terça-feira, 23 de junho de 2015

IVO BENDER E OS QUEBRANTOS E SORTILÉGIOS





Este senhor que aí está faz parte de minha tríade de autores amados, Caio Fernando Abreu e Lya Lutft...é Ivo Bender que acaba de lançar mais um livro de contos Quebrantos e Sortilégios, e  tive o prazer de me fazer presente no lançamento na Livraria Palavraria em Porto Alegre. Dos três, ele foi o último a entrar e fechar   esta minha tríade, ele foi, é a Fênix que renasceu em mim, minha paixão, meu amor pelo teatro, que pratiquei na juventude, mas    me afastei á medida que a vida adulta me tomava conta e outros caminhos profissionais me chamavam. Mas bastou o toque deste homem na minha vida, conhece-lo para voltar tudo, aliás, só reascendeu, como uma Fênix uma parte importante demais para  eu esquecer, e junto dele veio sua obra, que me arrematou, que me tornou fã, que passou a fazer parte de minha vida, da história da minha vida, pois amante da literatura, sinto-me abençoado quando tenho o prazer de confrontar o criador sua criatura, sua obra. Ouvi-lo é uma dádiva, afinal são 50 anos de Teatro, traduções, peças e Emily Dickinson que ele trouxe para minha vida, a poesia que faltava para montar o quebra-cabeça de minha existência. Estou escrevendo de pronto, tou na rodoviária de Porto Alegre, aguardando para viajar para casa de minha mãe, tou de férias. Vou cair para dentro do livro:


quebrantos e sortilégios

10 comentários:

  1. Deve ser maravilhoso o livro e nma certa, sucesso será! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Chica do Céu,pela delicadeza de sua presença, já li o livro e tou absorvendo, era mais do que podia esperar deste senhor escritor que gosto tanto. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Fênix... adoro!!!! E confesso que adorei a paixão que eu senti nesse post!!! É isso mesmo???
    Não o conhecia, vou procurar saber mais a respeito. Me interessei,
    Beijocas e corre lá ver a foto minha que foi para o instagram do jornal da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e que mágico teres percebido isto, é pura paixão, quando ele autografou meu livro, e repetiu meu nome, lembrando de mim, pois ao chegar não resisti e fui abraça-lo, me identificando, pois ele quase aos oitenta, apesar da vitalidade vê pouco, então ele só assinava, após uma deliciosa conversa sobre a obra, então após repetir meu nome e escreve-lo no livro antes de assinar, entreguei-me a um agradecimento que meus mitos merecem, eu mereço, beijei a mão dele. Se puderes leia sim, ele também tem uma vasta obra de teatro, 50 anos, traduções, entre elas uma poeta que ele me fez descobrir, Emili Dickinsom (nunca acerto o nome rs). Amada, parabéns pelo prêmio de tua fotografia, ficou demais e merecido, amei mais ainda a publicação no jornal impresso, eita menina porreta. Obrigado sempre pelo contato, pela amizade. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Olá Jair.
    Desculpe a demora em retribuir a sua visita.
    Turbulência da vida, uma breve para.
    Quem sabe a Fênix renascendo não das cinzas, mas das dores.
    Um abraço.
    Abençoado final e semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido prof. Gilberto tua ausência se compensa em nossa sincera amizade internética...turbulências, revezes existem para que possamos passar por cima e melhorarmos cada vez mais, com fé, alegria de viver, e junto de quem amamos...sempre grato e feliz com tuas visitas. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Fico feliz em conhecer um pouco sobre a sua escolha de autores, Jair.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu mais feliz com tua presença e esta curiosidade que tanto admiro nos jovens, se permitir conhecer, se puderes leia algo dele, eu o adoro, e ler ele me deixa muito a vontade, sabe o prazer de ler, com ele é fácil para mim. Menina Hellz, obrigado, Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Olá meu caro parente brasileiro!
    Não conheço este escritor, mas o título deste livro é cativante. Até pode ser apenas uma metáfora, e assim eu já não diria o mesmo... sabe que sempre me interessei pelas ciências ocultas?! Até frequentei um curso de tarot, e gostei, e trabalhei com essas técnicas durante algum tempo. Depois tentei a astrologia, ainda gostei mais, mas parei a meio, e porquê? para cuidar do meu neto bébé, e foi maravilhoso !!! - Bem, mas possivelmente o livro que nos mostra, não tem nada a ver com o que escrevi - por isso, as minhas desculpas.
    Abraços,
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga parente Dilita, portuguesa com certeza...Ivo Bender foi um grande achado na minha vida, eu que cultuo palavras, necessito ler, mas nem tudo agrada, ou não diz o que se gostaria ou precisaria, e Ivo surgiu, diria acaso, mas não acredito, sou fiel a sincronicidade que conheci através de Jung. Minha amiga, quanto mais te leio, converso contigo mais me identifico, estas coisas, astrologia por exemplo, eu também tentei me iniciar, mas desisti...infelizmente tarô pouco sei, mas me fascina mesmo assim, embora tenha medo de cartas rs, isso é outra história. Quanto ao Livro, logo acabei ele, na verdade, devorei, quase o consumi literalmente rs, e não é uma metáfora, mas também não posso te afirmar ser completamente esotérico, do outro livro de contos que tenho na cabeceira, eu vi uma obra surgindo, já li muita coisa, mas estou longe de ser uma crítico (minha grande frustração rs), mas a narrativa dele me é ímpar, gosto de estar lendo e uma outra, ou a mesma história nas entrelinhas, complementando na minha ideia o que estou a ler. Ele fala no primeiro das regiões do meu Estado o Sul do Brasil, já neste outro, continua por perto, mas vai pelo mundo afora. Tem quebrantos sim, sortilégios, a morte sempre presente, como na verdade ela esta em nossas vidas, mas não deixo de sentir um humor, daqueles meus, negros, sombrios, mas humor, o que na verdade a vida precisa. Minha Dilita querida, sabe aquela máxima, quanto mais tempo se tem, menos se faz, pois é, tou de férias e nunca estive tão lento com meu blog, mas gosto da presença de minha mãe, estar com ela, cuidar do sono dela, então leio, estou a ler Caio Abreu, outro desta minha tríade rs. Adorada, que felicidade te encontrar mais uma vez por aqui, especialmente neste post...eu também deixaria tudo para vivenciar esta experiência, dar amor e cuidados para alguém que já nasce sendo amado. Apesar dos meus 50 anos, morro de saudade de minha avó, dos dois na verdade, ainda lembro que em dias muito frios de inverno, eu pequeno, dormia no meio dos dois, os melhores sonos de toda a minha vida. Adorei falar contigo amiga. Carinho respeito e abraço.

      Excluir