quarta-feira, 21 de maio de 2014

ONDE ESTÁ O AMOR ?

Fiquei catando palavras bonitas num chão de pedras, lancei pérolas quando deveria colocá-las de volta nas ostras...fico tentando ser feliz, tentando amar o próximo como a mim mesmo, mas o próximo não ajuda, pelo contrário, se julga melhor que eu, e eu, recolho-me a insignificâncias que sou premiado. Continuarei tentando ser feliz, encontrar palavras que não te ofendam, mas que iluminem nossas vidas...




A violência das ruas ou a violência do teu olhar, em nada diferem, ambos querem me destruir, ambos querem passar por cima de mim...mas eu não sou o único...as meninas continua,m em poder dos sequestradores...uma mulher foi morta por populares, acusada de ser bruxa, e, ela era inocente, morta com uma Bíblia na mão, como um Jesus Cristo nos dias de hoje.
O menino Bernardo, morto pelo pai e recebido por Deus...uma mulher é morta, após ser torturada por ser acusada de roubar umas bolachas...manifestações acabam em quebradeira, violência e morte...maridos matam suas mulheres...filhos envenenam os pais...populares saqueiam quando a polícia está de greve...quando a polícia trabalha mata inocentes...assaltos, homicídios, estupros, enquanto isso...



Procuro todo meu amor no coração para fazer-lo multiplicar dentro de mim e espalhar-se pelas ruas, pelos campos, pelas praças, que todos possam ver e sentir e mudar, porque o mundo me parece perdido, assim como nesta encruzilhada: entre o amor no meu coração e o ódio que circunda o mundo. Continuarei tentando ser feliz, encontrar palavras que não te ofendam, mas que iluminem nossas vidas.

40 comentários:

  1. Amigo Jair, estamos andando em círculos, surpresos com a nossa capacidade de fazer o mal. Precisamos melhorar muito, precisamos evoluir, precisamos nos humanizar. precisamos extirpar a maldade, que habita dentro do homem...
    Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro poeta , meu bom amigo Dilmar, eu também me surpreendo ou me decepciono da capacidade nossa de cada dia de exercitar o mal, vide caso Bernardo...é uma guerra, um batalha diária para ser bom, para ser-mos honestos conosco e o próximo, precisamos realmente evoluir, arrancar este mal que nos habita, que por vezes herdamos e muitas nós mesmo desenvolvemos ( acho sempre que falta amor de Deus no coração). Tenho um prazer imenso em recebe-lo aqui, ter tuas palavras, compartilharmos estas idéias e anseios. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Amigo Jair, tu perguntas onde está o amor. Então, ele está no mesmo lugar em que se encontra a maldade. Enquanto o mal precisado ser varrido do nosso amago, o amor precisa ser cultivado. O amor é uma plantinha delicada, mas se dadas as condições necessárias para o seu desenvolvimento, ela se transforma em uma árvore poderosa...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma árvore poderosa, amei a metáfora, também acredito que depende muito de nós, de querer-mos, de cultivar-mos o amar, tentar aprender sobre o amor, nos permitir sentir, experimentar...o bem, ou seja o amor parece menos poderoso diante do mal, que parece que se propaga mais facilmente entre nós...esforço, mais esforço, embora seja difícil com o material humano que nos cerca.
      Mas meu querido poeta Dilmar, aqui está uma influêencia tua na minha vida de tentar escrever, lembro quando conheci teu blog e teus poemas com uma postura de crônica, trazer leveza para as agrurias da vida real, e este post tem muioto disso, do amor ao próximo, do amor carnal, da viol|ência do mundo da vida...obrigado meu poeta por esta marca forte deixada em mim, na minha escrita e no que vou escrever. E muito obrigado pela carinhosa presença e comentários tão maravilhosos. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Jair, vc escreve muito bem tb. Eu o leio como se estivéssemos dialogando. Sabe, hoje o amor ao proximo se restringe a um circulo feito no chão até onde seu braço alcança para delimita-lo, fora disso, eu não me arrisco a amar ninguem. Vc faz pelos outros e nunca é reconhecido. Vc se arrisca, e não tem retorno. dar a outra face é mais complicado do que se possa imaginar. Então, puxe pra perto quem vale a pena, e os outros...os outros vc deixa a deriva. Abração...obrigado pela gentileza das palavras no meu blog sempre. Muito carinhoso da sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael, pelo elogio e principalmente por tua visita, fico muito lisonjeado com tua presença. Engraçado isso, uma amiga da qual tive o prazer de ter convívio por um bom período, depois ela se foi com trabalho, a vida, enfim...logo depois comecei a escrever este blog, em contato com ela disse, então ela me visitou no blog e comentou isso também, que pareciam nossas conversas, que bom, trazes a minha lembrança uma pessoa muito querida. Meu caro Rafael, é praticamente a respeito desse amor que comecei o post, aliás foi de uma leve decepção, algo platônico, que na minha frente telefona para seu grande amor, acabou comigo, mas nada sério, já retomei a platonice e nada de perigo mais...mas o amor onde está, quem merece meu amor, será que eu mereço ser amado ? dúvidas como tempestades no meu peito. Decepção, só o que encontro nos encontros com os seres humanos, por isso esse meu afastamento, que não foi programado, me dei conta a pouco, que faz muito tempo que trilhei meu caminho, pois por algum tempo tentei acompanhar amigos, mas logo percebi que assim que eles se encontravam, ou encontravam trabalho ou naomro, eu simplesmente era deixado, e nem teriam porque me carregar, só que nesse período deixei de tomar decisões sobre mim. Não faço mais isso por ninguém, só se minha mãe pedir, só. Exatamente isso que comentas, se arriscar por nada.
      Adorei a medida do alcance do braço, um circulo no chão rs engraçado, mas um ótimo conselho, na verdade estou mais assim, como não consigo mais confiar plenamente no próximo, quero conservar os que me são caros. Puxar para perto quem vale a pena, continuarei indo no teu blog rs.
      Rafael Leoni, tenho muita sorte na internet, me aproximo e se aproximam de mim pessoas muito especiais, como tu, como meu rei Brtaz. É sempre um imenso prazer poder compartilhar idéias no teu blog, já disse e repito, gosto muito da forma que escreves e como meu cérebro absorve feliz tuas idéias (não que concorde com tudo, mas é muito prazerozo ler-te). Muito obrigado meu querido Rafael. Todo o meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. nada a acrescentar depois do Leoni ... "Então, puxe pra perto quem vale a pena, e os outros...os outros vc deixa a deriva"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu amigo Bratz, impossível não citar teu nome quando falo das pessoas especiais que conheço através da blogosfera. Bacana esse cara, o Rafael, gosto dele. Quero sempre estar por perto de ti, tua existencia me deixa feliz, a humanidade não está perdida , encontro pessoas que valem a pena trocar uma idéia, carinho, amizade, respeito e muita alegria, obrigado meu amigo por me manter por perto de ti,e assim de mim mesmo. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. Onde está o amor? O amor está dentro de nós, querido amigo! Apesar dos ódios, das mentiras plantadas, da inveja, do egoísmo, das intrigas sórdidas... apesar dos humanos mal resolvidos, o amor existe. Mas desses humanos você deve se distanciar, nada acrescentam. É o amor do lado do avesso!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, amo tua s palavras, ainda mais as que são direcionadas para mim...e sempre agradecido por tua carinhosa e sempre bem vinda vista : " das intrigas sórdidas... apesar dos humanos mal resolvidos, o amor existe." Quero acreditar nisso minha amiga, mas é tanta decepção, por isso guardo no campo virtual amigos tão queridos, pra não correr o risco da decepção...para sempre virtuais rs.
      Hoje especialmente não comecei um bom dia nas relações obrigacionais que todos temos, mas é engolir, respirar fundo, rezar (muito importante), tomar meio rivotril, e, fechar a boca, porque nestes momentos aprendi que minha língua se torna viperina, horrível, então, jejum de palavras. Muito obrigado querida Tais, somos do bem, e o amor habita nossos corações, apesar...Todo meu carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Pois é Jair... fiz a mesma pergunta outra dia num poema que escrevi. Onde está o amor?
    ..."Onde ficou o coração que outrora pulsava o amor?
    E aonde se perdeu o amor que norteava a vida?
    Se a vida se fragmentou em momentos,
    restos mortais de uma humanidade falida..."
    Não podemos nos perder... não devemos...
    Sempre muito bom passar por aqui.
    Levando um pouco de ti e deixando um carinho num beijo azul! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..."Onde ficou o coração que outrora pulsava o amor?
      E aonde se perdeu o amor que norteava a vida?
      Se a vida se fragmentou em momentos,
      restos mortais de uma humanidade falida..."

      O problema minha muito, muito querida amiga RosanaAzul, é esta falência da humanidade (nunca mais soube usar o tal 'chapéu' nas palavras rs). Apesar do meu esforço, talvez não seja o suficiente, não consigo mais entender as pessoas, e nem quero também, mas como sobreviver num mundo sem o outro ? eu adoraria, mas é impossível...Especialmente hoje, dei graças a Deus quando encontrei um email teu, alegrou meu dia e me ajudou a suportar o que te mandei no email, mas tudo bem, tudo bem...eu não vou me matar por isso rs, vou continuar tentando viver, ser feliz, e não dar tanta importância para pessoas que não se importam se estou vivo ou morto.
      Será para sempre muito bom te encontrar aqui ou ali, aceitando de peito e coração abertos teu carinho, que me salvou no dia de hoje. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Jair, talvez eu seja otimista demais ao acreditar que o amor ainda é maior que o ódio e a maldade. Digo isso, pois se não fosse assim a raça humana já estaria exterminada tamanho é o poder de destruição (física e moral) atual.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Néia, este é barato das diferenças, o teu otimismo me faz a diferença...apesar, tenho de concordar, senão fosse uma pequena dosagem de amor maior que o mal que se alastra, já estaríamos perdidos ou destruídos, como dizes, e com a internet, me parece que este poder de destruição física e moral encontrou um suporte para atingir o próximo de uma forma avassaladora, vide vídeos postados por ex-namorados para constranger a ex, enfim...acho que fazemos parte desta cruzada do bem (eu nem tanto, mas tu sim), tu a semear a paz, a harmonia, e estar bem no teu blog, e esta tua colaboração é vital. Muito obrigado pela adorável visita, querida Néia. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Querido Jair, seu texto me deixou tão inspirado que eu vou ali tomar um vinho e depois eu comento ok?
    Rsrsrsrsrsrsrsrss
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu queridíssimo Gera, a tua presença já me deixa todo bobo, pois és muito bem vindo aqui...adorei o comentário, um vinho ou algo mais forte, porque aquele recheio do post ninguém merece, mas infelizmente são recortes dos telejornais que insisto em assistir, e são fatos, não é minha divagação do amor e do ódio, a primeira e terceira parte do post. Muito obrigado queridíssimo, cheguei a ouvir ecoar tuas risada e amei, pois se a gente começar a choara as mazelas dos telejornais...Sempre muito feliz com tua presença por aqui, meu querido Gera. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Querido Jair, sempre educado e cortês!!!
      Peço desculpas, tomei vinho demais e daí fui fazer companhia pro meu travesseiro!
      hehehehehe
      Te curto também amigo!
      Abraços

      Excluir
    3. Meu querido amigo Gera, não tem do que se desculpar, o fato de estares aqui é motivo de celebração, me deixa muito feliz, que bom que tu estavas por aqui e bebendo um vinho, viva Baco...serás para sempre bem vido aqui meu querido Gera. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Uma pergunta de difícil resposta. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Paulo Sempre, que bom te ter por aqui...na verdade não existe resposta, não que eu conheça, acho que é ´por isso que o amor é tema desde sempre na cultura do mundo...sempre tive meio implicancia com músicas popularescas que falam de amor e só, mas quele amor mesquinho e egoísta, mas hoje, confesso, tem umas coisas que se classificaria de baixo nível musical, mas eu acabo gostando rs. Mas apesar da falta de uma resposta, acho que é nossa obrigação continuarmos tentando, pois se perdermos o poder de amar deixamos de ser humano, mais um pouco, pois confesso que minha humanidade enfraquece quanto mais eu tento me afastar do próximo. Nossas perdas também ajudam para deixarmos de acreditar no amor, mas lá dentro, bem no fundo, sabemos que perder faz parte e o que se perdeu pode querer justamente que a gente continue, que tente...eu tento. Meu mui estimado amigo de além mar, é uma pergunta sem resposta, mas apesar, eu quero sentir o amor (meio contraditório né ?), mas acho que isso é que dá um sentido melhor para a vida. Fica do com Deus meu querido amigo Paulo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Texto realisticamente cruel, verdadeiramente inspirador e ao mesmo tempo poético, haja amor meu amigo. Muito bom! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dizer meu caro Dih Melo, senão agradecer-lhe de todo meu coração, tuas palavras, tua presença, teu carinho...muito obrigado, e que haje sempre muito amor. Topdo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  11. Cada dia me convenço mais que o amor é um árduo exercício, uma batalha diária que requer muita paciência, coragem, desapego, humildade, loucura até... E o problema é que ninguém mais quer se esforçar por nada, em nome de nada, todo mundo deseja o mais fácil, o que já vem mastigado, aquilo que só dá prazer, lucro, alegrias. Bom, fico aqui escrevendo sobre amor mas a verdade é que também pertenço ao time dos que não aprenderam nem têm coragem de amar. Também sou da turma dos fracos e acovardados, apenas me agarro às palavras pra poder fingir que sei das coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Mônica C. acredito nisso também, um super esforço nosso, matar um leão por dia, ou seria por hora ? rs, mas desses que citas, acho que a loucura é que acaba nos comandando sob este estado de amor, e aí está o perigo rs, pois como disse o meu amigo Rafael, que a gente pode se arriscar por nada, pois como dizes o outro não tá nem aí para sentimento, é o imediatismo que importa, satisfação garantida e descartável, daí os sentimentais entram pelo cano, não generalizando, mas generalizando rs.
      Gosto muito do que escreves, tua forma, teu estilo, chega a ser cruel por vezes, viceral, e é assim que chegamos aqui, que escrevemos, cada qual tentando se expressar da sua maneira, da maneira que sentimos o amor, por exemplo, e somos humanos e não estamos prontos, não completamente, por isso, escrever é ter coragem (eu acredito) e não se é covarde (ou talvez) quando se tem ao lado as palavras, pois é muito fácil, calar, consentir, que é o que parece que a humanidade está fazendo...todos nós precisamos de um apoio, então me agarro às palavras para poder fingir que sei das coisas, para dizer que eu existo, que eu tenho dúvidas, mas quero, quero muito aprender direitinho a amar, por isso eu escrevo. Querida Mônica C. muito obrigado por tão generosas palavras, um depoimento lindo e verdadeiro que se une ao meu, aos nossos...Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  12. Oi querido Jair, ando tão decepcionado com os seres humanos... Um dia pensava que todo mundo era amável, foi o fim da picada rss Graças a Deus aprendi e tem horas que dá para ser a chapelzinho vermelho, mas em outras horas prefiro ser o lobo mal, claro sem aquele sentido...rss Mas o amor prevalece com certeza.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo Carlos Hamilto, grande prazer em recebe-lo...só eu sei o quão decepcionado estou, fico e ficarei, pois é dá nossa natureza decepcionar - já tou acreditando nisso rs - Na verdade eu sempre desejei que todo mundo se amasse como se não huvesse amanhã, mas não existe isso além da música rs, enfim, mas temos Deus, e isto basta, ou no meu caso, me para, me faz pensar, me acalma, Deus é mais (sou quase um beato rs)...gosto disso, existe uma chapéuzinho e um lobo dentro de mim, e eu não os comi rs...Deus é amor, como comentei com outro amigo, por mais desesperança que tenhamos, no fundo queremos o melhor pra nós, para os nossos, para o mundo...obrigado caro amigo pela agradável visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Onde está? O amor está aqui! Está aí! Está em todo lugar que junte gente que se quer bem e que se importa. Não apenas consigo mesmo, mas tb com quem está do lado!!! Eu vejo amor. Por todo lado... hehe! Hugzão, caro amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, que sempre está aqui, ali,parece o amor, aliás eu sinto muito amor ao visitar teu blog, e muita alegria que acompanha sempre o amor, e as pessoas do lado, lá no teu blog é fácil amá-las, porque tu fazes com muito amor, porque é tão bom, tão aconchegante, criativo, inteligente, é um dos blogs que não passo sem dar uma olhada, sempre. Eu preciso ver este amor por todo lado, eu preciso...estou tão nublado chumbo por dentro, um pouco pesado, mas não tenho vontade de chorar, eu preciso ver este amor para poder respirar mais aliviado, retomar a leveza da vida, divaguei rs...muito bom sempre estar por perto de ti. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Choros e chuvas... fazem parte! Mas o azul do céu tá sempre ali... Logo se dissipam as nuvens, vais ver! Gracias pelas palavras e carinho de sempre! Hugzão!

      Excluir
    3. Obrigado meu precioso amigo Fred, tua presença na minha vida me faz um bem...eu sei, falei aquilo porque estava sentindo naquele momento, e foi o que aconteceu, as nuvens se dissiparam logo após comentar teu comentário rs...Gracias a ti meu amigo, pelo companheirismo internético. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    4. Ótimo fds pra ti, Jairzito! Hugzãozão!

      Excluir
    5. Gracias meu precioso amigo, pra ti um ótimo fds também.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Jair: são sentimentos que multiplicam-se.O outro tem suas opiniões..que não devem nos abalar tanto...talvez seja mesmo essa a melhor lei do bem viver!!abraços meus querido.Saudades suas no meu Cotidiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Lia, sempre muito agradecido e feliz com tua nobre presença...pode ser sim, aliás, isso explica muita coisa, porque o sentimento acaba abrindo uma corrente, que fatalmente se ligará a outro, como disse (em algum lugar acima rs) - lembrei, no Fred - amor e alegria... e ódio e indiferença e compaixão, multiplicando-se num grande furacão ou carrossel de emoções - mais parecido com nome de filme romântico bem antigo rs - verdade, somos cheios de opiniões, quiçá donos da verdade alheia, pois como diz uma amiga, é tão fácil decidir a vida do outro, pois o mesmo problema na nossa vida, com certeza não teríamos a solução imediata que acharíamos para o outro...é, um pouco disso tudo a gente até que consegue formular mais ou menos rs uma lei de bom viver, que é o que precisamos. Tão bom trocar, compartilhar ideias contigo, querida Lia...logo estarei no Cotidiano, já lia última postagem, gosto dos ares de inverno que se aproximam...Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  15. Jair, meu caro.
    Seu texto tão cruel quanto realista.
    Cruel por representar a mais dolorosa realidade da maldade humana. Se olharmos apenas estes fatos que relatas seremos tão cruéis quanto eles.
    Há um ser humano diferente, bom, amável, capaz de gestos e ações divinas, desprendido, solidário, enfim me arrepio com tanto maldade, mas me emociono com gesto de bondade. Preciso acreditar no bem. Do contrário perco a razão do existir. Mas confesso fico confuso e temeroso.
    Parabéns pelo brilhante texto.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido professor Cantu, amei: "Seu texto tão cruel quanto realista." Acho que passamos a vida lidando com esta dualidade, o bem e o mal, o amor e o ódio, e nós no meio. Mas somos da turma do bem, embora confusos e temerosos...caro professor Cantu eu também, apesar de meu negativismo rs, não perco a esperança, senão não teria porque existir plenamente. Muito obrigado Gilberto pela visita e comentário cheio de Paz e Luz. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  16. lindo lindo lindo! obrigado por compartilhar este texto tão lindo! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu, pela visita e palavras lindas para este bloguinho aqui, muto obrigado.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  17. Onde está o amor?Ele deveria estar dentro de nós, de todos nós,mas a sensação q eu tenho é q existem pessoas que não nasceram com um coração,vieram com uma pedra no lugar,são psicopatas,sociopatas,gente q não tem nada a perder, a escória da humanidade..mas,assim como tu, tb quero ter esperanças,é só o que nos resta,não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Madi, tu por aqui junto desses queridos que vieram compartilhar comigo divagações e carinhos sobre o amor, e dando uma geral nos amigos que comentaram percebe-se que são seres iluminados de amor, cheios de amor, como tu querida Madi...não é muito difícil identificar os sem coração, boa parte eiva os órgãos públicos, infelizmente; mas temos do nosso lado, na rua, no bar, na praça...mas neste final de semana chuvoso fiquei pensando (eu penso rs e durmo e como rs), nós, do bem, estamos na frente, somos em maior número, porque senão já tínhamos sucumbido ao Inferno de Dante - acredito que o maçl faz mais barulho, então chama mais as atenção que os vários bens que s~]ao feitos toda a hora - acredito niosso agora - como continuo a acreditar que tertemos uma chance. Existem muitas pessoas importantes em nossa vida que eu quero que sejam felizes, mesmo eu já não estando mais aqui, tenho que acreditar, não tyenho filhos, mas tenho sobrinhos...adortei tua visita querida Madi, mas tenho de parar, acabou meu horário de almoço, e já recebi ordens da minha querida chefa(sic). Muito obrigado por estar por aqui, e me ajudar a encarar esta segunda, esta semana, que estão muito difíceis. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir