segunda-feira, 2 de junho de 2014

SINTO O VENTO GELADO DE INVERNO




O que estou fazendo entre  vocês que insistem em me ignorar e pisar, mandar, exercer sobre mim, frágil, obediente, desbocado e infeliz e feliz, tentando me esquivar de teu olhar, tentando nem pensar nem esperar compaixão ou amizade. Uma vez um amigo disse que o que importava neste mundinho é o lucro. Hoje lhe dou razão, queremos encher nossos bolsos com dinheiro honesto de trabalho, mas sendo relapsos e indiferentes, cumprindo horário e não importando se o papel que temos nas mãos é real e virtual, não sentindo que existe uma vida na outra face do papel...já sinto o vento gelado de inverno, mesmo estando no outono, sinto meu coração apertado, sabendo que nada, nada do que eu faça, fará com que consiga tua compaixão , serei para sempre teu maior erro de amizade, mesmo chorando contigo, mesmo rindo contigo, mesmo vendo a mesma magia que se esconde dentro dos cristais, mesmo amando os bichos, as plantas,ás árvores...tento amar e não consigo, tento olhar mas teus olhos mentem que me entendem, mas não precisam mais que minha rapidez para dizer adeus, pois sempre, para sempre facilitarei tua  vida que não se prende a minha, para que parta, para que siga, para que suma e não me diga com quem devo dormir, como eu vou ficar...
"In my life
Why do I give valuable time
To people who don't care if I live die?"
Porque eu penso, porque eu sinto, e o mais fácil é seguir na multidão como se nada houvesse, como se nada fosse dito, livre de qualquer culpa, de todas as mágoas, de todas as dores que insistem em ficar doendo, doendo, doendo no coração e na alma. Quero seguir assim também, como se não houvesse amanhã, como se não houvesse ninguém.

Fecho os olho se respiro fundo, bem profundamente e na hora de soltar um grito, me calo com uma oração, e grito por dentro, abro os olhos e não vejo mais o ódio apenas a harmonia, a beleza e a vida.

26 comentários:

  1. Fecho os olhos contigo,respiro profundamente essas palavras e agradeço por ter descoberto esse blog..sei que já te disse isso outras vezes,mas terei de ser repetitiva:Jair,como tu escreves bem,q maravilha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Madi, que maravilha tua por aqui, como eu gosto, como me sinto - eu fico me sentindo rs. Devo agradecer os blogs que me ajudam a manter a fé na vida, que me aliviam a alma e o coração, que trazem um sorriso ao meu rosto. O teu é genialmente leve, engraçado e conta coisas que me interessam, que eu gosto de saber, claro, teu jeitinho todo Madi de ser e escrever.
      Tento buscar uma literatura (barata, mas minha rs), são reflexos do meu dia a dia, dos sentimentos que me atormentam, as pessoas ao meu redor, com uma overdose de dramaticidade, sofrimento e dor - Meu Deus, este meu lado lusitano de ser e sofrer. Na verdade são exercícios que me permito, me pareço repetitivo às vezes, mas gosto de reler, acho que devo ser assim, embora continue querendo melhorar enquanto ser huamano. Mas fico muito agradecido, por leres algo que escrevi, por comentar, por gostar e isso não tem preço e me faz ver realmente que a vida é bela. Todo o meu carinho meu respeito e meu abraço, querida amiga Madi.

      Excluir
  2. Eu sempre leio o que vc escreve e me pergunto, são pensamentos e sentimentos pessoais uma licença poética transmitida em palavras? Se forem pessoais, vamos juntar um povo e descer o braço em quem ta provocando isso...rs. É muito, muito bonito o que escreve...de verdade...abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo amigo Rafael, obrigado sempre pelo carinho da visita e comentário tão querido...amei a visão de te falar que sofro e tu através da internet, num salvamento virtual, chamando nossos amigos em comum, e baixando aqui onde estou e sentando a porrada no povinho rs - obrigado, mas é delírio mesmo rs, um sofrimento, como disse pra Madi, quase lusitano, quase um gostar de sofrer rs, mas preciso escrever, e é sentimental, meus fantasmas que nunca estiveram de verdade comigo, juntando os dias de hoje, as pessoas que nos cercam, e uma que aprendi contigo, não me preocupa se um colega deixa de falar comigo, não sofro, apenas devolvo e vice-versa, não tou falando muito no trabalho, meu jejum de palavras, assim sobrevivo melhor lá...mas o que importa é tu aqui, isso é maravilhoso,poder trocar idéias com um amigo que não conheço, mas ao mesmo tempo conheço tanto (tou conhecendo mais, vide post Memórias e os que tou lendo...) e isso me faz tão bem...o pedacinho em ingles é do Smiths -forever rs- e diz porque me importo com as pessoas se elas tão nem aí pra mim rs, adoro isso. Tenho medo de estar sofrendo de carência múltipla rs, tipo fraturas múltiplas rs. Meu amigo bem (eu acho), amanhã vou no meu psiqu., mas nada de perigo, ele controla minha dor invisível, existencial e um pouco frustrante com relação aonde cheguei, e da impossibilidade de sair, sem ter prejuízo, mas tudo bem...meu amigo Rafael, eu não poderia pedir mais, Deus é muito bom pra mim, às vezes tou até triste, mas ele sempre mostra uma fresta de luz, esta semana és tu, e os amigos que já chegaram, obrigado meu caro, muito obrigado...Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Jair...sabe que por muito tempo esse sofrimento invisível tb me perseguiu, e entendi por que necessitava dele. Eu pintava e tb escrevia e era uma necessidade interior de um sofrimento que não era meu para poder criar. Pintei os quadros mais lindos até hoje e escrevi coisas que até duvido tenham saído da minha cabeça. Quando a dor amenizou eu ja não tinha mais tanto interesse na pintura, e a escrita ao invés de dramática, ficou cômica. Então acredito ter sido uma fase...quem sabe ela volta, ou não...mas compreendo a fundo o que diz.

      Mudando de assunto, vc está na indecisão de ver Martelli ou Malévola? Assista os dois...rs. Martelli é comedia pra vc sair bem do cinema, e Malévola é pra se deliciar com uma Angelina Jolie maravilhosamente produzida. Mas cuidado, não faça como eu, verifique a sessão e NÃOOOO assista dublado, por favor. Cometi esse erro por falta de atenção.

      Abração.

      Ps.: longe de mim ser invasivo, mas se não for ofensa gostaria de saber sua idade...ok. Pode mandar por comentario no blog, eu deleto depois...fica frio...rs rs rs. Se tiver erros de grafia, desculpe, estou escrevendo rapido e não da pra corrigir.

      Excluir
    3. Meu querido amigo Rafael, que delícia ter este comentário do comentário do comentário e lá vou eu rs...tenho uma amiga, ou tive, ela faz parte das pessoas que me afastei, e tínhamos outros amigos (acho que foi a única tribo em que pertenci quando jovem rs) e ela dizia que tínhamos uma tendência depressiva, pelos livros que líamos e tracávamos, as músicas, artes plásticas (até hoje me impressiono e curto desenhos como grafite - vide desenhos do Foxx -), tinha também uma banda dos anos 80 (os melhores anos de minha vida rs) Jesus and Mary Change, de uma dupla de irmãos e diziam que só conseguim compor tristes, e achei lindo quando soube - forte influência para o deprê rs...mas é uma dor parecida com esta que relataste, uma dor criativa rs, também passei pelos românticos da literatura, onde ficou mais forte minha manía suicida ou de morrer aos 23 anos como eles, e por falar em idade, já estou com 47 anos, mas pelos textos eu pareço mais jovem ? um adolescente complicado, rebelde sem causa ? Engraçado, o humor sempre fez parte de minha vida, dizem que sou até espirituoso, gosto de uma risada, sou leve na maior parte do tempo, pode ser um desfunção orgânica também, tomo remédios contínuos, sertralina e rivotril, e sei que preciso, fico péssimo sem sertralina, paranóico e implicante. Acho que desconto minhas fraquezas escrevendo, mas escrever sempre gostei, mesmo antes de saber escrever rs.
      Querido Rafel, como é importante para mim isto que estamos fazendo, dizia e digo que este meu blog é meio terápico, mas só é possível quando recebo visitas como a tua, por exemplo. Muito obrigado, por achar um tempo para me visitar. Tá bom, vou ver os dois filmes, antes que saiam de cartaz. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Meu rei, meu amigo Bratz, tenho ceteza disso, tu virias na frente virtual para me salvar rs. Meu Bratz, sempre agradeço a Deus pelo amigos que coloca em meiu caminho, e nesta caminhada que faço na internet me mostra a cada tempo, pessoas, pessoas muito legais, que dizem, que mostram, que tem algo a oferecer,e oferece a quem quizer na blogosfera, e aí Deus capricha nos encontros que tenho, só os melhores, os seres mais bacanas que tenho conhecido desde há muito tempo. E tu meu rei, demorou um tempo para eu fazer contato, mas já te acompanhava a bastante tempo, me pegou pelos comentários pra lá de espirituosos e engraçados e amáveis, acho que desejei te ter por aqui, e , olha só, meu rei está aqui me trazendo a vontade de continuyar vivendo, vivendo, vivendo. Muito obrigado meu amigo muitop, muito querido, meu rei Bratz. Meu carinho meu respeito e meu abraço. Mas o Rafael é muito querido, né Bratz ?

      Excluir
  4. Com certeza... vidas não se prendem... no máximo se amparam! Maravilha de texto, caro Jair! Sempre bom poder usufruir do teu talento e sensibilidade! Hugzão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu precioso amigo Fred, sempre trazendo tua alegria e carinho e atenção para este ser que comenta o comentário rs, tu me faz muito feliz Fred...é, já possuo a certeza de que vidas não se prendem, mas fracassei em cada tentiva de amparo (acho que não nasci pra isso). Mas tuas palavras, sempre com muito carinho para mim e minha produção rs, meus regorgitos de tudo, minha vida só, meu trabalho, minha família, meus amigos, e os outros (bem, os outros são os outros e só rs). Sempre achei que acabaria sózinho, e provavelmente é isso que ocorrerá, mas descobri este mundo virtual onde meu avatar consegue ser mais feliz que eu, que sou o avatar...por isso a importancia tua na minha vida. Muito obrigado meu amigo Fred. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Virtual é apenas o "meio" pelo qual todos nós nos conectamos... mas o carinho e os sentimentos são mais que reais!!! Hehehe!
      Gracias pelas palavras carinhosas e pelas felicitações na passagem do meu níver! Hugzão!

      Excluir
    3. Verdade meu precioso amigo, virtual/real, é só um meio, o gostar é subjetivo, é um sentimento e gostar é real, eu te gosto meu amigo Fred, e agaradeço a Deus sempre estes poderes que ele nos dá, inclusive a criação da internet, se bem que às vezes parece que ela brotou sózinha rs...então te conheço, te gosto e quero toda a felicidade do mundo pra ti, tu me fazes bem...eu sou péssimo de lembrar e de nivers, esqueci o de minha sobrinha, agora a pouco, mas já me desculpei e ela aceitou (ela sabe o tio que tem rs). Muito bom compartilhar contigo meu caro. Carinho respeitop e abraço ,

      Excluir
    4. Fala " Madame Betty Tô de Olho"... hahahaha!!! Sim, querido... real é tudo aquilo que sentimos - seja como for e como vier, nzé? Boa semana pra ti! Hugzão!

      Excluir
    5. rs Obrigado meu amigo, teu blog sempre me diverte, me comove também, mas me diverte, dá leveza no meu dia eme tira do sério, o que é ótimo rs...mas olha como ficou meu nome, nãso consigo me imaginar num espetáculo com esta alcunha rs. Carinho respeito e abraço, meu precioso amigo Fred.

      Excluir
  5. Olá
    A vida cobra muitos juros, mas temos que viver plenamente e ser feliz. Sem importar a quem doa ver nossa felicidades, mas sem pisar e nem humilhar em ninguém.
    Tenha um ótimo dia e vamos agitar o mundo.
    Anajá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anajá, estive no teu blog e participei de um rodeio campeiro muito especial rs, mas muito agradecido por tua gentil visita e palavras. Viver plenamente, este é meu objetivo, mas estas cobranças às vezes são mais caras do que podemos pagar...viver plenamente, só se vive plenamente e feliz por nossas despesas, sem que outro saia prejudicado, humildade, esta é a palavra. Muito feliz com tua visita querida amiga Anajá. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Oi Jair,
    Escrever os sentimentos reais ou imaginários é uma bela maneira de libertação!
    "Liberdades poéticas"! Palavras ganham asas e voam por sentimentos que por vezes nunca experimentamos!
    Escreves lindamente!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "liberdades poéticas", adorei este termo, e acho que meus textos estão cheios delas rs. Entre a loucura e a lucidez, escrevo...falei isso no comentário do comentário do comentário rs do amigo Rafael, é minha terapia, que só funcionará com visitas como a tua, onde comentando os comentários que aqui chegam me ensinam, me libertam através do poder da palavra, da qual tenho o maior respeito. Os sentimentos que escrevo se misturam, os que senti ou sinto e os que nunca ou ainda não experimentei. Obrigado amiga Jossara por tão instigante comentário e por estares aqui. Sinto que a cada comentário comentado rs me liberto mais um pouquinho, me conheço um pouquinho melhor, aprendo a gostar melhor das pessoas, dos amigos que embora distantes, estão muito próximos de mim no coração e no pensamento, assim como tu Jossara, muito obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Olá, amigo Jair, gostei do texto e da terapia em grupo. E pensando bem, já nascemos meio complicados, com uma dívida enorme, impagável aos nossos pais: a vida. E isso pesa. Deixa-nos num conflito inconsciente e a dívida é para o resto da vida, enquanto houver vida. Mas como algo tão precioso, não podemos dispersar, temos a obrigação de sermos felizes, afinal qual seria o sentido? Vir para sofrer? Mas como somos encucados, sempre arrumamos algumas coisinhas para atrapalhar o caminho. Mas feliz daqueles que mudam o pensamento, a atitude, a visão das coisas, não? E você tem essa característica, é inteligente, sabe onde aperta o sapato, sente onde aperta. E quando quer, muda. Tenho visto isso nos seus textos. Você fala, conta, grita... mas no fundo sabe, e dá a volta por cima.
    Grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, isso é que chamo de uma semana abençoada, fechando este ciclo com tua adorável presença...a ideia da terapia, acho que estava implícita desde quando comecei, pois escrevia direto para postagem, bolava de cabeça e deixava rolar, e dependendo do meu estado de espírito (que é bem altos e baixos rs), saía um post e de repente alguns comentários, então descobri que agradecer a presença de estranhos num pequeno universo supostamente meu, me fazia muito bem e comentar o comentário, acho que iniciei com uma amiga a RosanaAzul, daí começou mesmo a dita terapia, esta troca de palavras, compartilhar, por vezes aconselhar, se identificar e até não concordar, mas daí os sentidos tomaram outras proporções, me encontrar, me revelar para poder melhorar...mas sou um pouco confuso na vida real e escrever sempre o fiz, sempre gostei, sempre me achei mais livre após, como chorar, como uma bonança depois da tempestade...Mas de uma coisa posso te afirmar, são momentos muito ricos e especiais para mim, estes que tenho aqui, contigo, com os amigos que aqui aportam. Minha autoestima melhorou com o blog, meio maluco, mas é verdade e aqui tenho de te agradecer, tuas palavras lúcidas, coerentes e amáveis para mim sempre, sempre me estimularam a mudar ou refletir ou entender e usar da melhor maneira a vida que eu tenho. Tenho de agradecer a Deus, os amigos virtuais/reais que tenho. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Olá Jair... Gostei do desabafo poético! Vou te deixar um escrito meu. Que tudo fique bem no seu mundo!
    Um beijo azul :D
    Eu não quero mais nada, pois o que quero não posso e o que posso, não quero tanto. Portanto, eu não quero nada. Não quero mais promessas, tão pouco crer nas que me fazem. Não quero mais o passado,tão pouco quero o futuro. Vou viver o meu presente. Não quero mais amarras. Quero viver de verdade, ter a minha liberdade, carregar este meu sonho, com as certezas que tenho, de nada saber, de apenas estar e ser... E do que ainda não vivi, eu não quero mais nada, apenas quero viver. Rosana Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha poetinha, sexta feira ainda nos falamos né? via email rs...são sempre doces tuas aparições na minha vida, sempre bem vinda onde estiver. eu não quero mais nada a não ser, te ter em minha vida, em meu coração, em minha memória:cópia do email:" Minha amada amiga, nunca deixarei de falar contigo, meu fone (minha mãe me deu)
      melhorou bastante
      tou indo este final de semana conhece-la pessoalmente
      amei teu comentário, mas só vou poder comentar o comentário rs segunda
      citei teu nome num dos comentários, aliás tu és a referencia mais forte minha na internet
      lembra ainternet se divide em antes e depois de eu te conhecer, isso é sério e verdadeiro
      meu tempo tá muito louco, gostaria de visitar mais, comentar mais mas mal consigo comentar o comentário e visitar alguns
      te adoro
      bom, muito bom final de semana
      carinho respeito abraço e beijo"
      Apenas queremos viver minha amiga. Meu carinho meu respetio e meu abraço.

      Excluir
  9. Olá querido, boa noite, tudo bem? certa vez ouvir dizer que o outono é o período em que nos recolhemos, deixamos as folhas caírem, para que floresçam na primavera.
    De fato, para muitxs o que importa é mesmo o lucro financeiro, lucro nas "amizades" superficiais, nos "amores inventadas", numa personalidade criada para sermos aceitxs.
    E como uma fala de "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" que gosto muito "Vivemos em tempos dificeis para os sonhadores".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fenix, seja muito bem vinda a esta roda de amigos, do qual sou muito grato, face estas visitas maravilhosas, em que posso me rever e ouvir e dizer e compartilhar e sonhar junto,e agora tu também aqui, muito obrigado pela visita e iluminador comentário, digo iluminador pois viste algo que faz parte deste contexto ou texto, que é uma compilação de sentimentos, atos, ações, convivências, regorgito e eis o post. Um amigo meu, o Jaca, me falou mesmo há muito tempo, ele é uma espécie de cientista político amador, meu amigo gênio, com o passar do tempo, em outra circunstância me deparo com algo assim, pois neste país, basta ver qualquer órgão público para ver o descaso, a falta de humanidade, pessoas que conseguem, conquistam um cargo importante, bem remunerado, por sua inteligência, seu esforço, e quando conquistado tal objetivo, se transformam em monstros avarentos, que só pensam no salário e ser dar bem e trabalhar o menos possível, e quando trabalham ainda o fazem mal, eu lamento isso, mas é uma verdade que podemos encontrar em qualquer órgão público, esta parte viste e foste mais além, pois nesta onda, queremos o imediato, amizades superficiais, - como gostei disso, pois é uma grande verdade - . Sinto assim também, tempos difícieis para sonhar, mas se não sonhar, o que faze rao acordar, desistir da vida ? Acho que nops pequenos gestos,de bondade e humanidade com o próximo pode ajudar muito, como Amelie Poulain. Fenix, muito obrigado por trazer tua opinião, tua comapanhia, teu carinho a este humilde blog, muito obrigado. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  10. As pessoas são difíceis e complicadas. Não se deixe abater devido à terceiros. Seja você e afaça sempre aquilo que te deixa feliz!

    beijo
    Obrigada por sempre visitar meu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá menina Hellz, minha querida amiga, sempre vou te visitar, é muito prazeroso teu texto, tuas idéias, eu que te agradeço a consideração e tuas sempre ótimas visitas...como eu sei das complicadas e dificeis pessoas, pois tou numa fase que Deus resolveu me provar, colocando vários tipos complicados no meu caminho, como se não me bastasse eu ser difícil e complicado rs, mas este blog tem me ajudado, ao invés de falar e retrucar, quando posso entro aqui e falo com amigos, como tu, que chegam para aliviar minha existência real meio pesada demais às vezes, amiga Hellz, os comentários tem salvo minha vida, salvo mesmo, porque existem situações que tenho vontade de sair correndo e gritando e desistindo de tudo, mas eu não posso, sou responsável por mim, e preciso e gosto de trabalhar, mas viver é um risco sempre...muito obrigado por me visitar e falar um pouco comigo. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir