sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SINA



           Está acontecendo uma chuva de meteoros neste momento no hemisfério norte, no oriente acaba de explodir duas mulheres bomba num mercado público, onde morrem vinte ou mais pessoas, mas prefiro falar-te dos meteoros. Ontem, depois que nos despedimos, caminhei mais algum tempo até chegar em casa, não tinha nuvens, parei no portão e observei o céu, na esperança de que algum meteoro fugisse para o hemisfério sul, mas não aconteceu. Antes de dormir tentei terminar de ler aquele livro, aliás relendo, Perto do Coração Selvagem, o presente que me deste a alguns anos, ainda éramos jovens acadêmicos, ainda ficávamos horas na biblioteca, enquanto os outros voltavam àquelas aulas entediantes. Mas o máximo que consegui foi abraçar o livro e ficar pensando no que tínhamos acabo de conversar no encontro inesperado.
           Desde há muito, mesmo antes de te conhecer, já estavas em minha vida, em sonhos, nas estrelas, nos signos do zoodiáco...mesmo no jardim de infância brincando de ciranda ao redor da fonte, como se déssemos voltas no mundo, até ficarmos tontos e cairmos no chão, ecos de risadas infantis. Mas sonhei contigo a primeira vez, quando ardia de febre numa muito noite fria de inverno...embora o vento minuano, lascas de gelo cruzando os campos, meu corpo molhado de suor, frágil, me sentindo mais só que a Lua, foi quando te vi pela primeira vez. E era um anjo que descia do céu em minha direção, sorrindo, levando a febre, acalmando os ventos, acabando com o gelo de meu coração.
            Hoje quando acordei, olhei pela janela e pude ver as primeiras flores dá árvore de ipê tocando o vidro de minha janela, como um sinal, um chamado...fiquei assim um longo tempo, apenas apreciando aquela beleza amarela, que transcendia o vidro e inundava o quarto de várias cores, um arco-íris.
           Pega, este é meu presente, o livro que mais gosto, que mais gostei, e que de certa forma, embora minha vida seja uma realidade simples e não uma realidade fantástica, o nome carrega minha sina: Cem Anos de Solidão.


28 comentários:

  1. Lindo te ler!!! Flores lindas que podem significar mudanças..Renascer! .Adorei! abraços,chioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica do Céu, minha adorável amiga, tua presença é mais um impulso para eu ficar bem comigo, obrigado. Sinto que estou renascendo todo dia, uma nova possibilidade. Hoje pela manhã passei sob uma árvore de ipê amarelo, choveu ontem e pensei que haviam caido todas as flores, o chão estava amarelo, mas para minha surpresa a árvore estava tomada de flores amarelas, lindo , lindo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  2. Boa noite, Jair.
    Belíssimo, querido.
    O amor real não tem como esquecermos, apenas o vivemos, fato.
    Fiquei emocionada com a sua sensibilidade.
    Mesmo que a vida não seja do jeito que queremos, o que importa é a doce lembrança que não gostaríamos que tivesse um fim.
    Parabéns.
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha doce poeta Patricia, tua sensibilidade permitiu que adentrasse minha alma, tuas palavras certeiras me enchem de esperança. Gosto de falar deste amor, deste tipo, que aconteceu e ficou uma saudade boa, às vezes. Experiência própria rs, mas tento recolocar as palavras, criar uma clima, uma situação. É na primeira pessoa, ficando óbvio que sou eu, mas é meu eu ficção, por mais verdade que possa existir nas entrelinhas. Tenho a mania de usar o recurso da universidade, no que escrevo, já repeti isso, mas não que tenha ocorrido isso lá, é porque não ocorreu, preciso criar uma lembrança, enfim...bom demais tu aqui, tuas palavras, obrigado minha doce poeta Patricia. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  3. Boa noite, Jair.
    Belíssimo, querido.
    O amor real não tem como esquecermos, apenas o vivemos, fato.
    Fiquei emocionada com a sua sensibilidade.
    Mesmo que a vida não seja do jeito que queremos, o que importa é a doce lembrança que não gostaríamos que tivesse um fim.
    Parabéns.
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Jair.
    Belíssimo, querido.
    O amor real não tem como esquecermos, apenas o vivemos, fato.
    Fiquei emocionada com a sua sensibilidade.
    Mesmo que a vida não seja do jeito que queremos, o que importa é a doce lembrança que não gostaríamos que tivesse um fim.
    Parabéns.
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  5. Tributo a Garcia Marquez

    A realidade mágica deve ser a Garcia
    Grata por seus cem anos de Macondo
    Aonde floresceu a fina família Buendia
    Beijando o tempo e a morte se opondo.

    Romance de qualidade que não se via
    Independente e a literatura compondo
    Enquanto G. Marquez fiel a descrevia
    Longe de literatice, romance estrondo.

    Garcia foi a Macondo onde agora mora
    Atravessou incólume temas polêmicos
    Recebeu prêmios deve estar feliz agora.

    Cem anos sempre um romance totêmico
    Indiscutível que tem qualidade da hora
    Apenas não o vejamos como acadêmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Jair, senhor de todas as palavras, Cem Anos de Solidão me será sempre uma referência, seja pelo nome, que me traduz, pela história, fantástica, o escritor..."Cem anos sempre um romance totêmico", achei linda esta frase. Dizes bem no acróstico, devemos ser gratos por "cem anos de Macombo", uma história que estará para sempre no meu inconsciente, o livro que sempre estará na minha lista das releituras. Obrigado meu amigo por este carinho na forma de poema para comigo, com este blog. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  6. Volta a Macondo

    Retorna de uma vez para Macondo
    Aquele que a criou e aos Buendia
    A vida terrena acabou transpondo
    E foi morar onde justamente devia.

    De palavras oblíquas fez literatura
    E nova realidade acabou propondo
    Sua criação para sempre perdura
    E veio como cometa num estrondo.

    Garcia Marquez era um gigante
    De envergadura mui avantajada
    E equipamento cerebral brilhante
    Que deixou nas letras sua pegada.

    Vai, descansa autor tão elegante
    Macondo é o fim da sua jornada.

    ResponderExcluir
  7. Adoro Gabriel Garcia, ja li, reli e reli Cem Anos de Solidao... e o que vc escreveu achei de muita sensibilidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, acho o realismo fantástico um grande achado dentro da literatura, bem vinda ao clube de releituras rs do Gabriel, eu tenho mania de releitura, aliás, de ouvir os mesmos discos, até escrever sobre as mesmas coisas, não sou muito criativo, sou repetitivo rs...fico feliz por encontrares sensibilidade no que escrevo. Amei tua última postagem, sou fã da Frida Khalo. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  8. Adoro Gabriel Garcia, ja li, reli e reli Cem Anos de Solidao... e o que vc escreveu achei de muita sensibilidade...

    ResponderExcluir
  9. A Patricia disse o que eu também pensei e portanto não vou repetir. Acrescento então apenas algumas palavras de que certa forma são para agradecer todo o bem que você me fez e que vou me lembrar para sempre. Muito obrigada pelas memórias meteóricas que deixou em mim. Vou continuar sonhando para sempre com alguem como você. Tão sua e minha.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Meu querido Brison, calafrios e um desespero foi o que senti após ler teu comentário, tua presença sempre me altera, a princípio, quando te encontro por aqui. Hoje não foi diferente, ou talvez tenha sido diferente. Após ler teu comentário, li novamente meu post e comecei a ver, ou tentar a ver sentido com o que dizes, com o que eu escrevi. Confesso que sempre desejei ler algo assim no meu blog, para mim, mas como sei que és tu, fico completamente sem saber o que dizer...na verdade continuo achando que às vezes me ama, e às vezes tenho certeza que me odeia, hoje não tenho certeza de nada, de qualquer forma muito obrigado por estar aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  10. Os meteoros, os Ipês ... é a natureza em explosão ... q maravilha ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu rei, meu adorado amigo Bratz, sou assim, natural rsrs...sempre muito feliz com tua presença. Carinho resprito e abraço.

      Excluir
  11. Que texto lindo... Vi uma mistura de dor, saudades, sensibilidade, amor... Muito bem escrito e entregue à nós; mas um dia você nos mata do coração...
    Obrigada, meu bom amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha querida amiga Tais...é isto mesmo, esta mistura, sinto-me repetitivo, mas fico feliz por vires aqui, por falares, trazendo semptre esta luz que é natural em ti, obrigado querida amiga Tais. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
    2. Esse texto não é repetitivo, você fala das coisas da vida, do nosso cotidiano que não é feito só de rosas! São histórias lindas da nossa vida. Gostei imensamente, quase um poema.
      Grande abraço, querido amigo.

      Excluir
    3. Obrigado minha querida amiga Tais, é que enquanto escrito, uma obra, um conto, sei lá, meus personagens são solitários, tema recorrente, saudade, possíveis e impossíveis amores, amizades perdidas, mas isso do quase poético eu concordo, como sempre digo, a poesia tem o dom de embelezar o trágico, meio louco isso que penso, mas...então tento dar leveza para um fardo tão pesado. Fico muito feliz mesmo com teu retorno, por mais que esteja me sentindo em paz, como há muito não sentia, existem os medos, as fraquezas, às vezes acho que sou humano demais rs, mas também já me peguei completamernte ausente, oco, vazio, então rezei um Pai Nosso. Verdade, são histórias de nossas vidas, temos tantas né ? que bom que podemos, que consigo escrever. Obrigado Tais, colocaste um balde e de água em um princípio de incêncio existencial rs, porque eu preciso escrever e prentendo continuar...percebo que não estou só, e isto me dá mais equilíbrio para praticar esta paz que estou sentindo, esta tranquilidade, chego a ficar com medo de mim, mas não é princípio de depressão, estou medicado. Muito obrigado minha amiga, muito obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  12. Que belíssimo texto.
    Adorei. Uma declaração, uma história, não sei, está excelente =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Claudia, minha amiga de além mar. Declaração, pode ser isso, ou, na verdade eu também não sei rs...penso que o personagem esta a conversar com o outro ser, que reencontrou depois de longa data, aparecem as memórias, sentimentos perdidos, sufocados, mas só um fala ou outro só está ali, mas eu gosto de declaração. Obrigado. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  13. Caro bacharel, colega e amigo Jair:
    Faz algum tempo que não visito o seu blog, mas agora, como aconteceu em outras oportunidades,sinto que a visita é sempre proveitosa. Sempre encontro um texto seu que me agrada. Exemplo claro do que digo é esta sua inspirada e bem construída prosa poética ("Sina"), que bem demonstra a sua vocação para as letras, bem como a sua capacidade de falar sobre seus sentimentos de forma honesta.
    A Taís, que é sua leitora assídua, fala-me com frequência sobre os seus textos.
    Espero que continue criando belas crônicas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo dr Pedro, muito me honra sua ilustre visita, suas palavras são gentis e amáveis, fico muito agradecido. Como escrevo muito sobre solidão, perda, memória, eu gosto, mas depois de postado, fico lendo e achando todos os defeitos, porque tem o lado terapia, releio muito o que escrevo, mas é difícil não ver feridas minhas, ali, expostas por mim, ou uma criação absurda, de onde teria vindo ao passar no meu cérebro e eu escrever ? Sei que tou longe de uma idealização literária, mas confesso esta necessidade de escrever. Dr Pedro, faz algum tempo que o conheço, o sigo, o leio, já comentei bem mais nos teus blogs, através de ti, mudei a visão que tinha do curso de Direito que tenho, aprendi a valorizar, até fiz investidas de retorno as leituras jurídicas, me inscrevi em concursos e revi as memórias do tempo de faculdade, descobrindo que foi um momento ímpar na minha vida e que fui muito feliz. Acabei conhecendo depois a Tais , e foi amor ao texto a primeira vista rs, gosto demais do que ela escreve, a forma, a visão dela, gosto de chamá-la de lúcida, mas é uma grande mãe, que sempre tem um afago para os filhos, amigos, sempre tem uma palavra de consolo, de força. És um homem de sorte, tua esposa é muito especial e sou muito feliz por poder participar desta nossa vida virtual de leitura, questionamentos, beleza, lirismo, de palavras. Estou muito feliz e agradecido com tua visita , meu muito bom amigo dr Pedro. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  14. Olá Jair,
    Grata por sua gentil e amável visita!
    O texto é belíssimo e carregado de levezas...
    Nutrimos carinho por algumas pessoas,
    e encontrar uma delas, é sempre motivo de
    satisfação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Claus, adorei conhecer teu blog, todos temos percepções, mas só teu blog chama assim. É bem isso que falaste, este escrito surgiu de uma suposta saudade, de um tempo, de uma pessoa importante em minha vida, mais no passado, mas não menos importante hoje. Hoje imaginei ter encontrado, mas se for quem eu penso, adoraria encontrar mesmo. Adorei te encontrar por aqui. Carinho respeito e abraço.

      Excluir
  15. Ler e escrever amplia horizontes e faz a vida mais feliz! Bela imagem! Boa semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, gopsto destas manifestações da natureza, de Deus, e tudo é inspiração, ler um texto bom para aquele instante e que vai fazer uma diferença para o sempre, e escrever, necessidade que tenho, mas na falta de tecnica me permito dizer o que sinto, e a vida toma um rumo melçhor, bem mais fácil encontrar e ter felicidade. Obrigado Bia, nada é por acaso, então tenho sorte de ter te encontrado neste nosso mundo blogosférico. Carinho respeito e abraço.,

      Excluir