segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DEPOIS, A NUVEM






"Depois, a nuvem.
Como se dá a alguém um pedaço de céu?
No fim da rua Munique observou uma nuvem gigantesca aproximar-se por sobre as colinas, como um monstro branco. Escalou as montanhas. O Sol foi eclipsado e, em lugar dele, uma fera branca de coração cinzento vigiou a cidade.
- Olhe só aquilo! - Disse ela ao pai.
Hans inclinou a cabeça e declarou o que lhe pareceu óbvio.
- Você devia dá-la ao Max, Liesel. Veja se consegue deixá-la na  mesa de cabeceira, como todas as outras coisas.
Liesel o fitou como se ele houvesse enlouquecido.
- Mas como?
Ele lhe um piparote de leve na cabeça.
- Decore-a. Depois, escreva-a para ele.
-...parecia uma grande fera branca - disse a menina, em sua vigília seguinte junto ao leito - e veio por cima das montanhas.
Quando a frase foi concluída, com vários ajustes e acréscimos diferentes, Liesel  achou que havia conseguido. Imaginou a visão da nuvem passando de sua m ão para ele, através dos cobertores, e a escreveu num pedaço de papel, colocando a pedrinha em cima."

(trecho do livro "A Menina Que Roubava Livros" de Markus Zusak - tradução de Vera Ribeiro)


ps. Acabei este livro neste ano novo rs, adorei...este trecho que postei , quero com ele agradecer os amáveis e emocionantes comentários do meu poema NUVENS do post anterior, fiquei muito feliz, muito mesmo...no trecho postado a menina está dando vários presentes para um rapaz moribundo hospedado em sua casa, e o presente nuvem me pegou, achei tão lindo, que gostaria de dar uma nuvem a cada comentárista do post anterior, e também aos que por algum bom motivo me seguem, hoje são 96 seguidores, meu carinho meu respeito e meu abraço a estas pessoas especiais. OBRIGADO.
 

12 comentários:

  1. Pois é amigo Jair, nuvem é tudo de bom. Gosto muito de nuvens, dos dias chuvosos e de frio. Por falar em frio, como o amigo está suportando o calor nosso de cada dia?
    Um abração. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre um imesmo prazer recebe-lo neste cantinho meu caríssomo poeta Dilmar...sempre achei que nasci para o frio, e nestes dias quentes, tenho certeza rs...esta prometendo chuva, acredita ? para hoje. Não sei da chuva, aguardo, mas o festival de nuvens no céu é algo. Obrigado Dilmar pela agradável visita e tenhas também belos dias, belas noites...Meu carinho meu resperito e meu abraço.

      Excluir
  2. Nuvens e sonhos, as vezes penso assim!!!
    Adorei! Tenho certeza que é um otimo livro!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá menina Lorena, quanto tempo... o livro achei muito bom, poético como este trecho que postei...sou suspeito para falar em nuvens, tenho verdadeira adoração e um pouco de medo, é sempre bom respeitar a natureza. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Jair, esse livro é muito bom mesmo, também gostei! Obrigada pela nuvem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Néia, que bom te encontrar aqui e fico muito feliz que gostou do presente. O livro é comovente, chorei em alguns trechos (bom, eu sou meio chorão rs). Teu blog é um oásis de sabedoria e harmonia, gosto muito de lá. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Olá, amigo Jair, quando se fala em sonhos, lembramos das nuvens, da lua... sempre algo inatingível. É por ser lindo demais, nos carrega para distante... São momentos só nossos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tais, acho que busco algo inatingível (linda palavra), como teu sábio comentário, isso acaba me levando, tentando, numa busca de mim mesmo, que é algo meu e não é finito, sempre podemos mudar ou melhorar ou rever...sempre muito feliz com tua visita. Meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  5. Uma lindura esse livro mesmo! E vc sempre com sua delicadeza, nzé? Adoro! Hugzão, mon ami!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo, é um tanto dolorodo, chorei em algumas passagens e ri em outras (já é uma boa fórmula de livro rs)...mas gosto de 'lindura' e gosto mais ainda de tua visita meu precioso amigo Fred. Carinho respeitoe e abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Meu querido amigo de além mar, continuo aguardando mais posts teu, vou lá agora...carinho respeito e abraço.

      Excluir