo humana nestes dias de dor... me perdoe querido amigo...ando sendo somente gente e não conseguindo superar a falta de quem amo... daqui há um pouco me reencontro nos deveres do dia a dia e volto a ser heroína de histórias noturnas... hoje sou somente eu... beijos em meio as sombras, mas sempre cheios de carinho para você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mui querida amiga Anaís, entendo cada palavra, cada letra, cada sinal neste teu desabafo...e fique sempre a vontade, minha casa é tua casa. Consigo ver distanciado, pois não amo ninguém, então não sofro, mas não tenho aqueles momentos particularmente felizes entre dois, mas não se pode ter tudo, né ? Lamento muito os labirintos e caminhos que andaste, lamento tua dor (pois de minha dor sei bem onde dói), aprendi a respeitar isso. Não tenho porque te perdoar querida amiga, o que importa é que não percamos nossa identidade, e como dizes na sabedoria de tua dor, daqui a pouco voltas a ser a heroína de histórias noturnas, histórias que me fazem falta, por sua originalidade, sua verdade, sua viceralidade e principalmente por sua poesia. Se eu pudesse de oferecer algo agora seria um poema do Herculano, lembra que me falaste dos poemas dele ? pois é, tenho descoberto pérolas, que estranhamente servem como um gorro na minha cabeça, no coração, nos sentidos.
      Querida amiga, fica com Deus, pois ele está te carregando no colo, até teres força para seguir teus próprios passos. Estamos distantes, mas muito próximos em coração e amizade, por isso, estou aqui com meu bloguinho para te servir de ombro se precisares, de uma mão amiga, de um sorriso, mas se preciso for choraremos juntos, para depois dar-mos muita risada.
      Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  9. ...e o mundo é uma grande floresta amputada.

    Caro Jair, venho aqui demonstrar a minha admiração pela beleza e sabedoria de tuas palavras e agradecer a tua reação tão grandemente sincera em meu blog.
    Abraço, cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Poeta Anderson, acredito que a poesia seja a melhor maneira de dizer-mos algo, desabafar, refletir, transformar em beleza o sentimento que derruba e não é nada bonito. Fico feliz com tua visita, eu que te agradeço por vires aqui, o que escrevi lá foi o que senti quando li aquela pérola de poema, preciso, pequeno na forma e gigante no sentido. Acho que conseguiste em um poema dizer de tão dolorosa e sofrida e também bela, a vida do poeta, o seu resultado que é a poesia. Pô, fico feliz pra caramba com tuas palavras...onde houver boa poesia, estarei lá e se não estive é porque não encontrei o caminho ainda.
      meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  10. qué tristeza tan grande!

    abrazos, Jair, abracémonos, como las ramas de un árbol!*

    ResponderExcluir
  11. Querida Rayuela, que bom que retronaste, já estive lá e pra variar delirei com mais um poema teu....eles me fazem tanto sentido, acho que depois que aprendi a atravessar espelhos sinto-me à vontade com teus escritos, embora em outra língua, e eu não domino, quando leio teus poemas (gosto de fazer em voz alta), junta tudo, tradução, sentido, intuição, então nado tranquilamente nestas águas que às vezes são profundas....
    É muito triste uma árvore morta, assassinada, sendo destroçada, foi o que vi e lamentei muito.
    Pobres gigantes sem devfesa contra seu maior vilão, o homem.
    Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço

    ResponderExcluir
  12. Meu querido... voltei para te passar uma delícia de blog que conheci via um coment lá em casa. Experimente e deguste: http://palavreandome.blogspot.com.br/

    Eu não me escreveria melhor... novas delícias poéticas para nos encontrarmos...

    Enjoy!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Minha querida...o destino nos leva pelos mesmos caminhos da poesia, da boa poesia.
    Meu carinho meu respeito emeu sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  14. Lá perto do meu bairro, tinha uma espécie de tunel verde, se bem que era chamado assim. Era lindo de se passar por alí, andando de bicicleta a caminho do Pq. Eduardo Gomes, mas agora... um lado deste túnel se foi. Agora não é mais.
    Derrubaram a mata linda construíram um residencial repleto de prédios.
    O outro lado do túnel, continua intacto somente porque houve uma petição para não o destituírem, uma enorme comoção dos moradores do entorno daquele lugar. Ao menos isso. Uma tristeza.
    Realmente, era lindo...

    ResponderExcluir
  15. Te achei de novo guria...conheço este lugar que falas. o que restopu o lindo mesmo. Árvores fazem parte da minha história, dea minha infância...as árvores forma meus melhores brinquedos. Te aguardo. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir