quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PALAVRAS PERDIDAS




PALAVRAS PERDIDAS

Penso em te abandonar,
afinal o que tenho para te ofertar,
senão palavras já ditas.

Senão minha dore obsessão de viver,
Mesmo sendo perseguido pela morte
e a agonia de escrever um poema.

Todos os dias acordo com dor de cabeça
e náuseas
e solidão.

Saio do mundo dos sonhos
e caio na realidade cruel,
meu pesadelo.

O tempo é pouco.

Não, não direi nada
ficarei calado, mudo, quieto.

Um coágulo no cérebro prestes a explodir
e derramar sangue dentro de mim
- junto do meu sangue -
então morrer, partir...

ops, acordei suando

As folhas in albis
aguardam,
a tinta que não escorrerá de meus dedos,
longos e finos,
como meu avô.

As palavras estão sufocadas
no fundo
do fundo
de meu inconsciente e,
distantes do vento norte
não encontram nuvens, não encontram sinais.

Penso em te abandonar,
só penso,
pois ainda tenho palavras
perdias dentro de mim.

by Jair Machado Rodrigues








18 comentários:

  1. queda por ser escrito, aún no nos han escrito del todo.

    abrazo,amigo, poeta*

    ResponderExcluir
  2. Tens razão minha mui querida amiga... mas a verdadeira poesia esta em ti, eu sou apenas um grão de areia que sonha com a Lua, então faço poemas, na verdade tudo que sai de mim é poesia, mas nem todos entendem, e isso é maravilhoso, é uma espécie de seleção natural, não ficando eu com culpa nenhuma. Estou muito longe da tua musicalidade poética, aquela imagens que nem sonhando conseguiria inventar. O que me deixa muito feliz é tua presença, teu carinho e teu respeito por este este blog, por mim. Pensava em escrever o próximo post desistindo de tudo, mas apareceste e ja´mudei de idéia, tou aprendendo a não esperar, por que o comentário é só um comentário, espero que se faça a leitura, isso é importante, mas acho angustiante um post sem comentário e, claro, o blogueiro não fica feliz rsrs. Querida Silvia Rayuela fizeste um blogueiro feliz hoje. Tua visita me inspira e me anima...tou meio sem rumo no blogue, mas agora, deixarei o vento, o tempo e a poesia que está no ar invadirem meu cérebro e meu coração, então permitirei, conseguirei, encontrar e escrever as palavras perdidas, que agora posso senti-lás e logo serão outros post. Obrigado Silvia, dormirei mais suavemente hoje e sem remédios rsrs.
    Meu carinho meu respeito e meu sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  3. Todo un poema de como luchar en esta vida y como se puede ser escritor sin morir en el intento. Enhorabuena.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FUS, agradeço de coração tua vista e significativo comentário...é uma luta interior, que deságua na luta diária, exterior a nós mesmos...na verdade são tentativas, mas na vida não dá para ensaiar, tentando e vivendo, tentando viver. Gostei muito do vi no teu blog, me gusta español, não me arrisco a escrever ainda, mas tou lendo bem, quer dizer, entendi claramente o teu último, tem os contos do Humbeto Dib, os poemas da Silvia Rayuela, os contos geniais de minha querida amiga Mercedes, Mercedes que normalmente entendo, às vezes não cérebro não quer processar, então apelo para o tradutor rsrs.
      Fus gostei demais de tua visita, e podes me esperar, pois encontrei mais um caminho que me levará a algo bom, muito bom. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. jair meu querido... nada de palavras sobre morte, por favor... tenho descoberto por estes dias, semanas, meses nebulosos, perdida em meio à minha solidão e tristeza pelo que se foi, sem na verdade nunca ter estado por aqui completamente... afinal vou reabrindo meus olhos, vou reavaliando hipóteses, vou descobrindo caminhos para retomar minha vida e meus passos incertos... a dança tem ajudado muito, mesmo na situação atual com o joelho machucado... a dança me ajuda a respirar e a sobreviver... e sobreviver é o que vale, no final das contas... sempre precisamos encontrar um motivo para caminhar... espero que estejas bem. Espero que também encontre meios de permanecer na superfície desse lago chamado vida, que teima em afogar pessoas como nós em tristeza e desânimo... Fique bem meu querido... estou retornando, devagarinho, mas retornando... Beijos repletos de música...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mui querida amiga Anaís, que bom que apareceste, pois desde tua última visita iniciou-se em mim um processo de reciclagem, o medo do mesmo e da morte, solidão, meses nebulosos... rs mas como a uva, tudo passa e poderemos nos reinventar, é isso, reinvenção, foi o que me ficou depois de tua última visita, então pari este poema, tentando, algo, outra forma não tão explorada por mim...pensei nos teus posts, mas não consegui aquela forma tua, tentei rs. Eu também minha amiga não quero mais saber da morte, da dor, da solidão mas não sei que conseguirei me livrar disso, pois são meus temas favoritos (rs que mórbido, não ? rs), mass eu quero mais, quero cores, danças, altas risadas, passear, tomar sorvete, enfim ser feliz, quero encontrar estas palavras, quero que façam parte de minha vida, de meus escritos, estou tentado, continuarei tentando, p´devemos prosseguir, afinal, somos tão bacanas, pessoas do bem, então peço a Deus que nos ilumine e qaue permita que eu encontre o amor de verdade, que eu possa amar e ser amado...minha querida amiga, realmente temos, ao longo desse tempo, afinidades e sincronicidades, e estamos em mais uma, querendo um motivo para caminhar...isso, vamos devagar, mas retornando. Feliz demais com tua visita. Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  5. Todas as palavras jé foram ditas, meu prezado Jair, o importante é como vc as diz. Gostei mesmo!
    Um forte abraço.
    HD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a palavra que nunca foi dita...meu poeminha partiu desta frase de uma música do Milton Nascimento, na verdade a idéia de perda e busca, de dizer algo que fizesse a diferença, algo que nunca foi dito e que talvez esteja dentro de mim...mas todas já foram ditas, então começo a ver como foi dito neste poema. Meu querido Humberto a maneira como se diz, bem, isso me facilitou muito e me deixou muito feliz, com tua presença e as palavras como tu disseste. é bom demais te receber aqui. Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  6. que essas palavras vistam asas e consigam se libertar!
    =*

    ResponderExcluir
  7. Minha querida poeta Bela, que frase linda...e assim os poetas comunicam as boas novas, com as doces palavras saídas de suas entranhas para brindar outro poema, eis a prova.
    Acabei de ver Maria Luiza e como é bom pra mim saber da existência lúdica dela e ao mesmo tempo, tão real para mim. Gosto da Maria Luiza.
    Meu carinho meu respeito meu sempre imenso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Palavras perdidas dentro de ti procurpam abrigo para encontrar saída e voar como pétalas alçadas ao vento: acho que palavras são borboletas que saíram do casulo de algum jardim.


    Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, seja muito bem vindo...é muito bom estar rodeado de poetas, as palavras fluem, saltam, se encontram e desencontram, mas existem, se fazem presente, alimentando e colorindo nossas vidas como borboletas sim Márcio, pois acho que dentro de cada poeta há sim um jardim. Meu caro que palavras, que palavras...este meu poeminha ficou tão rico, tão rico com o olhar da alma de cada amigo querido que aqui chegou. Quando encontrei teu blog, estava meio perdido e naquele momento encontrei as palavras necessárias para continuar lutando, continuar vivendo. Obrigado Poeta.
      Meu carinho meu respeito meu grande abraço.

      Excluir
  9. Mi querido Jair, Jair, soy Mercedes y no soy una palabra, pero estoy perdida en el tiempo, en mi realidad, en proyectos, en ilusión...Estoy feliz, pero me gustaría volver pronto a la blogosfera para leer a mis amigos...

    Espero que estés muy bien, que la felicidad sea una palabra encontrada dentro de ti. Un abrazo grande, más allá del espacio y el tiempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, Mercedes, minha mui adora amiga, Senhora de todos os contos, os que já existem e os que estão por vir...é inevitável não te visitar, te ler, tentar comentar rs. Estou acompanhando do lado de cá do oceano Atlântico tua tuas aventuras na escrita, então estás feliz, pois estás no teu mundo, todo teu, criado por ti e habitado por muitos seres, muitos já encontrei nos teus escritos e outros tenho certeza que encontrarei em uma deliciosa leitura de uma aventura tua.
      Estou bem, querida amiga, também meio perdido no tempo e no espaço, cheio de ilusões, mas desejo de todo o meu coração que a palavra felicidade não seja apenas uma palavra perdida dentro de mim, mas que seja concreta em nossos corações e tome conta de nossas vidas e do mundo.
      Meu carinho meu respeito minha saudade e meu sempre imenso abraço.

      Excluir
  10. Você é poeta de verdade!
    Que as palavras se percam
    Pois a poesia é mais belas quando saímos a procura delas!

    ResponderExcluir
  11. Caro Anderson, tu sim és poeta de verdade, eu sou um embuste, uma tentativa rs...Gosto dessa idéia também, porque perdidas temos de procurá-las e às vezes a busca nos trás tantas surpresas, novos caminhos, outras possibilidades. Obrigado sempre pelo carinho, amigo Poeta.
    Meu carinho meu respeito meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, bem atrasado Juh.
    Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir