quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ENFIM, SETEMBRO...








 Precisei urgentemente escrever outro post, trazer um pouco de leveza a este blog tão pesado, como disse um amigo meu, depois de ler meu primeiro ano de blog, 'depois da leitura, só o suicídio', disse ele brincando, eu ri, minha alma não.


Já li e até comentei em alguns blogs o tema 'setembro', que lembra primavera, acasalamento (rs palavra engraçada, eu acho), pássaros cantando mais, pois onde eu moro eles cantam o ano inteiro – para quem gosta é um prato cheio, eu que tenho dificuldade para dormir, é um suplício. Mas assim como tenho um respeito maior pelas mulheres e seu poder de parir, eu respeito os pássaros, com seu poder de voar.

O aroma, setembro tem um aroma diferenciado, mesmo nesta cidade quase industrial, atravessada por uma BR. Senti hoje dentro do urbano, poderia ser um desses perfumes de flor ou fruta, muito na moda, mas vinha da janela aberta. Olhei mas não vi flores, somente aquele aroma embriagador da manhã, quase tive memórias, quase encarnei Proust, mas não haviam flores, somente árvores, verdes, belas, fortes, menos depois, quando já caminhando, passo onde havia uma mata, e hoje uma imensa construção de um condomínio. Sinal dos tempos, não, apenas mais uma construção, apenas mais uma mata destruída, apenas.

É urgente, que eu escreva um post, afinal é setembro, e setembro tem o dia da árvore, e setembro, tradicionalmente neste blog, se publica uma foto de minha árvore favorita de setembro e outros meses, o IPÊ AMARELO.  

16 comentários:

  1. Que venha setembro então!!!! Com tudo que temos direito e com a beleza dos ipês!!! Hugzão, caro Jair! Boa semana pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred e já estamos em setembro e eu aqui esperneando e gritando e tentando viver este momemto mágico, aliás, viver é mágico, ser teu amigo é mágico, esta nossa troca rs, é magico também. Querido Fred, acredita que não vi nenhum ipê florido ainda ?, no ano passado no final de julho já havia muito ipê florido, enfim...mas é uma árvore linda, e no seu auge com flores é uma imagem dos deuses. Obrigado amigo por trazer tua dose de felicidade para mim, com tua presença e uma semana duplamente boa para ti. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Com certeza logo mais os ipês estão por aí... explodindo de amarelos e de vida!!! Gracias pela companhia, Jair! Bom finde pra ti! Hugzão!

      Excluir
    3. Meu querido amigo é sempre um imenso prazer poder estar próximo a ti, tu me fazes bem, muito bem...estou ansioso para os ipês chegarem, gosto demais dessa árvore...um final de semana iluminado para ti precioso amigo Fred. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Já dizia a canção:
    Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
    Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
    Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
    Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
    Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
    Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
    Sol de primavera abre as janelas do meu peito
    a lição sabemos de cor
    só nos resta aprender...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei...já sonhamos juntos semeando as canções no vento...juro que após comentar teu comentário rs no outro post, fui fazer outro post, e esta música seria a postada, do ótimo Beto Guedes, (eu acho), então comecei a divagar e virou este post...gosto tanto dessa sintonia contigo, é que na verdade, minha vida real é bem chatinha, tenho cada vez menos pessoas que possa trocar informações que me interessam e para a pessoa também. Esta nossas trocas on line tem sido verdadeiras doses, não só de felicidade, como disse para nosso amigo Fred, mas doses de companheirismo (virtual?), amizade, compreeensão, doação, de carinho...obrigado meu rei, meu grande amigo Bratz... Sol da primavera abre as janelas do meu peito/ alição sabemos de cor / só nos resta aprender...
      Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  3. Oi Jair
    Eu sou suspeita para falar de setembro kkkkk, vc já viu que eu adoro este mês, meu aniversário é no próximo sábado, só para constar. Adorei o post, bem leve, alegre e florido, como o mês de setembro.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luciana, o teu foi um dos blogs que pude me manifestar sobre setembro antes desse post, falei algo a respeito no teu blog, mas o mais importante além de teu aniversário este mês rs, eu ter posta minha tradicional árvore Ipê Amarelo,mas muito mais importante é tua presença aqui com este doce, leve, alegre e gostoso comentário. Muito obrigado amiga. Meu carinho meu reseptio meu abraço.

      Excluir
  4. Olá, Jair!

    Setembro chegou e nos prepara para uma Primavera que floresce, os pássaros passam a cantar mais, as flores desabrocham, e o inverno nos deixa... Bendito esse Setembro que nos prepara para estações mais bonitas, mais alegres. Mais encanto em nossa vida.
    Por certo você conhece a música 'Céu, sol, sul terra e cor' de Leonardo (Gaúcho).
    Olhe essa estrofe... Encaixa muito bem para Setembro!

    “É o meu Rio Grande do Sul
    Céu, sol, sul, terra e cor!
    Onde tudo que se planta cresce
    E o que mais floresce é o amor.”

    Virou meu Hino!
    A foto postada é linda.
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Tais, que prazer imenso tu aqui...claro que conheço Leonardo e gosto muito, ele é de uma fase muito telúrica minha, eu sou um apreciador das Califórnias, até 15ª acompanhei como tiéte rs, mas Leonardo é um dos grandes intérpretes (foi ?), junto com Cesar Passarinho, outra lenda...conheço bem esta música, é pode ser muito bem a trilha sonora deste post, obrigado pela boa lembrança. Adorável presença e primaveril e musical comentário, muito obrigado sra., Luso, por esta presença de luz e poesia no meu blog.

      Excluir
    2. http://taisluso.blogspot.com.br/2010/09/um-coracao-gaucho.html

      Estou lhe enviando caso queira ouvir, escolhi 'a dedo' no youtube, é linda mesmo! E a letra está junto.
      Abraços!

      Excluir
    3. Minha querida amiga Tais, que fofo de tua parte, muito obrigado, fico mais feliz ainda com tua ilustre presença, me trazendo música, irmanando nossos corações gaúchos através de nossa música regional. Muito especial este compartilhamento, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Bem vindo, Setembro!
    Ipês amarelos são, de fato, um expetaculo à parte da natureza! No meu caso, o mês preferido é dezembro, mas aprecio sua escolha por setembro... Todos seis argumentos sao pura verdade!
    Admiro sua educação e respeito para conosco, blogueiros em geral. És um cavalheiro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha menina Hellz, salve salve tua presença...também acho o mesmo dos ipês, gosto da árvore em si, porque ela fica esquelética uma boa parte do ano, e adoro essa 'estética', pois sei que estão vivas rs, setembro não é meu mês favorito, ou é junto com os outros rs, mas não posso negar que acredito num ritual de passagem, que seja do inverno para primavera, ou o único mês que tenho renite rs. é um mês 'mágico' porque os elementais das flores, vem que vem que vem com tudo rs (as fadas, eu nunca vi, mas...). Obrigado Hellz pela admiração, mas acredito que se não respeitár-mos o próximo, com ser respeitado, e na blogosfera descobri seres, pessoas maravilhosas, com suas qualidades específicas, ou até defeitos que às vezes tenho em comum, mas é legal quando há reconhecimento, porque é mútuo. Obrigado querida amiga, menina Hellz. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Gosto de setembro, especialmente porque é um mês que geralmente estou de férias no trabalho, como agora... rs. Mas por outro lado setembro me lembra que está chegando o verão e eu detesto o calor do verão do Rio de Janeiro, cada ano que passa eu me sinto pior. Mas faz parte da vida.. rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs...Minha querida Cris, não pude deixar de rir do teu comentário, pois é ultra negativo, mas escrito com uma levesa que parece que tu gosta, amei. Fazer parte da vida, como nós né ? que gostando ou não, com frio ou calor, estamos aqui, vivendo, vivendo, vivendo...Fico feliz demais com tua presença querida amiga, não me sinto só, e principalmente, sei de pessoas que pensam como eu ou não, mas comungamos no respeito mútuo para manter-mos contato, diálogo, amizade, carinho, respeito e risadas, que é a parte que mais gosto. Muito obrigado querida Cris por eu fazer parte desse teu sorriso. Meu carinho meu respeito e meu grande abraço.

      Excluir