quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

MAS E A VIDA ?




O QUE É O QUE É
Gozaguinha

Eu fico com a pureza das respostas das crianças:

É a vida! É bonita e é bonita!

Viver e não ter a vergonha de ser feliz,

Cantar,

A beleza de ser um eterno aprendiz

Eu sei

Que a vida devia ser bem melhor e será,

Mas isso não impede que eu repita:

É bonita, é bonita e é bonita!

E a vida? E a vida o que é, diga lá, meu irmão?

Ela é a batida de um coração?

Ela é uma doce ilusão?

Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?

Ela é alegria ou lamento?

O que é? O que é, meu irmão?

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,

É uma gota, é um tempo

Que nem dá um segundo,

Há quem fale que é um divino mistério profundo,

É o sopro do criador numa atitude repleta de amor.

Você diz que é luta e prazer,

Ele diz que a vida é viver,

Ela diz que melhor é morrer

Pois amada não é, e o verbo é sofrer.

Eu só sei que confio na moça

E na moça eu ponho a força da fé,

Somos nós que fazemos a vida

Como der, ou puder, ou quiser,

Sempre desejada por mais que esteja errada,

Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,

E a pergunta roda, e a cabeça agita.

Fico com a pureza das respostas das crianças:

É a vida! É bonita e é bonita!

É a vida! É bonita e é bonita!



18 comentários:

  1. Simplesmente lindaaaaaaaaaaa a escolha desta letra musical, Gonzaguinha foi feliz nessa escolha e você inteligente por nos presentear nesta quinta-feira.
    Super abraço fraterno
    Nicinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querida amiga Nicinha, gosto demais de Gonzaguinha e vinha cantarolando nos últimos dias esta, já estava na hora de uma musiquinha rs. Fico feliz sempre com tua visita e mais, por gostarmos de algo tão lindo, como esta canção, assim como a obra deste artista ímpar. Não poderia concluir uma quinta- feira tão satisfeito. Obrigado. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  2. O ritmo não é o de meu gosto, mas é claaaro que reconheço a beleza desta letra. Simplesmente linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, não sabes da felicidade quando te descobri, nos descobrimos, rsrs blogueiros. A vida é bonita mesmo, sempre nos apresentando e nos presenteando com pessoas tão legais e interessantes, como tu que acabo de conhecer (não virtualmente), mas navegamos na blogosfera, e temos este gosto por este meio tão louco e fantástico que é a internet. Muito prazer em te conhecer. Gostamos da palavra ou poesia ou prosa ou imagens ou sons. Sigamos...meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Un canto a la vida, una melodía alegre, buenas vibraciones...Mi querido Jair, Jair, necesitaba esta energía positiva. ¡Gracias!

    Un abrazo bonito, bonito, bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Mercedes, Mercedes esta música/letra/poema nos invade de alegria, nos fala dos mistérios que é estar vivo, que é viver, que apesar, apesar, apesar do que passamos por aqui, das dores, sofrimentos; acordar é o primeiro passo da alegria de viver. Também necessito dessa alegria, acho que por isso cantarolei esta canção, aqlguns dias...acho que as musicas me escolhem para postá-las rs.
      Querida amiga, tou meio lento com o espanhol, pois para ler teus contos, não basta traduzilos, preciso criar um entendimento, mesmo que seja só meu rs, apesar da liberdade de comentar teus magnificos contos, gosto de achar que eu pelo menos os entendi...Eu que agradeço sempre pela visita, pois te conhecendo, com certeza minha vida tornou-se mais bonita. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  4. Olá amigo
    Gonzaguinha para mim, foi um dos melhores compositores do Brasil. Tive a privilégio de conhecê-lo pois era casado com a filha de um amigo de meus pais, e morava aqui em BH.
    Tenha uma linda semana
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. e poeta Elian, que felicidade descobrir este teu laço com este compositor e cantor genial, de uma sensibilidade única, para falar do amor, da vida, além de ser politizado (no bom sentido da palavra). Eu só percebo que as coisas fazem sentido para mim, pois te conheço e tu conviveste com este ser iluminado, este artista que até hoje me comove. E assim vou completanto meu ciclo, me ligando a seres que em algum lugar do tempo, vai me ajudar a completar este ser incopleto que sou eu. Obrigado amigo Elian. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Querido Herculano Neto, muita, muita felicidade com tua visita..este teu comentário me fez lembrar de uma amiga ( que nunca mais vi)...estávamos na praça na minha cidade de origem (interior do interior rs) e soubemos da morte estúpida de um garoto que ambos conhecíamos, então ela cantarolou 'e a vida é bonita, é bonita"...na verdade não sei se faz muito sentido, mas lembrei disso. Mas acredito também que a crueldade que encontramos na vida, quando superamos, faz ela ficar ainda mais bonita. é um imenso prazer te recebr neste cantinho, eu continuo navegando pelo teu blog, sempre achando pérolas. Fiquei feliz demais ao encontra no teu blog Chico César com teu livro. Maravilhoso. E acredite, depois do que li que o Humberto Hengenheiro do Havaí escreveu, ele passou a um novo conceito (positivo) na minha vida. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  6. Meu bom e querido amigo Jair,

    Vejo com clareza que a vida é o cenário, o espaço, o poder que proporciona todo o acontecer! Mas a vida não é responsável pelo que nela se planta – como o solo poderia ser responsável pelo tipo de semente que nele é lançado?! Disse o Mestre Supremo: “tudo aquilo que o homem plantar, certamente colherá”. Assim compreendo que a beleza, a feiúra, a alegria, a tristeza... são frutos de uma semente que se plantou – e essa semente pode ser psicológica ou fisiológica.

    Abraço afetuoso do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom e querido amigo Edson, parece que já te conheço há tanto tempo e com isso aprendi e aprendo muito a me conhecer, tens o dom da palavra que gosto tanto de ouvir, que é sobre teologia, sobre Deus, enfim...acredito que colhemos o que plantamos, agora tu completaste meu pensamento com este rico comentário. Mas a minha felicidade mesmo é tua presença aqui, para mim é uma benção, pois tou sempre de olho no teu blog, e sempre encontro boas palavras...Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  7. Passando para desejar uma terça-feira harmoniosa e com muita saúde!
    Nicinha

    ResponderExcluir
  8. Esta sendo e será querida amiga Nicinha, pois em sintonia com Deus, o que pode dar errado ? Muito feliz e agradecido pela querida presença sempre. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir
  9. busco a pureza da resposta da criança aqui dentro do peito.

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Querido LaCarne é imenso o prazer e alegria que provoca tua presença aqui no bloguinho...Oscar Wilde lá pelas tantas em De Profundis fala que a perfeição seria a função criança, ou algo assim; então quero continuar te lendo, pois o que li até agora nos teus posts mostra um caminho por aí, pureza, não ponho nem por mim a mão no fogo, mas respostas, isso eu tou encontrando no teu blog, nas tuas palavras, que eu sei, vem de algum lugar que pode ser teu peito. Obrigado. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir
  11. mi niña interior dice que la vida es vuelo.


    abrazo, querido jair*

    ResponderExcluir
  12. Minha Maga das Palavras, que doce visita, que mágico comentário, nossas crianças que não nos abandonam, em boa parte porque permitimos, pois a grande maioria de nós adultos, somos adultos demais para permitir voar para e na vida, não poderia ter esperado nada mais lúdico e verdadeiro, senão dito por uma poeta na sua mais pura essência. Obrigado Silvia Rayuela, começo uma segunda-feira chuvosa, mas muito bela, com o coração leve...meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir