quarta-feira, 10 de junho de 2015

SONHO, SAUDADE E LÁGRIMAS

Sonhei com campos floridos, mata virgem e uma brisa que acalentava meus pulmões e limpava minha visão, onde via borboletas e pássaros livres, voando sobre minha cabeça. Logo adiante um riacho de águas cristalinas e com peixinhos coloridos e mais ao longe do lago podia se ver as vitórias régias floridas, fazendo um belo efeito visto assim, daqui, de onde estou. Caminhava de pés descalços na grama, um céu azul logo ali em cima, onde nuvens brincavam comigo, ora escondendo o Sol, ora deixando-o a mostra, com toda sua intensidade, todo o seu brilho e seu calor, que penetrava minha pele e aquecia minha alma congelada. Não havia cansaço, caminhava com gosto, a passos largos, por vezes bem devagar, para poder melhor apreciar aquela explosão de natureza. Percebi que algo estava errado, meu pai de braços abertos e sorrindo para mim. Meu pai está morto, pensei, mas logo esqueci, quando senti seu abraço. Chorei de tanta felicidade, chorei agradecendo a Deus tal milagre, chorei de saudade de meu pai ao abraçá-lo. Caminhamos em direção a uma casinha ao longe, mas o caminho era suave, era como se flutuássemos. Podia se ver sair da chaminé uma leve e branca fumaça, bem perto, pela janela via minha mãe pondo a mesa do café, senti o aroma...meu pai, que mantinha o braço sobre meu ombro, aperta de leve...entramos e nos abraçamos, eu, meu pai e minha mãe. Sentamos na mesa e iniciamos o nosso café da manhã. Então de súbito e com lágrimas nos olhos, acordei.

15 comentários:

  1. Que lindo sonho que te permitiu reencontrar teu pai e matar as saudades... Emocionante te ler!Adorei e pena que acordaste, não?Estava tão bom! abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu gostaria de sonhar com ele, mas não aconteceu ainda, então escrevi rs, mas a emoção tomou conta de mim à medida que escrevia, que tentava criar. Tomamos muitos cafés juntos pela manhã, bem cedo, sempre que estava em casa pedia para minha mãe me acordar para poder ter este prazer, tomar café da manhã com meu pai, nós dois na mesa e a mãe em volta, isso não era sonho, era verdade...Obrigado Chica do Céu, minh adorável amiga, que tanto valoriza a família como eu. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Um texto íntimo sensível e poético.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda querida Pérola, obrigado pelas gentis palavras...Está próximo de fazer um ano que meu pai partiu, e a saudade parece que só aumenta. Estava visitando um blog que gosto muito, e vi que já conheceste, o blog de Tais Luso, pois é, em seu último post ela fala de uma maneira que é só dela, dos sonhos interrompidos pelo despertador,no comentário lembrei de meu pai. E quando vi estava escrevendo algo, como não ando muito bem, fico com medo que saia algo muito pra baixo, triste, mas começou a vir estes clichês rs, e fui escrevendo e sentindo e aliviando um pouco esta falta, este vazio em minha vida. Obrigado querida Pérola, por chegar até aqui, por fazer um blogueiro feliz. Carinho respeto e abraço.

      Excluir
  3. Soneto-acróstico
    À saudade

    Sim, as vezes sonho parece realidade
    Ou talvez muito mais que só fantasia
    Nosso onirismo traduz-se em saudade
    Havendo ainda espaço para fantasia.

    Onde existe lembrança aquela invade
    Enche nosso sono de alguma poesia
    Sem nenhum vacilo e sem dubiedade
    Andamos a sonhar até durante o dia.

    Um ente querido que se foi deixa dor
    Deixa-nos tristonhos, talvez carentes
    Agastados, talvez com algum amargor.

    Depois vem o sonho para toda gente
    Envolvendo laços saudosos do amor
    Saudade como veio se vai de repente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, xará e poeta Jair, senhor de todas as palavras e mais algumas rs...sempre me surpreendocom tamanha intimidade com as palavras e os sentimentos que estão por aí, como neste post, então tu vens e coroa o trabalho com esta cereja, ou seria um banquete de cerejas...este é um dos poderes da poesia sobre mim, conseguir falar, dizer coisas belas de algum fato tão triste, tão arrasador, mas a poesia faz disso animo, alerta, para que não esqueçamos que estamos aqui, com muita saudade, mas nossa vida segue, parece meio egoísta, mas só temos uma vida, e temos obrigação de cuidá-la, como meu pai gostaria que eu cuidasse. Obrigado meu amigo, tua presença, sabes, faz com que me sinta um blogueiro muito honrado por receber este presente de poema acróstico, pois: "Andamos a sonhar até durante o dia." Todo meu carinho meu respeitoemeu abraço.

      Excluir
  4. Belíssimo ... sonhos são retratos de lembranças boas ... amo qdo tenho sonhos com pessoas queridas q já se foram ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu amigo Bratz, estou em dívida contigo, preciso aparecer no teu blog, que tanto gosto...gostei disso: " sonhos são retratos de lembranças boas". Eu também adoro sonhar com meu queridos mortos, mas com me upai ainda não tive um sonho bem nítido, este eu tive acordado, escrevendo. Meu querido amigo Bratz, sou tão agradecido por tuas visitas e generosos comentários, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  5. Linda prosa-poética, lindo sonho! É, meu amigo, a saudade bate sim, e para o resto da vida. Sorte temos quando são sonhos e não pesadelos. Embutido nesses nossos sonhos, sempre lindos, os caminhos são repletos de rosas, caminhos de pura saudade, afetos, pesar. Também tenho esses sonhos com meus pais e parece (no sonho) que curto cada momento. Aí o miserável do despertador toca...
    Mas nesses dias acordamos com a alma leve, você não sentiu?
    abraços cheio de paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, totalmente inspirado no teu post Acordando Com Despertador, pois escrevendo o comentário que lá deixei, dos aromas para acordar ao invés de barulho, me veio uma lembrança muito forte de meu pai, dos nossos cafés pela amanhã bem cedinho, então comecei a escrever o que resultou neste post, deveria ter te colocado nos créditos rs, pois só após ler tua crônica esta inspiração me chegou, obrigado amiga, e uso uma citação tua no post, sobre acordar na hora do bem bom do sonho, neste, me permiti ficar junto de meu pai, e de minha mãe (que vive, graças a Deus), para não me decepcionar, precisava ficar um pouco com ele, mesmo neste sonho inventado por mim. Sonho seguido com minha avó materna, mas com meu pai, ele quando aparece é figurante, não tive nenhuma aventura com ele em sonhos, ainda, mas espero. O sonho, a boa lembrança, são coisas que ajudam a superar a perda, alivia um pouquinho, deixando a alma leve, e cheio de esperança e paz. Muito obrigado minha querida amiga e maravilhosa cronista Tais Luso. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Olá meu parente brasileiro
    Não posso deixar de dizer algo sobre este post- o Jair imaginou, sonhou acordado como sói dizer-se, e escreveu;- mas bem podia ter sido real.
    Sonhar de verdade eu sempre desejo, sinto que é a forma de ver os meus queridos com vida. Depois ao acordar vem a desilusão, mas mesmo assim eu desejo sonhar mais vezes. Não sei porquê, mas é raro eu ter esses sonhos.

    Gosto do seu modo de escrever, e venho ler mais do que uma vez. Aprecio imenso o seu constante envolvimento com os seus queridos familiares. É dono de sentimentos elevados, pode ter vaidade nesses valores de que é detentor.
    De Portugal,
    abraço da Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além das memórias, todas, temos os sonhos que podem nos colocar ao alcance de nossos entes amados e que já partiram....escrever me liberta ou me aprisiona num texto, numa frase, numa palavra. Sinto a cada perda, a cada ser amado que se vai, mais fortes e unidos estamos enquanto família...eu ainda viverei sonhos assim e mais reais de verdade. Obrigado minha querida amiga Dilita, minha parente portuguesa com certeza. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  7. querido Jair, nuestros padres están con nosotros por siempre.
    aquí te dejo el sueño con el mío
    te abrazo*
    http://en-zigurat.blogspot.com.ar/2015/04/blog-post.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Silvia, minha para sempre Rayuela, comungamos da mesma dor, mesma saudade, mesmo amor. Compartilho contigo este sonho que eu gostaria de ter, então escrevi. Sinto-me tão honrado cm tua visita querida amiga, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Querida Silvia, minha para sempre Rayuela, comungamos da mesma dor, mesma saudade, mesmo amor. Compartilho contigo este sonho que eu gostaria de ter, então escrevi. Sinto-me tão honrado cm tua visita querida amiga, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir