segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MÁGOAS QUE TRAGO HOJE EM DIA




Não consigo entender a distância provocada por dores na alma, de uma suposta rejeição...mas foi assim, não havia encontrado algo melhor, até te ver parado ao meu lado, como se eu fizesse parte de tua vida, mesmo nunca tendo visto teus olhos cor de nada. Ainda não consigo imaginar minha imagem na tua retina. O que será que consegues ver de mim? Minha bondade? Minha maldade? Minha solidão, que é o melhor que trago em mim, com o que sou mais fiel. Deveria te dizer que não suporto outra voz além da minha, quando estou em casa. Meus fantasmas são silenciosos, minhas flores também.. Mesmo tendo me jogado  todos aqueles livros de autoajuda, não adiantou. Sigo meus próprios instintos, sou minha própria bússola, sou meu próprio destino só. Por isso me diga que errei, que segui por caminhos tortos, mas não diga que não te amei, talvez a única verdade em mim. Até tu existir em minha vida era eu e o nada. "O fato é que sou inesquecível, imprescindível, necessário para ninguém. Um outsider  cuja a existência é quase nada...talvez um erro despercebido da natureza!"* Com meus passos cansados da rotina deste caminhar, rumando sempre para o silêncio de minha casa, meu vazio existencial, meus chás e discos antigos:



Esses moços, pobres moços
Ah! Se soubessem o que eu sei
Não amavam, não passavam
Aquilo que já passei
Por meu olhos, por meus sonhos
Por meu sangue, tudo enfim
É que peço
A esses moços
Que acreditem em mim
Se eles julgam que há um lindo futuro
Só o amor nesta vida conduz
Saibam que deixam o céu por ser escuro
E vão ao inferno à procura de luz
Eu também tive nos meus belos dias
Essa mania e muito me custou
Pois só as mágoas que trago hoje em dia
E estas rugas o amor me deixou...

Esses Moços
by Lupicínio Rodrigues


""*by Carlos Vieira - Blog Devaneios




20 comentários:

  1. Jair, vim conhecer seu espaço e já fiquei lendo sua escrita maravilhosa.Quem de nós não traz guardada no âmago da alma algo que atormenta.Somos humanos que sofrem, amam, odeiam , morrem,mas querem viver.....Bela postagem. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marli, muito feliz fico com tua visita e ter entendido meu seco sentimento, minha dor sem fim, mas que não impede de eu viver, de seguir...ás vezes me desencanto por ser um humano, mas acredito que isso faça parte de algo que Deus está preparando para nós (se bem que no meu caso não espero nada de bom rs), pois não sou dos melhores filhos de Deus, tenho pecados, sinto ódios, existem pessoas que não suporto, então não posso esperar coisas boas, né? Obrigado Marli por fazer parte das pessoas que se aproximam de mim, não é assim na vida real, pelo contrário, das poucas pessoas que mantenho algum relacionamento, sou afastado, esquecido, pior, sou substituído, por isso não alimento mais esperanças...mas fico muito agradecido por estas amizades virtuais, para mim reais, pois temos algo em comum, gostamos de expor sentimentos rs e trocar idéias com os que nos parecem afins. Tou cansando, mas deve ser da idade...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Olá jair!
    Acho que uma das piores dores que o ser humano pode sentir é a dor da alma.
    Quando há um ferimento externo a gente pode cuidar e tratar. Mas no coração, é difícil.


    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Hellz, que super sintonia, cheguei do teu blog e encontrei este comentário...eu sei bem querida amiga, minha alma está calejada, mas fazer o que, quando não se é amado. Credito isso aos meus inúmeros defeitos, sou chato, solitário, raros amigos e vivo isolado, tenho medo da rejeição, não de novo, então é melhor me manter afastado e desopilando nos blogs que encontro, nas conversas virtuais e necessárias para manter minha sanidade e não me sentir tão fora do mundo, tão só."mas dizem que a solidão até que me cai bem", adoraria acreditar nisso.
      O tratamento pode ser longo, muito longo e mesmo assim não curar, pode vir a ser um câncer terminal...acredito ter apenas chagas que pode, sangrar de vez enquando. Obrigado menina Hellz, precisava tanto que alguém comentasse este post, me dissesse algo, assim como tu fizeste. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Quem tem bons chás e discos antigos nunca fica sozinho... hehehe! Belo texto, caro Jair!!! Ser preterido e sobreviver é talvez o maior dos desafios das relações humanas! Hugzão, querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu precioso amigo Fred, sou quase um lord, adoro chás rs, não possuo discos, mas existem os mp3 da vida rs...e Lupicínio Rodrigues sempre me fascinou, por ser próximo, digo, do meu rincão e por ser singelamente apaixonado, por cantar o amor mais sofrido do mais simples dos homens...acho que trago isso em mim, por isso a identificação. Música sempre será uma boa companhia para mim, mesmo que me leve às lágrimas como Smiths já fez, até RadioHead com Pablo Honey, morro chorando ouvindo aquilo rs. Mas nada se compara a sobreviver, falaste de uma parte bem grande de minha vida, acho que se aprende a lidar com a rejeição, meio falso, mas é a única forma de sobreviver. O bom de ter amigo é isso, esta nossa troca aqui, e que bom que é contigo meu Frederico precioso. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Pode deixar que o Frederico vai estar sempre pora aqui! Abração!

      Excluir
    3. Muito, muito, muito feliz por que tu existe meu precioso amigo Fred.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Diz a rezão devemos nos bastar primeiro, nos amar, poder amar os outros em completude, não em dependência. Diz a emoção que, que ninguém nunca sabe. Que o outro é sempre uma surpresa. O outro, nossa alegria e tortura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta Fabio Murilo e suas poéticas e sábias palavras, que sabe como ninguém o mistério da alma humana. Conhecemos até não enterdermos o que conhecemos, então passamos a não conhecer, é confuso, é a vida...mas na busca se não começarmos por nos amarmos, então estaremos ferrados mais cedo rs. Acho que se amar é se permitir conhecer, viver, caminhar, ler, ouvir, ouvir muito, mas são só fórmulas que podem até dar certo conosco, mas quando se trata do outro, é isso mesmo meu caro poéta, o outro é nossa alegria e tortura. Muito obrigado por palavras tão certeiras...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olá Jair!
    Obrigado pelo carinho lá no meu blog!
    Gosto da poesia de suas palavras! Gosto muito de solitude, não de solidão, pois acredito que solidão é sentir-se só, e solitude é um estar só, porém preenchido de nem sei o que, mas que te baste!
    Confuso né!
    Mas sou assim "meio estranha"!
    Felicidades para você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Jossara, das vezes que tive em teu blog foram experiências únicas, a forma e a delicadeza que tuas imagens trazem as palavras, os sentidos todos alertas não são o suficiente, uma espécie de poesia tridimensional (divaguei rs), mas olha-se a poesia, eu vi um arco iris poético, eu vi também um poema de uma flor que nasce e vive por poucos instantes, e eu vi esta poesia no teu blog...mais do que isso agradeço tua visita e comentário tão gostoso; vi um filme curta-metragem que falava em solitude, eu adorei e me identifiquei, não que seja assim comigo, mas achei mais belo e leve que a solidão que carrego...entendo tuas palavras e chego a sorrir, pois às vezes na busca delas, as palavras, fica meio complicado acopla-las ao que sentimos, e isso é o barato de tudo, uma forma de nos entermos, encontrar algo que nos baste, como dizes...muito boa esta conversa rs, muito bom estares aqui, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Caro Jair, primeiramente obrigado pelas visitas, pelos comentários e pela citação... Você me escreveu algumas coisas que me deixaram sem palavras e também me fez rever aquilo que havia escrito. Sim há um tom de raiva, vingança, solidão desesperada. No entanto, tenho achado a cada dia mais que o pior seria não ter sido vivido as separações e rejeições, afinal até amor não correspondido nos molda e nos faz ver a vida de maneira diferente. Cicatrizes também têm histórias. E a grande maioria de nós, mortais, chegaremos ao fim com o coração repleto delas.

    Um imenso abraço, muito obrigado.
    e voltarei sempre por aqui, há uma identificação em suas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Vieira, que bom tua visita, esperava, pois precisava saber se aprovou o uso de tua frase ou não. Obrigado. Desde quando aprendi a navegar na blogosfera com meu blog, não deixo de aportar em muitos, alguns me atraem mais, caso do teu blog...quase não acreditei mas teu texto EU, NADA gritou dentro de mim, demorou um tempo até eu criar coragem e dizer alguma coisa, pois me pareceu tão perfeito na sua imperfeição de sentimentos que tive medo. Que bom que o que escrevi lá te agradou. Eu estava sentido algo mas não queria acreditar, afinal, já passou, foi no tempo universitário ( e lá se vão anos rs...). Quando retornei das férias, queria continuar com minhas postagens, mas faltava algo, pensei que esta vazio, seco, mas era só meu coração dizendo que estava cansado daquela solidão pós universidade, como não posso perder minha lucidez, fui procurar solução, e como escrever é minha tábua de salvação, começou a brotar no papel o post, então aquela tua frase pulsou na minha memória. Eu estou bem, escrever me deixa bem, por pior que seja o escrito rs, minha literatura barata, como gosto de dizer, embora algumas coisas sejam baseadas em fatos reais, o resultado escrito é a busca de uma literatura e uma forma maravilhosa de limpar, lavar, salvar minha alma, sempre fico mais leve, após escrever, é como respirar após uma tempestade de verão, o que era mal, se torna algo inofensivo, algo que se pode lidar e continuar vivendo, como bem dizes:”afinal até amor não correspondido nos molda e nos faz ver a vida de maneira diferente.” E afinal aqui estou, vivo, tentando, só, mas tentando não ser infeliz, já que para ser feliz, sabe-se se lá o que precisa meu coração (eu sei, mas...). “Cicatrizes também tem histórias”, e meu coração tem uma, esta que propiciou este post, que apesar de estar cicatrizada, ainda sangra. Caríssimo Carlos Vieira muito obrigado por esta troca, infelizmente na minha vida, nem sempre consigo ter diálogos tão sinceros e produtivos na vida real, como os que tenho na net. Não que por estar na internet deixemos de ser humanos, os que me cercam são ótimas pessoas, mas estou cada vez mais desconectado com estes, restando estes amigos incríveis que me aproximo e que se aproximam de mim permitindo que eu exista e tenha esperança, e consiga um bom bate-papo. Valeu Carlo Vieira. Meu carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Amigo Jair, nos agracias, aqui, com mais uma excelente cronica poética. Também aproveito a oportunidade para agradecer tua visita ao meu modesto espaço e palavras carinhosas lá deixadas.
    Um abração. Tenhas um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poeta Dilmar tua visita neste blog para mim será sempre o afago de um amigo muito querido, tuas palavras me deixam por demais feliz e é recíproco, pois estando no teu blog posso sentir tua poesia critica e ao mesmo tempo tão mansa, bela e afetiva. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Também gosto de estar só, mas, as vezes, bom seria se viesse alguém para falarmos sem reticências dos anseios da alma...
    Jair, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida poeta Shirley, alguém para falar sem reticências seria a perfeição rs, mas enquanto isso não é possível, aprendi num poema teu que não estarei só, pois se tenho vida interior nunca estarei sózinho - gostei disso que li. Mas não temos como negar que é fundamental estar-mos sós às vezes, mas o bom mesmo é viver e compartilhar com amigos sempre que possível, pois amizade preenche o vazio da alma. Obrigado amiga por gastar um tempo teu comigo, é alimento para minha vida interior. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Amigo Jair, esse seu desabafo deve ter inspirado muita gente, isso é normal nos sentirmos meio fora do contexto, de vez em quando. O problema que vejo é nos aceitarmos como somos. Se isso acontecer, viveremos muito mais felizes, pois nada devemos a ninguém, nossos atos são nossos, assim como as consequências.
    Segundo Arthur da Távola, que sempre assistia suas apresentações, guardei uma frase sua e nunca esqueci:

    " Música é vida interior e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão".

    Com isso, vi que somos nossos melhores amigos: ninguém jamais se preocupará conosco como nós mesmos; ninguém ficará tão feliz por nós, como nós mesmos; ninguém gostará tanto de nós como nós mesmos! Se atingirmos esse patamar de entendimento, seremos felizes. O resto fica dentro das carências afetivas que ninguém resolverá por nós. Aí, amigo, está a nossa força. o nosso diferencial: a aceitação do que somos.
    Grande abraço, procure ser feliz sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mui estima amiga Tais, como gosto de tuas visitas, das tuas palavras, sempre tão certeiras e coerentes e verdadeiras. O bom das lições que se aprende é poder passar adiante, e aprendi uma linda hoje e de algo que gosto por demais, que é música. Tenho de te confessar que a solidão se tornou uma inspiração, como gosto de escrever, a dor se tornou meu tema. Chego a achar que escrevo melhor (como se fosse possível rs) quando estou triste, mas sei que é uma ilusão minha. Mas independente de qualquer coisa, isso de se amar primeiro, já ouvi outras vezes, inclusive uma outra bloguer me sugeriu me amar mais, enfim....o que quero dizer é que estas tuas palavras: ”somos nossos melhores amigos: ninguém jamais se preocupará conosco como nós mesmos; ninguém ficará tão feliz por nós, como nós mesmos;ninguém gostará tanto de nós como nós mesmos! “- é a mais pura verdade e a forma mais bela e poética e carinhosa de dizer que a resposta e solução dos meus problemas, estão aqui dentro de mim, obrigado minha amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir