sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DIAMBA, NELSON MANDELA, DIAMBA





Aprendi que 20 de novembro é uma data sagrada para nós negros, porque nos lembra um grande mártir, um irmão de pele negra, evoluído que se permitiu viver entre nós para nos ensinar a viver em paz e harmonia, todos, independente da cor da pele, apenas a raça humana, era Zumbi, o Rei de Palmares.
Minha amiga Ju já me chamou de seu melhor pior amigo, por esquecer datas importantes, como o aniversário dela, dia do amigo, etc...esqueci que uma grande amiga, Maria Helena, seria homenageada (como foi) no dia 20 de novembro, por todo o seu trabalho no ensino, as conquistas de uma mulher, minha amiga, negra.
No dia 20 postei uma situação que havia ocorrido comigo naquele dia, ao pegar uma condução coletiva, enfim...Estava pensando antes do dia 20 em prestar uma homenagem aqui no blog, pensei num poema que recitei há muito tempo, quando jovem ainda, no grupo amador de teatro Verso Explícito (até hoje gosto desse nome). Este grupo de teatro da juventude foi o último grupo que pertenci, última tribo que amava poemas, mas passou, ficou a boa lembrança. (Embora tenha sido calorosamente acolhido, em minha passagem por BlogsVille, ter feito amigos que serão para sempre, mas como o personagem Astronauta de Maurício de Souza, continuarei vagando pela blogosfera).

o poema:

DIAMBA
by Raul Bopp

Negro velho fuma diamba
para amassara memória
o que é bom fica lá longe...

os olhos vão-se embora para longe
o ouvido de repente parou
Com mais uma pitada
o chão perde o fundo
Negro escorregou
caiu no meio da África

Então apareceu no fundo da floresta
uma tropa de elefantes enormes
trotando
cinquenta elefantes
puxando uma lagoa

Para onde vão levar esta lagoa?
está derramando água no caminho

Água do caminho juntou
correu correu
fez o rio Congo

Águas tristes gemeram
e as estrelas choraram
Aquele navio veio buscar o rio Congo!
Então as florestas se reuniram
e emprestaram um pouco de sombra para o rio Congo dormir
os coqueiro debruçaram-se na praia
para dizer adeus.

Raul Bopp era um poeta gaúcho modernista, um dos fundadores da Revista Pau Brasil, coisas importantes que revolucionaram o país com a Semana de Arte Moderna, tenho o maior carinho e respeito pela obra do autor, Cobra Norato é um de seus livros de maior expressão.
A propósito, este poema chegou até meus sentidos através de meu amigo Jaca, pois sabia que procurava poemas que me identificasse no recital que o grupo de teatro montava, como todos, menos eu, eram e são brancos, precisava deste poema...

ps. DEDICO ESTE POST À NELSON MANDELA

ps.2. Meus queridos amigos  comentaristas do post anterior, OBRIGADO, mas voltarei para meu tradicional comentário do comentário...não o fiz por problemas técnicos, nesta peça atrás deste teclado. Minha compulsão por postar estava no limite...

9 comentários:

  1. Nelson Mandela! Um homem, um ídolo, um mito que nos deixou inúmeros recados sobre amor, perdão, igualdade, justiça. Esse é o homem para se guardar do lado direito do peito!
    Massacrado, por mais de 20 anos preso, mas quando se viu livre - perdoou. Há anos que o mundo não se comovia, parece que perdera esse sentimento. Lutou pelo seu povo escravizado - dentro de seu próprio país -, uma mancha na história da humanidade. Será que esses humanoides bestificados, que habitam esse planeta, aprenderam um pouquinho? Quanta loucura.

    Um grande abraço meu amigo Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de comentar sobre o belo poema, destaco o lindo trecho...

      (…) “Águas tristes gemeram
      e as estrelas choraram... “

      E encerrando... Ao sair da cadeia, Mandela não pregava mais a luta e sim a paz! E com ela venceu o ódio e a intolerância entre seu povo.
      Que fique esse exemplo o mais vivo possível entre as pessoas: sejam elas brancas, negras, vermelhas, amarelas... ou que tenham a diferenças físicas que tiverem. A verdade é que cor está por fora do envelope que guarda a verdadeira essência humana: no seu interior é que está o verdadeiro tesouro.

      Um abraço, Jair, e linda semana.

      Excluir
    2. Minha querida Tais, sempre lúcidas tuas palavras, sempre vendo o que normalmente não conseguimos...sou um grande admirador do que escreves, aprendi, ri, me emocionei lendo em teu blog, e tuas vistas então, é algo muito especial, inteligente, sensível, Obrigado amiga por me fazer gostar mais de mim, acreditar mais no que escrevo. Fostes meu grande achado no ano que passou, e espero continuar estas trocas neste ano que inicia. Muito obrigado, Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. "Prova de amor maior não há, que doar a vida a seu irmão".

    Justa homenagem Jair.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu poeta sério, muito obrigado...precisamos de provas de amor assim para continuarmos a acreditar no ser humano. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Meu rei, obrigado, cada vez que te encontro aqui me visitando sinto uma serena felicidade. Diamba, meu rei, diamba. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Quase não dá para acreditar que tínhamos uma personalidade como ele em nosso século, será que o mundo terá outros ainda? Difícil, eu acho!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Néia, no ano que passou muito precisei de teu blog, tuas mensagens de amor, paz, fé...realmente não sei dizer se existirá outro Mandela, mas nós estamos aqui, e tu minha querida contribui para vivermos em harmonia, tua alma transparente reflete em teus posts, que sempre dizem algo que precisava, às vezes uma palavra de carinho, o suficiente para alegrar meu dia, obrigado. Carinho respeito e abraço

      Excluir