quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CAMINHOS TORTOS


Desde quando atravessei aquela rua, comecei a perder a vontade de escrever... poderia ter sido atingido por um raio, um egum ou um obsessor ou tua falta em minha vida. Desde quando parti a procura de uma paz que não sentia mais, vindo a recuperar assim que cheguei nesta cidade. Gosto desse ar bucólico, gosto demais deste céu, me parece mais azul, e as nuvens, as nuvens apresentam formas e tamanhos que jamais presenciei. Seria o paraíso, não fosse esta indisponibilidade para escrever, esta preguiça e a falta de vontade. Meu cérebro continua a criar, inventar, refletir e contar histórias, mas em silêncio, dentro de mim e não chegam a meus dedos, e muito menos num papel. Fico procurando motivos palpáveis, mas nada me vem...
Assim passei dias, até que:
Medidas extremas para situações, ainda não extremas,  mas com grandes possíblidades.
Não ouvirás minha voz, nem as lamurias, nem as canções, nem as juras de amor e nem as palavras de ódio. Não ouvirás.
O caminho contrário.
Caminho com passos de moonwalker, já estou no interior do interior do país...se retroceder mais acabarei no útero de minha mãe (o que não é má idéia).
Casulo.
Me esconder do mundo.
Esta cidade é bem pequena, achei que morreria aqui, mas acho que é um processo irreversível...vou buscar um lugar menor, com menos gente, um isolamento da civilização.
 
ps. Achei que não pediria socorro, que estaria a salvo aqui tão longe de tudo, mas a maldade não tem tempo nem espaço, se propaga como um rastilho de pólvora atrás de mim, empurrando-me para o abismo, sendo os poucos espectadores deste lugar, mais sádicos que as duas maiores torcidas de futebol deste Estado. Não quero me arrepender, mas já choro de pena de mim, de minhas escolhas estúpidas, dos caminhos tortos que sigo, e das pessoas infelizes que insistem em falar comigo, vomitando todo o mal que guardam dentro de si, sobre mim. Como disse meu amigo blogueiro Marcos Campos:   "Por mais que nos matem, a gente perde um jeito e arranja outro, mas sempre volta a sorrir, não é mesmo ?"  É isso aí, meu amigo.

24 comentários:

  1. Sorrir sempre meu amigo ... a vida tem suas nuances mas somos sempre maior q os babacas ...

    Beijão e fique bem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado rei, meu amigo Bratz, já te falei que tu és minha luz na internet, que tua presença ilumina minha vida, o coração e a vontade de continuar escrevendo, vivendo, sorrindo ? pois tu és isso e muito mais para mim...eu desopilo escrevendo, principalmente quando estou vivendo um inferno astral ou sei lá o que, é o que ocorre comigo nestes dias, mas já tou indo de volta ao meu médico querendo pilulas de felicidade rs (brincadeira). Só tua presença já me basta e como disse nosso amigo fotógrafo Marcos, a gente perde um jeito e arranja outro e damos risada. Isso é que vale, manter o sorriso. E com amigos como tu, não tem como não sorrir para a vida. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. Jair querido,até agora não sei em que cidade moras aqui no nosso estado,eu pensei que tu moravas aqui em POA..meu amigo,posso fazer algo pra ajudar?Fiquei apreensiva lendo esse texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Madi, fico lisonjeado e feliz com teu carinho, mas não tem perigo, uso o blog como terapia também rs, desopilo, em vez de brigar e discutir, eu escrevo, então pode sair umas coisas meio feias, sentimentos não tão bons que sinto, mas estou bem equilibrado, consegui superar mais uma batalha. nesta minha vida às vezes um pouco difícil...moro hoje em Rio Pardo, na rua Marinheiro João Cândido. Não te preocupes, sou dramático mesmo, eu estou bem, espero que o próximo post seja mais levinho. Mas fiquei tão feliz com este teu afago, este carinho para comigo...às vezes não sabemos porque chegamos a tal pessoa, e porque ela se torna importante para nós...acabo de descobrir mais um motivo porque nos encontramos, esta tua faceta mãe é tão poderosa quanto todos os teus poderes, oh poderosa Madi. Não fiques apreensiva, eu estou feliz, aliás mais feliz depois de este comentário teu. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Ahhh,que bom ler isso...sabe,eu enfrento junto com um irmão que sofre de depressão momentos muito dificeis, e ele sempre me diz que um estender der mão, um olhar mais atento de um terceiro,uma palavra amiga q seja,sempre o faz sentir-se melhor,então sempre procuro estar próxima de alguma forma,pq todos precisamos uns dos outros, até mesmo essas pessoas que nem conhecemos direito aqui na Internet,mas,por algum motivo misterioso,Deus as coloca na nossa vida..Nada é por acaso,penso assim.Se vc vier a POA algum dia desses,vamos tomar um café, fiz isso com o Bratz lá em BH e foi ótimo, que maravilha fazer a ponte do virtual pro real qdo.sentimos no nosso coração que aquela pessoa é legal,q quer nosso bem, enfim, só divagando aqui contigo...Beijão!

      Excluir
    3. Poderosa Madi, és mesmo especial, e eu tenho muita sorte em tê-la próxima de mim, incrivelmente próxima, já que vivemos neste nosso mundo virtual, e isso é divino, abençoado e maravilhoso. Obrigado por estar atenta a mim, é como quando somos crianças, se tem medo do escuro, mas se alguém diz que está ali cuidando, dorme-se bem.Obrigado minha amiga. Carinho respeito e abraço..

      Excluir
  3. Olá Jair
    Vim até cá só para dizer um olá com muita estima. Não falo nada dos seus posts agora colocados, porque quero ler sem pressa como é meu gosto, e isso hoje não posso fazer, já é tarde.
    Mas voltarei. Hoje foi só para uma saudação.
    Um abraço da Dilita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dilita, chamo isso de abraço carinhoso, lembrou de mim, visitou, deixou recado, isso não tem preço. Eu preciso dizer algo no teu último post, lembra tanto o Brasil, enfim...;fiquei muito, mas muito feliz ao encontrar este coments teu. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Pior que tentarem me "matar" é tentar me engordar! E na linha do pensamento do Marcos: o que não nos mata (e não nos engorda) nos faz mais fortes. A gente só precisa entender isso! O lance é foooooooooooooorça na peruca e que venham os leões!!! ;)

    Queridão, espero que esteja e fiques bem! Sempre! E a-d-o-r-e-y te rever lá pelo TPM... confesso que já estava achando que estavas chateado comigo ou algo assim! Espero que não!!! Te gosto muito e tua companhia faz a diferença pra mim (e todos os blogueiros que passam por aqui)!!!
    Hugzão e ótimo fds! E vê se não some mais, nzé? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E viva Sarte: o que não mos mata ( e nem nos engorda) rs, nos fortalece...meu precioso amigo Fred, como te esquecer,como não te visitar, como não ser feliz no teu blog ? Quando da gincana, tirei férias e estava ainda muito enlutado pelo pai, meio afastado da net, por outro lado, a males que veem para o bem, quando soube do bi campenonato do vencedor, juro que fiquei feliz por não participar, mas logo me deu um remorso, porque participar é interagir contigo, e isso é o que me importa, claro, os teus seguidores e comentários postados lá no teu blog tem um charme e um humor que gosto muito, mas enfim...gosto de fazer parte de tua trupe, dos teus fiéis seguidores e comentaristas, nunca me chatearia contigo meu precioso amigo. Tenho, graças a Deus, muitos amigos, mas precioso é só tu.Meu carinhomeu respeito e meu abraço.

      Excluir
    2. Preciosas são tuas palavras, teu carinho e tua atenção conosco, querido! Gracias! Espero sempre estar a altura da tua amizade!

      Excluir
    3. Meu precioso, eu que temo ser esquecido por ti...os teus post sempre achei geniais, mas parece que agora, teus amigos blogueiros tão com a corda toda e se reflete numa sintonia muito bacana, são os coments mais divertidos que estou lendo nos últimos blogs. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Querido amigo Jair...
    Sei bem o que passas.. olha só pra mim,,, fugi da cidade grande onde tinha tudo facil e ao meu alcanse. De qebra arrastei o Meloso para me acompanhar.
    Retornei para o interiorzão da Bahia, cidade pacata e até atrasada. Muitas dificuldades em todos os sentidos.
    Mas cá estamos nós, de novo em pé. Meio titubeantes, mas decidimos a não se deixar abater!
    Precisamos nos sentir desafiados...será?
    Bom..pelo menos temos este espaço para desabafar!
    Estou de volta..sempre curtindo suas postagens.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorado amigo Gera,como não pensei nisso antes, falar contigo, afinal e minha mudança para o interior do interior foi depois da tua (isso não vai ficar assim, mandarei um email falando mais sobre esta sacação tua com a minha situação).
      Meu caro nunca pensei que seria tão difícil, e o pior que não é a adptação, já conhecia a cidade, sempre gostei, desde pequeno...quanto ao trabalho já tou neste ramo a 25 anos, ou seja, não sou melhor nem pior, mas conheço um pouco o que faço,mas foi aí a grande confusão, pór estar em centros maiores, havia mais estrutura onde trabalhava,jáonde estou tudoé mais difícil, sem falar que troquei 3 elevadores por 4 lances de uma escada muito cruél, só tou me acostumando e gostando, porque até que enfim tou engrossando as coxas, logo serei um negão rs. mas o grande probela é me acostumar com os hábitos do local e ter que ser gentil e educado para pessoas que nem sempre merecem isso, mas está sendo um imenso desafio...me aguarde.
      Querido Gera, fico imensamente feliz com tua declaração, ler o que escrevo, fico tão agradecido e feliz...meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. espero que esteja tudo bem...

    dificuldades existem para serem ultrapassadas

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Hellz,tou devendo,nãovositas, pois leio todos os teus posts, mas te devo comentários, que gosto de fazer, mas os últimos tempos tem sido meio punk. Está tudo bem, tem de estar, afinal, somos adultos (eu acho rs) e se aparece algum problema, devemos ultrapassalos, como dizes...gosto demais de tua presença, aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Oi, Jair, é amigo, a vida nos apronta, mas temos capacidade de renovação, de usar a criatividade para emergir das cinzas. E a grande sacada é quando detectamos onde está a fonte do problema. Atualmente ando com vontade de virar monja e ir para o Butão. Sim, já achei a fonte do problema, e iria atrás de paz e tranquilidade, orar pela humanidade e só ouvir piu-piu de passarinho, já que meu problema é a nível nacional – verde-amarelo. rss
    Brincadeira à parte, lhe compreendo. Fique bem, é assim mesmo, ondas que nos levam, são as mesmas que nos trazem de volta à praia.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tais, acabei de perder um comentário que estava fazendo no teu blog, no post da crise, mas perdi, apertei um botão errado, enfim...amanhã tento de novo rs...o prazer é sempre imenso em tê-la por aqui, tua lucidez e coerência, e muita bondade neste teu jeitinho de se comunicar. Pois é, minha amiga, meu blog nunca foi tão terápico como nos últimos posts rs...esta mudança, que sabes que fiz, outra cidade, outras pessoas, outros costumes, enfim...tudo tem seu preço, já havia esquecido a neura de viver no interior, como a minha vontade de fugir para o Tibé rs, era maior do que continuar próximo da Capital esqueci certos fundamentos que podem nos salvar e caso não consigamos lutar, poderemos ser vencidos...percebo hoje que fui atingido por um raio direcionado, não por Deus, pois este me ama, mas por pessoa que achou minha chegada como peso, como se estivesse pegando seu lugar, enfim, um mundo diferente dentro do que conheço, então, vamos nos adaptar,graças que tenho este blog para desopilar e não bater em ninguém rs. E como eu digo, tua licidez me ilumina, detectato o problema, não há mais problema e sim a solução que pode demorar para dar resultado, mas não há mais problema, pois agora já sei...rs eu sei, li no teu post, mas eu prefiro enlouquecer de lucidez que ser um feliz alienado. Sabes que sempre gostei de telejornais, mas agora tá num limite, ou sem limite de desgraça, até onde, digo,para baixo,vai este país ? Vou deixar o resto do comentário para fazer lá no teu blog. Minha querida amiga, obrigado, por ser este ser maravilhoso que és, e por me fazer sentir vivo e importante. Que Deus sempre te abençoe, a ti e aos que tu amas, tua familia. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. A vida é um desafio constante, em todos os lugares eles estarão, então a melhor solução é enfrentá-los.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorado prof Elian, quando tudo aconteceu ao mesmo tempo, a morte do meu pai, a vaga que abriu nesta cidade que estou agora, tudo novo de novo, esperança, expectativa e quando tudo está encaixado,quando acho que vai dar certo, que encontrei pessoas legais e vamos trabalhar juntos e crescer, quando pensei : agora vai, pois foi aí que me enganei ou comecei a ver as pessoas que me rodeavam de verdade...mas pessoas,brigamos,conquistamos, somos cordiais, afinal somos adultos e profissionais, trabalha-se porque se precisa, mas aí vem o EGO e começamos a ver de verdade quem esta conosco...infelizmente tive uma decepção horrível, justo a pessoa que melhor me recebeu, pois foi esta mesma pessoa que mudou da água para o vinagre comigo rs...acho que se sentiu ameaçada, achando que vim para pegar seu lugar,mas eu só estou aqui porque abriu uma vaga do meu cargo de um outro funcionário que havia ido embora, mas explica pra essa criatura....de coleguinha querido virei alvo de patadas, não me dirige a palavra, e eu paranóico que sou, quando percebo seu olhar em mim , imagino tudo de ruím...mas é meu maior desafio, até hoje, e como disse um outro amigo meu, que estas pessoas estão em todos os setores,só que ninguém avisou no contrato (são aquelas letrinhas miúdas rs)...mas tou reagindo assim, meu amigo, enfrentando (às vezes devolvendo a patada,eu não gosto,mas não consigo evitar - tipo: dou um boi para não brigar, mas se brigar luto até o último boi vivo - é horrível, mas é um dos meus defeitos). Mas estou com Jesus no coração, parece piegas, mas é verdade, rezo sempre, não entro no meu trabalho sem antes entrar na Igreja Matriz que fica bem próximo,vou, converso com Deus, admiro os Santos e a bela igreja que é, e peço força na alma, no coração e nas pernas, pois troquei 3 elevadores por 4 lances de escada - o lado bom é que tou ficando com a coxa grossa rs...meu querido,que bom encontrar este comentário teu, após este desabafo, com certeza meu dia será muito melhor hoje. Meu querido Elian, meu prof. tenho tido vontade de chorar aqui,não como antes, que chorava finais de semana vendo filmes e desenhos rs, tenho vontade de chorar por sentir pena de mim (outro defeito rs)...mas o ser humano é isso mesmo, sempre nos surpreendendo, eu devo surpriender outros também rs. Obrigado meu amigo,definitivamente nãome acho só neste mundo, e melhor, tenho amigos como tu. Todomeu carinhomeu respeito e meu abraço.

      Excluir
  9. Hey J !
    E essa frase ficou em vc então ?!
    Talvez o melhor lugar pra se esconder quando preciso, é dentro da gente mesmo, mais interior que isso não existe.
    Mas há momentos de se expor também ! Senão a gente não aguenta ! E que bom que vc tem o blog pra isso, e nós aqui pra te escutar e palpitar.
    Lendo o post fiquei um pouco preocupado, mas lendo os comentários, vi que vc escreveu pra madi que está bem, fiquei mais tranquilo...
    E é isso, estamos aqui e bola pra frente ! E não se esqueça: a gente sempre arranja um jeito de sorrir !

    Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo amigo Marcos, o fotografo que tem uma sensibilidade aguçada no olhar, por isso tantas fotos lindas no teu blog...gosto tanto do que dizes sobre essa busca do interior no nosso interior, e que preciso, eu sei, de colocar pra fora, e este blog é meu maior tesouro, mas só é valioso com a tua presença, tuas palavras, que levo muito a sério. Este blog se torna cada vez mais importante pra mim porque fiz amigos tão maravilhosos como nunca imaginei que pudesse...A madi é maravilhosa,mas vou tentar escrever algo mais alegrinho da próxima rs...mas é meio terapia, e graças a Deus tenho um monte de terapeutas amigos rs...e quer terapia melhor do que a gente arranjar um jeito de sorrir ?
      Meu amigo Marcos, todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  10. Ah queridão... Não adianta correr... Pois onde quer que vc esteja... adivinhe: Você também estará!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou. Obrigado meu caro Paco, por esta presença tão necessária neste exato momento...não adianta chorar sobre o leite derramado, lamba - de uma tira do Glauco, acho, do personagem Níquel Náusea, o rato de esgoto rs, lambendo um vidro de leite que alguém derrubou. Este é o tempo, nosso tempo, do limão limonada. Foi bom ter escrito isso, e melhor ainda foram as palavras dos amigos. Estou superando isso, o silêncio, então a palavra virá serena, pensada e harmônica, como se quer a vida. Quem bom tu aqui, que bom tuas palavras. Eu sou de paz, quero paz. Amizade ? dos amigos, que como poesia salvam minha vida. Que bom poder escrever. Meu carinho respeito e abraço.

      Excluir