quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

REJEIÇÃO

123ddfscfsvsevw





FALA

Eu não sei dizer
Nada por dizer
Então eu escuto

Se você disser
Tudo o que quiser
Então eu escuto

Fala
Fala

Se eu não entender
Não vou responder
Então eu escuto

Eu só vou falar
Na hora de falar
Então eu escuto
 
Fala

by Secos e Molhados


Falar. Calar. Silêncio. Palavra. Silêncio.
Caminhava nestas ruas do tempo do Imperador e sentia-me acolhido, aceito até no meio das pessoas do povoado. Ninguém me chamou para dormir na sua casa, mas ninguém manifestou desaprovação para qualquer movimento que faça. Pensei estar me adaptando, fazendo a lição de casa, e no meu silêncio, cativando e sendo cativado. Tudo em paz. Minha solidão, dorme preguiçosa numa rede na varanda da casa. Novo ano, nova cidade, possibilidade de uma nova vida, saudável, mais telúrica. Conectar-me a natureza, respeitar e conquistar respeito das pessoas. Ser tolerante, levar muito a sério o respeito ao próximo...minha alma finalmente descansa, até receber o maior e último golpe no ano que passou. Rejeição. Fui excluído, ignorado, simplesmente fui banido do jogo de confraternização dos funcionários onde trabalho, chamaram ex-funcionários, vizinhos, mortos, enfim, todo mundo, menos eu. Me senti péssimo, foi o pior dia de trabalho neste novo local, imaginei pessoas reunidas conspirando para me manter afastado. Sou paranoico...mas passou, passou a grande dor, uma leve angústia ficou no seu lugar. Então retorno ao meu casulo concreto e abstrato e revejo minha vida a partir daqui. Falar. Calar. Silêncio. Palavra. Silêncio.
 

21 comentários:

  1. Soneto-acróstico
    Falar

    Há momento que silêncio se faz
    Onde falar é prata e é ouro calar
    Retém sua palavra o perspicaz
    Apenas olho no santo e no altar.

    Debaixo desse silêncio as vezes
    Existe, para emergir, algum tema
    Ficando refém dos mais audazes
    Assim falar deixa de ser dilema.

    Logo, a palavra deve ser usada
    Aonde ela mais fará seu efeito
    Retê-la, somente levará a nada.

    Soltemos pois, a voz por direito
    Insistamos que seja propalada
    Mantendo portanto seu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo poeta e amigo Jair, encantador de palavras, fico impressionado com tua perspicácia, sensibilidade, como um mágico, dizemos o tema, balança a cartola e sai um poema...é uma delícia ler-te. Sempre muito agradecido pela consideração e honrosa presença:
      "Há momento que silêncio se faz
      Onde falar é prata e é ouro calar"
      A palavra tem poder e precisa ser respeitada, acredito que o silêncio emoldura este ato sublime que é falar. Obrigado meu amigo.Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Existem momentos em q a melhor companhia possível somos nós mesmos ...

    Fica bem meu caro ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não ficar bem com tua sempre muito bem vinda visita, eu estou bem meu rei,meu amigo Bratz...eu sou minha companhia, choro, mas me divirto muito comigo...são momentos, sinais para retirada, para pensar e nada como um dia depois do outro com uma boa noite de sono no meio rs. Obrigado meu amigo, acho que não devo levar a sério pessoas que se afastam de mim, tenho que levar a sério que se aproxima, obrigado meu amigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Momentos difíceis, amigo Jair. Deixarei aqui uma pequena contribuição no sentido de que te sintas melhor, não sei se conseguirei, mas ...

    http://youtu.be/4zLfCnGVeL4

    Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta e amigo Dilmar, obrigado pela visita sempre carregada de carinho para comigo...verei o que me mandaste depois volto a este comentário do comentário rs...carinho respeitoe abraço.

      Excluir
  4. Meu querido, deixei minha resposta no seu comentário lá no Pitacos e lendo isso, lanço aqui novamente a pergunta que deixei lá: O que te impede de viver um grande amor? Eu fiz a mesma pergunta a mim a um tempo atrás, e sabe o que meu peito gritou? COMO VC QUER VIVER UM GRANDE AMOR DONA PATRICIA SE VOCÊ NÃO SABE SE AMAR.
    Meu querido, vai por mim, se não te convidaram... problema deles. eu sei que dói, já passei muito por isso, mas se ame em primeiro lugar, triste e cabisbaixo como encontrará o amor?

    Beijocas, fica em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia eu gostei tanto do que postou lá no teu Pitacos que não tive como não falar do meu medo rs, fui muito sincero. Na verdade tudo gira em torno de relacionamentos, não só amorosos, mas de amizade, vizinhança, familia, enfim, dependemos uns dos outros, só que uns se acham no direito de não querer o outro por perto (meu caso)...mas tu estas coberta de razão, meu amor próprio,eu sou maior que isso - ok, dói, dói muito ser excluído de um mundo que estas se esforçando para se adaptar, que se acabou de chegar, é como um balde de água gelada, enfim - continuando, meu amor prórpio rs, é o que me tirou da grande tristeza quando soube no outro dia. O amor, este, quase toda minha esperança se foi - isso é de uma música dos Smiths, mas não acabou ainda, estamos aqui, conectados e trocando idéias, coisa que está cada vez mais difícil com os seres reais que vejo, acho que hoje, só por isso vale este meu blog, os amigos que tenho aqui. Já estou em paz comigo querida Patricia, graças a tua presença e este afago de comentário. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Querido Jair, se eu te contar a minha história agora, você poderá pensar que a inventei apenas para ajudar você a se sentir melhor.Porém, me disseram a mesma coisa que a amiga Patrícia lhe disse, temos que nos amar primeiro para que nos amem depois. Sabe, ninnguém sabe o motivo de não terem te convidado e nem queira saber,pois a sua superioridade é maior e se não for faça com que seja. Faça novos amigos, poucos ,mas bons.Espero que você fique bem. Apareça em meu blog , vou ficar feliz. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ninguém sabe o motivo de não terem te convidado e nem queira saber,pois a sua superioridade é maior e se não for faça com que seja." Querida Marli, isto que disseste fez a diferença para mim, eu disse no post que sou paranóico, e não quero pensar nos motivos, e se não tiver motivos é pior ainda, se me esqueceram. Apesar de ter sofrido, achei meio bobo para um post , mas precisava exorcisar isso de mim, acho que consegui, e mais, consegui que pessoas muito especiais me dessem um boa orientação, e isso consegui. Obrigado Marli.. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Bah ! Gente que não te merece ! É assim que tem que pensar ! Quase me é impossível imaginar um bando de gente no mínimo mal educadas ! Mas por outro lado, melhor terem mostrado o que pensam, saber onde está se pisando tem um grande valor !
    Sempre fui mais de ouvir que falar, talvez passe por umas dessa também por conta disso, mas, fazer o que ? Tem muito mais gente no mundo além dessas pessoas, e com certeza, gente que gosta da gente.
    Quer saber, eles merecem mais é o seu perdão, coitados !
    Muda essa energia J !!

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu fotografo favorito, meu amigo Marcos Campos...até aqui ouvi muitos comentários solidários e amigos, e todos com a força da palavra, jogaram doses gigantes de carinho e afeto, e tu meu amigo aumenta o bolo. Também acho isso, se não me convidaram é porque não me merecem, mas o que gostei mesmo foi de poder começar a pensar de uma forma melhor ainda,ou seja, é bom saber quem são nossos inimigos ou pessoas que não devemos nunca, confiar...eu sempre falei muito, muito, um tagarela, por isso estou me reinventando com jejum de palavras, afinal temos dois ouvidos e uma boca. Eu tenho pessoas tudo de bom, bem melhores, infinitamente melhores que estes que me excluiram (eu nem ia aceitar,nem jogaria, mas...) e tu Marcos faz parte dessas pessoas. Quanto a perdoar, sei que é melhor para mim, mas perdoar o que, se podem dizer simplismente que não fui lembrado, porque mesmo tendo sido de propósito não acredito que alguém diria, mas são uns coitados mesmo. Cara vou mudar de energia, pois nos últimos tempos me dei muito bem ouvindo tuas palavras. Obrigado amigo por este afago. Carinho respeito e abraço.

      Excluir

  7. Mas meu amigo, também quero deixar minha palavrinha de conforto: você precisa de gente que não gosta de você? Amigo, uma pessoa com sua sensibilidade, que não está à procura de encrenca, é educado, deve ser um ótimo amigo, excelente filho, vai se preocupar com convites de quem não está querendo ser seu amigo? Você está se machucando.
    Tem um amigo, dois, três? Já é o bastante, mais do que isso é guerra.
    Artur da Távola dizia que quem tem vida interior jamais padecerá de solidão. E você tem.
    Fique bem meu amigo. Descarte!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, a lúcida rs, que bom minha amiga tua presença, aconteceu no finaldo ano passado, estava bem, e na verdade continuo, foi o dia seguinte do tal jogo, que fiquei sabendo, foi o pior dia aqui, pode parecer até bobagem, mas fazer o quê se este tipo de atitude me magoa , mas respondendo a tua pergunta, eu realmente não preciso de gente que não gosta de mim. Mas precisava colocar pra fora, então meu blog me chamou...estou muito melhor, isto não deveria me atingir desta forma, mas estou chegando e já sendo rejeitado, sem ao menos me conhecer. Já falei em outro post, num comentário que não sei lidar com rejeição, acho que ninguém sabe, enfim. Tens razão quando diz que estou me machucando, quase um autoflagelo rs. Fico tão feliz por achares isso de mim, que sou educado e um bom filho, juro que vivo tentando melhorar mais e mais. Qualidade e não quantidade de amigos, concordo com isso. Sempre me trazendo palavras e referências boas, isto não tem preço. Talvez esta vida interior não me deixe tão triste quando estou só, embora hoje lido bem melhor com minha solidão, é quase uma escolha, quase. Vou ficar melhor ainda,depois desta tua adorável visita. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como se sentiu, em relação a atitude dos seus colegas de trabalho, isso acontece com mais frequência do que se pensa! Também passei por isso. Em alguns casos isso deveria era nos deixar feliz. Quase sempre o motivo é despeito, inveja! O excluído é mais competente, inteligente. Então eles fazem de tudo pra que sinta-se inferior, dignos de pena! Fica em paz, grande abraço!

      Excluir
    2. Meu querido Dih, que palavras belas deixas aqui, começo a ficar feliz por ter ocorrido isso comigo rs........cheguei a pensar isso, mas me achei muito prepotente para pensar isso que seriaporinveja,mas inveja do que,meu cargo é baixo, meu salário também,ou seja,"não tenho teto,não tenho carro", quiçá um lepolepo rs mas nas tuas palavras até que faz sentido, embora seja um mistério que jamais saberei o porquê do meu boicote. As duas pessoas que soube serem responsáveis pela tal lista que trouxe todo mundo, menos eu, um por ter um cargo de subchefia, me disse que nem sabia mas assumia a culpa, o outro que andava atrás das pessoas pegando nome, simplismente negou quando agradeci por não me chamar, daí fica difícil. Mas Dih, adorei mais uma vez tua presença aqui. Eu, agora, estou em paz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Olá Jair

    Eu, do alto das já muitas primaveras vividas, também me atrevo a falar no facto desagradável que lhe aconteceu.
    Permita que lhe diga, não demonstre aos seus companheiros de trabalho, que ficou desanimado, não lhes dê esse prazer... É melhor nem proporcionar que venham ao assunto, mas se vierem diga que não esperava ser convidado, e que se acaso fosse, agradecia mas não ia aceitar.
    Seja forte, e não se menospreze!!! Firme-se no seu pedestal, não desça!!! Faça o seu trabalho, anime-se, repare no que vale e é merecedor, e adquira mesmo um pouquinho de superioridade; - em pequena dóze acredite que não é prejudicial; fortalece a autoestima que é uma capa bastante confortável.
    Eu estou longe, não conheço o Jair, mas pelo que tenho lido do que tem escrito, penso que está ainda bastante fragilizado com a perda do seu pai, com a adaptação a outra cidade, outro local de trabalho, também muito só "ainda", e tudo isso influiu para que lidásse pior com a situação.
    Não foi agradável, ninguém gosta, mas já reparou? - Quem procedeu mal foram eles. Então foi um procedimento correto? Nada disso. Olhe eles deviam era apresentar-lhe desculpas.
    Portanto, fronte erguida, e "Alma até Almeida"... como se diz por cá. E também se diz assim " se eu não gostar de mim primeiro, quem vai gostar ?.................................

    Gostei de saber que adoptou um cãosinho. Fez muito bem. Vai ver o que é um amigo fiel ! A minha filha casada já vai no terceiro, e diz que nunca mais vai poder prescindir da presença dum cão em casa.
    Desculpe-me pela forma ousada como "falei", mas creia que fui sincera, e lhe desejo bem.
    Obrigada pela visita no meu birras, e pelo comentário agradável que deixou para mim.

    Coragem. A esperança renasce todos os dias, não lhe
    volte as costas.
    Abraço.
    Dilita


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dilita, sábias palavras, pena que não li antes de uma atitude hoje, apesar de ter exorcisado aqui este facto, de a grande dor ter se tornado uma pequena mágoa (que ainda não é bom, mas), Mas meu grande problema é, de apesar de ter feito teatro na juventude, na vida real não sei mentir, disfarçar com cara boa quando não to legal, claro que hoje com a maturidade e os tombos que se leva na vida, aprendi a socializar, diplomacia, mas não muito bem, pois fico mudo, respondo, se possível por monossílabos, ou seja, sou um ser humano digno de ajustes, antes, eu falava de um tratamento intensivo de 20 anos numa clinica psiquiátrica rs...falando sério Dilita, sempre tive problema de autroestima, em situações assim abala minha estrutura, mas apesar de tudo, mantenho no meu pedestal, que é baixo, mas fico lá, sei do meu valor profissional, que na verdade é o que realmente me interessa nessa aventura toda, é muita mudança, especialmente para mim que sou extremamente acomodado, meu pai ( como dói, será que um dia vai pelo menos aliviar ? ). Além de ser um bom profidsdsional,gosto com o que trabalho, tenho muito respeito,maspodes ter certeza,estou bem, depois destas conversas, desses amigos, não tem porque me preocuparcom pessoas que nãome querem no seu circulo de amizades, estou com estes amigos, estes eu consigo conversar, tem algo a me acrescentar,como tu querida Dilita.
      não resisti a oração do cão, adoro cães e realmnte adotei o Teimoso, nome dado por uma sobrinha, e eu realemtne amo este cachorro, e acho que el tabémme ama, incrivel, quando estoiu em casa ele está sempre a me cuidar,mesmo delonge, se vou opara algumlado que ele não vê, quando vejo ele está atrás, ele me faz tão bem. E frequentar teu blog é umprazer,muito variado, interessante, me provoca riso e reflexão, e tem literatura, que amo.
      Quando disse sábias palavras, acertei realmente, pois acabas o comentário com uma pérola que tento seguir todo dia, afinal Deus nos dá a chandce todo o dia quando acordamos para fazer-mos melhor o que não conseguimos no dia anterior. Gracias querida Dilita, com certeza iluminaste meu dia, este dia aqui gris. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Eu nunca vou me acostumar com as atitudes desumanas daquelas que nos rodeiam.. por isso prefiro a prazerosa companhia dos bichinhos de estimação!!
    Tenho passado algumas situações díspares daquelas que costumava enfrentar em Sampa, não porque estou no interior da Bahia, mas porque as pessoas continuam cada vez mais cruéis e egoístas!
    Força meu amigo, fique firme que a vitória virá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado amigo Gera, sei de tua saga, nossas sagas, voltar para o interior do interior depois de viver em grandes centros urbanos, tirando que no interior se tem mais tempo para cuidadr da vida alheia, nos grandes centros é a mesma coisa, só que tem muito mais gente, e numa dessas passamos despercebidos, daí resta somente uma opção: o ser humano, cruél, egoísta, prepotente, preconceituoso e por aí vai ladeira abaixo. MAs tem o ser humano bom, eu sou bom, tu és Gera, com nossos defeitos humanos, mas buscamos a paz, a amizade, a harmonia. O Teimoso meu cão é lindo, carinhoso, me olha com ternura,tem que ver,amo esse cachorro...e posso te garantir, fiquei tão feliz em encontrar o Teimoso, que não tou preocupado com minha solidão na hora de dormir rs, tomo um remédinho rs. Obrigadomeu amigo pela presença tão querida e pela força, eu sempre peçoisso numa Igrja que tempróximo domeu trabalho antes de entrar noprédio, tou com um pouco de medo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir