quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ÀS VEZES









O ser humano é adaptável. Acostuma. Desde a morte de meu pai, estou acostumando a perder as pessoas para a morte, não sem dor, não sem tristeza, mas não consigo mais ver tanta paz entre a humanidade. A violência se apresenta do nosso lado, quando não somos vítimas ou quando não sobrevivemos, ou pior, perdemos alguém que amamos.


Fiquei cheio de dúvidas
se caminhava sob o sol ou sob a chuva
nenhum dos dois
meu coração bate lentamente
sente saudade
suspira.
Entrei na mata de noite
vaguei cego por trilhas invisíveis u
sei o tato para não esquecer teu rosto.





Às vezes quando ouço o canto de algum pássaro, divago imaginando ser o chamado de alguém, um pedido de socorro, ou canto de amor e desespero. Porque o amor é escorregadio, arisco e transforma os que o sentem em presas fáceis, quando não há reciprocidade de sentimentos. Então sofremos e aprendemos, que nós humanos podemos ser desumanos com nossos iguais. Estou blindado, protejo meu coração. Nada o alcança, nada o toca, em compensação, está gelado, bate lentamente, suspira.
Qual a diferança de um morto para um coração gelado ? Nenhuma.



Falo menos do que necessito. Ouço mais do que preciso. Vejo o mundo passando na minha frente enquanto  bocejo, viro para o lado e volto a dormir, mas sem sonho, apenas um mundo gris, um vácuo, em que meu corpo  fica flutuando à deriva num espaço perdido. Náufrago em meu próprio afogamento. O morto em meu funeral.



Acordo com o aroma das flores no jardim abaixo da janela...raios do Sol adentram meu quarto, batem em meu rosto, refletem em meus olhos, ouço bater a porta, é a vida lá fora me chamando.

ps.sinto muito Felisberto do blog Be Happy 

48 comentários:

  1. Que lindo texto esse!Profundo, forte, intenso!Gostei! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, adoro quando tu chegas aqui. Estou um pouco confuso com os últimos acontecimetos, sinto uma dor, um medo, sinto-me perdido também, tantas são as más noticias. Mas sempre há um novo dia, uma nova chance de acertar. Não desisto, tenho fé. Querida Chica, muito obrigado por tua sempre querida visita, Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Nuvens e anjos

    Cavalgando as nuvens lá no alto
    Estupefato observando contente
    Anjo entusiasmado dá um salto
    E vem ao chão falar com a gente

    De certa forma anjos em sintonia
    Com este mundo assaz barulhento
    Portanto numa espécie de magia
    Vêm amenizar o nosso desalento.

    E nuvens como versos de algodão
    Partilham dessa confraternização
    Pois não há como não ser assim

    Se não lhes basta simples vigília
    Porque rezam pela mesma cartilha
    Do começo dos tempos até o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigao Jair, poeta e senhor de todas as palavras...Anjos, anjos, que venham nos iluminar, acabar com esta violência cada vez mais próxima, cada vez mais fatal. Gosto tanto de nuvens, amei esta metáfora:"E nuvens como versos de algodão". Meu caro Jair, não perco a fé, não desisto, meu anjo da guarda é maravilhoso e não vai deixar eu me perder e permitir que eu seja feliz. Só sei que diante de tanta instabilidade econômica, nossa nação fica vulnerável, e nós mais ainda. Muito obrigado por este soneto, que trás boas novas. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Emocionei-me por aqui com esta sua homenagem ... Ainda chocado com o ocorrido com o amigo Felisberto ... Daqui , junto com vc e tantos outros, emano forças para ele ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu querido amigo Bratz, que coisa triste, fiquei chocado quando estive no blog dele e li, não quis acreditar, mas é real, e muito, muito triste. A morte sempre me surpreendendo, cada ocorrencia de morte lembro meu pai, assim foi quando comecei a escrever este post, na verdade não sabia onde iria chegar, o que iria escrever, apenas precisava desabafar. Só nos resta rezar por ele. Obrigado meu querido por vir até aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  4. Aproveite e sorria como Quintana, no post abaixo

    ResponderExcluir
  5. Tao lindo... tao forte e doce ao mesmo tempo... pq fala de tristezas, mas tbm de um novo recomeço a cada dia... lindo lindo...

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Frida, tu és tão gentil, mas captou o que tentei postar, falar de de algo triste, ruim, o que sentia, mas eu sinto o que é bom, os bons sentimentos...acredito piamente que sempre teremos um novo recomeço a cada dia amnhecido, a cada manhã. E obrigado, muito brigado...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Minha querida Néia, só tua presença trouxe muita luz para este blog, tenhas para sempre meu carinho, meu respeito e meu abraço.

      Excluir
  7. Ás vezes acho que você fala demais e age de menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes eu acho que tu não existe, que só materialisa quando quer me provocar, me irritar...
      às vezes acho que tu está bem próximo de mim, mas não se manifesta, apenas este fantasma chamado brisonmattos me atormentando...
      às vezes sinto que me ama, mas às vezes tenho certeza que me odeia
      às vezes...

      Excluir
  8. Uma vez meu pai me disse uma coisa saindo do enterro, não importa quantos enterros eu vou nunca me acostumo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ninguém se acostuma, a não ser que tenha algo mórbido na psiquê rs...jamais me acostumarei a enterrar as pessoas, ainda mais as que amo...mas tenho medo de me acostumar, nos acostumamos, nos adaptamos a tudo, a perder, não quero aprender a perder. Teu pai é um sábio. Meu pai já perdi, e por ter passado por esta experiência, hoje sei a verdadeira dor de uma perda. Meu caro Cristiano, obrigado por estar aqui, por trazer palavras para enriquecer este post. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  9. Arranjamos formas de nos convencermos, mas a dor sempre fica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Pérola, minha poeta, são nossas mutações (acredito rs) e vamos inventando um dia a dia corriqueiro, uns dias, umas noites até acreditarmos, nos convencer...bem dizem os poetas, o amor e a dor sempre se encontram, assim como o amor profundo e verdadeiro, a dor também fica. Obrigado Pérola por mais esta inspiração nestes momentos confusos e tristes em nossas vidas. Carinho resprito e abraço.

      Excluir
  10. La vida te está llamando, si...y tienes todo el derecho a ser feliz...
    Paz y Brillo
    Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi hermano Isaac, gracias por tua sempre bem vinda visita...pode parecer egoísmo isso, mas às vezes precisamos atender ao chamado, talvez ela não possa chamar sempre, não pode perder o trem da história, e tens razão meu amigo, antes de tudo, temos o direito de ser feliz. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  11. Ninguém se acostuma, nem deveria se acostumar com a perda.
    Ainda que natural, o vazio que fica na alma é muito doloroso!
    Um magnífico texto, Jair!
    Abraços e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido VitorNani, tua presença me deixa muito feliz, obrigado pelas palavras carinhosas. Acho que o acostumar é uma forma de manter esta dor o menos visível possível, acho que não é acostumar, mas aprender a viver com esta dor. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Jair, meu caro parente brasileiro:

    Lindo este seu texto onde transparece a sua boa formação, o respeito pelo ser humano, o sentir a mágoa dum amigo, a calma (enfim) de aceitar uma perda como inevitável, contudo sem se alhear, ou esquecer.Sempre perto, mesmo estando longe com uma palavra amiga, "uma flor que o vento se encarrega de colocar no local certo.

    Muito bem escrito como sempre, um mimo de sensibilidade.

    Depois de ler, fui procurar o blog do Felisberto, que não conheço, mas tal facto não impede que eu lamente, e constate que a maldade humana longe de diminuir, alastra gratuita, violenta e imparável.Para onde caminhamos afinal?...

    Abraço e o meu obrigada, pelas visitas ao meu Birras e pelo email também. Breve escrevo.
    Dilita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mui querida Dilita, minha parente portuguesa com certeza (gosto disso rs), de além mar, mas com o coração muito próximo...mimo é este teu comentário, como podes ser tão generosa comigo, obrigado, muito obrigado. Fiquei martelando, depois de ir no blog do amigo, como se não bastasse tudo, ainda perder alguém, eu perdi, enfim nós perdemos, e é cruel, tão triste, é uma dor tão grande, quase insuportável, acho que passei uma noite pensando estar nium mar de afogados, onde tentava salvar algum (eu que não sei nadar), mas foi assim que pesquei estas palavras, frases, este post. Meio sem rrumo, meio perdido e confuso, mas ficamos assim, fiquei assim, e por mais que aconteça, dentro de mim algo não acostuma, vou sempre chorar minhas perdas, egoísmo ? pode ser, mas eu necessito desse amor vivo, o amor recíproco, de pai, de mãe, irmão, amigo, este amor que nos move. Mas estamos aí à deriva no espaço sideral, e ao mesmo tempo tentado e vivendo nossas vidas.
      Se tu fostes no blog dele deve ter visto, lido, e viste o quanto é bom o que ele escreve, o jeito dele, um estilo, inteligente, humano. Pedir a Deus força para continuarmos a viver, apesar destas dores, que tenhamos alguma felicidade. Obrigado minha amiga Dilita, continuarei a te mandar emails, gosto de falar contigo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. La vida es bella, de cualquier manera.

    Gracias por visitarme,

    un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi hermano Rafael, gracias...no final das contas, viver ainda é o melhor de tudo, porque a vida é bela, a vida é belíssima...é sempre um prazer visitá-lo, gosto das histórias e dos poemas, esperando uma música, um blog muito sensível e criativo, rico de informação. Encontrar amigos com blogs assim, também faz parte do lado bom da vida. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Meu bom amigo Jair: Lendo seu lindo texto poético, estava vendo ao mesmo tempo uma apresentação de Andrea Bocelli no Central Park cantando Nessun Dorma. Seu texto ficou mais triste, mas mais lindo. O que vai na alma das pessoas boas é incrível, tanto quanto é detestável o contrário. Acho a tristeza uma decorrência natural nossa, do nosso caminho e das coisas que encontramos e não podemos fugir. Mas achei o máximo a "blindagem" do seu coração, é por aí... Essa blindagem nos poupa de sofrimentos que não merecemos. É a legítima auto-defesa. Mas o final de seu texto foi surpreendente, embora 'pesadinho'... Texto emocionante. Vá, a vida lhe espera.
    Grande abraço, amigo. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Tais, adorei o: ficou mais triste e mais lindo rs, Andrea Bocelli é maravilhoso, o meu blog é meio cinema mudo, embora adore postar letra de música, mas sempre digo que tenho trilha sonora, adoro música, e sempre tenho alguma ruminando dentro de mim. Esta na essência das pessoas ser bom ou não tão bom rs. Gosto de falar assim tam,bém, uma decorrência a tristeza, que podemos equilibrar, seja encarando os fatos, superando-os ou se preciso for tomar remédio como eu rs. nesta história de estar com o coração gelado, blindado, é verdade, procuro sentir assim, estar assim, quando se sofre, acredito que ficamos ressabiados, é o que ocorre comigo. Consigo criar um paredão, mas às vezes não é melhor sentir ? tenho tantas dúvidas, mas a vida está aí, e preciso desta auto-defesa. Este texto brotou da dor, de uma dor que ficou remoendo dentro de mim, e era tão confusa, que saltava aos poucos, palavras, frases e saiu este post. Gostaria de ser mais leve, às vezes até consigo, mas é minha verdade, poética, exageradamente humanista, mas somos assim né? nos preocupamos com o próximo, sofro se um amigo querido sofre. Querida Tais, tua lucidez e sabedoria ajudou a clarear mais minha mente, meus sentimentos...acredito que se continuarmos assim, conseguiremos dar apoio um ao outro, numa corrente do bem, que acredito ser a blogosfera que frequento. Sempre muito bom conversar contigo querida Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Um ótimo texto cheio de poesia e filosofia para refletir durante este domingo.
    Abraço, Jair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido poeta Anderson, muita alegria em tê-lo por aqui, e obrigado por palavras tão gentis. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde amigo Jair, como vai rapaz ?
    Amei sua observação poética. Perdi minha irmã de 27 anos tem 3 meses. A dor continua a vagar entre meus sorrisos, e devaneios poéticos, mas devemos seguir a vida. Diante de certos acontecimentos em nossa existência, tornamo-nos sensíveis e de detalhistas a tudo. Aqui, em sua brilhante obra, sinto sentimentos, respeitos, apesar da blindagem que se defende do mundo exterior.

