quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PRECISO DE POESIA


 
Preciso de poesia na minha vida, preciso das palavras doces e das amargas também, para completar o mosaico de emoções e sentimentos que sou tomado todo dia. Preciso da poesia dos ventos, para que levem os maus agouros, as decepções amorosas , o inimigos de plantão (não que os tenha, mas é bom que sejam levados pelos ventos para longe da gente); preciso da poesia do Sol, Rei Sol, do seu reflexo nas nuvens que ficam mais belas, e também da luz do Sol nos meus dias,para que possa caminhar sem medo de cair nos precipícios do dia-a-dia. Preciso de poesia nas ruas, para que as pessoas possam ser livres e bem dispostas, para lidar com a falta de edução, que parece lei. Preciso de poesia nos campos, nas florestas, onde haja vida vegetal e animais livres para que assim, prossigam evoluindo...
Preciso de poesia, eu preciso muito falar do amor, da vida e da morte também, das guerras, das fomes...este mundo precisa de poesia, antes que acabe, antes que o homem o destrua.
Eu preciso da poesia dos teus olhos, para que eles digam que estou vivo e que vou amar novamente.
 
"Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio."
Plabo Neruda
 
 
"Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia."
Vinicius de Moraes
 
"Tudo o que sabemos do amor, é que o amor é tudo que existe."
Emily Dickinson
 

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."
Fernando Pessoa
 
"O amor é quando a gente mora um no outro."
Mario Quintana
 

28 comentários:

  1. Caro amigo Jair, todos nós precisamos de poesia, inclusive aqueles que ainda não se aperceberam disso.
    Todos os pensamentos postos aqui são elevados, mas, particularmente acho sublime o do Fernando Pessoa.
    Um abraço. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu qerido amigo Dilmar, eu concordo que todos, sem exceção, precisamos de poesia, assim como precisamos do ar, acho que todos deveria ter direito a um terapeuta, mas não temos nem a saúde pública básica dos nossos governantes, enfim..., gosto das metáforas da poesia, do mundo mágico que se torna com as palavras, as imagens sublimes...e Pessoa nè? Ganhei de um amigo uma revista que publica uma grande matéria sobre a vida e obra, ou seriam as vidas e as obras deste genio universal ? Obrigado caro poeta, pela honra de bem querida visita e adorável comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Caro amigo
    A poesia da leveza e cor a nossa vida. Traduz sentimentos e emoções que nos embalam.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu adorado prof. Elian, meu amigo querido, tua presença traz para minha vida cor e leveza...és um apreciador de poesia, quantas e quantas já me deliciei no teu blog, e quanta lição aprendi...Gosto da palavra tradução, a poesia me traz isso quando me identifico por demais, é uma espécie de tradução de mim, que me ajuda a me entender mais e melhor. A poesia tem um ritmopróprio, musical até, e nos embalam em sonhos, alegrias, tristezas também, mas sempre tentando nos elevar, nos dar uma paz,depertar sentimentos bons...gracias meu amigo, sempre maravilhoso trocar idéias e palavras epoesia contigo. Carinho respeito e abraço.












      Excluir
  3. "Saberás que não te amo e que te amo
    posto que de dois modos é a vida,
    a palavra é uma asa do silêncio,
    o fogo tem uma metade de frio."

    isto é sublime ...

    vivas a Neruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, sublime será sempre tua companhia, tua presença na minha vida...Pablo Neruda acho que é o maior na poesia quando é para falar de amor, bem, nós temos Vinicius aqui no Brasil, mas a poesiia dele é realmente sublime, este trecho me ganhou quando tentei ender eu te amo e eu não te amo, ambos é vida, achei meio louco, mas é genial...tão bom compartilhar palavras que há muito foram escritas e montadas de uma forma que atravessam os tempos, a poesia. E que tal "a palavra é uma asa do silêncio". Obrigado por sentir e gostar na mesma sintonia que eu, isso me deixa tranquilo quando estou só, porque na verdade não estou, tenho amigos tão especiais, mas tão especiais, que fazem parte da minha vida e sempre me estendem a mão e eu sinto o carinho que me lançam, e não importa a distância. Obrigado meu rei, meu amigo Bratz. Carinho respeito eabraço.

      Excluir
  4. Soneto-acróstico
    O Vate

    Jeitoso com palavras no seu poetar
    Ainda que diga que precisa poesia
    Indaga da vida ao invés de insultar
    Rápido no gatilho como não se via.

    Morro de inveja do talento do xará
    Realmente diante dele eu nada sei
    Onde põe dedo certamente se verá
    Dezenas de poesias de quem é rei.

    Rigor na ideia, ágil no pensamento
    Indiferente a modismos que ai estão
    Garante-se no seu alumbramento.

    Uma vez poeta sempre inspiração
    Em toda hora é um bom momento
    Seja cá no blogue ou na imensidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo poeta e xará Jair, faz algum tempo que te conhçodoblog de Tais e do meu querido poeta Dilmar,e sempre lia teus comentários como poemas ou sonetos e ficava pensando: que legal deve ser receber um comentário desses. Não é legal, é muito mais que maravilhoso. Sabe, quando éramos crianças e víamos outro amiguinho com um brinquedo, não havia inveja, mas um desejo, sem que isso virasse algo mal, então como dizia minha mãe, quem sabe um dia tu não mereça e receba um presente desses...assim me sinto, muito feliz e agradecido a ti e a Deus por me proporcionar um presente tão lindo,vou contar para minha mãe e dizer que finalmente mereci e recebi um presente muito especial, obrigado meu amigo e poeta e xará Jair.
      Sempre achei nosso amigo Dilmar com uma produção intensa, e ainda acho, mas depois de visitar teu, ou, teus blogues, percebo que estou diante de um virtuose da palavra, da poesia...a cada dia de vida do meu blog que passa, mais feliz ele me deixa, porque me aproxima de pessoas tão especiais, com tanto a me oferecer, para que eu cresça, que seja um ser humano melhor. Jair, eu sempre fico muito feliz com as visitas que recebo, mas esta tua é muito especial para mim, pois ganhei um afago de comentário que eu desejava, que eu achava bonito quando te encontrava nos blogs que frequentamos, fizeste um blogueiro muito, mas muito feliz. Muito obrigado. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  5. É Proibido

    É proibido chorar sem aprender,
    Levantar-se um dia sem saber o que fazer
    Ter medo de suas lembranças.

    É proibido não rir dos problemas
    Não lutar pelo que se quer,
    Abandonar tudo por medo,
    Não transformar sonhos em realidade.

    É proibido não demonstrar amor
    Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.

    É proibido deixar os amigos
    Não tentar compreender o que viveram juntos
    Chamá-los somente quando necessita deles.

    É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
    Fingir que elas não te importam,
    Ser gentil só para que se lembrem de você,
    Esquecer aqueles que gostam de você.

    É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
    Não crer em Deus e fazer seu destino,
    Ter medo da vida e de seus compromissos,
    Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.

    É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
    Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
    Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.

    É proibido não tentar compreender as pessoas,
    Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
    Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.

    É proibido não criar sua história,
    Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
    Não ter um momento para quem necessita de você,
    Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.

    É proibido não buscar a felicidade,
    Não viver sua vida com uma atitude positiva,
    Não pensar que podemos ser melhores,
    Não sentir que sem você este mundo não seria igual.
    <<<<<<<<<>>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é proibido para mim perder contato contigo,meu grande amigo Gera...amei o poema, e prometo tentar seguir sempre o que ele diz...teus emails me ajudaram a ficar no prumo e rir da situção meio caótica em que me encontrava, estou enfrentando esta situação de frente e fortalecido.Muito obrigado meu amigo, por dividir comigo estas angustiias parecidas, pois ambos voltamosamorar no interior do interior rsrsrs do Brasil. É um prazer imenso fazer parte das pessoas que tu te importa,issomedávida e vontade de seguir em paz os caminhos que vamos desbravando,obrigado amigopor tua companhia,na memória e no coração.Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  6. Q maravilha entrar aqui depois de um dia fatigante e encontrar um pouco de poesia pra sair um pouco desse cansaço, pra aliviar a alma, quem sabe até sonhar...e ver os comentários dos teus amigos tb é ótimo, olha qtas pessoas já inspiraste! Maravilhoso,Jairzito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha será sempre tua presença aqui, poderosa Madi...a poesia tem este poder sobre mim também, alivia, acalma e nos tira desta loucura que encaramos no dia a dia, ainda mais quando a cidade é grande, como minha querida Porto Alegre, mascontece no interiores também, como aqui em Rio Pardo, claro, bem mais suave. Como sempre digo, não tenho de me queixar de solidão, veja quantos amigos, e a qualidade destas pessoas, meu coração esta repleto de carinho. Acredito que a poesia vai salvar omundo, minha vida já começo a ser salva. Querida Madi, este jeitinho Madide ser me emociona e alegra meus dias, com tuapresença, lendo no teu blog, aliás fiquei meio constrangido para responder aquele enquete, acho que tou completamente purfa (por fora, gíria minha rsrsrs) do que indagavas...adoro Jairzito, como meu precioso, nosso amigo Fred me chama.Querida amiga,todo,meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Nossa... meu amigo Jair, entendo esse seu sentimento de mágoa e de decepção. Acho que todos estamos precisando de poesia na vida. Quando a gente é bom demais, acredita demais... pode se dar mal. Sempre se dá. A gente tem de mudar se não quer ser saco de pancadaria. Cheguei à conclusão que a melhor resposta pra certas coisas, é o silêncio. Mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona. E como a gente se desgasta tentando explicar as montagens, as invejas, as intrigas. É mais fácil ser feliz, sendo silencioso (Dr. Luchese). Essa é pra mim a maior lição de como viver bem.
    Não faz muito tempo que resolvi mudar minha maneira de reagir. Li algo de Saramago que diz: se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu fizeram de carne e sangra todos os dias. Portanto amigo, sofrer não é privilégio nosso.
    Também lhe deixo uma especial de Neruda: 'A poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem'.

    Também quero colocar mais poesia em minha vida!
    Fique bem, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, eu sou repetitivo rs, mas tua lucidez me salva, assim como a poesia, e a lucidez do teu olhar nas coisas do mundo, e no que escrevo...após ler teu comentário fui reler mais uma vez o que escrevi, até então tomado por algo poético, mas tem muita dor e angústia ali, e acho que a busca da poesia para me salvar, escrevi um pouco ou muito da dor que ando sentido, achando que a forma era poética, e é, mas tem isso que percebeste...confesso minha ingenuidade, apesar de não quer ou não crer na raça humana, eu preciso, ninguém consegue ser feliz sózinho, já dizia João Gilberto, mas me deparo com pessoas que não são legais comigo, apesar de eu tentar ser, esta é minha maior mágoa até então aqui nesta cidade de Rio Pardo, que continuo amando...recebi um abraço quando cheguei e logo esta mesma pessoa começou a me apunhalar pelas costas, acho que antes de eu chegar até, pois passado alguns meses, ainda encontro situações que nem sabia, por ter sido induzido a erro, não sei se por não saber ou por maldade mesmo, enfim...olha a sintonia aí: há algum tempo atrás, descobri que o silêncio é ouro e que vale muito mais a pena calar do que insistir em falar, quando quem deveria ouvir, não ouve e teima, mesmo no erro, gosto de chamar jejum de palavras ( o que é muito difícil para mim que adoro um bom papo rs). Vou procurar esse dr.Luchese (no tio google rs ), acho que vai me ajudar melhor nesta empreitada silenciosa.
      Saramago, grande nobel, e maravilhosa citação e este Neruda no final do teu comentário explica o que entendi do teu comentário no começo, este meu post é isso. Querida Tais, poesia nunca é demais, penso eu, no teu caso tens também um poeta da melhor qualidade ao teu lado, o dr. Pedro Luso. Eu estou bem, melhor ainda na companhia dos amigos. Todo meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir

    2. Você deve conhecer o Dr. Lucchese, é cardiologista do hospital São francisco (Santa Casa). Tem vérios livros publicados, coloque no Google. Um dos médicos mais humanos que conheço. Dê uma olhada nesse link, levei minha mãe lá, ótimo!

      http://taisluso.blogspot.com.br/2010/07/felicidade.html

      Excluir
    3. Minha muito querida amiga Tais, que post maravilhoso...ontem recebi a noticia de uma outra amiga muito querida me contando que seu pai esta dodói em recuperação, e isso me acabou, me veio a imagem de meu pai, o seu estado e depois...chorei ( fui confortado por uma pessoa bem legal no trabalho), tomei água doce (isso é bem interior, embora...). Pedi a Deus, agora devoto oficial de São Nicolau, peço por sua saúde também - isso foi ontem), agora que li teu post, pude experimentar o que leio de ti desde que te conheci, emoção, alegria, esperança e palavras, minha querida, palavras lindas, fortes, citações - adoro quando se fala de alguém que inspira - a presença de nossos amores (digo isso, pois nossas mães são amores eternos), o que dizer, senão obrigado, por me permitir reentender uma situação real me mostrando caminhos do bem, leves, apesar de tudo, e que viver vale a pena, que apesar, merecemos felicidade e devemos buscá-la, não no luxo, mas justo no simples, e isso existem certas pessoas, especiais, com dons, que tem o olho clínico, a iluminação para perceber e contar, teu caso minha amiga, ou desenhar, ou dançar, ou compor uma música, ou encenar...obrigado Tais, isto me mostra, que não importam as lágrimas, elas são necessárias, mas não vamos esquecer que viver é uma dádiva, e só por isso, só por acordar devemos dar Graças e sorri como me disse o blogueiro e fotógrafo e amigo Marcos Campos, devemos sorrir. Sempre, mas sempre mesmo, de verdade, muito bom conectar contigo. Meu carinho meu respeito e meu abraço. ps.vou buscar mais dr.Luchese.

      Excluir
  8. Pura poesia em sua vida..sempre!!! Abraços carinhosos e obrigada pela visita ao meu espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lia, a blogosfera é tão vasta que o tempo é pouco para estarmos sempre conectados com os amigos, mas a poesia nos serve de elo, e o que escreves é pura poesia, como o poema que me encantou, na última visita que fiz em teu blog...teu desejo de poesia na minha vida, digo amém, que assim sempre seja. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Lembro-me da primeira vez que li este do Neruda... Tinha uns 12 anos e estava na biblioteca da escola... Copiei num papelzinho que guardei por tempos... Ah, poesia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso na minha pré-adolescência, não com Neruda,maslembro quais,sósei que tive ótimas professoras deportuguês, que para minhya sorte e felicidade davam ênfase para literatura, inclusive hoje moro na cidade de uma prof. que já faleceu, e ela dava nota para recitarmos poemas, acho que foi onde realmente me apaixonei por poesia, aprendi a apreciar, a ouvir, a ler, a sonhar com poesia...deliciosa lembrança tua caro Paco, que bom que foi aqui. Poesia, ah poesia...Carinhoi respeito e abraço

      Excluir
  10. Olá Jair, como está?

    Desejo que mais animado. Eu li um livro, ou melhor eu estudei-o repetidamente para encaixar o que o autor aconselhava, num tempo muito difícil da minha vida, agarrei-me mesmo aquelas afirmações, e fez-me muito bem. O autor diz " que nós temos de forçar a mente" temos de mandar na mente, e não deixar a mente mandar em nós. Esta e outras frases do mesmo teor, eu as repetia para mim própria em voz alta, muitas vezes...
    Eu também já lhe disse que a perda dos nossos entes queridos, nos deixa arrasados, e é preciso muito tempo para ultrapassar. Fala quem sabe.Mas com o passar do tempo a dor vai diminuindo, acredite que assim será.
    Fálo assim porque leio os seus posts, e vejo ali ainda muita amargura... No entanto apreciei o que escreveu e o facto de recordar Vinicios, Neruda, Dickinson, e até o "nosso" Fernando Pessoa."
    Fala em poesia e silêncio; pensei transcrever para aqui uma poesia que considero muito bonita, dum autor português pouco conhecido; porém tive receio que considerásse um abuso da minha parte, e não fui além do pensamento...
    Um abraço, coragem, e esperança.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dilita, de além mar...como gosto disso. Somos amantes de Pessoa. Estrou a refletir teu comentário. Obrigado. Amanhã comento teu comentário rs . Obrigado amiga por palavras tão certeiras, mas tão carinhosas...por hora, meu carinho meu respeito meu abraço.

      Excluir
  11. Olá, Jair. A vida anda tão corrida, com tantos afazeres, que não tive o " luxo " de ter tempo pra responder os blogueiros amigos. Desde já, muito obrigado por seus comentários no meu blog. Pretendo passar aqui mais vezes. Poesia é ótima e faz a vida ficar mais leve.

    Bom final de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Douglas, sei deste tempo louco que vivemos, no sentido relógio voando, tropeçando de Natal em Natal, e sempre fazendo aniversário rs...gostaria de navegar mais tempo na net, mas custa e não posso bancar ainda, meu tempo necessário neste veículo rs, enfim...gosto de palavras, e gosto do que escreves, gosto de ler coisas que me fazem sentido, ou não - diria Caetano rs - , mas apesar das distâncias, consigo encontrar mundos, amigos, Douglas S.M, que falam comigo, e neste mundo de guerras e inimizades, mantemos conexões de paz, e isto é o que importa. Eu que agradeço tu teres um blog que visito, por existir e por ser meu amigo e me visitar. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Caro Jair

    Mesmo sem o seu consentimento, eu atrevo-me a ser ousada...

    A Poesia É Silêncio

    Não pares na palavra. Deixa o vento
    Levar para as distâncias infinitas
    O som de terra que te sai disperso,
    Não prendas, com a fala, o pensamento.
    És maior sobre o mundo, se não gritas
    E deixas no silêncio o melhor verso.

    Dor que se diz é dor desperdiçada.
    Quando conversas, perdes-te no ar.
    Ensina-te o Deserto coisas puras.
    É mais bela uma lágrima calada
    Do que todos os cânticos do mar
    E todas as orquestras das alturas.

    No silêncio é que Deus acende a luz
    Mais fácil para entrar dentro de nós.
    O silêncio tem graças de tesoiro.
    Ama o silêncio em ti,como Jesus.
    A prece das angústias não tem vós,
    Mas o Senhor no céu a grava em oiro.

    Benditos sejam os que a língua domem!
    Dize-me tu se calas o que sentes,
    Eu te direi se vales o que dizes...
    A própria Natureza avisa o homem:
    -- A flor vem do silêncio das sementes;
    O fruto,do silêncio das raízes.

    Faz com Deus,e contigo em oração,
    Séria promessa, bem jurada e calma,
    Como um profeta há séculos faria.
    Escrever é violar a solidão.
    Não escrevas. Poeta, cala a alma,
    Não mates o silêncio da Poesia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, obrigado, muito obrigado por este poema querida Dilita...no outro comentário esqueci de pedir-te o poema, que bom que me deste. Faz algum tempo tento lutar com o silêncio, ter ele do meu lado, não que eu seja um tagarela (acho que sou um poucão rs), mas silêncio é ouro e me faz bem. Outra amiga blogueira, muito amada também, a Tais, nestes comentários acima falando no silêncio, do que que busco, na falta de palavras, e logo as palavras que amo tanto...então sou agraciado com tua presença e um presente que preso muito, sempre, que é poesia, amo receber poesias, conhecer novos poetas, encontrar e mergulhar e viver e vivenciar novas palavras e com outros sentidos, mais informação, outras rimas. Este poema é muito lindo, o tema me atrai, a forma que é levado e que leva a ritmo do poema é mágico...não sei se grito ou calo, só sei da poesia que me chegou falando-medos caminhos que procuro, dos sentimentos que sinto, da f´é que tenho. Um poema que invade minha alma como oração, que silenciando fala-me ao coração...tempos difíceis, de desentendimento, desarmonia, deselegância, guerras, gritos, violências...preciso do silêncio, na minha alma, na minha casa, no meu trabalho...vivo sempre me policiando para não ser agressivo, aprender a respeitar sem olhar a quem e tentar nunca ser injusto, como costumam ser comigo (autocomiseração ? Talvez, mas resolvo no hoje, porque amanhã sabe-se lá, e ontem já era)...Querida Dilita, preciso te dizer que lendo um comentário teu, acabei em profunda reflexão,sobre a dor nos meus posts,muita mágoa, sofrimento até...e confesso que é isso mesmo, claro que com a escrita minha veia dramática se supera, adoraria escrever cosias leves, e até escrevo, e fico feliz quando consigo, mas o que sai de mim reflete muito meu momento, o que estou sentindo e vivendo, mas como aprendi com Jorge Luiz Borges, que diz que escrevemos sobre nós mesmos, só que enfeitamos para que não fique tão comum e desperte o interesse dos outros em ler (claro, estas palavras são minhas ele falou de uma forma muito mais elegante rs)...apesar de minha alegria, me sinto uma pessoa triste, ou entristecendo com o passar dos anos, com a situação caótica que nos encontramos politicamente, com a falta da amor e Jesus no coração. Tenho muita fé, amei mais ainda o poema porque falava em Deus, em Jesus e Ele, só Ele alegra meu coração, que digo, como dizia um cantor que amo muito, apesar de já ter morrido, Cazuza: “…meu coração português sentimental...”
      Tenho muito a aprender ainda minha querida Dilita,mas com amigos assim,como tu,com certeza Deus me pre´para muito mais surpresas boas. Obrigado pelo, poema, obrigado por existir,obrigado por lembrar de mim, obrigado minha querida amiga Dilita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Por distração não coloquei o nome do autor deste poema.
    Imperdoável não o fazer...

    Este é apenas um, dos muitos que nos seus livros perpetuou. O seu nome é:

    Francisco Moreira das Neves
    (Monsenhor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,querida Dilita por me apresentar um homem de Deus e das letras. Cariinho respeito e abraço.

      Excluir