sexta-feira, 12 de junho de 2015

CAIO FERNANDO ABREU SOBRE O AMOR


Eu te amei muito. Nunca disse, como você também não disse, mas acho que você soube. Pena que as grandes e as cucas confusas não saibam amar. Pena também que a gente se envergonhe de dizer, a gente não devia ter vergonha do que é bonito. Penso sempre que um dia a gente vai se encontrar de novo, e que então tudo vai ser mais claro, que não vai mais haver medo nem coisas falsas. Há uma porção de coisas minhas que você não sabe, e que precisaria saber para compreender todas as vezes que fugi de você e voltei e tornei a fugir. São coisas difíceis de serem contadas, mais difíceis talvez de serem compreendidas — se um dia a gente se encontrar de novo, em amor, eu direi delas, caso contrário não será preciso. Essas coisas não pedem resposta nem ressonância alguma em você: eu só queria que você soubesse do muito amor e ternura que eu tinha — e tenho — pra você. Acho que é bom a gente saber que existe desse jeito em alguém, como você existe em mim. Caio Fernando Abreu

22 comentários:

  1. Falar de nossas emoções ... compartilhar ... coisa extremamente prazerosa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, o tempo e minha falta na internet tem me deixado longe de teu blog, mas sabes que não posso ficar longe por muito tempo, gosto de saber de tuas coisas, tuas publicações...foi no dia dos namorados, achei lindo este texto do Caio que me caiu em mãos e achei oportuno postar, já que a história poderia ser comigo...compartilhar é bom demais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Dia dos namorados
    Acróstico
    E à luz do luar os dois entrelaçados
    Na vida pensando como esta seria
    Apenas dois entes sós apaixonados
    Meio desligados dessa noite e do dia.

    Onde não há crise, não existe pudor
    Razoável que ambos creiam nisso
    Assim longe de dilema, longe da dor.

    Dois corações puros, cheios de viço
    Onde apenas conta o que é amor
    Sem que se admita namoro postiço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, poeta e xará Jair, senhor de todas as palavras e todos os sentimentos, nada escapa de tua pena, com a habilidade de um artesão desenrola as histórias, e hoje, de amor. Obrigado sempre por tua presença. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Estou de acordo com o Escritor Caio de Abreu.
    Ele tem razão ao dizer " a gente não devia ter vergonha do que é bonito.
    " Mas por vezes temos, nós portugueses (eu também) calamos, falta-nos espontaneidade..."
    Fim de semana em paz.
    Abraço.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio continua a me dizer, a inspirar, a me fazer pensar...não só os portugueses, eu também, e apesar de estar abaixo do equador rs sofremos e também temos dúvidas emocionais...Caio fazia isso com maestria, dizer aquelas coisas que gostaríamos de ouvir, de ler, mas que jamais diriamos ou faríamos, pelo menos não abertamente, nos policiamos, por vezes e muitas, não nos permitimos, em nome de algo geralmente referente a outro. Nos traímos em nome de uma moral pregada por Deus sabe quem, mas que seguimos. Assim vão formando nossa opinião e deixamos de ser nós mesmos um pouco a cada dia. Gosto do Caio por vários motivos, um deles é esta permissividade nos seus escritos, os extremos, no limite branco, nome de um livro dele. Querida Dilita, obrigado por se fazer presente, acho que nunca precisei tanto de amigos por perto como agora, atravesso o pior momentoprofissional dos 26 anos que trabalho nesta Instituição, e não acredito no teou vivendo, já te falei por email. Obrigado minha amiga de além mar, minha parente portuguesa, minha amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Belo texto escolheste pra falar de amor! valeu,Jair! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, é o Caio quem me escolhe, vou ler para sempre ele, é meu favorito de todos, ele faz parte de minha tríade que junto de Caio tem Lya Luft e Ivo Bender, sem bairrismos, os três são gaúchos rs, mas o Caio é muito especial para mim, eu sempre gostei de ler, mas quando li o primeiro dele Triangulo das aguas foi então que tive a nítida sensação de prtazer de ler, percebi que atingia um outro nível, até hoje não sei se bom ou ruím, mas a leitura de um texto nunca mais foi a mesma depois de Caio. Sempre feliz com tua rica presença minha amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. eu quero que essa raça de poetas mal amados sem explodam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei o que faço contigo criatura, que espero seja de Deus, porque tanto rancor, que coração mais triste este teu. O que um poeta pode te fazer de mal ? Te falar a verdade de tua alma triste...acho que tu és um jovem velho, ranzinza, chato, implicante e covarde, que se esconde atrás de um teclado no conforto de teu anonimato Par destilar teu veneno. Porque tu não vais fazer um serviço voluntário, ajudar alguém ao invés de ficar implicando com o que é postado na internet. Já te falei, se não gosta não lê, não escreve nada, vai procurar a tua turma. Acho que não faço parte dela, por mais que tente me esforçar para ver alguma ironia nestas tuas palavras, eu não consigo. Adoro receber visitas, mas a tua eu não faço mais questão, mas se quiseres continuar implicando, que parece ser tua especialidade, fique a vontade, sempre te responderei. De qualquer forma, obrigado por perder teu precioso tempo com este blog aqui. Carinho RESPEITO e abraço.

      Excluir
  6. Um escritor que admiro muito! É meio daquele tipo que faz que nem Deus, escrevendo direito por linhas tortas.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A definição mais perfeita sobre a obra de Caio que já ouvi alguém dizer, perfeito. É como uma fotografia, tu éS especialista nisso, captar o essencial, o que ficará registrado de toda a cena. Amei tua definição. Obrigado pela visita e palavras perfeitas. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. Boa noite, Jair.
    Um texto interessante e que eu pude me identificar, pois já passei situação assim sendo que ao contrário.
    Não tenho problema algum de dizer que amo, assumir meus sentimentos, não esconder nada da pessoa amada, penso ser essa a melhor solução.
    Sabemos que, ainda assim, relações são complicadas, as pessoas o são, e há quem não consiga se libertar e assumir o que sente vivendo em uma prisão tão ruim que faz um mal imenso.
    Quando conseguimos abrir o nosso coração para a pessoa amada, nos desnudar, é um passo a mais para o sucesso da relação, ou não, pois existem verdades confessadas que o outro não consegue compreender.
    Enfim, é simples e complexo ao mesmo tempo.
    Não coloco as pessoas nem suas relações como algo tão fácil de se lidar, cada qual pensa de um modo e suas decisões serão o que ele conseguir passar, nada mais além disso.
    Eu creio, que sempre devemos falar de amor e nunca esconder o que sentimos, ainda que não seja politicamente correto para uns.
    Tenha uma semana de paz, lembrando, que o amor, ele acontece, não se explica.
    Tenha uma semana de paz.
    Beijos na alma e saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce poeta Patricia, sempre intensa e verdadeira, explícita com os sentimentos, sempre senti isso ao conhecer tua poesia, teus escritos. Ficou muito claro teu comentário da dificuldade e ao mesmo tempo da simplicidade de lidar com o próximo, ainda mais quando estreitamos relações, estas mesmas, as difíceis e fáceis também. Caio sempre representou isso pra mim, falar de algo fácil, mas de uma forma que me agradou de ler, de entender por aquelas entrelinhas, e aos poucos ir descobrindo isso que constataste no comentário, é tão fácil e é tão complexa. Estou tendo uma semana de paz e reflexão, caminhos se abrem, portas que foram batidas na minha cara, vejo agora janelas abertas e com uma vida maravilhosa pela frente. Eu também creio que devemos falar do amor sempre, sempre, o amor, só assim anularemos o mal que está aí, aqui, ali, é só o amor, é só o amor...meu carinho meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  8. Muito bom e muito profundo de Caio Fernando Abreu!

    Saudades Jair!

    Abraços da Cia. De Teatro Atemporal!

    Clemente.
    Blog: ciaatemporal.blogspot.com.br
    Facebook: Facebook.com/CiaAtemporal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio é completamente teatral, não só nas peças que escreveu, mas sua própria obra, que foi levada aos palcos, e é ainda. Seus escritos tem uma urgência, uma força dramática que o teatro corresponde totalmente. Eu tive o privilégio de falar, recitar textos dele, para ele, já contei isso aqui no blog, mas não me canso, foi mágico, eu e uma amiga fizemos Diálogo, um dos tantos textos geniais deste artista, recitei o incio do conto Dodecaedro, que virou peça teatral também. Tenho lido os textos do Bemvindo Siqueira, ele é muito demais, dá um prazer ler, não tenha saudade me manifestarei quando estiver por lá, é um blog que tenho muito respeito, pois lida com uma das artes que já pratiquei e amo e respeito, que é o teatro. Um dos meus três maiores rs é Ivo Bender, um senhor de teatro que esta lançando mais um livro dia 22 deste mês. Gosto muito do termo "atemporal", obrigado pela visita muito querida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Se alguém me escrevesse algo assim, me renderia a seus pés.

    Belo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, que coisa mais linda de se dizer...querida Pérola tive a oportunidade de me jogar aos pés dele, de abraça-lo, dizer que o amava, que havia descoberto um mundo a mais para eu descobrir , mas os sentidos adolescentes nos inspiram bobagens, tipo, não vou invadir o espaço dele, hoje eu vejo e da uma dor, mas não conseguia tirar os olhos dele, e el percebia isso, mas eu li textos dele para ele, criação e criatura, e eu...eu te agradeço e concordo total contigo mais uma vez, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. O Giba Machado é meu primo, tou no computador dele e não troquei para meu nome, enfim

      Excluir
  10. Caio Fernando de Abreu, sempre foi muito amado e respeitado.
    Bonito texto, só tenho elogios.
    Grande abraço, meu amigo Jair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo...Caio Fernando Abreu! Sem o 'de'.

      Excluir
    2. Minha querida amiga Tais, tuas palavras, conhecimento e respeito, sempre engrandeceram este blog e .me enchem de lisonja. Amo para sempre Caio Fernando Abreu . Carinho respeito e abraço.

      Excluir