segunda-feira, 5 de maio de 2014

LIVROS, PALAVRAS E SILÊNCIO









Quase não lembrava mais como era uma manhã gris, pois no dia de hoje se cumpre  esta falta...
Livro não é tudo, mas depois deles não tem muita coisa, apesar da internet. Sempre uso esta frase que herdei dos Smiths e acrescentei 'apesar da internet', para dizer que os livros tem forte influência em minha vida presente, acabei de ler um, A Travessia, do mesmo autor de A Cabana, foi-me emprestado por uma leitora voraz e amiga, a Bi, junto de outros livros que já iniciei a leitura. A Travessia foi o primeiro que li, na intenção de me livrar logo daquele que achei o mais autoajuda, do qual não tenho muita simpatia. Mas o livro me surpreendeu, nem tanto pela história, mas o que continha nela. Lá Jesus se tornou um personagem, dele mesmo, que interage com o personagem protagonista, e tudo que diz respeito a Jesus. me comove, me convence, então me entrego, e assim foi com este livro. Uma obra que pensei em ler para cumprir protocolo, e     acabo aprendendo dentro de uma leitura supostamente moderna,m além Bíblia.
Mas neste interim, já em mãos, Ovelhas Negras, livro de Caio Fernando Abreu, onde publica contos inéditos ou com publicação rara (comprei o livro num sebo rs), e ainda um comentário do próprio, antes de cada conto...é como se fosse uma conversa ao pé da orelha com o criador, para depois cairmos na criatura...é uma leitura muito   prazerosa, primeiro eu amo Caio Fernando Abreu e , segundo, ele é e será sempre minha maior inspiração, nesta minha ventura de escrever, mais por necessidade que por talento rs.






Faz muito tempo escolhi um caminho, que trilho até hoje, caminho pelo qual optei por ir só, fugindo ou me ausentando daqueles que até então mantinha algum convívio, amigos e parentes...não consigo precisar quanto tempo, mas sei de filhos de amigos que me afastei quando eram pequenos, hoje são adultos, com suas profissões, seus estudos...assim talvez sinta algum arrependimento de ter deixado de acompanhar estes crescimentos, mas ao mesmo tempo precisei disso, precisei me ausentar, sentir falta de mim e ao mesmo tempo me libertar de mim me4smo e dos outros, dessa dependência que se cria, que eu crio (carente) do outro...e hoje, percebo que não trilhei um caminho muito muito difícil, mas necessário, pois a convivência com seres humanos, tem momentos que beira ao insuportável, talvez sejam os que me rodeiam nos últimos tempos,pessoas tão difíceis  quanto eu, daí dois bicudos não se beijam rs. Graças a Deus tenho este blog que posso falar rs, pois continuarei com meu jejum de palavras, talvez eu não mereça ouvi-los, talvez eu não deva falar.

30 comentários:

  1. Jair, gostei de tudo, mas me detive aqui:

    "... pois a convivência com seres humanos, tem momentos que beira ao insuportável, talvez sejam os que me rodeiam nos últimos tempos, pessoas tão difíceis  quanto eu, daí dois bicudos não se beijam."

    Adorei essa e penso igual. Estão nos incomodando, não está nos fazendo bem? A vida é só uma e conviver é uma arte, o ser humano é muito complicado. É um desgaste horrível, um estresse sem fim. Penso que se os humanos fizessem isso, viveriam melhor. Você tá certo. Um dia a gente acaba aprendendo que nosso melhor amigo somos nós mesmos. E viramos a página, sem cerimônia.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, bebo em tuas palavras e fico sempre muito agradecido por tua presença. Parto do princípio que sou um ser humano, sujeito a tudo, aos humores, aos amores e ódios, mas acima de tudo, tento sempre melhorar, não sei se tenho obtido sucesso, mas...estou vivendo algo meio estranho, nos últimos tempos mudei de setor no trabalho e tenho convivido com colegas que até então não passava de um Bom Dia e cordialidade, alguns, outros nem me olhavam na cara, mas enfim, hoje trabalho próximo dessas pessoas, o que já me mudou minha forma de agir e me relacionar no trabalho e na vida, taí meu jejum de palavras, descobri que só calado tenho chances de sobreviver sem atritos, pois tem alguns que fazem questão de me colocar para baixo (literalmente rs), como gosto e falo bastante (to no sacrifío neste jejum rs), comecei a perceber que tudo que eu dizia era usado contra mim, ou discordar para me fazer calar, eu acho, daí o mínimo de palavras hoje. Eu sou chato, mas sou tão fácil de lidar quando me é permitida uma chance, mas posso, como todo ser humano, desistir, me recolher a minha insignificancia e me afastar, nisso sou especialista rs...tu reafirmas algo que fez uma grande diferença em mim, após saber por ti, da tua forma,nas tuas palavras, eu devo gostar mais e mais de mim, assim, fica mais fácil de aceitar ou lidar com o próximo, e acima de tudo, respeitar. Muito obrigado amiga Tais, tuas palavras sempre aliviam meu coração.
      Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Meu caro Cristiano quanto prazer em recebe-lo neste bloguinho, tenho navegado pelo teu e tens umas tiradas geniais, és uma mente bem criativa e antenada, os teus diálogos são algo, realmente muito bons...obrigado pelo interessante, isto é um pouco eu. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Olá Jair.
    Compartilho do seu estilo de vida, talvez me faltou mais coragem para adotá-lo de forma mais radical.
    SER HUMANO complicado.
    Muitas e muitas vezes passei por situações constrangedoras e problemáticas. É inaceitável certas atitudes. Preferi com o tempo um certo silêncio e isolamento. Não adotei a prática da leitura. Mas a paz e a simplicidade do campo, o verde das árvores, o cantar dos pássaros, um terere ou chimarrão ä sombra refrescante das arvores, um bate papo com meu querido e sábio pai.
    Muito bom. É o meu refúgio.
    E vamos levando a vida.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. Gilberto, fico tão feliz, tão feliz com teu comentário...mas não se engane sou um ser humano complicado rs, e sendo negro neste país, então a dor é maior, toda hora, todo instante, porque infelizmente existem pessoas que estão no mundo para infernizar os outros, já dizia Sartre, o inferno são os outros...já penei muito na vida, por isso hoje tento resolver ou me afastar, é o que tou fazendo...
      A leitura me salvou desde pequeno, quando ingressei no jardim de infância já sabia escrever e me mandaram para a primeira série, e cultivo até hoje , é minha válvula de escape, de fuga e dentro dos livros sou um Visconde de Sabugo(zs)a do Monteiro Lobato rs...;
      Mas temos algos em comum, amo meus pais, amo conversar com ele, mesmo que sejam sempre os mesmos assuntos, as mesmas histórias, eu amo isso; amo árvores, quero uma vida bucólica na minha aposentadoria (difícil, mas...), chimarrão só tomo com meus pais e amigos bem chegados rs. E mais algo em comum, ambos vamos levando a vida, e no meu caso, às vezes permito que ela me leve. Meu querido prof. Gilberto muito obrigado e volte sempre, tuas palavras me trouxeram Paz e Luz, volte sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Caio Fernando é sempre a melhor companhia. Nem sei explicar o quanto eu me identifico com as coisas que ele escreveu, com os questionamentos e conflitos pelos quais seus personagens passam nos romances e contos, com a maneira como ele próprio enfrentava a vida... Algumas páginas até sei de cor, de tantas vezes que já li. Quando não suporto mais a convivência com os que me cercam (coisa que, aliás, acontece o tempo inteiro), busco um ombro amigo nesses autores que eu amo, que pensavam e sentiam como eu, como nós, todos nós que somos sensíveis demais pra esse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha muito querida Mônica C., acredito ser a declaração de amor mais bonita que já li sobre o Caio Fernando Abreu, autor que eu amo, desde quando o conheci, através de uma entrevista no antigo (bota antigo nisso) jornal Pasquim , então sai enloquecido atrás de livros dele, Triangulo das Águas foi meu primeiro e por isso talvez meu favorito...eu também sei trechos de cor, sempre tenho um livro do Caio em minha cabeceira, para sempre lerei Caio Fernando Abreu, porque me acho e me perco nos seus personagens, aprendo , rio e choro, sem falar no exemplo de vida dele, talvez não um belo exemplo para alguns, para mim um mito. Eu fujo para os livros, nunca tinha pensado em ombro, mas eles realmente me amparam, e sinceramente, acho que não tou preparado para esta vida, mas como nã dá para ensaiar, vou improvisando,e, tenho de assumir, sou sensível demais, às vezes quase não me suporto, mas me prefiro assim do que esta insensibilidade que toma conta do mundo. Muito obrigado por teu valioso comentário e preciosa visita, querida amiga Monica C. Meu carinho meu respetio e meu abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, eu sou muito ciumento, te encontrava em todos os blogs que ía, mas eu te adoro, e sei que tem um montão de blogueiros amigos que te adoram também...tu é bem especial mesmo, e isso me deixa feliz, pois é um amigo muito presente, muito parceiro, obrigado por eu fazer parte dos que tu visitas e obrigado sempre por me receber muito bem no teu blog...volte sempre meu amigo, tua presença me faz sentir importante. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Jair, há mais de 20 anos tenho procurado fazer uma seleção apurada das pessoas com as quais convivo. Egoísmo? Pode até ser, porém confesso que ando vivendo muito mais feliz e leve assim. E quanto ao silêncio, ele é de ouro mesmo, quanto menos palavras, melhor a qualidade de vida.
    Gostei demais do seu texto!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Néia, que visita abençoada, reconheço o quanto eu sou complicado, mas sou temente a Deus, e tento sempre melhorar, mas sou humano...e quanto mais os conheço mais os estranho (deve ocorrer deles com relação a mim também rs)...este meu afastamento das pessoas se deu em função de eu mudar de cidade para meu trabalho, e isso ajudou no isolamento, mas infelizmente ou felizmente (ainda não sei) conheci outros seres humanos, e a saga continua, costumava confiar nestes seres, mas só me ralei, então, devolta ao afastamento...mas agora o problema é que é no ambito profissional, é meio complicado se afastar, existe algo mais importante, que é o trabalho, então rezo, tomo sertralina e rivotril e vou me esforçar mais, e falar menos ainda, ainda mais agora que sei que vou adquirir mais qualidade de vida, assim, mais em silêncio. (Mas querida Néia, quem vai avisar as pessoas que devemos fazer silêncio? rs).
      Que bom Néia, tuas palavras, tou nesta luta interna, porque parece que eu sou o problemático (confesso minha parte, mas ninguém confessa a sua, apenas apontam para mim). Sou meio paranóico, mas me disseram hoje que não existe paranóico consciente, que é meu caso, confesso que fiquei um pouco aliviado.
      Vou me esforça muito mais, e terei o silêncio como meu aliado, obrigado Néia por mais esta visita abençoada. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Caro Jair!

    O livro é o melhor amigo do homem. Só neles é que somos capazes de nos enxergar como realmente somos. Depois dele não há mesmo muita coisa. Que bom que você tem esse blog para dividir conosco seus pensamentos. É sempre confortante ler você. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson, meu amigo, tuas palavras me deixam todo orgulhoso, pois esta é a sensasão que tenho do meu blog, o agradeço por poder me exorcisar rs, e que bom que o que sai encontra pessoas especiais que leem e me agraciam com um comentário. Sou um amante de livros, gosto de manunsear folhas de papel, descobrir histórias, descobrir de uma maneira quase antiquada rs, face as novas tecnologias.
      Enfim, meu poeta, muito obrigado por tua existencia, tua presença e teu delicioso comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Meu caro eu sempre digo que a convivência é uma arte... que nem todos dominam... hehe! Perto de mim quero poucos e bons... a quantidade nunca foi páreo para a qualidade! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, adooooro tua presença perto de mim rs...é uma arte difícil às vezes, difícil mesmo, eu que o diga, últimamente tou numa prova de fogo, mas com sabedoria, silêncio e rivotril vou tirar de letra, eu espero. Meu amigo gostaria muito de ser este pouco e bom rs. Mas é mais um conselho que levo para a vida, embora soubesse, às vezes precisamos ouvir de alguém confiável, eu também prefiro qualidade. Obrigado meu amigo por estar por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Boa semana caro Jair!!! Hugzão!!!

      Excluir
    3. Obrigado precioso amigo Fred, boa semana pra todos nós.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. É como eu digo Jair... um blog - para além das postagens - se faz mesmo é com as pessoas que passam por ele e deixam suas marcas!!! E o TPM tem sorte (e o privilégio) de reunir esse "Bandigentedoidaequerida"... hahaha! Hugz!

      Excluir
    5. E eu me sinto um privilegiado e sortudo por fazer parte (eu quero rs) desse bandigentedoidaequerida. rs.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Passando para te ler ... Graças a Deus mesmo que tens este blog e nós a dádiva de te ler... sempre profundo...
    Um beijo azul, Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha poetinha mais querida, saudade sempre, mas tenho Deus do meu lado e Ele te joga aqui, para minha alegria...eu realmente agradeço ter este espaço, tem sido vital para mim, para minha sobrevivênvia de mim mesmo e ainda ter o prazer de encontrar amigos, como tu minha querida amiga RosanAzul...obrigado pela profundidade rs, às vezes acho acho tão bobo o que escrevo que quase chego a me arrepender, mas tem sempre uma alma boa que trás palavras e entendiomentos, que até então não havia visto, ou esclarece algo que será muito útil para mim depois e também um prazerr interno que é ter coisas que eu escrevi, lido por outra pessoa, isso é maravilhoso. Aceito e guardo teu beijo azul, minha doce amiga. Todo o meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  10. Oi Jair,já vi q temos coisas em comum:comprar em sebos,por exemplo-é uma das coisas q mais gosto de fazer,fuçar em sebos,sempre encontro verdadeiros tesouros...e tb não sou de grandes convívios(nem familiares nem sociais,exceto os do núcleo bem próximo)e tô com o Freduco:perto de mim,só quero poucos e bons,hehe...Teu blog é sempre uma inspiração,vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Madi, quanto prazer em tê-la por aqui...eu gosto de fuxicar num sebo, em Poa tem uns ótimos, mas este achei aqui, virei frequentador rs, e mais que descobertas esquecidas ou perdidas eu tenho uma sensação de que eu posso resgatar certtos tempois de minha vida, é meio louco, mas perdido dentro de um sebo, por vezes o mundoi podertia acabar que ficaria por ali rs...O Fred é demais, gosto muito desse guri, é taõ gentil e hospitaleiro, não resisto o blog dele, se bem que o teu também me dá uma boa sensação, misto de alegria inteligente sarcástica ou seja, como eu gosto...acho que ele resume bem, isto de poucos e bons, pode parecer pretencioso, mas nos dias de hoje é preciso haver peneira (meio monstruoso, mas). Está cada vez mais difícil confiar no próximo, ele pode ser nosso algoz, mas temos nós, pelo menos compartilhamos palavras, adinidades, bem querer, bondade no coração, e estamos de olhos bem abertos para o mundo. Muito obrigado Madi, adorei trocar estas idéias contigo, volte sempre,porque eu vou estar por lá, é muito bom te ler. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Caramba!!!!
    "Faz muito tempo escolhi um caminho, que trilho até hoje, caminho pelo qual optei por ir só, fugindo ou me ausentando daqueles que até então mantinha algum convívio, amigos e parentes.."
    Isso é a minha cara e hoje estou fazendo o caminho de volta, na tentativa de conquistar o terreno perdido!!
    Adorei sua reflexão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Gera, parece que te conheço de tanto te ver nos lugares comuns que frequentamos, que bom, que bom que chegaste aqui e melhor ainda é este teu precioso comentário, acho que é uma boa maneira de rever o que ficou de verdadeiro, porque quando a gente gosta de um amigo, pode passar muito tempo sem se ver, mas quando se vê, é como se esse tempo não existisse, pra mim é uma prova da amizade e ou amor verdadeiro, mas precisamos tentar (adoro esta palavra, uso muito comigo rs) tentar conquistar o terreno perdido...apesar de achar ser este passo imprtante, talvez não consiga, talvez eles não queriam, talvez, o mundo é cheio de talvez né? mas esta ídéia da busca é boa, deve ser muito melhor para nossa alma. Adorei Gera tua visita, me aguarde. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Eu já te acompanhava lendo seus comentários sempre pertinentes e inteligentes nos outros blogs que eu sigo também!
      Muita paz!!!

      Excluir
    3. Muito obrigado meu querido Gera, muito obrigado.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. cara, você começou a falar de Jesus e eu me lembrei que C.S. Lewis escreveu alguns livros cristãos muito bons, com uma linguagem bem acessível [e não chata]. recomendo.

    filhos?? tens filhos? ok, eu não sabia disso. e sempre achei que fosse uma alma solitária [totalmente]. agora sobre se ausentar das pessoas: ainda quero e preciso fazer isso. pena não poder atualmente. olha, acho que o caminho que trilhaste não foi ruim [não de todo, né?]. foi uma escolha consciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Emilie favorita, sempre muito bom te encontrar...conheço a série, mas não tive o prazer de poder ler ainda, vai pra lista, obrigado...é sempre bom falar de Jesus, em qualquer circunstância, fico feliz por ser por aqui, por nós crer-mos.
      Não tenho filho Emilie, eu sou uma alma solitária - totalmente - (adorei o totalmente rs). Querida Emilie, sei hoje que o que existe de mais sagrado na minha vida, com ou sem caminhos a trilhar, ou escolhas que tenhamos de fazer ou por que queremos, este elo, ser filho, por mais complicada que seja a vida, as relaçãoes, inclusive na família, acho que não saberia viver sem ter conhecido e sentido, eu sempre sinto, o amor de minha mãe, do meu pai também, enfim, entendo perfeitamente tua colocação, não tens de te ausentar, é bom quando temos pessoas que nos prendemos, que é bom, que a gente precisa e que eles nos precisam, por isso minha amiga, agradeço demais teu comentário, porque apesar de não haver uma arrependimento cruel na minha vida rs, penso às vezes que poderia ter vivido tais momentos e que poderiam ser bons, mas como tu percebeste, temos de seguir, e o caminho que acabamos por trilhar se torna nosso caminho, nossa história, então não tá sendo de todo ruim rs. Não sei até que ponto nossas escolhas são conscientes, pode parecer a verdade mais absoluta naquele momento e depois, nem tanto em outra hora - pelo menos assim sou eu - mas, como disse, ou bem ou mal, nós fazemos nossa história, nosso livre árbitrio (grande dádiva de Deus). Obrigado Emilie, é sempre tão bom trocar ideias contigo. Meu carinho meu respeito e meu abraço. i

      Excluir