    Parabéns, fique eternamente na paz,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Daniel Andre, muito prazer em recebe-lo aqui e compartilhar conosco nossas dores, nossas perdas...sinto muito por sua irmã, então estás tendo uma experiência in loco, fez um ano que meu pai morreu e o vazio é o mesmo, as lembranças são cada vez mais nítidas, e uma saudade sem fim. Como já disse, este texto surgiu depois que fui no blog do amigo Felisberto, gosto muito do texto dele, e lá me deparei com uma triste história, e ficou na minha cabeça, uns dois dias depois comecei a escrever uns fragmentos, entre respiração, fantasmas e a dor que nos irmana todos na mesma vipe. Obrigado Daniel, pela sinceridade...mas devemos seguir a vida. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  18. Adorei o texto apesar de falar nas perdas que a vida nos oferece e que tanto nos custa.
    Mas sim, o ser humano acostuma-se, que remédio.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, que ótimo estares aqui, acabei de vir do teu blog, vejo que as mini férias estão rendendo, este último post que li estava delicioso, aqueles teus amigos sabem como receber em casa.
      Este é um post triste, surgiu de um fato triste, mas a vida não dá tempo para ensaio, e vamos remando e aprendendo a viver com a dor, a acostumar e não existe outro remédio. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  19. Boa noite, querido colega! Parabenizo-o pelo belo texto, palavras poéticas, bem escolhidas, aliás como sempre são! Embora eu seja um otimista com excelência, a leitura desta rica, porém triste obra me proporcionou alguns intrigantes minutos de reflexão, nos quais indaguei-me: "será que temos a necessidade de crer em um plano maior para tornar nossas vidas mais suportáveis e toleráveis?" E neste momento meu senso otimista retornou avidamente, respondendo-me o seguinte: "Perdes tempo com esse tipo de reflexão? Pois se a resposta for afirmativa ou negativa não interferirá em nada do simples fato de que há uma vida a ser vivida, e da qual deve-se extrair as coisas boas, mesmo que as mais simples, que nos aguardam lá fora com muito otimismo para percebe-las, admira-las, e por fim vive-las!"
    Assim, estimado colega, digo-lhe: Sim há coisas que ainda somos incapazes de compreender e justificar, certamente buscamos fortalecermos-nos ( o que é natural do seres vivos, não?!), porém acredito que ainda sim a tanta coisa boa a ser experimentada, vivida, apreciada... Então... Não percas tempo nessa vida buscando respostas infelizes, usufrutue-a com coisas belas, pois a vida é uma dadiva, um aprendizado sem fim! Abraços estimado amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido colega e amigo, sempre tão gentil com tuas palavras para comigo, eu agradeço muito...acredito que tu também tocas num ponto fundamental das lamúrias, dores e brigas em nossas vidas:" há uma vida a ser vivida, e da qual deve-se extrair as coisas boas, mesmo que as mais simples, que nos aguardam lá fora com muito otimismo para percebe-las, admira-las, e por fim vive-las!"
      Estamos neste plano e não sabemos o que nos espera, apenas que temos a liberdade para vivermos nossa vida, como tu propões, sem aprofundar nas dores...mas a morte faz parte, não é algo bom, mas necessário que se aprenda a viver com a presença dela. Este post teve inspiração da morte, do acidente do blogueiro Felisberto, da morte de meu pai que fará um ano, dos problemas que aqui tive e tu sabes, mas não perco a fé, pois "a vida é uma dádiva, um aprendizado sem fim" e não devemos desperdiçar. Carinho respeito e abraço

      Excluir
  20. Meu amigo querido e abandonado... só pra te avisar, caso não veja... deixei uma pseudo poesia largada pra você lá no post sobre o Raul... pra me desculpar.. e me entender... bom estar de volta a este mundinho dos poetas perdidos na noite.... beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaís, minha saudosa e querida e abandonada também, amiga, quanto tempo...devo-te perdão por não dar mais as caras no Sozinha de Madrugada, o blog mais viceral que conheço. Estou sem net, e tem muitos blogs que não consigo acessar, e o teu é um deles, mas amanhã é dia de fazer visitas, irei até teu blog buscar minha pseudo poesia rs...ainda ontem estava olhando uma foto tua de tuas férias no México, aliás mais de uma, tinha a árvore, o cenote...que saudade minha querida amiga. Me aguarde tou chegando cheio de saudade...Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Bom que venha me visitar... mas a poesia está no seu blog desta vez... no seu post sobre o Raul... metamorfose ambulante... rs... beijos meu querido.

      Excluir
    3. Toca Raul forever rs, vim do teu blog agora, muito bom te ler, continua me dando calafrios e suores e...tuas palavras tem esta overdose de visceralidade. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    4. Anaís minha querida, como eu sou lesado, fui no meu post do Raul e lá encontrei o mais belo poema que se refere a mim, obrigado, vou precisar de um tempo para absorve-lo, degustá-lo, recitá-lo e comentá-lo lá no post do Raul, obrigado minha amiga, amei...viu, tem que desenhar para mim, senão não entendo rs...carinho respeito e abraço.,

      Excluir
  21. Sempre que venho aqui te visitar amigo Jair, realmente me sinto presenteada com seus textos sempre tão bem escritos, intensos e cheios de uma verdade que adoro ler.Tenho certeza que muitos de nós também sentimos o mesmo e assim que lemos o que você escreve, logo nos identificamos. Forte abraço amigo e um excelente fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly, que lindo isso que dizes, obrigado, nem sei se mereço, mas só o fato de trazer pessoas como tua, até aqui, trazer tua luz, me fazer sentir assim, todo bobo com tuas palavras, obrigado, obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  22. Oi Jair!
    Sua sensibilidade é bela e intensamente clara.
    Muita luz pra ti querido amigo e poeta!

    Abraço!

    Bill

    ResponderExcluir
  23. Querido Bill, quanto prazer tua iluminada preseça, estive no teu blog e nada tinha mudado do último post, mas gostoi de passar por lá, hoje infelizm,ente não consigo entrar no teu blog, mas amnhã será um novo dia, e muito obrigado por palavras tão carinhoasas e gentis. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir