quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PALAVRAS AO VENTO



                                                     
                                         
 
Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva, minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será
Palavras, apenas
Palavras pequenas
Palavras, momentos
Palavras palavras
Palavras palavras
Palavras ao vento
Palavras, apenas, apenas
Palavras pequenas
Palavras


Palavras ao Vento – Marisa Monte e Moraes Moreira

na voz de Cássia Eller



Gosto de palavras, especialmente de algumas que podem chegar de surpresa, ou uma palavra velha dita como se fosse a primeira vez, trazendo outro sentido. Gosto de ver as palavras e do que elas são capazes. Palavra é poder, já me disseram. Sempre as ouvi e quando comecei a vê-las foi a maior descoberta que poderia fazer, meu passaporte para as maiores viagens,uma revolução se formou dentro de mim, um vulcão, um tsunami e só comecei a entender quando aprendi a exteriorizar em folhas de papel em branco. E o resultado não só me agradava como acalmava minha alma, que olha através de meus olhos. Nem sempre eram derramadas palavras doces no papel, por vezes vinham sombrias, tristes...mas após instalarem-se no branco do papel, não assustavam mais. Descobri uma forma de cura para meus males do corpo e da alma, exorcizar os demônios que habitam cada um de nós, sempre prontos a nos autodestruir, a nos atormentar e por vezes nos fazer desistir – eu quase sucumbi, mas escolhi viver. Gosto de palavras que dizem do amor. Gosto de palavras que perdoam e celebram a amizade. Nem sempre consigo deixá-las no papel, às vezes me atormentam anos dentro de mim, antes de encontrar uma saída e morrer no branco do papel e salvar minha sanidade.

16 comentários:

  1. Liberar nossas emoções e sentimentos pelas letras, pontos e vírgulas é uma ótima terapia para exorcizarmos nossos demônios ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bratz, meu rei...isto é que fui descobrindo à medida que caminhava com este blog, é uma terapia de autoconhecimento, vivo relendo meus post, os confesionais ou não. Ternto me reinventar, melhorar e escrever para mim ´e fundamental...claro que busco uma literatura, mesmo que barata, mas a busca de minha alma vem primeiro, meu autoconhecimento. Gosto de tuas palavras deixadas aqui meu rei, gosto de tua presença que só me faz bem. Obrigado meu querido amigo, meu rei Bratz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. OI JAIR!
    ACHO SIM QUE AS PALAVRAS SÃO PODEROSAS, DAÍ NOSSA RESPONSABILIDADE AO PRONUNCIÁ-LAS...
    OBRIGADA PELA VISITA NO "SÓ PRA DIZER" E A GENEROSIDADE DO COMENTÁRIO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha poeta eu que agradeço tua visita e tua inspiração para poemas tão belos...tu sabes como ninguém trabalhar com as palavras, conseguindo uma beleza que por vezes não conseguimos notar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. O que seria de nós sem as palavras?!? Nem quero imaginar!!! São elas que também movem o mundo, nzé? Hugzão, caro Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, eu também não consigo imaginar rs...mas enquanto elas servirem para nossa conexão, então tá valendo. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. De uns anos para ca eu tb me tornei um fã das palavras... de um texto bem escrito, de uma narrativa bem elaborada... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, lendo teu blog percebe-se que és um amante das palavras, de textos bem escritos e narrativas bem elaboradas, encontrei isso no teu blog, quanto a mim eu continuarei tentando...necessito deste processo para me encontrar, é meio egoísta, mas o resultado é democrático, quando posto no blog, permitindo que o texto tenha seu curso natural até os seres afins rs. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. palavras que mexem, tocam, encantam. preciso muito delas como táticas de sobrevivência. mais uma vez parabéns por toda essa sensibilidade, jair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo LaCarne, sabes bem o que falas, pois eu sei quão bem escreves...acabaste de definir mais uma entrelinha que não havia percebido, senão não estaria mais vivo; claro, são táticas de sobrevivência - genial meu caro LaCarne, genial. Ao mesmo tempo que exponho, tou buscando uma solução quem sabe, ou um afago escrito, meu mesmo para mim, que busco depois em outras calmarias ou mesmo nas tempestades dentro de mim, vejo revejo, e meus posts estão lá, naquele tempo, mas consigo me ver e reinventar, dentro de minhas próprias palavras...agrego a isso todas as palavras que encontro, inclusive as que encontro no teu blog. Obrigado LaCarne por compartilhar comigo todas nossas palavras. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Amigo Jair:
    Palavras são lindas quando nos elevam, quando perdoam, quando elogiam, quando amam. Há palavra mais linda do que saudades? Veja o quanto é melodiosa. Porém, pode também ser a mais terrível das armas! Aquela que denigre, que ofende, que destrói, que mente que difama, que mata em nome das mais terríveis intenções.
    Realmente tenho carinho e ao mesmo tempo cuidados com as palavras. Assim como propagam o bem, propagam o mal.
    Grande abraço, amigo!
    Adoro esses temas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, gosto desta colocação, esta dualidade real da palavra, tanto para o bem como para o mal...Conheço tua intimidade com as palavras, que caminham no lado do bem, mas que não são menos perigosas, mas para um desafio, essa busca de nós mesmos, ter um entendimento do mundo ou mesmo de uma pequena situação, mas que trazem à luz aos nossos mais escuros medos e segredos e desconhecimento. Encontrei palavras assim nos teus escritos, palavras tão fortes e bem colocadas, que sempre me fazem refletir e ter momentos de pura felicidade ao saber que não estou só e tem alguém que me entende, que semeia suas palavras para quem precisar, e eu agradeço. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Jair meu querido! Muito legal ler este seu texto sobre a necessidade de colocar suas palavras para fora, justamente hoje. Passei para avisar que as portas de casa estão reabertas. Passei dois meses com elas fechadas, permitindo que me roubassem meu direito de expressão dos meus pensamentos da forma que eu ache mais adequada. C' est fini! Voltei. E adoro essas suas palavras todas. Sempre. Beijos de retorno e de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga, de tanto tempo, Anaís...palavras que sempre encontrei em abundância em teu blog, que tanto me identifico. Ótimo saber notícias tua e do blog, que não deu para visitá-lo na clandestinidade rs (adorei isto, pois pensei, e raramente agora penso nisso, de bloquear comentários, mas...) - Mas que bom esta tua volta, pois assim terei mais chance de chegar nele. Desde quando conheci teu blog, tenho um xodó por ele, das formas como encontrei as palavras carregadas de sentimentos, e tão vivo, tão agora, tão intenso, que não consegui não me identificar. Tuas entrelinhas gritam, tuas palavras sangram. Algo tão forte e tão verdadeiro, tão viceral (amo esta palavra)...tou muito feliz com tua visita minha amiga,e mais feliz ainda por poder retornar ao teu blog e poder cjharar minhas palavras, como sempre fiz e sempre recebido com muito carinho. Retomemos nosso jogo de palavras, as minhas, as tuas...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Palavras são tudo na vida. Podem exaltar ou destruir alguém. Por isso deve-se tomar muito cuidado (:

    espero que estejas bem.

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Menina Hellz, estou bem, dentro do possível de estar bem, não tenho dor física, o que já é um alento, mas minhas dores da alma continuam - acho que tou aprendendo a sobreviver com elas -. Hellz, posso dizer que ano passado tive uma grande descoberta ao conhecer teu blog...lá conheci uma forma especial de lidar com as palavras, uma menina que poderia estar engatinhando, e, ao ler teus posts fiquei encantado e curioso para saber o que mais tinha aquela menina que acabava de conhecer, e eis não para minha surpresa, pois já sentia que tinhas muito mais a dizer, mas a surpresa é a força de tuas palavras, que me pegou a mim e muitas outras pessoas. É um imenso prazer e felicidade fazer parte de tua história na net, querida menina Hellz. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir