terça-feira, 10 de junho de 2014

CORAÇÃO, O CONTO


 

 
Sentado na poltrona do ônibus, a cada  que passava, vislumbrava uma perspectiva colorida, digo, cada rua com sua cor, a cada esquina...pensou em seu trabalho, seu prazer, que era a fotografia. Voltaria a fazer este trajeto caminhando e carregando a mochila com seu material fotográfico. Ainda pensava, o que definira as cores da rua ?, e como era possível ter esta percepção?, como era possível cada rua ter uma cor, estranhamente natural, pois as pessoas não pensam mais nisso. Não pensam mai em cores alegres e quentes, as pessoas estão preto e branco e cinza, nos olhos e na alma. Usam as ruas para caminharem apressadamente ou em alta velocidade com seus automóveis ou apertadas num coletivo, como ele estava agora, mas seu coração é sensível demais para não perceber as cores e não se importar de seu corpo bem próximo de outros, era um ser livre, gostava do calor humano. Sinal  vermelho, sente um pequeno aperto  no coração e coloca a mão no peito. Lembra que ao ser acordado por sua mulher, com um afago na cabeça e seu nome sendo chamado baixo e de forma  docemente carinhosa. Após abrir os olhos e tê-la no seu campo de visão, quando sentiu o primeiro desconforto no peito. O ônibus retoma seu caminho. Pensou em laranjeiras, um pomar inteiro de laranjas. Ao cruzar por mais uma rua colorida, como se o coletivo parasse, ele observou com cuidado, era uma rua branca, com uma pequena  luz brilhante lá longe, onde seria o seu fim. Fez-se silêncio , e sua vida passou diante de seus olhos...um recém nascido com a admiração dos pais envolta do berço...primeiros passos e palavras, alegria na família...caminhando carregado pelas mãos do pai, que um Dia Deus levou...correria no recreio da escola,meninos felizes...o diploma que nunca exerceu, pois o fascínio que sempre fora amador, começou a tomar corpo e parte fundamental em sua vida....quando se profissionalizou, então renasceu e recomeçou sua vida...casamento...filhos...família...felicidade. Como se o ônibus não saísse do lugar, pensou em registrar para sempre esta rua, tão branca e brilhante, tão calma, ao longe vislumbra uns vultos de branco que caminham em sua direção...O ônibus, agora para na frente do Hospital do Coração, ele desceu e seguiu aqueles seres de branco, e parecia feliz...
O motorista do ônibus desesperado sai correndo em direção ao hospital,   gritando por ajuda, pois um passageiro esta tendo um ataque cardíaco e nenhuma porta se abriu.
Então ele olhou mais uma vez para trás, como se lamentasse, e seguiu junto aqueles seres de branco em direção à luz.


o



o


 


ps. Este conto é dedicado ao fotografo LUIZ CLAUDIO MARIGO, morto do coração, na porta do Instituto Nacional de Cardiologia  em São Paulo, no bairro Laranjeiras. E estas são algumas fotos deste fotógrafo, que agonizou até a morte, como esta agonizando o povo brasileiro.

LUIZ CARLOS MARIGO

26 comentários:

  1. Acompanhei pela TV essa fatalidade,aliás,esse descaso que esse senhor,tão talentoso,enfrentou.Morreu estupidamente,sem atendimento,e todo mundo lavou as mãos feito Pôncio Pilatos.Ainda não tinha visto suas fotos,q pena...Isso poderia ter acontecido conosco,com algum parente,amigo ou conhecido nosso..isso está acontecendo todos os dias,gente morrendo na porta de hospitais, sem atendimento! Até qdo.meu Deus?
    Belo texto,Jair,muito sensível e tocante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Madi, sempre maravilhosa tua presença aqui...eu não acreditei quando vi pelos telejornais, fiquei muito tocado, soube que era um fotógrafo depois, antes apenas vi o que disseste, poderia ser eu ou qualquer cidadão, com ou sem dinheiro, com ou sem plano de saúde, o descaso a falta de solidariedade, de compaixão...então vamos aos fatos mais concretos e reais e infelizmente banais, os hospitais públicos ou não, estão deixando as pessoas morrerem sem um atendimento digno a qualquer ser vivo, eu também, querida Madi, pergunto: até quando meu Deus ?
      Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, sempre fico comovido com tua presença aqui, é como se eu precisasse desse teu afago, tuas palavras, teu carinho, tua presença sempre iluminadora, obrigado meu rei...depois de escrito fiquei com medo de me achar oportunista, mas foi de coração, um exercíco para escrever, naõ sei se achei a dose, mas gosto de tentar rs, criar um mundo que pensei possível para um ser humano do bem, ter um desfecho assim de sua vida, tentei procurar poesia, tentei ver uma certa beleza (o que acho ser belo na vida) dentro de um fato tão triste...obrigado meu amigo. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado meu rei, mas só o fato de chegar até você já me deixa todo muito feliz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Rapaz... você tem um dom admirável!
    A forma como escreves me fez ver a cena por inteiro!
    Que sensibilidade!!
    Lindo...lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gera meu queridão, muito obrigado, fico feliz com o que chegou nos teus olhos, sentidos e coração, as pessoas do bem olham e se reconhecem quando algo é do bem, mesmo tratando de uma situação lamentável, não desejamos a ninguém, mas todos estamos sujeitos. Obrigado meu amigo, muito obrigado de coração, corpo e alma. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Imagina na Copa... tsc, tsc, tsc! Esse é o nosso Brasil, meu povo! Tá lindo o conto, Jairzito! E deixa e onda que qualquer dia a gente senta num bar pra bater e papo e tomar umas "pitucas"... haha! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo, tu és quase uma cachaça que tomei e viciei, não resisto ao teu blog rs...pois é Fred querido, que Deus permita que as pessoas que trabalhem nessa área abram seus corações e sejam humanos, acho que se perde a essência humana, ao cometer atos assim...adoraria trocar palavras e risadas numa birosca, quem sabe em algum ponto desse nosso mundo virtual, tenho muito medo das coisas reais, me sinto numa zona de conforto assim, nos gostamos de verdade, compartilhamos e trocamos idéias, nos visitamos e vamos nos apoiando uns aos outros e todos ganham, pois amizade é uma dádiva, e isso nós temos,obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Amizade é tudo mesmo, caro Jairzito!!! E pode aproveitar da minha "cachaça" que o alambique é grande... hahaha!
      Respondendo a tua pergunta: quem não tem namorado comemora do mesmo jeito... afinal, a nossa real felicidade não depende de ninguém! Só da gente! ;) Hugzão!

      Excluir
    3. Chamo isso de sincronicidade, pois quando te questionei no teu post sobre esta data, já tava me decidindo por passar comigo na boa, tinha até um "suposto" convite para a noite, mas decidi que queria ficar comigo, eu me mereço, sou ótimo comigo mesmo rs...meu precioso amigo, com quem poderia falar sobre isso e ter esta compreensão, senão com um amigo. Obrigado pelo carinho de sempre.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. Como digo: #tamojunto! Hhehehehe! Ótima semana pra ti, caríssimo!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oi meu amigo Carlos, que bom que gostou, fico muito agradecido...estive mno teu blog e participei de uma mesa de conversa muito boa. É sempre um imenso prazer recebe-lo aqui neste bloguinho. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Amigo Jair, tirando a sua bela e carinhosa homenagem, não existe coisa mais humilhante, mais degradante do que morrer na porta de um hospital e não ter um médico sequer para atendê-lo. Um fotógrafo de primeira linha, fotógrafo da natureza, há algo mais lindo e mais amoroso do que registrar a vida do planeta? A segunda foto, a do ser humano contemplando a grande árvore, mostra o quanto somos pequeninos diante dessa maravilha que estamos destruindo.
    Revolta, foi um descaso.
    Grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, obrigado, depois quando descobri que além de um ser humano como nós, trazia consigo um dom, o dom de fotografar a natureza, esta mesma que nos mantém aqui, pois se acabar o oxigênio, não teremos nenhuma chance. Quanto as fotografias que postei, catei no são google junto ao nome do fotógrafo, é bem possível que alguma dessas não seja dele, mas minha intenção foi homenagear o fotógrafo, que como qualquer ser humano, ser vivo, precisa de socorro quando ocorre uma fatalidade, todos merecemos dignidade. Me senti revoltado e impotente quando vi pelos telejornais, lamentável o descaso coma vida humana...sempre muito bom conversar contigo, aliás estava no blog do Carlos Hamilton e não resisti ler teu comentário lá, temos pensamentos comuns, como de amigos, como somos. Obrigado minha querida amiga Tais, é muito bom saber da existência de seres como tu, melhor ainda é ter teu carinho e amizade...Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Sem dúvida meu querido amigo, uma bela homenagem...
    São coisas assim que nos fazem pensar o quanto vale a nossa vida?? O descaso a vida à quem tanto a valorizou, legado deixado em seus maravilhosos registros fotográficos.
    Parabéns pelo texto. Muito bom e bem escrito.
    Um grande abraço pra ti e um beijo azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada poetinha, tua presença de luz sempre, sempre me ilumina e trás harmonia, obrigado por se solidarizar neste momento bem delicado que passa meu pai...graças a Deus no hospital que ele está existe compaixão e profissionalismo.
      Todos nós temos um legado, alguns mais outros menos, no caso do fotógrafo Luiz, um legado imenso, mas quando estamos sós, podemos ser vítimas do descaso. Eu lamento muito a forma que ele fez a passagem, sem uma chance de tentar voltar...muito obrigado minha querida RosanAzul, meu coração se acalma sabendo que eu estou nos teus pensamentos.
      Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Bom dia, Jair
    a sua homenagem ao amigo e grande fotógrafo me emocionou.Sabemos que há muitas pessoas que simplesmente morrem ser serem auxiliadas, é triste. Sabe , o que me confortou foram os seres de luzes que o levaram, com certeza, ele está em um lugar maravilhoso. Não nos conforta, mas ajuda.Belíssimas fotos. Tenha um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Marli, pela presença e solidariedade a este cidadão brasileiro vítima do descaso, mas nos deixa uma obra imortal, para que possamos repensar nossos conceitos de amor ao próximo, e até que ponto deveremos fazer qualquer coisa em troca de dinheiro? Gosto dessa imagem meio espírita que acabei finalizando o 'conto', pois através do espiritismo sempre tive a melhores respostas para minhas dúvidas existênciais e teológicas em relação a morte. De qualquer forma, minha querida amiga nos unimos em oração por este ente que conheci através dos telejornais e que foi muito amado enquanto esteve presente aqui na terra. Obrigado pela visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. fiquei indignado pela forma como ele morreu, em frente ao hospital, isso é muito chocante!

    obrigado por seguir minhas escritas e continuar prestigiando o meu blog e agora meu novo blog. aguardo suas visitas sempre!

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Serginho o que será de nós se estiversos sós numa situação dessas, não adianta esperar compaixão, infelizmente...eu que agradeço teus escritos, tuas palavras, porque sigo meu instinto e meu coração e meu cérebro e a rolea russa da blogosfera, e graças a Deus tenho encontrado seres geniasi, com histórias geniais, idéias, propostas, como este teu blog, fiquei fascinado pelos textos, e continuarei indo lá...infelizmente por motivo de saúde de ente querido vou ficar um tempinho afastado, mas continuarei a ler e ver, isto me faz melhor e feliz.
      Querido Serginho, todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  11. As fotos são lindas! Ficarão a nos lembrar recantos de encantos de um olhar que enxergava as cores, os contornos e os adornos!
    Linda homenagem!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, pela demora...muito obrigado querida amiga blogueira pela consideração da visita e leitura neste blog, encheu minha alma de luz, lamentavelmente, ocorreu um tempo depois e também vi pela televisão, não querendo acreditar o que meu olhos estavam vendo...carinho respeito e abraço.

      Excluir