sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO




Surpresas da vida, uma montanha russa, amanhece nublado e neblina, aparece o céu e surpreendentemente o Sol, tudo em poucos instantes, assim como aquela multidão de pensamente em poucos passos dados na rua, enfim...as palavras também, são jogadas num emaranhado de sentidos e valores e inversões que nos confundimos. Como formado pela faculdade de Direito aprendi a conviver com termos/palavras próprias da área, apesar de não advogar. Assistindo pelo telejornal a matéria sobre os condenados do mensalão, deparo-me com uma guerra de palavras jurídicas para abonar criminosos de seus crimes sem ao menos cumprir uma parte da pena, como é comum na área penal, após cumprir uma parte da condenação. Além dos termos jurídicos, que o cidadão comum pouco entenderá, viu-se também uma baixaria, lavação de roupa suja para quem quisesse ouvir e ver, palavras nem um pouco jurídicas, mas de baixo nível, na Corte máxima da Justiça neste país. O que se discutia era er se os roubos nos cofres públicos realizados por parlamentares, até onde se sabe, em conjunto, seria uma formação de quadrilha ou cu co-autoria. São termos, digamos, jurídicos e que se resume, em quadrilha apena é mais severa e co autoria, mais leve. Quando dois ou trêss homens se juntam para roubar uma galinha é quadrilha, pena perpétia, pena de morte...quando parlamentares se unem pazraroubar cofres públicos, ou seja, nosso dinheiro é co-autoria, uma pena mais leve...isto é que foidecidido naquela Casa, e só para vcariar, o corporativismo, uma praga neste país, mais uma vez prevaleceu sobre os interesses de todos, da Nação. Mais uma bela pizza podreem Brasília. Eseguimos com as surpresas, com as palavras que dizemos e que ouvimos,os sentidos que damos a ambas, como nosso coração suporta a suposta verdade dita pelo outro aos nossos ouvidos. Uma amiga costumava dizer, quando havia maus entendidos, que eram ruídos de comunicação, se dizia uma coisa e se entendia  outra...o pior de tudo é responder como se ouviu, de forma erada...tudo bem, se esclarece, mas fica uma  pequena dúvida, lá no fundo, que pode morrer ou brotar uma distância, para não termos mais de ouvir o que entendemos não mercer.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Sempre feliz demais com tua presença meu rei, meu mui estimado Bratz. É o que temos por hora...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Amigo Jair, sabe... cheguei num momento da minha vida que risquei certas coisas, e ainda estou riscando, sempre aprendendo. Risquei completamente o interesse na política do nosso país. Nos políticos e seus amiguinhos. Que vivam, que se matem. Não demorará para terem o que merecem. São uns coitados que não terão tempo de usar uma partícula do que roubaram. E estão vivendo uma vida miserável moralmente. Há coisa pior do que o desprezo de uma nação inteira?
    Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza minha querida amiga Tais, gosto quando dizes: "Não demorará para terem o que merecem", eu acredito nisso. É um post, meio confuso, meio indignado, meio perdido até, mas com uma vontade das entranhas de falar isso...também procuro viver minha vida civilmente, no meu trabalho honesto, minha rotina, mas às vezes eles apelam, né ?e depois eu gosto de telejornal, tenho de perder esta mania rs. Obrigado sempre por tua lucidez e de compartilhar comigo, assim conseguirei crescer um pouco mais enquanto pessoa. Obrigado amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Eu também vejo os telejornais - mas sem nada esperar. Só não vejo o horário eleitoral! Tem programas de humor bem melhores.
      Abração!

      Excluir
    3. Minha querida amiga Tais, eu vejo o horário eleitoral, é triste, muito triste, mas chega a ser cômico de tanta ilusão que é vendida...mas é sempre um prazer imenso em recebê-la neste espaço. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Olá Jair, realmente é um absurdo o que vem de longa data acontecendo.O pior é que por mais que façamos de nada adiantará,pois o mal está crescendo velozmente.Será que ainda nos resta termos esperança?. Valeu pela reflexão. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que é isso minha amiga Marli, é impotência diante de tanta barbaridade, mas sobrevivemos ainda a nossas custas, então este país, por mais pessimista que eu seja, talvez tenha ainda um pingo de esperança, ainda temos nós, quem sabe...Carinho respeito e abraço

      Excluir
  4. Bom dia, Jair, voltei aqui para lhe deixar um grande abraço! Caso possa volte em meu espaço e leia a resposta que fiz ao seu comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marli, ás vezes sou tocado de tal maneira que não consigo explicar, faltam-me palavras, mas me permito sentir, e aquele teu post me pegou em cheio, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olha, no caso de corrupção....sei não. Talvez todos sejam culpados mesmo. Agora sobre ouvir uma coisa errada e passá-la desse jeito: é um problema de comunicação sério. Eu geralmente paro a conversa quando tenho esse tipo de entrave por muito tempo (sim, conheço pessoas que perderam parte da audição...). Não peguei muito do sentido metafórico do seu texto, desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Emilie favorita, está aí uma prova que o futuro me trouxe a teu respeito, és minha Emilie favorita. Primeiro, obrigado por tal indagação, ficou meio confuso mesmo como já expliquei para minha amiga Tais. Menina perspicaz, eu realmente estava/estou indignado com nossa política e blá blá blá...quanto ao título, foi uma espécie de resposta, não resposta, mas uma forma de desabafar para eu não ficar tão triste com esta comunicação (errada) que tive...e como estava com a matéria que havia visto noite anterior trancada na minha garganta e o fato deste trocadilho de palavras trocados por mim e esta amiga, enfim...as palavras que é o que uso/usamos nos nossos blogues, contando nossas histórias, tentei fazer um link entre este ruído de comunicação com o que a mídia divulgou do caso e o efeito em mim, da comunicação no sentido amplo, que é a política, e no sentido íntimo, que é a forma como me afetou tal ocorrido. No fundo quis tentar dizer que as palavras ferem e as palavras usadas com “poder” (diga-se palavras de políticos) ferem um número muito maior. Existe uma ego doente meu em achar que minha dor dá para comparar com uma dor causada a tantos. Tentei querida Emilie, se a dúvida persistir, terei o maior prazer em trocar ideias contigo. Mas muito obrigado por tal observação. Meu carinho meu respeito e meu abraço .

      Excluir
  6. Eu sempre digo que o Brasil é um país de brincadeira. Acho que qualquer dia alguém vai levantar e dizer que era tudo uma piada e vamos voltar a ser de Portugal, onde todo o dinheiro roubado está secretamentr guardado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foxx é um imenso prazer tê-lo nestas bandas, já cruzei muito contigo nos vários blogs que visitamos, temos amigos em comum. Acho que teu comentário põe uma pá de cal neste post rs. Acabamos de sair do carnaval e a sensação, boa essa, de que tudo não passa de uma brincadeira, uma piada, só que não e que nosso tesouro está 'guardado'...muito obrigado por este bem vindo comentário e por tua presença aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir