sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A ARTE DE PERDER







A arte de perder não é nenhum mistério
Tantas coisas contêm em si o acidente
De perdê-las, que perder não é nada sério.

Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero,
A chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Depois perca mais rápido, com mais critério:
Lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nada disso é sério.

Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
Lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.

Perdi duas cidades lindas. E um  império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudades deles. Mas não é nada sério.

- Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo
que eu amo) não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser mistério
por muito que pareça muito sério."

by Elizabeth Bishop

traduzida por: Paulo Hneriques Britto



12 comentários:

  1. oi jair,
    esse poema é muito bom mesmo! viu o filme? comentei sobre ele no blog.

    aliás, obrigado pela visita ao raileronline! volte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Railer, o poema eu li e adforei e foi no teu blog rs( que feio né ? mas não foi de propósito - quando vi tava postando o poema e escolhendo uma figura, e esta foi a que mais me agradou, agora voltei no teu blog e é a mesma figura. Me desculpa, tou com muita vergonha...)eu amo Gloria Pires, e foi a foto que mais gostei do google imagens, lamento...espero que ninguém mais venha asqui, vou dar jeito de postar outra coisa, outro poema, outra letra de música, ou alguma divagação minmha, que não seja plágio. Tou me odiando por isso, e eu fui tão deselegante na visita que te fiz. Perdão. Não tirarei este post, porque depois de postado é contra meus princípios rs. De qualquer forma, fico muito agradecido e feliz com tua visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. A Glória Pires leu lindamente esse poema que é maravilhoso mesmo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha deusa rs minha querida amiga Cris, só tu mesmo, alma de minha alma pra me fazer não me odiar tanto por um post meu, obrigado, obrigado, obrigado...mas vou me punir por isso. O estranha de minhas relações com os seres que "amo", alguns como a Glória, eu vi pequena, jovem e o meu tempo tabém passoum digo, se arrastou até aqui...loco isso né ? Muito agradedecido Cris, tou detestando tudo neste segunda feira amarga, mais uma na minha vida. Obrigado, por esse afago. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado pela visita, é muito importasnte para mim tua presença, obrigado...não vi o filme e amo a Gloria Piees, já conheço a história da Elizabeth a algum tempo, e fiquei tão traumatizado com este post que nunca, nunca verei este filme. Sei, quem perde sou eu, mas é meu autoflagelo por ser impulsivo e idiota e burro e querer postar a qualquer preço, me dei mal nesta.
      Li um post no teu blog e adorei, vi que estás na ativa desde 2005, então tem um universo a ser descoberto por mim. Muito obrigado pelo carinho pessoa estranha que já mora em meu coração. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Excelente! Tô me vendo aqui. Preciso exercitar essa arte de perder. Fico danado da vida quando perco. Quando perco uma oportunidade então! Que Ódio da minha desatenção, do meu vacilo. Me cobro muito Jair, sei o que é isso. Dizem que não devemos ser assim, sei lá, mas não me permito errar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Fábio, obrigadíssimo por tua presença neste post, a poesia é linda, e trata de algo que para mim é difícil também, perder. E olha, que minha vida é cheia de perdas, e mesmo assim não acostumo, não sei lidar com isso, acho que por isso sofro um pouco, por não ter conseguido, por ter perdido, assim foi com minha última paixão, eu perdi. Este ´e post que originou o outro que tu também comentaste, fiquei com muito raivade mim por este vacilo, este "plágio", porque ninguém perdoa, todos querem tirar sua casquinha, não sentem pena de bater num cão caído, assim me senti após publicar este post. Perdi um pouco minha vontade de postar, de continuar até, mas isso eu continuarei, mesmo daqui a um mês. Esta eu perdi meu queridopoeta, mas aprendo também, meu tempo na net neste período édpura leitura, e é ótimo, como temos coisas para ler, como temos blogs legais, como existem pessoas bacanas na blogofera e que são amaveis educadas e sabem compartilhar, obrigado Fábio, meu poeta e amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Agora que li o motivo do teu retiro, entendo menos ainda e peço que volte logo... não há motivo meu amigo.... no máximo faltou creditar o local do empréstimo...rsrsrs... Volta logo vai!!!!! Saudades demais dos nossos papos virtuais... Tá vendo como voltei faladeira????? Consequencias de tanto tempo calada.... Beijokas sem fim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaís, minha adorada amiga, saudade sempre...pois estou eu aqui novamente,sofrendo à toa, pois o motivo, bem sei, mas sou melancólico e sanguineo, foi inevitável...é um belo poema, tão verdadeiro para mim, tão lúcido que não resisti e acabou nisso. Mas o mais importante disso tudo, é teu retorno, que felicidade, poder sentir tuas palavras novamennte sempre tão vicerais e que estranhamente acabam se encaixando em minha vida......é sintonia também, nossas primaveras, somos assim....mas acabou virando uma teimosia este meu recesso em função dessa bobagem, mas eu sinto, eu sofro, fico magoado e tenho vontade de chorar e morrer, é tão intenso que chego a ficar com medo de desistir da vida de tudo, graças a Deus e aos remédios que tomo, voltei rápido, mas daí já tinha falado do recesso...e eu gostei tanto deste post, e comecei a odiá-lo de tal forma que queria deletar, mas não posso mudar meu destino, não nesta situação internética rs , querendo ou não é meu legado. Tou com saudade de ir na "tua casa", o poeta Fábio falou isso também, o blog é meu rs, mas é um pouco mais complexo para mim acontecimento desse tipo, me abalou mais porque não foi intencional, fui impulsivo,e ficou parecendo, eu achei, enfim, tou louco para postar, tem passado muitas idéias na minha cabeça, mas não anoto, mas podem se perder e nunca mais eu recuperar. Eu também, querida amiga, preciso deste espelho para continuar a busca de mim mesmo, é uma ótima ferramenta para meus propósitos, e escrever me leva para o caminho da felicidade, sei que sou amador, muito amador, mas esta necessidade de escrever me faz melhor, eu me sinto melhor, daí vem a outra parte, consequencia de um blog no cyberespaço, aparecem os amigos que nem se imaginava que se pudesse ter (outra coisa mágica nos blogs, assim nos conhecemos rs) e a vida segue, nós aprendendo uns com os outros, com as dores, os amores, as alegrias. Pois é minha querida amiga Anaís, seja bem vinda de volta, estou aqui e estarei lá na tua casa esperando-te feliz da vida, com meu coração palpitando lá numa parte, daí eu vi que era teu pedaço que trago dentro de mim, a parte que te cabe deste latifúndio que é meu coração. Bem amiga, continuo com o velho probleminha de não ter net rs(eh pobreza rs), mas logo estarei na tua casa para retomar-mos de onde paramos.
      Minha querida, adorei os beijos cheios de girassóis encantados e as borboletas obrigatórias num jardim. Meu carinho meu respeito minha saudade e um imenso abraço.

      Excluir
  6. PS: Como também adorei o poema vou roubar e partilhar também. Não lá em casa, mas onde terá infinitamente mais visibilidade, porque palavras assim merecem ser lidas e compartilhadas. Mais beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que a arte de perder não chega a ser mistério
      por muito que pareça muito sério."

      by Elizabeth Bishop

      é a parte que mais gosto, aliás eu amei todo este poema, mas ao mesmo tempo fiquei com um ódio, enfim...entre amores e ódios, a poesia salvará o mundo, meu mundo talvez...Carinho respeito e abraço, querida amiga Anaís.

      Excluir