terça-feira, 3 de setembro de 2013

DESCONHECIDOS





Ser humano, este desconhecido...


Acho que me equivoco a algum tempo ao achar que o ser humano é mal, face as influências dos telejornais que tanto gosto, e telejornal é sinal de sangue escorrendo da televisão para o chão da sala... o ser humano é um desconhecido dele mesmo. Falo por mim, pois vivo tentando ser melhor enquanto ser humano, mas falho, pelo único fato de não me conhecer, sou um desconhecido de mim mesmo.

Tanto é que quando nascemos, só algum tempo depois tomamos consciência de que existimos, segundo a teoria Junguiana, começamos a existir quando acordamos, ou seja, quando sei o que quero independente de quem me criou e me influenciou, acho que é aquela máxima filosófica: penso, logo existo. Não posso simplesmente negar o breu da infância, pois Freud se reviraria na tumba, onde sofremos overdoses de influência da família, isso inclui mimos, preconceitos, gostos...e segundo este mesmo Freud a infância é o começo da sua psicoterapia, prefiro Jung, pois gosto de saber que existo e lutar contra meus próprios fantasmas, meus próprios preconceitos, minhas dúvidas e encontre meu eu perdido dentro de mim e consequentemente desconhecido, pois quando encontrar o que mais terei eu de conhecer ?

Já passei noites em claro buscando dentro de mim esse desconhecido, mas eu só conseguia uma insônia e sono durante o dia seguinte rs.

Partindo de minha vivência empírica descubro o quão desconhecido é o ser humano, nunca se conhece um ser por inteiro, e a convivência nos prova, me prova, pois nunca consigo me sentir a vontade, quando penso que as palavras trocadas são sinais de entrosamento, recebo uma bomba fria que me desconserta e me joga a margem; pois automaticamente me recolho e sinto muito medo, por mim e por quem provocou tal situação. Percebo o quão desconhecidos somos...



Faz algum tempo que tento escrever este 'ensaio', que surgiu das minhas dúvidas comigo mesmo, deste ser desconhecido de mim mesmo que sou. Está meio confuso até para mim que tou escrevendo rs, mas preciso postar...um texto inacabado é a cara do meu blog, é a minha cara, pois enquanto for desconhecido de mim mesmo, serei sempre um ser humano inacabado, carecendo de mais informação ( o que graças a Deus meus amigos blogueiros tem me ajudado muito, pois são pessoas interessantes, inteligentes e originais que sempre me acrescentam algo mais ).

4 comentários:

  1. o dia q nos conhecermos por inteiro a vida já não mais existirá para nós ... enquanto buscamos isto estamos vivos em plenitude ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, muito obrigado, só tu para fazer este blogueiro feliz rs...li num blog um dia desses que quem tem um blog nunca está só. Meio verdade isso né?...eu me sinto cada vez mais só neste planeta, solidão da alma, do coração, do eu profundo e só, mas daí quando me sinto assim, me vou ao TPM onde a risada é garantida, a emoção também...eu disse, é uma coisa inacabada como eu, como meu blog, ou seja, tou vivo em plenitude (mais que o sentido, amei estas tuas palavras querido Bratz). Foi um impulso, essa coisa que escrevi não era para eatar aí, é quase meu pequeno monstro que estava na forma e poderia viver ou morrer, mas a vida, os dias, as convivências...escrever é minha melhor maneira de viver comigo, me expressar, principalmente quando sou provocado, injustiçado, humilhado (dentro de certa proporção rs), eu precisei de algo imediato, uma espécie de suicídio rápido, exorcismo delivery, então postei isso...de qualquer forma, meu rei, muito obrigado por permitir que eu te comentásse e disse o que disse. Vou postar outra coisa...Meu carinho meu imenso respeito meu abraço.

      Excluir
  2. Sinceramente acho que algumas pessoas já nascem com uma inclinação para o bem ou para o mal. Mas o que elas vão fazer com isso é que muda o curso das coisas. Eu mesma acho que se desse vazão para meu lado negro, seria a pior das criaturas. Às vezes me pego pensando coisas horríveis, que tenho medo de confessar até para mim mesma. Mas cabe a gente ir tentando se melhorar um pouco a cada dia. Só que tem pessoas que não estão nem aí para esse processo de melhora e chutam o baldem e fazem tudo que seus instintos mandam. Já outras tem uma índole melhor, parece que o lado certo não é tão difícil de seguir. Bem o mundo é feito de todo tipo de gente... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cris, adorei te conhecer, tou até repensando e colocar minha carteta de volta rs. Adorei teu comentário, eu também tinha uns pensamentos ruíns, mas com meus entes queridos, meu, minha mãe, e isso me deixava triste, como eu podia imaginar eles mortos, era uma espécie dor antecipada, caso ocorresse, o que vai um dia...então, após algumas leituras de Jung, ele tocou no assunto dizendo que estes penamentos ruíns com pessoas queridas, era uma forma do inconsciente não querer perder estes entes, ou seja o pensamento não era bom, mas não porque eu fosse mal (sic) - divaguei...mas acho que consigo te entender, mas eu sou o de sofrer, ao invés de maquinar uma maldade ou vingança rs...eu quero estar num processo de melhora, mas sinto um pouquinho de inveja de quem chuta o balde, mas gosto mais de mim assim, gosto de ser bom rs, ou tentar pelo menos. Querida Cris, sempre muito agradecido por teu carinho em vir me visitar, pois saiba que adoro teu blog, e nunca perco oportunidade para ler teus posts e quando eu consigo, gosto muito de comentar. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir