terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PASSA O MEU CORAÇÃO DO FRIO AO FOGO




V
Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.

Tal vez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.
 
by Pablo Neruda 
 
 
 
 
ps. Outro dia, ou um dia desses de agora, em que tudo passa tão rápido, deparei-me com uma palpitação em meu coração...amor, mas eu já não sei o que é amor há tanto tempo, após tanta dor e esquecimento e decepção, levitei após  encontrar, senão meu o amor perfeito, o ideal do que procuro, meio maluco, meio infantil, mas o amor é assim, estranho, enfim...mas o que mais gostei, além do que vi e toquei, foi esta minha disponibilidade para amar, talvez esteja mutando, me permitindo, o que não fiz por muitos anos, me permitir...acho que estou sendo abençoado neste novo lugar, talvez para compensar toda a mágoa que senti logo que iniciei meu trabalho por aqui...mas Deus é mais, e hoje tudoestáem ordem (eu acho rs).

27 comentários:

  1. Nós, seres humanos nascemos para amar. O que foge a isso é a excessão. Então dentro de nós pode ser que o amor adormeça por aqui tempo, porém morrer jamais. Até por que quando não estamos amando pessoas, amamos as coisas, animais, plantas tudo é prática de amor! Então aproveite toda essas capacidade e ame, ame ame e ame! Boa sorte! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Dih, sempre achei isso, até sofrer feito um cão sem dono rs...fui muito apaixonado e nem um pouquinho correspondido, pelo menos como eu gostaria. Desisti. Mas as escolhas do coração não depende de nossa razão, mas é possível lutar, como lutei até então...mas como dizes aprendi ou reaprendi a amar meus sobrinhos, as árvores, os campos, enfim a vida, mas esta necessida animal rs que temos pelo outro, achava que estava imune. Mas como ser feliz, diria João Gilberto, sózinho. Até o momento estou começando a ser feliz comigo mesmo, acho que depois que comecei a me amar mais e de verdade, não houve mais cobrança do meu inconsciente...daí um belo dia, na verdade um belo domingo,encontro, toco e sinto algo que há muito não sentia...olha, pode nem ser esta pessoa (pessoa é bom né ?),mas agora já tenho um modelo do que desejo para amar, guardar e sermos felizes...(sonhando e divagando rs). Neste meio tempomeapixoneipor uma cachorrinhoque apareceu na casademinhamãe,hoje jáfaz parte da família, e todos em casa reconhecem nosso laço afetivo quando chego. Eu amo esse cão, o Teimoso Brown.....sintou que estou praticando o amor. Obrigado meu amigo, muito feliz com tua presença. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  2. permita-se querido, sempre vale a pena e a experiênica passada, neste caso, nem sempre se repete ... pode ser algo muito bom ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdademeu rei, é meio platônico ainda, mas não ficará nisso, tenho de esclarecer, tou numa idade que não posso mais me dar ao luxo de chorar pelos cantos sem saber, vou a luta rs...gato escaldado tem medo de água fria, assim sou eu, demorei muito tempo, muito tempo até chegar a este post, até aquele domingo, o dia mais lindo do mundo rs. O fato meu rei é que estou me permitindo, sem paranóias, sem pressão, sem desesperos...de qualquer forma, pode ser algo muito bom, ou não, diria Caetano rs. Sinto uma leveza na alma, sem cobranças, mas estou tranquilo, olho as coisas com mais calma.......meu amadíssimo amigo e meu rei Bratz, este ano já foi maravilhosa nossa conexão, e o que vier desse nível,é lucro...carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. "Que pode uma criatura senão,
    entre criaturas, amar?
    amar e esquecer, amar e malamar,
    amar, desamar, amar?
    sempre, e até de olhos vidrados, amar?" (Drummond)

    O amor tem a capacidade de transformar tudo, a tristeza em alegria. Que bom, amigo, te ver bem!
    Anote: não tem bem que sempre dure, não há mal que nunca acabe!
    Grande abraço, Jair!
    Neruda... escolheu um monstro sagrado da poesia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
      amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita." (poema AMAR)
      Minha mais que adorada amiga Tais, tua presença me honra, me deixa feliz...este poema do Drummond é maravilhoso e acaba como postei no começo deste comentário. Tens razão, o amor transformou minha vida com relação ao meu pai, pois na adolescência, apesar de amá-lo, deixei um pouco a desejar, graças a Deus entendi rápido este amor e vivemos muitos anos nesta sintonia amorosa, e hoje quando o lembro (sempre) apesar da dor e da tristeza sinto a alegria do nosso amor em vida...querida amiga, em outro comentário teu no meu blog ou no teu, disse-me que queria mais poesia na tua vida e eu disse que já tinhas um grande poeta ao teu lado e muita poesia dentro de ti, neste teu cérebro privilegiado, este dom de escrever que é só teu. Eu aqui, tentando ser feliz, reaprendendo a amar, superando meus medos, me permitindo como disse para o Bratz, meu rei rs, me permitindo a amar, a ser leve, a respeitar mais o próximo, as plantas, os animais...Muito obrigado minha amiga por tua presença que sempre me faz sentir muito mais humano. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  4. Acróstico

    Junto àqueles que aplaudem esta obra
    Aclamo com tanto entusiasmo também
    Insisto que neste blogue talento sobra
    Reflete sobre a qualidade que contém.

    Vate de tal inspiração e alumbramento
    Acode-nos cada dia com seus poemas
    Nada do que diz são palavras ao vento
    Deixa-nos deliciados com seu esquema.

    Ele tem o dom duma lírica construção
    Resvala incólume sem cometer ratas
    Letras, sílabas, frases e palavras são
    Elementos que seu versejar arremata.

    Ignoro de onde vem esta sua poesia
    Mas certamente será de algum lugar
    Ainda que não conhecido da maioria
    Coloca o seu autor em outro patamar.

    Haverá que se conceder o devido valor
    Aonde, sem contestação, este existe
    Daí de nosso aplauso será merecedor
    Outrossim que a ninguém deixa triste.

    Réstias de luz de seu versejar emana
    Ondas líricas de imensa graciosidade
    Donde o claro sentido não nos engana
    Riscando os versos com sua verdade.

    Inda bem agora esse vate agradecido
    Garantiu-me que versos que escrevo
    Uma vez dotados de um certo sentido
    Eles o conduzem ao um maior enlevo
    Sendo portanto como os tivesse vivido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mui estimado poeta, homem das palavras, meu xará e meu amigo Jair...sempre me deixando sem palavras, mas feliz demais da conta.Vou degustar este comentáriopoético e amanhã volto a comentar. Obrigado sempre. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Meu querido poeta , xará, senhor de todas as palavras, me sinto tão honrado com este acróstico, tão feliz que chego a acreditar que mereço tão gentis palavras, digo isso porque acontecem coisas na minha vida e eu, por ser sentimental ou sensível demais, acabo por sofrer, sentir-me magoado, por isso hoje este acróstico tomou uma proporção maior de valor, que já tinha. Hoje fiquei sabendo no meu trabalho, que estou transferido há uns 5 meses, e jogaram futebol, convidaram todos do prédio, até quem nem trabalha mais aqui, menos eu...fiquei arrasado, tou arrasado, então leio e releio este presente que me deste, mais um, e percebo que pessoas, que estão distantes de mim, tem muito mais estima, carinho, respeito, do que pessoas que estou me esforçando para me adaptar, eu sou educado (ok, um tanto quanto neurótico e paranóico rs). Me pergunto, porque a rejeição, nunca lidei bem com ela, e estou me sentindo rejeitado no meu local de trabalho. Em posts anteriores até refletem os problemas que tive no começo, mas não pensei que as retalhações fossem tão longe, pois os problemas que tive foram estritamente profissionais, que se resolveram para melhor com diálogo, mas conheço o ser humano, é mesquinho, e não quero acreditar que seja consequência disso, senão, não serei mais feliz na cidade que escolhi para viver e morrer...desculpa, estou sendo sincero, pois é melhor escrever do que falar, com quem vou me abrir, parece que não sou bem vindo aqui - só para te esclarecer - sou funcionário concursado e ocupei uma vaga desocupada. Por isso preciso de poesia na minha vida, preciso de ilusão (obrigado Mercedes,Mercedes) , preciso de pessoas que não estão interessadas no que a pessoa tem, além é claro, do que se pode produzir com a sensibilidade, nossos blogs.
      Mas meu querido xará Jair,tua presença me transborda de felicidade, e mesmo nesta situação que estou hoje (pode parecer bobagem, mas sabemos a dor nos nossos calos né? ),só em olhar este acróstico, de saber de tua existência e de que teremos mais um ano, no mínimo pela frente, já fico tranquilo, tenho com que me comunicar e que me entende e me faz carinho. Obrigado meu amigo, não imaginas a importância disso na minha vida. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. Olá menino
    Querer simplesmente por querer, é o verdadeiro amor.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorado prof.Elian, sabes o quanto respeito e venero tua presença aqui...não é de hoje, basta dar uma navegada pelos meus posts anteriores e lá estará tu, às vezes só tu mesmo, e como me estimulou e me fez feliz cada vez que te encontrava lá...quando deste uma parada fiquei meio perdido, mas daí o Bratz, que tornei meu rei, sempre, sempre com sua gentileza de lorde, como bem disse o Fael, ao conhece-lo pessoalmente, enfim, é isto meu amigo, talvez tenha chego minha hora, talvez não, mas meu coração está leve, apesar das bombas do dia, das oscilações das minhas emoções, e minha reação diante dos acontecimentos, não é fácil rs...mas é bem por aí, algo surgiu, sem mais, ou por consequencia do que conhecia antes, mas naquele domingo foi especial, foi físico, além do emocional que já pressentia algo, pode até nem ser com este ser rs, mas agora já faço idéia de quem poderá me fazer feliz e eu também farei minha parte. Meu amigo, muito obrigado por atravessar comigo estes anos - já se passaram anos desde que nos conhecemos (isso é maravilhoso), e agradeço a Deus,por colocar pessoas tão amaveis na minha vida, agradeço a Deus por que tu existe meu amigo Elian, e peço a Ele também que derrame felicidade sobre ti e quem tu amas. Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Esse post me alegrou pois vc tb parece mais solto, alegre e feliz...q bom,Jair, a gente tem de se permitir, não olhar pra trás pois o q passou,passou..olha pra frente, muita coisa boa ja esta acontecendo pra ti, e muitas mais ainda virão ,pois tu estas receptivo, e o universo conspira a teu favor...sucesso,sorte, amor e tudo de bom,meu querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que bom que te alegrei minha querida, ou minha poderosa Madi, o amor alegra a gente né?Na verdade a coisa tá no meio platônica ainda, mas já me faz um bem e tudo fica claro e fácil, qualquer problema é qualquer problema, resolve-se...sempre achei, o eu pessimista, que o universo conspirava contra mim, mas a história é diferente hoje, e isso graças a amigos como tu , que me cativaram, que eu cativei, e eu apesar da tristeza que carrego, ou carregava, no teu blog sempre dei boas risadas. Obrigado Madi, muito obrigado por acompanhar minha saga, e obrigado por ter um blog tão bacana, tão divertido...no mais, o dobro pra ti de sucesso, sorte, amor e tudo de bom nesta vida , pra ti tua linda família. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Hummmmmmmm... gostei da vibe do post, Jairzito!!! É como disse a - bela - Madi acima: tem que se permitir, se abrir e deixar a luz entrar!!! Coisas boas acontecem para pessoas boas... #TrueStory! Boas festas e um 2015 maravilhoso pra ti!!! Gracias pelo carinho e pela companhia neste ano, caro amigo! Hugzão especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu precioso amigo Fred, pouco comentei no teu blog este ano,mas sempre estava espiando (impossível não espiar rs)...chega de me reprimir, de me fechar num casulkolouco que criiei, esta minha idéialouca de afastamento das pessoas, gosto de pessoas, embora existam seres complicados demais (eu sou meio complicado rs),valea pena tentar, aliás tudo vale a pena, se a alma não é pequena).Eu que te agradeço tua atenção,teu carinho, tua criatividade,teus post de tirar o folêgo, agradeço tuaexistência.Valeu amigo, e que 2015 nos seja muito leve e feliz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Amiga Jair Machado, Neruda é top, Neruda é mais, Neruda é Nobel.
    Um abraço. Tenhas um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mui estimado poeta Dilmar, Neruda é daqueles poetas que poemas para tudo, e para o amor,não há igual. Obrigado pelas carinhosas visitas e comentários que tanto me alegram. Tenhas um Natal cheio de luz e um Ano Novo melhor ainda. Fica com Deus. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  9. Que ótimo J ! Good news !!
    Se permita meu amigo ! As vezes as coisas acontecem não por acaso, mas precisam que a gente deixe acontecer ...

    Ótimo 2015 pra vc ! Gde abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu aodorado fotógrafo Marcos, que bom que passei por aqui, tou de recesso e longe da net, mas como passei aqui e te encontrei, fiquei como sempre, muito feliz em te ter por aqui, aliás este ano foi bem especial para nossa amizade, ganhei um apelido teu que amei rs...sempre juntos, que venha 2015...só tentemos ser mais gente neste ano que se inicia (aprendi isso contigo, no teu blog rs). Meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  10. Olá Jair !

    Parece-me mais animado... Estarei certa? Quero crer que sim. - Recorda-se do que eu lhe disse que li no tal livro? -Nós temos que mandar na mente ! E não a mente a mandar em nós... Eu segui o conselho; foi difícil. Mas de tanto o repetir em voz alta, eu decidi acreditar...

    E do amor ? Que dizer dele? - Ele está em tudo o que nos
    rodeia, e em nós também.
    Jair, eu acredito no amor, naquele amor que é verdadeiro, e pervalece para além das tormentas...
    Quem fala assim, (que sou eu) em breve, no mês que vem fará 49 anos de casamento. Bonito, não é? E pensa que durante este longo percurso tudo foram rosas? Não ! "Muitos espinhos nos picaram aos dois", muitas zangas, eu sei lá, mas o amor estava em nós, ele é invisível, mas tem muita fôrça, e manda, e aqui a mente fraqueja, são as tais razões que a razão desconhece.

    "Falei " deste modo porque me pareceu que o Jair estava desencantado, algo lhe correu mal alguma vez, e o Jair estava de ombros caídos como se tivesse chegado ao fim da linha... Alma até Almeida! (como se diz por cá) A vida é bela, sobretudo quando se é novo; o amor anda por perto, e quando menos é esperado, lá está o Cupido cumprindo a missão de lançar a flecha certeira.
    Escrevi assim em tom alegórico, mas estou a falar a sério.
    E como estamos a caminho dum Novo Ano, aproveito para desejar que ele lhe seja promissor, e lhe traga tudo o que deseja e que este 2014 não trouxe.
    Um abraço, da Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Dilita, que comentário lindo, principalmente no diz dos 49 anos de casmento, isto prova que o amor existe...realmente passei um longo período de minha vida infeliz com o tal amor, pois não se realizava plenamente, como se sonha, o cupido nunca teve boa pontaria comigo rs...mas a partir de então voltei a acreditar, e com certeza me sinto muito melhor, embora continue solteiro, estou aberto ao amor, não tenho como fugir, ou serei infeliz para sempre...tenho esperanças.
      Quanto a pensar o bem, mandar na mente como dizes, é um exercício que faço todos os dias, talvez por ter uma propenção a depressão, embora meu médico tenha tirado um dos remédios que tomava, pois hoje estou mais equilibrado, graças a Deus, minha força de vontade e do meu médico de cabeça rs. Dilita, amei este teu comentário, gostei do tom, dos termos e de saber que és uma prova viva de que o amor vence sempre, precisamos cuidá-lo como a um jardim, assim teremos sempre belas e saudáveis flores. Obrigado amiga, por tão inspiradoras a palavras.
      ps. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Querido Paco, obrigado pela presença sempre bem vinda...também acho, dos poetas Neruda sai na frente quando o tema é o Amor. Ah o amor...
      ps. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Meu bom amigo Jair, desejo pra você um lindo 2015, com mais paz e alegrias. E entre 2015 pensando numa letra de música que você também conhece:

    "Deixe que falem / que digam / que pensem..."

    É assim, amigo, caso contrário vamos à loucura, pois quando se faz o bem, há gente que reclama; quando nada fazemos, também reclamam. Na verdade, nada serve, e essa minoria sabe torrar a paciência. Desmerecem tanto os outros que cada um vale por 1000, por isso fazem tanto barulho. Isso acontece com todos nós. Meu abraço amigo, até 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tais, esta música é do meu xará Jair Rodrigues (felecido)...gosto demais deste teu humor e este vasto conhecimento, sempre me surpreende com tuas citações...espero continuar a receber esta tua luz no ano que segue. Feliz 2015 para nós. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. ah... mas não creio que você não sinta amor. Talvez não sinta no sentido romãntico da coisa... mas a gente é feito de amor, nem que seja pela vida, por animais ou pessoas queridas. pense nisso.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina Hellz,hoje que vi este querido comentário, eu sinto oamor sim,sou sensíveldemais para não sentí-lo...o que nãoconseguia era este amor romantico, face uma decepção na minha vida ,mas já tá superado, eu amo árvores, amo meu cão Teimoso que adotei, amo minha mãe, meus sobrinhos, amo meu blog e os amigos que aqui chegam. Valeu minha amiga, custei a achar este comentário,mas encontrei e fico muito feliz sempre,com tuapresença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir